Bem, percebo que, claramente, estou trabalhando em outra empresa.
Olho o nome Accenture nos corredores, nas salas, olho pro lado e vejo o nome da empresa, mas estou começando a achar que trabalho em outro lugar. Acho que o meu único caminho é o manicômio, não é possível. Ou as pessoas do GUJ estão tentando uma lavagem cerebral.
Não faço essas horas extras todas, e sempre quando faço é pedido por mim, para levantar uma verba e aproveitar para adiantar alguma pendenga que esteja me incomodando.
A Acc não foi a minha primeira empresa, e nela vejo muito mais a minha esposa e filho do que nas outras. Quando não peço para trabalhar no fds, eu NÃO trabalho mesmo. Não era como as outras que chegavam na sexta as 18hs e me diziam: “Celso, essa joça precisa estar pronta até segunda, mas o teu fds é para descansar.” ORA ORA ORA. Se estamos na sexta as 18hs e a geringonça precisa estar pronta na segunda e eu não preciso trabalhar no fds, inventaram mais um dia depois da sexta. E o pior. Trabalhava o fds todo, em casa, pedindo ao meu filho para ficar com a minha esposa “porque o papai precisava trabalhar” e SEM GANHAR UM CENTAVO POR ISSO. Bem, aqui na Acc meu filho ainda não ouviu esta frase.
Trabalho na fábrica de integração (Vitria BW) e estou emprestado para a fábrica WEB por estarmos com tudo em dia na nossa fábrica (vejam bem). A líder da fábrica me passou alguns casos de uso que tinham 2 semanas de prazo. Trabalhando 8 horas por dia, terminei em uma semana. Não fiz nem 15min de extra. (Mas percebam bem: Eu procuro TRABALHAR nestas 8hs. Não sou nenhum modelo, mas meus pais me ensinaram a ter responsabilidade e se nessas 8hs eu tenho que trabalhar, então eu vou REALMENTE trabalhar.). Aí chegou na sexta, sentei ao lado dela e falei: “Terminei aqueles casos de uso. Pretendo vir trabalhar amanhã, se não tiver problema da Fábrica bancar estas horas. Me arruma mais alguns casos de uso, por favor.”
Isso não é subjetivo, é objetivo. São fatos. Não estou defendendo A, B ou C. Estou contanto a minha experiência pessoal. Estive em empresas que eram infinitamente mais escravizadoras que a Acc (obs: ainda não vi essa escravidão aqui) e o meu maior salário era a metade do que recebo aqui e não tinha a metade dos benefícios que tenho atualmente, como o plano de saúde mais caro da Bradesco totalmente subsidiado pela empresa.
Por isso que digo que esse assunto é muito delicado. Pintam a empresa como demônio e não vejo esse inferno.
Um exemplo do que estou tentando dizer é o seguinte: Um cabra é diretor de uma empresa, ganha 15k por mes, tem VT, TR (40,00/dia), PS, PO, PL, P.Tudo, perde o emprego. Uma outra empresa o contrata como gerente e paga 5k/mes mais um PS safado, o VT e um TR muquirana de 15,00/dia. Um cabra, operário, ganhava 800 merreis por mes mais o busão (como eu já vi escreverem por aqui). Estuda, evolui e é promovido e vai trabalhar de gerente com o ex-diretor.
Me digam, neste case. Qual é a opnião do ex-diretor sobre a empresa nova? E a do ex-operário?
Essa é a questão subjetiva que queria colocar para vocês. São essas questões que provocam discussões. Não tem jeito, é como futebol e religião (eu acho que política deve ser discutida - e muito bem).
Agora quanto as questões objetivas, não creio que sejam passíveis de discussão. Não faço horas extras nem obrigado e nem “obrigado” e ponto final. Quanto ao meu salário, cai na questão subjetiva que coloquei anteriormente. Se um cara ganhava 10k e passa a ganhar 5k, vai ficar chateado. Mas se o cara ganhava 2k e passa a ganhar 5k vai ficar triste ou motivado?
A questão dos benefícios creio que também seja objetiva.
Não é possível que eu tenha tido tanta sorte assim e tenha caido numa porção do paraíso enquanto a maioria aparentemente caiu nas profundezas do inferno.
Abraços.