Ainda sobre a Accenture

Na verdade quero mesmo dizer “alto desempenho”. Mas o certo é que acerca do propósito de cada um, sempre existirá um local ou modelo de trabalho que lhe servirá. Apenas acredito que não devemos detonar uma empresa só por que ela não vai ao encontro de nossas aspirações ou com nossa concepção do que é ideal. A Accenture é uma empresa para quem vê na construção de uma carreira sólida um meio de realização profissional e pessoal.

Abraços,

Oi pessoal, quero passar para vcs minha experiência com a Acc.

Trabalhei lá no período de 1997 a 2002. Na época ainda se chamava Andersen Consulting. Trabalhei na consultoria, contratado pelo escritório do RJ, sempre em projetos da área de Energy/Resources/Utilities. Comecei como estagiário e fui até consultor experiente.

Durante o estágio (1 ano) foi ótimo. Nenhuma reclamação.

Após a efetivação descobri que eles adoram mandar as pessoas para projetos fora de sua base, mesmo que haja projetos na base. A razão é simples, quem está fora da base, hospedado em hotel não tem família e amigos fora da empresa, logo não se importa em fazer mais daquelas horas extras não remuneradas.

O notebook de “benefício” é uma piada. Serve apenas para que vc trabalhe no táxi, aeroporto ou hotel.

Celular idem.

Fiz vários cursos no exterior, em Saint Charles principalmente. Na minha opinião serviram apenas de lavagem cerebral, os conhecimentos adquiridos foram irrelevantes. Alias, era notório na época que vc só iria para Saint Charles quando já estivesse bem adiante do nível do curso, afinal o projeto sempre vem em primeiro lugar, e o treinamento “on the job” é o que eles gostam.

Subsídio em curso de inglês. Isso foi uma piada, prestei o Toefl para avaliação e como tive uma nota alta eles não quiseram pagar nada para mim. Afinal eu não precisava. Legal !!! Muito estimulante isso.

O Sul América era um bom plano de saúde, não reclamo disso.

A política de retenção era o terrorismo. “Aqui somos uma família, lá fora é a selva”. Um colega de projeto estava para sair da Acc e cometeu o erro de contar para onde iria, no caso a Oracle. O XYZ ligou para o presidente da Oracle e pediu que não o contratasse. Sim, era nesse nível pq o sujeito era peça-chave no projeto em que estavamos. Ele perdeu a chance na Oracle, mas em 3 meses saiu para outra empresa.

Quanto a mim, sofri muito para sair. Insegurança de primeiro emprego em uma única empresa. E a lavagem cerebral de lá é muito boa, mas tomei a decisão em um domingo de sol em que estava no escritório trabalhando em uma proposta junto com um sócio. Percebi que estava detonando minha vida.

Saí, mudei para SP, passei por 2 empresas, concluí um mestrado e hoje tenho 33 anos e um salário CLT de 15k. E sem as horas extras semi-obrigatórias da Acc.

Deixo um conselho para o pessoal que trabalha/trabalhará por lá -> Não se deixe levar pela lavagem cerebral. Existe vida inteligente fora da Acc. Aproveite o que a empresa tem de bom, mas não sinta medo de sair quando a hora chegar. E a hora chegará, cedo ou tarde.

[quote=Gtabs]

Deixo um conselho para o pessoal que trabalha/trabalhará por lá -> Não se deixe levar pela lavagem cerebral. Existe vida inteligente fora da Acc. Aproveite o que a empresa tem de bom, mas não sinta medo de sair quando a hora chegar. E a hora chegará, cedo ou tarde.[/quote]

Caracoles…

Fui chamado pra um estágio na Accenture no mesmo período que uma outra empresa me chamou.

Por motivos didáticos eu preferi ir para a outra.

