Ainda sobre a Accenture

Pessoal

A respeito das inúmeras discussões sobre a Accenture. Incluindo:
:arrow: http://www.guj.com.br/posts/list/51231.java
:arrow: http://www.guj.com.br/posts/list/74670.java

Eu queria saber, das pessoas que já fizeram entrevista lá, se algum dia, alguém perguntou para o gerente de RH ou algo assim, qual é a posição desta empresa a respeito da péssima imagem que ela tem no mercado.

É difícil de acreditar que eles não saibam de toda a má fama que estão conquistando no mercado. Não acham?

Confesso que desconheço toda esta “má fama” da Accenture…tenho e já tive amigos que trabalharam lá e o que pega mesmo é “muito trabalho”…e esse problema é o que mais tem em empresas grandes…a maioria destas grandes esquecem que o horário de trabalho é 8 horas /dia e só param de exigir extras em projetos quand o $$ que já não existia é cortado por um Supervisor/superintendente/gerente. Já vi muito disto.

ate mais…

E o desrespeito pelos horarios de trabalho que empresas como a Accenture demonstram nao gera ma fama?

Pessoal, acho que não entenderam exatamente o ponto deste tópico.

Eu queria saber se alguém da comunidade já confrontou algum gerente de RH da Accenture, ou coisa parecida, para ouvir qual é a posição oficial da empresa a respeito de toda esta má fama.

Eu particularmente, quando (e se) for fazer entrevista na Accenture, com certeza vou questionar isso.

Acho que quem tá desesperado atrás de emprego não questionaria ehehehe. Já quem está apenas buscando trampar em outros lugares e tem algo garantido, sim.

Sobre o que o CV falou, o que mais me incomoda em uma empresa é ela achar que nossa vida é o trabalho. Muitas delas não respeitam nossos feriados, fins de semana, aniversário, compromissos pessoais após o trabalho, etc. Acham que quando funcionários, temos que respirar os interesses da empresa 24/7. Isso ta bem longe de ser vestir a camisa.

Uma vez fiz uma entrevista na Accenture mas não fui pra lá. Portanto não posso comentar sobre essa empresa. Caso algum dia eu faça entrevista lá novamente, com certeza questionarei esses pontos.

É uma questão, como tudo na vida, de oferta e demanda. Na minha época havia uma fila bastante grande para entrar na Accenture. Hoje não sei como está a coisa…

Pontos fortes da Accenture:

• networking e bons contatos
  • treinamento no exterior
  • possibilidade de projeto no exterior
  • possibilidade de pegar projetos em qualquer estado com diária elevada, ou seja, voce não vai gastar o seu salário pois terá todos os custos pagos pela empresa enquanto estiver num projeto fora da sua cidade (pra quem é solteiro)
  • retorno semanal de avião para a sua base, para quem gosta de acumular milhas

Pontos fracos da Accenture:

• guerra de egos bastante grande… modestia e humildade não é algo cultivado pela empresa
  • instabilidade de projetos… hoje voce está em SP num projeto legal, amanhã voce pode estar em BH num projeto horrível
  • instabilidade de chefes… hoje você tem um chefe (gerente) legal, amanhã você pode ter um chefe horrível
  • trabalho excessivo para um salário não tão alto… (dizem que o salário melhorou hoje em dia e já foi mais baixo)
  • possibilidade de pegar projetos em qualquer estado (para quem é casado)
  • retorno semanal de avião para a sua base (caos aéreo!)

PRINCIPAL PROBLEMA:

• Quanto mais alto está o cara na empresa, menos ele sabe mas mais ele manda e mais ele ganha. O que mais tinha lá era um monte de gerente que não sabia nem ligar o computador, mas mesmo assim batiam no peito para cagar regra só porque estavam num cargo maior que o seu… Os sócios ganham uma fortuna, são pessoas bem capazes, éticas, etc. mas manjam muito pouco de tecnologia… Manjam de vendas e relacionamento com as grandes empresas (clientes em potencial)…

• O analista e o consultor, que estão na base da pirâmide alimentícia, são os que mais sabem, menos ganham, mais trabalham e mais se apurrinham com alguns projetos totalmente mal estruturados que só foram vendidos com um simples propósito: gerar comissão para o sócio!

• Alguns projetos são vendidos sem que a empresa tenha o know-how da coisa. É a poítica do: não sabe, pega um avião, vai até Nova York fazer um curso. Isso é bom para conhecer Nova York, mas nem sempre funciona bem para um projeto que foi vendido.

• Plano de carreira agressivo, o que gera uma competitividade agressiva dentro da empresa. Uma pessoa que está acima de você mas que não possui a sua capacidade técnica, pode querer puxar o seu tapete. Dava para perceber que a empresa as vezes fechava os olhos para alguns desvios de ética profissional dentro do calderão de egos.

• Importância bastante grandes das panelinhas e politicagem. Se o sócio ou diretor tiver um bom relacionamento contigo, ele pode te levar para os melhores projetos. Se você não for bem-relacionado lá dentro, só vai sobrar as sobras do projeto pra você.

Levem essas questões para a entrevista e postem as respostas do profissional da Accenture aqui. Seria interessante saber se a coisa mudou ou se continua a mesma coisa. Se alguém trabalha lá no momento e gostaria de comentar seria bom também!

