Ainda sobre a Accenture

Só lembrando que nessa ultima edição da 100 melhores empresas pra trabalhar da revista Época (2008/2009)…a Acc não esta presente.

Atualmente trabalho na Accenture e não tenho o que reclamar a não ser do salário baixo na carteira. Em compensação, como não tenho inglês bom, eles pagam 80% em escolas tops, como cell lep, cultura inglesa, entre outras.

Quanto as horas extras, depende do projeto. Só teve um projeto no qual fiz bastante horas extras, em três meses foram 60 horas extras. Essas foram para o banco de horas, mas se for acima de 60 horas, ele pagam todas no pagamento do mês seguinte.

Atualmente, estou num projeto tranquilo, faço 8 horas por dia e nenhum pingo de hora extra, até tirei alguns dias no fim de ano para passar o ano novo viajando.

As férias vc pode tirar no mês que quiser, desde que alinhe com seu líder e representante de RH, até mesmo antes de completar um ano de empresa.

Os funcionários possuem diversos benefícios, como plano de saúde top do bradesco 100% pela empresa, plano bradesco dental, VR de 15k por dia, VT, vale estacionamento e combustível para quem tem carro, ou ainda, fretado para quem mora em cidade diferente da sua alocação.

No final de um projeto ou fim de ano, tem o celebrating performance, onde vc ganha pontos para trocar por produtos, dentre eles estão eletrodomésticos, eletrônicos, games, etc. (é uma loja virtual conveniada com as lojas americanas) No lugar dos produtos, vc também pode trocar por vale din para trocar nas americanas.com.
Também a accenture possui convênios com diversas empresas/escolas/concercionárias/etc para os funcionários receberem descontos em produtos/mensalidades.

Dependendo da workforce e nível que você trabalhar, você receberá diferentes cursos (inclusive no exterior totalmente custeado pela empresa) e regalias. A partir de analista, vc recebe um notebook, se passar para gerente, recebe um carro.

Funcionário do RH da Accenture detected!

Belo discurso.

[quote=accenture]Atualmente trabalho na Accenture e não tenho o que reclamar a não ser do salário baixo na carteira. Em compensação, como não tenho inglês bom, eles pagam 80% em escolas tops, como cell lep, cultura inglesa, entre outras.

Quanto as horas extras, depende do projeto. Só teve um projeto no qual fiz bastante horas extras, em três meses foram 60 horas extras. Essas foram para o banco de horas, mas se for acima de 60 horas, ele pagam todas no pagamento do mês seguinte.

Atualmente, estou num projeto tranquilo, faço 8 horas por dia e nenhum pingo de hora extra, até tirei alguns dias no fim de ano para passar o ano novo viajando.

As férias vc pode tirar no mês que quiser, desde que alinhe com seu líder e representante de RH, até mesmo antes de completar um ano de empresa.

Os funcionários possuem diversos benefícios, como plano de saúde top do bradesco 100% pela empresa, plano bradesco dental, VR de 15k por dia, VT, vale estacionamento e combustível para quem tem carro, ou ainda, fretado para quem mora em cidade diferente da sua alocação.

No final de um projeto ou fim de ano, tem o celebrating performance, onde vc ganha pontos para trocar por produtos, dentre eles estão eletrodomésticos, eletrônicos, games, etc. (é uma loja virtual conveniada com as lojas americanas) No lugar dos produtos, vc também pode trocar por vale din para trocar nas americanas.com.
Também a accenture possui convênios com diversas empresas/escolas/concercionárias/etc para os funcionários receberem descontos em produtos/mensalidades.