O salário, as horas obrigatórias e talz (ou pelo menos as ‘nominais’) eram semelhantes, o que mudava é que eu tinha um grande amigo nessa outra e mesmo a Acc sendo grande, podendo efetivar e talz, alguém já tinha me dito que lá era escraviário.

Hoje acho que foi uma boa escolha, adoro onde estou e não tenho do que reclamar. Por vezes não completo nem as 20h semanais. Se tivesse ido pra Accenture, eu tava ferrado…

Talvez mais pra frente eu aceite ir pra lá, visto que, apesar dos pesares, é uma grande empresa.

Agora, se o ideal de ‘bom trabalhador’ de lá é realmente o cara que se mata pra trabalhar, então esse realmente não sou eu.

17:30 é o talo da minha paciência. Não é questão de escolha, quando dá esse horário ou eu vou embora ou eu vou embora ueahuaehuaeuhaehuuhae.

Bem…

Devido à quantidade de gente desse tópico, acho que os boatos talvez sejam mais verdadeiros do que somente boatos.

Bom dia pessoal.
Estive lendo o que vocês tem postado sobre a Accenture e tenho um experiência um pouco, como se pode dizer, traumatica aqui.
Sou funcionário da empresa à 3 anos e posso afirmar que nem tudo são flores na empresa.
Vou contar um pouco da minha história.
Trabalhei durante 6 anos em uma empresa atuando com desenvolvimento de sw para sistemas de automação e controle utilizando linguagem C e C++ em plataforma Unix e Windows.
Chegou num época que decidi sair da empresa e ai passei na entrevista da Accenture. Foi tudo muito rápido e eu iria trabalhar com desenvolvimento de sw para sistemas de voice mail na área de telecom. Eu estava em busca na época de uma oportunidade para atuar em telecom.
Mas ao chegar no primeiro dia da empresa, a minha surpresa foi de que os caras não sabiam onde me colocar. rsrsrsrs
Depois de idas e vindas fui atuar nesse tão sonhado projeto de telecom, mas para minha surpresa não era bem o que eu imaginava que seria. rsrsr
Viajei para Curitiba, onde teria um treinamento on the job com dois finlandeses e ao iniciar as atividades, vi que não tinha nada de desenvolvimento de sw e sim instalação e configuração de hw e sw de equipamentos. rsrsrsrs
Como eu tinha acabado de entrar na empresa, resolvi encarar e ver qual seria e fiquei 1 ano e 7 meses nesse projeto. Durante o processo de avaliação, tive um ótimo feedback dos gerentes mas sem render a tão sonhada promoção.
3 anos se passaram e posso dizer que nada mudou. Projetos enrolados, gerentes que não tem conhecimento nenhum. Hoje estou atuando com C++ em projeto financeiro e me colocaram 4 estagiários que não tem conhecimento nenhum pra eu liderar. O detalhe é que os gerentes querem que os 4 dêem suporte para as aplicações. rsrsrsrs
Estou aproveitando este fórum para expôr minha indignação sobre o que vem ocorrendo e deixar claro que já estou buscando outras empresas.
Vocês podem comentar, " poxa. O cara tá lá a 3 anos" , mas eu sempre achei que tudo ia mudar, mas não mudou e então resolvi eu mesmo mudar. rs
Tenho muita coisa pra contar sobre a Accenture, mas o post ia ficar muito grande.
Pra mim, a Accenture é uma empresa de aparências.
Abraços

Agora, aos que trabalham ou trabalharam na Accenture,
Porque raios eles mandam uma ficha de emprego, pedem pretensão salarial e simplesmente ignoram ?

Colocam coisas como “Os curriculos sem pretensão salarial serão descartados”, mas eles simplesmente ignoram o salário pedido.

