[quote=pedrocosta]É uma questão, como tudo na vida, de oferta e demanda. Na minha época havia uma fila bastante grande para entrar na Accenture. Hoje não sei como está a coisa…
Pontos fortes da Accenture:
networking e bons contatos
treinamento no exterior
possibilidade de projeto no exterior
possibilidade de pegar projetos em qualquer estado com diária elevada, ou seja, voce não vai gastar o seu salário pois terá todos os custos pagos pela empresa enquanto estiver num projeto fora da sua cidade (pra quem é solteiro)
retorno semanal de avião para a sua base, para quem gosta de acumular milhas
Pontos fracos da Accenture:
guerra de egos bastante grande… modestia e humildade não é algo cultivado pela empresa
instabilidade de projetos… hoje voce está em SP num projeto legal, amanhã voce pode estar em BH num projeto horrível
instabilidade de chefes… hoje você tem um chefe (gerente) legal, amanhã você pode ter um chefe horrível
trabalho excessivo para um salário não tão alto… (dizem que o salário melhorou hoje em dia e já foi mais baixo)
possibilidade de pegar projetos em qualquer estado (para quem é casado)
retorno semanal de avião para a sua base (caos aéreo!)
PRINCIPAL PROBLEMA:
Quanto mais alto está o cara na empresa, menos ele sabe mas mais ele manda e mais ele ganha. O que mais tinha lá era um monte de gerente que não sabia nem ligar o computador, mas mesmo assim batiam no peito para cagar regra só porque estavam num cargo maior que o seu… Os sócios ganham uma fortuna, são pessoas bem capazes, éticas, etc. mas manjam muito pouco de tecnologia… Manjam de vendas e relacionamento com as grandes empresas (clientes em potencial)…
O analista e o consultor, que estão na base da pirâmide alimentícia, são os que mais sabem, menos ganham, mais trabalham e mais se apurrinham com alguns projetos totalmente mal estruturados que só foram vendidos com um simples propósito: gerar comissão para o sócio!
Alguns projetos são vendidos sem que a empresa tenha o know-how da coisa. É a poítica do: não sabe, pega um avião, vai até Nova York fazer um curso. Isso é bom para conhecer Nova York, mas nem sempre funciona bem para um projeto que foi vendido.
Plano de carreira agressivo, o que gera uma competitividade agressiva dentro da empresa. Uma pessoa que está acima de você mas que não possui a sua capacidade técnica, pode querer puxar o seu tapete. Dava para perceber que a empresa as vezes fechava os olhos para alguns desvios de ética profissional dentro do calderão de egos.
Importância bastante grandes das panelinhas e politicagem. Se o sócio ou diretor tiver um bom relacionamento contigo, ele pode te levar para os melhores projetos. Se você não for bem-relacionado lá dentro, só vai sobrar as sobras do projeto pra você.
Levem essas questões para a entrevista e postem as respostas do profissional da Accenture aqui. Seria interessante saber se a coisa mudou ou se continua a mesma coisa. Se alguém trabalha lá no momento e gostaria de comentar seria bom também![/quote]
Boa tarde pessoal do guj!
Faz muito tempo que eu não postava e esse tópico me encorajou a isso!
Fiz até uma citação no comentário a primeira página desse tópico… eu trabalhava lá e é isso mesmo que acontece, não só no projeto que eu estava mas em outros…
eu vi casos de equipes de 15 pessoas se dizimar em outros projetos e só sobrar duas pessoas fora do meu projeto e até situações piores…
sei lá… mas infelizmente uma empresa assim só pode estar caminhando para a sua própria quebra… bom a cpm braxis foi vendida em grande parte há preço de banana (até esses sites de momento estão valendo mais) será que ela vai ser a próxima?
não reclamo ao todo da accenture porque não é ético, mas as poucas pessoas boas de lá estão saindo por não suportar os novos valores porque essa citação foi em 2007 e hoje em 2011 está bem pior.
e a relação de empresa -> tem escravos trabalhando por ela 24/7 acontece em diversas empresas
passei por 7 lugares diferentes e nenhum era diferente disso…
a empresa fica rica e você ganha 0,000001 desse rendimento…
Não reclamando dos salários… tem lugar que oferece um valor bom para sobreviver com conforto, mas se você olhar a receita do projeto vai ver que você realmente ganha o mínimo e não acontece só no TI… o bom do TI é que comparado a outras profissões paga um valor acima… enfim…
E pessoas puxa saco são em todos lugares… nos 7 lugares tinham pessoas assim e outras que queriam puxar o tapete… acho que é mal do TI em todo lugar tem briga de egos, as pessoas se acham demais… poderia ter uma disciplina ensinando humildade nas faculdades atuais porque realmente tá difícil… mais fácil é trabalhar ciente e conformado disso do que achar que o mundo pode mudar, infelizmente :’(
Pessoas assim existem em todo lugar, mas eu com tempo fui observando é no TI tem um acúmulo grande de gente assim, ou seja, os perfis não mudam muito… mas existem pessoas legais sim, mas são poucas
Estou a 6 meses na Accenture, e a maioria das coisas que falaram aqui (boas e ruins) acontece, como em qualquer outra empresa.