Dependendo da workforce e nível que você trabalhar [color=red](quer dizer, se você se matar de trabalhar)[/color], você receberá diferentes cursos (inclusive no exterior totalmente custeado pela empresa) e regalias. A partir de analista [color=red](depois de trabalhar como escravo por, sei lá, 2 anos!? Mais!?)[/color], vc recebe um notebook, se passar para gerente [color=red](quantos anos, 15!?)[/color], recebe um carro.[/quote]

Esses benefícios citados, do notebook e do carro são as coisas mais ridículas e fantasiosas que eu já ouvi sobre essa empresa, incrível como tem gente que acha que a empresa está fazendo isso para o bem do funcionário. Depois de (sei lá) 5 anos se matando de trabalhar ganhando pouco, ganhar um notebook? E pra trabalhar de casa, certamente, pois não vão dar um notebook sem motivo. Não, obrigado! Prefiro trabalhar em empresas que me paguem o suficiente para eu ter um notebook novo todo ano. O mesmo para o carro.

home office
as funcionárias tem o apoio da accenture para, após o retorno da licença maternidade e durante o primeiro ano da vida de seus filhos, realizarem diariamente, metade de sua carga horária em home office e a outra metade no escritório ou projeto.

após a licença paternidade, os pais podem realizar diariamente, dentro do seu horário de trabalho, metade de sua carga horária em home office e a outra metade no escritório/projeto, durante o primeiro mês de vida de seus filhos.

Desde que alinhem com seus líderes.

Ainda sobre o notebook.

Sou programador senior e no meu terceiro mês me deram um notebook para trabalhar home office em minha casa nos finais de semana e a noite, por isso fiz as 60 horas extras.
Após o término do projeto tive que devolver o notebook. Mas ele me auxiliava em diversas coisas, como não ter que ficar transferindo arquivos em pen-drives/CDs dos micros do escritório para o cliente.

Outra coisa boa é: após um ano de uso do notebook, vc é elegível a comprá-lo, por cerca de 700 reais, e os notebooks são renovados no máximo a cada dois anos.

[quote=accenture]home office
as funcionárias tem o apoio da accenture para, após o retorno da licença maternidade e durante o primeiro ano da vida de seus filhos, realizarem diariamente, metade de sua carga horária em home office e a outra metade no escritório ou projeto.

após a licença paternidade, os pais podem realizar diariamente, dentro do seu horário de trabalho, metade de sua carga horária em home office e a outra metade no escritório/projeto, durante o primeiro mês de vida de seus filhos.

Desde que alinhem com seus líderes.[/quote]

Accenture employee detected again!

Lembrando que a licença para trabalhar em casa é dado pelo gerente, mas como o gerente nunca libera…rsrsrs

Ai ai viu…cada uma que aparece.

Começou bem!

Pois é. Um minuto a mais e você conseguia!

Isso é, se você alinhar com o líder. Se.

Eu queria saber de onde foi que tiraram esta idéia que existe em tantas empresas de que programador é promovido para analista e depois para gerente. Fulano pode ser um excelente programador e um péssimo analista. Ciclano pode ser um excelente analista, mas um péssimo programador e um péssimo gerente. Beltrano pode ser ruim em programação e em análise, mas pode ter um talento sobrenatural para gerente.

Sem falar no esquema feudalista da accenture, onde você é servo do gerente que é servo de mais alguém. Se você tiver a sorte de ter um gerente legal, parabéns. Se o seu gerente for uma merda, não há absolutamente nada que pode ser feito para melhorar. É comum que a população de um feudo não saiba nada sobre o feudo vizinho além do nome deste talvez. Este tipo de estrutura mina o processo de desenvolvimento da empresa, e é por isso que a accenture tem todos os problemas que tem.

Na minha opinião horas-extras é sinal de algo muito errado, ou por parte da empresa ou por parte do funcionário.
Se um sujeito não consegue cumprir as suas tarefas em uma jornada de trabalho de 8 horas, ou esta faltando competência ou então a empresa esta passando serviço demais para um recurso e não quer contratar mão-de-obra entubando até a pessoa ficar no limite.
Então como ouvi dizer que para o cara ter um crescimento rápido e ser bem visto é em função da disponibilidade dele fazer horas-extras para mim não presta. Mas é apenas minha humilde opinião. :wink:
Sds,