[quote=martins_edward]Na verdade quero mesmo dizer “alto desempenho”. Mas o certo é que acerca do propósito de cada um, sempre existirá um local ou modelo de trabalho que lhe servirá. Apenas acredito que não devemos detonar uma empresa só por que ela não vai ao encontro de nossas aspirações ou com nossa concepção do que é ideal. A Accenture é uma empresa para quem vê na construção de uma carreira sólida um meio de realização profissional e pessoal.
Abraços,[/quote]

Martins,

Acho isso muito pessoal depende da fase de cada um…
A Accenture é uma empresa para quem vê na construção de uma carreira sólida um meio de realização profissional e pessoal

Algumas pessoas (não todas como o seu caso) acreditam que não e possivel ter realização pessoal sem ao menos ver a familia nos finais de semana, ou viajando para para fora da base em nome da empresa.
pela sua fala você deve ser gerente de projetos acertei?

acho que cada um da o valor que quiser para sua vida, e sim você esta certo, não devemos falar mal da empresa, afinal se você funcionario acha que realização profissional e pessoal é trabalhar nos finais de semana ou ate tarde durante a semana fora da sua base em um hotel qualquer. Isso e muito pessoal e não acho que devemos fazer a cabeça de ninguem a respeito.

eu nunca tentei entrar na acc ou as like acc da vida ou como você disse (empresas de modelo “high performance” , sempre achei que isso não era para mim…
cada um cada um…

também acho que e justo de certa forma as pessoas que aceitam e conseguem fazer isso se sentirem vencedoras, afinal não e facíl.

Pra mim:

Trabalho < (Familia, namorada, amigos);

[quote=erickles]Pra mim:

Trabalho < (Familia, namorada, amigos);[/quote]

tb acho…

mas conheço gente por ai, que não tem nenhuma dessas 3 coisas (ou pelo menos não dá valor)…
e é feliz sendo um workaholic…

de qqer jeito não acho q isso possa ser considerado realização pessoal de nenhuma maneira…

conheço uma pessoa, que praticamente não tem amigos (nunca sai de casa), não tem namorada, e mora com os pais…
e se diz “feliz”, tudo bem que qqer pessoa percebe que é mentira…
acumula todo o dinheiro no banco, sem ter oq fazer, já que não sai de casa…

qqer dia vai chegar uma mulher que vai adorar usufruir de todo dinheiro dele, e depois dizer “Adeus” =)

Segundo a wikipedia Workaholic é uma expressão americana que teve origem na palavra alcoholic (alcoólatra). Serve para designar uma pessoa viciada em trabalho.

Portanto é um vício, uma doença, e como todo excesso é prejudicial pra saúde, tem que ser tratada…

Bem, percebo que, claramente, estou trabalhando em outra empresa.

Olho o nome Accenture nos corredores, nas salas, olho pro lado e vejo o nome da empresa, mas estou começando a achar que trabalho em outro lugar. Acho que o meu único caminho é o manicômio, não é possível. Ou as pessoas do GUJ estão tentando uma lavagem cerebral.

Não faço essas horas extras todas, e sempre quando faço é pedido por mim, para levantar uma verba e aproveitar para adiantar alguma pendenga que esteja me incomodando.

A Acc não foi a minha primeira empresa, e nela vejo muito mais a minha esposa e filho do que nas outras. Quando não peço para trabalhar no fds, eu NÃO trabalho mesmo. Não era como as outras que chegavam na sexta as 18hs e me diziam: “Celso, essa joça precisa estar pronta até segunda, mas o teu fds é para descansar.” ORA ORA ORA. Se estamos na sexta as 18hs e a geringonça precisa estar pronta na segunda e eu não preciso trabalhar no fds, inventaram mais um dia depois da sexta. E o pior. Trabalhava o fds todo, em casa, pedindo ao meu filho para ficar com a minha esposa “porque o papai precisava trabalhar” e SEM GANHAR UM CENTAVO POR ISSO. Bem, aqui na Acc meu filho ainda não ouviu esta frase.