Só que a situação é um pouco diferente, acredito que o ambiente será agradável apenas se você pegar uma frente e um líder de equipe (note que estou falando de um nível abaixo do gerente) decente. Existe muita gente arrogante que não tem a miníma ideia de como lidar com pessoas, mas segundo minha experiencia, isso acontece em todos os lugares. (porém aqui tem uma tendencia maior a concentrar esse tipo de pessoa).
Aqui é um ótimo lugar para seguir carreira (e por enquanto não tive nenhum problema dos citados acima), mas sobre tudo você terá que dar sorte de trabalhar em projetos bons e com pessoas que se respeitam, senão, é melhor sair. (mas em que lugar não é assim??)
hmm… legal rodrigo … mas toma cuidado com esse lance de carreira…
Se não me engano o único projeto que está reconhecendo bem as pessoas é o da unilever, agora de resto…
Conheci uma pessoa que estava como júnior 5 anos e não tinha nem idéia de quando iria mudar de nível… e já vi puxa saco que subiu rapidamente…
Se você for bem apadrinhado ou falar que vai embora caso não tenha promoção, provavelmente vai usufruir do plano de carreira que foi o que aconteceu no meu projeto e outros projetos… se você olhar isso vai ver que até no plano de carreira não diferença entre as outras empresa infelizmente :s
eu escutei de um amigo mais velho que estava em outro projeto que a accenture já foi uma boa empresa… olha, eu acredito na frase… quando eu entrei eu achava bom, mas depois eu fui vendo a situação…
Todo mundo fala que os problemas são fruto do sistema de darwin criado… porque muito senior foi embora do meu projeto e colocaram estagiários no lugar… (nem tem o que comentar disso… fale sério)
Mas sabe… não sei realmente… eu tive uma gerente boa quando entrei e mesmo assim ninguém foi promovido de forma justa… tinha muita gente ainda pendurada lá que só ia ser promovido se pedisse as contas…
Estou pra começar a estagiar lá mês que vem. Para mim parece ser uma oportunidade muito boa, e quando conversei com o gerente, ele foi bem claro:
Enquanto você é estagiário, a sua prioridade é terminar a faculdade, e isso só irá depender de você. Agora depois que você é contratado é bem diferente, se você estiver em um projeto
e tiver que ficar sempre depois do horário, você vai ter que ficar depois da hora para poder entregar o projeto no tempo certo enfim essas cosias.
Eu já passei por coisas muito piores, e acredito que a maioria das empresas grandes são assim mesmo; não concordo com está linha de pensamento, mas como estou começando tenho que
aproveitar esta oportunidades.
Eu faço faculdade… e quando eu tava lá me falaram isso quando eu entrei… depois foi bem diferente… já me jogaram na cara que minha faculdade não era tão importante quanto o projeto… (…)
Existem empresas melhores… eu por exemplo trabalho em uma bem melhor… sem horas extras… me pagam bem… e me respeitam na condição de ser humano… escravidão já foi meu amigo…
Ambiente de trabalho bagunçado ou simplesmente não levar em conta o bem estar dos seus funcionários é comum em consultorias java, independente do tamanho.
Comum pode até ser… eu também passei por coisas ruins, aliás… quem não passou? Mas lá acho que foi uma das piores, claro… pode ser que tenham projetos melhores…
E outra… ser comum não faz regra, pensar assim não adianta, tem que procurar condições de trabalho boas… muitas propostas podem aparecer mas nem todas vão te tratar de forma digna… ou seja, não se deve aceitar qualquer coisa.
Afinal, sobram vagas de TI e inclusive tão sendo postadas muitas notícias sobre isso… As preocupações são: “muitas pessoas novas não optam pela área de exatas”, “de 100% de alunos que entram em curso de tecnologia, 15% continuam o curso e se formam”, entre outras… ser dessa área já não é como foi um dia… então tem que se valorizar… porque em cerca de 3 anos, vão ter que pagar ouro para a gente trabalhar rs… vai ter muita falta de mão de obra e vão ter que contratar estrangeiro, ai quero ver se não vão aumentar salário e tratar melhor essas consultorias ruins :p… (não digo só da accenture… que aqui paga uma das faixas salariais mais baixas… perdendo para índia que o valor de 3 funcionários de lá é o de 1 aqui…)
Concordo, mas se tudo que a empresa precisa é cobrar 2 milhões de um cliente pra fazer sisteminha CRUD em Java, ou um site na web (coisa que qualquer programador de fim de semana faz), fica difícil ser valorizado, concorda?