[quote=Gustavo Flores]Na minha opinião horas-extras é sinal de algo muito errado, ou por parte da empresa ou por parte do funcionário.
Se um sujeito não consegue cumprir as suas tarefas em uma jornada de trabalho de 8 horas, ou esta faltando competência ou então a empresa esta passando serviço demais para um recurso e não quer contratar mão-de-obra entubando até a pessoa ficar no limite.
Então como ouvi dizer que para o cara ter um crescimento rápido e ser bem visto é em função da disponibilidade dele fazer horas-extras para mim não presta. Mas é apenas minha humilde opinião. :wink:
Sds,[/quote]

Gustavo,

Eu concordo totalmente com você

Eu acho perfeitamente justificável você fazer hora extra, que não seja uma prática frequente, por conta de uma contigência de projeto, por exemplo, vc prometeu que alguma coisa ficaria pronta, apanhou da tecnologia sei lá, e não conseguiu entregar no prazo… ai acho obrigação do profissional cumprir com aquilo que prometeu…

Ou então estamos em final de projeto, cronograma apertado, temos que vencer a concorrência na entrega de um produto, cabe então a cada programador decidir quantas horas extra este tem disponibilidade de fazer para entregar a sua parte …

Agora, eu acho um absurdo você ter que se matar de fazer hora extra - final de semana pra mim é pior - porque alguém formulou um cronograma que nem passou por você validar ou então porque você ficou na dependência de outras pessoas ou áreas para terminar o seu serviço…

Com relação ao fato das pessoas que se submetem a trabalhar muito mais do que as 8 horas diárias, na maioria das empresas ainda são esses profissionais que acabam sendo valorizados, também na minha humilde opinião :smiley:

[quote=eduacsp][quote=accenture]home office

Desde que alinhem com seus líderes.[/quote]

Accenture employee detected again!

Lembrando que a licença para trabalhar em casa é dado pelo gerente, mas como o gerente nunca libera…rsrsrs

Ai ai viu…cada uma que aparece.[/quote]

Não sou “employee”. Sou funcionário, como já mencionei.

Não é licença para trabalhar em casa que os funcionários recebem e sim um benefício. A questão não é o gerente liberar e sim alinhar, se programar, pois o funcionário não deixará de trabalhar em casa. Eu mesmo já trabalhei em casa nos fins de semana, pois alinhei com meu gerente.

lendo td isso vejo como tem gente q se contenta com pouco.

[quote=Gustavo Flores]Na minha opinião horas-extras é sinal de algo muito errado, ou por parte da empresa ou por parte do funcionário.
Sds,[/quote]

Não concordo. Nem sempre o cronograma do projeto sai do modo que o gerente planejou, imprevistos acontecem. Todos que trabalham na área de tecnologia sabe que sempre o cliente pede uma coisa, mas no final quer outra. Então logo a parte de especificação e análise de requisitos demoram mais que o previsto. Mesmo com as mudanças do cliente, ele não vai querer liberar mais verbas por todas mudanças na especificação, nem sempre as mudanças entram como change. Sem verba no projeto, o gerente terá que pedir para os funcionários do projeto fazer algumas horas extras. As vezes sobra din din para contratar um recurso a mais. Todo projeto tem um centro de custo com suas limitações de gastos, cabe o gerente saber qual é a melhor saída e o funcionário faz hora extra se quiser.

Conheço pessoas que nem sempre fazem horas extras e mesmo assim são promovidos pela sua capacidade e não pelas horas extras.

o que seria pouco para vc? E muito?