Trabalho na fábrica de integração (Vitria BW) e estou emprestado para a fábrica WEB por estarmos com tudo em dia na nossa fábrica (vejam bem). A líder da fábrica me passou alguns casos de uso que tinham 2 semanas de prazo. Trabalhando 8 horas por dia, terminei em uma semana. Não fiz nem 15min de extra. (Mas percebam bem: Eu procuro TRABALHAR nestas 8hs. Não sou nenhum modelo, mas meus pais me ensinaram a ter responsabilidade e se nessas 8hs eu tenho que trabalhar, então eu vou REALMENTE trabalhar.). Aí chegou na sexta, sentei ao lado dela e falei: “Terminei aqueles casos de uso. Pretendo vir trabalhar amanhã, se não tiver problema da Fábrica bancar estas horas. Me arruma mais alguns casos de uso, por favor.”

Isso não é subjetivo, é objetivo. São fatos. Não estou defendendo A, B ou C. Estou contanto a minha experiência pessoal. Estive em empresas que eram infinitamente mais escravizadoras que a Acc (obs: ainda não vi essa escravidão aqui) e o meu maior salário era a metade do que recebo aqui e não tinha a metade dos benefícios que tenho atualmente, como o plano de saúde mais caro da Bradesco totalmente subsidiado pela empresa.

Por isso que digo que esse assunto é muito delicado. Pintam a empresa como demônio e não vejo esse inferno.

Um exemplo do que estou tentando dizer é o seguinte: Um cabra é diretor de uma empresa, ganha 15k por mes, tem VT, TR (40,00/dia), PS, PO, PL, P.Tudo, perde o emprego. Uma outra empresa o contrata como gerente e paga 5k/mes mais um PS safado, o VT e um TR muquirana de 15,00/dia. Um cabra, operário, ganhava 800 merreis por mes mais o busão (como eu já vi escreverem por aqui). Estuda, evolui e é promovido e vai trabalhar de gerente com o ex-diretor.

Me digam, neste case. Qual é a opnião do ex-diretor sobre a empresa nova? E a do ex-operário?

Essa é a questão subjetiva que queria colocar para vocês. São essas questões que provocam discussões. Não tem jeito, é como futebol e religião (eu acho que política deve ser discutida - e muito bem).

Agora quanto as questões objetivas, não creio que sejam passíveis de discussão. Não faço horas extras nem obrigado e nem “obrigado” e ponto final. Quanto ao meu salário, cai na questão subjetiva que coloquei anteriormente. Se um cara ganhava 10k e passa a ganhar 5k, vai ficar chateado. Mas se o cara ganhava 2k e passa a ganhar 5k vai ficar triste ou motivado?

A questão dos benefícios creio que também seja objetiva.

Não é possível que eu tenha tido tanta sorte assim e tenha caido numa porção do paraíso enquanto a maioria aparentemente caiu nas profundezas do inferno.

Abraços.

A Acc é uma empresa grande e cada um tem experiencias diferentes nela pq cada um está num projeto, em uma situação diferente…um trabalha numa fabrica, outro num cliente, etc…estas coisas que fazem com que haja várias “visões” da empresa…todos trabalham na mesma empresa, não há nenhum louco ou querendo fazer lavagem cerebral aqui…somente estão em situações diferentes. :wink:

ate mais…

Duas opniões que considero sensatas. Para não gerar outro flame, que EU considero.

richardpeder, concordo com cada palavra que você escreveu.

[quote=Maracuja]Não se preocupe, é assim mesmo. Geralmente o que é bom para alguns não é bom para outros, talvez vc esteja realmente satisfeito (é o que parece) e esteja sendo bom para você. A questão é que nunca vi uma empresa que seja boa para todo mundo. Ou uma empresa de que todo mundo fale bem. As vezes as pessoas acham a empresa boa, depois de 2, 3, 5 anos ja não acham mais. É assim e ponto.
[/quote]

Também concordo com as suas palavras. Acho que isso faz parte da inquietação do ser humano. Respondi a um tópico sobre isso ontem. O meu limite numa empresa, até hoje, foi quando eu percebi que eu não tinha mais possibilidade de crescimento. Cara, quando percebo isso, não me dou 3 meses para estar procurando outra batalha.