Putz isso eh uma bosta! Infelizmente isso eh coisa de empresa no Brasil porque quando eu trabalhava ai, no meu departamento tinha apenas minha chefe e mais 4 analistas (todos com o mesmo cargo) mesmo assim todos os dias eu tomava uma facada nas costas sem saber. Triste, mas eh a realidade. :frowning:
Pelo menos aqui nunca senti essa competicao desgracada.

@pedrocosta
Malandro vc heim rs rs :smiley: Criou um perfil novo pra meter o pau na empresa. Pelo menos não se expos rs.

Como eu disse anteriormente eu nunca trabalhei na Accenture para comentar mas independente disso uma coisa eu acho que vc não colocou muito certo.

Qual o lugar que isso é diferente ? Eu já me dei muito mau pq não gosto de ficar puxando saco de chefe, mas via de regra quem se dá melhor são sempre os puxa-sacos (ou para ser mais gentil, os que tem melhor relacionamento como você disse).

Respondendo à pergunta do tópico:

A posição oficial do RH ou de qualquer gerente lá é algo tipo “sim, você vai trabalhar muito e talvez não ganhar tanto quanto em outros lugares, mas veja as oportunidades de crescimento que você tem aqui.”

[quote=Bani]Respondendo à pergunta do tópico:

A posição oficial do RH ou de qualquer gerente lá é algo tipo “sim, você vai trabalhar muito e talvez não ganhar tanto quanto em outros lugares, mas veja as oportunidades de crescimento que você tem aqui.”[/quote]

Já trabalhei em lugar assim e isso vai de pessoa pra pessoa…pode ser que no começo vc aceite, mas, chega uma hora que vc nao aguenta mais e pede as contas…em geral, pede as contas tão revoltado que nem se lhe oferecerem o triplo do que vc ganha atualmente vc fica…é mais forte que vc a revolta…então…pensem bem nisto antes.

ate mais…

Bom, eu já trabalhei na accenture, e sobre o pessoal do RH as meninas que trabalhavam lá (camada de apresentação bem apresentável por sinal… :lol: ) sempre ficavam pegando no nosso pé sobre horas extras, ou seja, elas diziam que não deveriamos trabalhar mais do que 1 ou 2 horas extras por dia…

o problema é que isso vale para quando você tá na fábrica, quando você tá em projeto no cliente vai do bom humor do seu gerente… eu só trabalhei em 2 projetos enquanto estive lá, e em nenhum dos dois tive problemas com excesso de trabalho, apenas com relação à distância da minha casa… hehe

de modo geral você pode não se matar de fazer horas extras, mas aqueles que crescem mais rápido são aqueles que fazem bastante horas extras…

Conheço gente que saiu de lá e diz que é a maior comédia que existe: MUITO trampo e salário ridículo

Seguindo o pensamento da bani…

Esse é o principal papinho da Accenture e de outras empresas de 3 e 4 letrinhas por ae. Mas na Accenture chega a ser engraçado no sentido que mesmo tu ganhando uma mixaria, eles gostam de “cobrir” isso, com por exemplo:

• criação de conta corrente no CitiBank (…)
  • cartão American Express

Eu iria com toda certeza pra Accenture se eu estivesse começando na área, se eu morasse com meus pais e fizesse faculdade em SP, porque é uma empresa de nome e oportunidades de projetos internacionais já ajudam pra caramba (pra quem gosta de construir um CV legal)

Funcionário não deve ser confundido com escravo! Ainda não encontrei uma empresa que possa dizer “essa eu visto a camisa!”.
Durante a entrevista deixo bem claro que vida pessoal e profissional são distintas, não venha me encher o saco no final de semana, pois o expediente é de segunda a sexta de 9:00 às 18:00. Fora da empresa tenho minha vida pessoal, e não vou deixar que a empresa me prejudique.

Você não precisa confrontar, eles mesmos durante a conversa já sugerem isso. É claro, para a empresa esse é o perfil de uma pessoa vencedora. Para mim, eles ainda não sabem o que siginifica o termo produtividade (sou mais o estilo Ricardo Semler).
Hoje dou graças a Deus por não ter passado na entrevista, fui sincero e isso me livrou deles.

Tanto se falou sobre salário nesse tópico…
o destaque foi que o salário que a Accenture paga não é lá grandes coisas…

aproveitando o assunto: qual seria a margem salarial que a empresa - Accenture - paga à seus desenvolvedores?!
E as “demais” empresas, digo, qual a margem salarial de desenvolvedores com certificação Java SCJP??

[]'s

para um analista pleno no máximo uns 3500 (CLT)

Isso vc diz na Accenture? ou é na maioria das empresas??

[]'s

Tem que ser na Accenture, porque tem gente ganhado até $5000 CLT como pleno em São Paulo.

Mais uma coisa, pleno na Accenture dita arquitetura, faz code review, e lidera equipes. Pra ser senior na Accenture, você tem que ser capaz de tocar projeto sozinho.

Eu nem vou comentar … acho que as empresas que contratam essas consultorias e pagam Caro pelo profissional, valor hora, deveriam saber quanto o profissional ganha ao fim do mês.