Uma das certificações oferecidas para os funcionários

Accenture Solutions Delivery Academy in colaboration with MIT|PEP http://web.mit.edu/mitpep/

Onde é oferecido 4 níveis de certificações:

• Certified Application Developer - Desenvolvimento
  • Certified Application Designer - Análise e Desenho de Aplicações
  • Certified Application Tester - Execução do processo testes
  • Certified Application Test Designer - Desenho do processo de testes

[má-lembrança]Esses posts me lembram a equipe de rh da empresa que trabalhei, em todas as frases elas incluiam o tal “alinhar” …rs…[/má-lembrança]

[quote=accenture][quote=Gustavo Flores]Na minha opinião horas-extras é sinal de algo muito errado, ou por parte da empresa ou por parte do funcionário.
Sds,[/quote]

Não concordo. Nem sempre o cronograma do projeto sai do modo que o gerente planejou, imprevistos acontecem. Todos que trabalham na área de tecnologia sabe que sempre o cliente pede uma coisa, mas no final quer outra. Então logo a parte de especificação e análise de requisitos demoram mais que o previsto. Mesmo com as mudanças do cliente, ele não vai querer liberar mais verbas por todas mudanças na especificação, nem sempre as mudanças entram como change. Sem verba no projeto, o gerente terá que pedir para os funcionários do projeto fazer algumas horas extras. As vezes sobra din din para contratar um recurso a mais. Todo projeto tem um centro de custo com suas limitações de gastos, cabe o gerente saber qual é a melhor saída e o funcionário faz hora extra se quiser.

Conheço pessoas que nem sempre fazem horas extras e mesmo assim são promovidos pela sua capacidade e não pelas horas extras. [/quote]

Concordo em partes.

Todo mundo sabe que imprevistos acontence por isso que eh papel do gerente de projeto levar isso em consideracao.

Aqui na empresa por exemplo o nosso gerente sempre considera 30% do tempo total de um sprint como tempo que vai ser “perdido” com imprevistos, tipo, gente que fica doente e nao vem trabalhar, problemas com computador, rede, as vezes suporte, urgente bug fixes (que a gente tem que fazer antes de continuar com o que foi planejado no sprint) e coisas do tipo.
Dessa forma, ng se mata de trabalhar, as coisas sao entregues no prazo que foi estipulado e nao tem stress.

Me parece muito mais vantagem considerar os imprevistos e colocar menos coisas pra se fazer num sprint, do que colocar milhoes de coisa pra fazer considerando o tempo certinho e em caso de imprevistos as pessoas que trabalham no projeto que se F* e trabalhem dia, noite e finais de semana pra TENTAR entregar as coisas no prazo.

Pra mim um dos papeis dos gerentes e ser o mais conviniente possivel com as pessoas que ele esta gerenciando. Ng trabalha bem se nao trabalha feliz e ng trabalha bem se esta cansado e esgotado de tanto trabalhar.

Nao acho errado fazer hora extra, alias, ja fiz bastante. Mas uma vez ou outra (quando a empresa precisa) ok. Quando vira uma rotina algo esta errado com certeza, ai eu concordo com o que falaram ou eh falta de competencia dos funcionarios ou falta de um bom planejamento.

//Daniel

Waterfall? que lixo.

windsofhell, invejo você cara… rs

infelizmente nos lugares onde trabalhei não existiam esses 30%, pelo contrário, muitas vezes os cronogramas já eram feitos prevendo as horas extra para que você conseguisse entregar no prazo…
sprint, metodologias, eu nunca trabalhei com xp, scrum, nada disso… quem sabe um dia… rs

acho que talvez a realidade das empresas aqui no Brasil ainda seja bem diferente… =(

concordo, o importante é falar a verdade, mas gerenciar as expectativas é muito dificil, pois elas são diferentes para cada funcionário…

também não acho errado, acho necessário muitas vezes, novamente aqui, o importante é falar a verdade, tanto o funcionário como a empresa

se o funcionário tem os seus compromissos e acha melhor não fazer hora-extra mesmo que receba é direito dele, se a empresa valoriza um funcionário que faça horas-extra é direito dela…

clichê: o combinado nunca sai caro

Eu gostaria de saber quem foi o filho da puta que inventou de chamar funcionários de “recurso”. Interessante que o sr. accenture chame funcionários de “recurso”, aliás, ele mesmo sendo um “recurso”.

Recurso é uma forma de impessoalizar e distanciar o profissional. É psicológico. É muito mais fácil mandar embora um “recurso” do que uma pessoa.