Também não conheço uma empresa de que TODOS falem bem.

Bem, como você bem utilizou a palavra geralmente, vou considerar essa uma questão subjetiva. A empresa ser boa para os donos é natural, senão fecham as portas. Vivemos no capitalismo e as pessoas abrem empresas para lucrar, não existe outro objetivo. O problema começa quando acontece o que você falou. Quando ela é somente boa para os donos. Não posso opniar por toda a Acc, mas apenas pela pequena porção do projeto Oi que participo. Acredito que insatisfação desse pessoal seja justificável de alguma forma. Nunca chamei alguém de mentiroso. Apenas quis mostrar a minha experiência pessoal, que tem sido bem positiva.

Se as opniões divergem em empresas menores, de cerca de 20 funcionários, imaginem numa que tem 700 apenas num projeto. Acho super natural. A minha intenção neste tópico era mostrar que a Acc não é só problemas, pelo menos na minha experiência pessoal.

Abraços.

[quote=celso.martins]Duas opniões que considero sensatas. Para não gerar outro flame, que EU considero.

richardpeder, concordo com cada palavra que você escreveu.

[quote=Maracuja]Não se preocupe, é assim mesmo. Geralmente o que é bom para alguns não é bom para outros, talvez vc esteja realmente satisfeito (é o que parece) e esteja sendo bom para você. A questão é que nunca vi uma empresa que seja boa para todo mundo. Ou uma empresa de que todo mundo fale bem. As vezes as pessoas acham a empresa boa, depois de 2, 3, 5 anos ja não acham mais. É assim e ponto.
[/quote]

Também concordo com as suas palavras. Acho que isso faz parte da inquietação do ser humano. Respondi a um tópico sobre isso ontem. O meu limite numa empresa, até hoje, foi quando eu percebi que eu não tinha mais possibilidade de crescimento. Cara, quando percebo isso, não me dou 3 meses para estar procurando outra batalha.

Também não conheço uma empresa de que TODOS falem bem.

Bem, como você bem utilizou a palavra geralmente, vou considerar essa uma questão subjetiva. A empresa ser bom para os donos é natural, senão fecham as portas. Vivemos no capitalismo e as pessoas abrem empresas para lucrar, não existe outro objetivo. O problema começa quando acontece o que você falou. Quando ela é somente boa para os donos. Não posso opniar por toda a Acc, mas apenas pela pequena porção do projeto Oi que participo. Acredito que insatisfação desse pessoal seja justificável de alguma forma. Nunca chamei alguém de mentiroso. Apenas quis mostrar a minha experiência pessoal, que tem sido bem positiva.

Se as opniões divergem em empresas menores, de cerca de 20 funcionários, imaginem numa que tem 700 apenas num projeto. Acho super natural. A minha intenção neste tópico era mostrar que a Acc não é só problemas, pelo menos na minha experiência pessoal.

Abraços.
[/quote]

Kra…vc se identificando, falando o projeto que ta, dando nome, foto e tudo o mais, acho meio dificil nós acreditarmos em vc, concorda? ou acha isso algo subjetivo? ou objetivo? kkkkkk

Meu amigo, sem querer ser chato. Mas, particularmente, não levo muito em consideração a sua opnião. Pelo que você falou nessa thread sobre a questão da massagem e por outras mensagens suas que me dei ao trabalho de pesquisar.

Acho você arrogante e provou isso mais uma vez ao dizer “nós acreditarmos”. Não creio que você seja a comunidade GUJ e nem vejo tanto respeito dela assim com você.

Quando a você acreditar ou não, não me importo nem um pouco.

Quanto a sua frase “construtiva”, eu acho muito mais crível uma pessoa que se identifica e dá a sua opnião do que uma pessoa que não se identifica e mete o pau.