Se empresa não te paga ouro hoje é porque ela arrumou alguém que faz o mesmo muito mais barato. Eu canso de ver isso nessas empresas. Elas não precisam pagar por um bom programador. O medíocre faz o trabalho que a maioria delas pecisa que seja feito. Na ausência dessas pessoas mais baratas (o que eu acho difícil de acontecer), elas não vão pagar ouro, isso é loucura, elas vão começar a comprar software pronto das AppStores da vida.
Para finalizar, não confunda consultorias Java com todo o mercado, nosso área é muito maior do que isso.
Sim, eu concordo com a parte dos salários… sempre tem alguém mais barato…
Mas na verdade nem é essa questão… isso tá ligado ao quanto o TI vale para o cliente… as empresas, muitas delas não se deram conta que ti não é competitividade e sim sobrevivência… pagar barato pode sair caro…
Quem é bom e se valoriza não ganha mal, isso é fato…
um exemplo de salário… a accenture paga 4080,00 para os seniors… e outras consultorias que alocam direto em cliente e não são tão grandes pagam 7000,00 … e outros lugares que é diretamente sem consultorias 8000,00…
Então dá para se ver que a diferença é enorme…
E voltando ao assunto de o barato sai caro, infelizmente sai… aqui aonde eu to… eles tinham essa política… de contratar consultoria grande externa e mandar fazer o serviço pela menor oferta… o resultado foi que os sistemas saíram as piores coisas possíveis e as manutenções tinham horas intermináveis… a solução foi começar a colocar gente interna para cuidar dos sistemas pagando um salário bom e exigindo um nível alto como pós-graduados, com certificação ou acima de 5 anos de experiência…
E quem fez os sistemas daqui desse jeito pelo menor preço foi a Accenture… ha ha ha…
Inclusive isso foi falado em reunião pela gestora…
Observação… sabe quando a accenture paga para seus funcionários localizados em toronto/canadá?
Na faixa de 6927,00 …
Nos EUA… 6041,00
isso para seniors…
tudo bem… os preços das coisas que você compra são diferente… mas mesmo assim a faixa tá mais alta… bem mais alta que aqui… e o poder de compra bem maior que aqui…
Outro detalhe melhor… você ganha isso para fazer uma função e não várias como aqui na américa do sul… sim, eles tem certeza que nós somos escravos e fazemos de tudo
Não é ser mais cara… mas pelo menos te o minimo… a accenture já foi boa… sério, era sim um dos melhores lugares… mesmo pagando mal…
Mas o apelo de vendas lá aumentou demais… não sei se foi por alguns projetos entrarem em crise… enfim …
Agora a crise é os funcionários indo embora de lá… eu vi equipes de 15 pessoas indo embora de um dia pro outro… eu não sei não como as coisas vão ficar lá, sinceramente…
O apelo de vendas aumentou não vendo em conta o salário das pessoas… a satisfação delas… e nem a qualidade do que eles estão vendendo… ele vendem como um peixe de ouro e na verdade é um peixe podre…
eu não tenho nada contra preço barato… acho legal essa iniciativa… mas não comprometendo os funcionários, nome da empresa… enfim…
Cada um sabe o que é bom para si né? Se a gente avaliar os pilares que as empresas deveriam seguir… não é só a accenture que tá nessa…
E não é difícil ver muitas consultorias falindo por causa de valores distorcidos…
foi assim com a cpm, g&p que foi comprada umas 4 vezes… entre outras
[quote=silverfox]Não é ser mais cara… mas pelo menos te o minimo… a accenture já foi boa… sério, era sim um dos melhores lugares… mesmo pagando mal…
Mas o apelo de vendas lá aumentou demais… não sei se foi por alguns projetos entrarem em crise… enfim …
Agora a crise é os funcionários indo embora de lá… eu vi equipes de 15 pessoas indo embora de um dia pro outro… eu não sei não como as coisas vão ficar lá, sinceramente…
O apelo de vendas aumentou não vendo em conta o salário das pessoas… a satisfação delas… e nem a qualidade do que eles estão vendendo… ele vendem como um peixe de ouro e na verdade é um peixe podre…
eu não tenho nada contra preço barato… acho legal essa iniciativa… mas não comprometendo os funcionários, nome da empresa… enfim…[/quote]
Mas a questão do tamanho, a accenture é uma empresa grande, mas pelo que sei os projetos eram organizados de forma descentralizada, não sei até que ponto o tamanho influencia para uma eventual queda, pra mim o problema volto a afirmar é no modelo dessas empresas que não é capaz de produzir software de qualidade e clientes que não tem opção melhor do que recorrer a essas consultorias, mas isso é tema para outro tópico.
Minha irmã entrou na accenture faz 1 semana. Foi super bem recebida lá, recebeu até uma champanhe em casa de cortesia…É assim mesmo, ou são novos tempos?