Finalizando, não estou preocupado em acreditarem ou não. Estou apenas passando uma visão positiva de algo que a maioria “falante” passa uma visão negativa.

E só para variar, na minha opnião, foi mais um comentário seu pouco inteligente.

Meu amigo, sem querer ser chato. Mas, particularmente, não levo muito em consideração a sua opnião. Pelo que você falou nessa thread sobre a questão da massagem e por outras mensagens suas que me dei ao trabalho de pesquisar.

Acho você arrogante e provou isso mais uma vez ao dizer “nós acreditarmos”. Não creio que você seja a comunidade GUJ e nem vejo tanto respeito dela assim com você.

Quando a você acreditar ou não, não me importo nem um pouco.

Quanto a sua frase “construtiva”, eu acho muito mais crível uma pessoa que se identifica e dá a sua opnião do que uma pessoa que não se identifica e mete o pau.

Finalizando, não estou preocupado em acreditarem ou não. Estou apenas passando uma visão positiva de algo que a maioria “falante” passa uma visão negativa.

E só para variar, na minha opnião, foi mais um comentário seu pouco inteligente.[/quote]

Se vc esta feliz ai, ótimo. Até acredito que em certos projetos, a Acc seja uma ótima empresa. Mas pelo que vimos, é uma empresa de marketing. Tem mt gente como vc que gosta de trabalhar la. Afinal de contas, são mais de 5000 funcionários só Brasil, seriamos hipócritas de dizer que a Acc é uma péssima empresa em todos os casos. Agora vc se identificar, dar seu nome, seu projeto e ainda por cima defende-la???..das duas uma, ou vc é ingênuo, ou pensa que somos ingênuos.

Analisando o que o Celso falou ateh agora:

(Accenture.rio) > (Accenture.sp);

Nunca trabalhei na Acc (alias, nem pretendo…), mas tbm jah ouvi dizer q a Acc de SP eh um senzala msm…

Se houvesse mais alguem no GUJ que fosse da Acc RJ para depor…

[quote=erickles]Analisando o que o Celso falou ateh agora:

Nunca trabalhei na Acc (alias, nem pretendo…), mas tbm jah ouvi dizer q a Acc de SP eh um senzala msm…

Se houvesse mais alguem no GUJ que fosse da Acc RJ para depor…[/quote]

Lembre também que não podemos generalizar. Não acredito que TODA a Acc do RJ seja uma maravilha e que nem toda a Acc de SP seja ruim. São 700 pessoas mais ou menos e não conheço todas, muito menos a ponto de conversar sobre isso. O que falo é da minha experiência pessoal e do pessoal mais próximo.

Mas claro que mais uma (algumas) opnião(ões) seria muito bom.

eduacsp, desencana dessa idéia. Se você está achando que a intenção é me promover, esqueça. As pessoas da fábrica onde trabalho e das fábricas que trabalham com assuntos de que gosto (WEB e SOA) não acessam o GUJ. E muito menos tem conhecimento dessa thread. E cara, se eu precisasse disso para me promover eu estaria lascado. Confio no meu trabalho e no meu potencial. A melhor propaganda de mim mesmo é o que consigo expressar em idéias. Cara, não puxo o saco nem pessoalmente, quanto mais virtualmente. Demorou para a ficha cair que era isso que você estava querendo dizer. Sem comentários.

[quote=celso.martins][quote=erickles]Analisando o que o Celso falou ateh agora:

Se houvesse mais alguem no GUJ que fosse da Acc RJ para depor…[/quote]

Lembre também que não podemos generalizar. Não acredito que TODA a Acc do RJ seja uma maravilha e que nem toda a Acc de SP seja ruim. São 700 pessoas mais ou menos e não conheço todas, muito menos a ponto de conversar sobre isso. O que falo é da minha experiência pessoal e do pessoal mais próximo.

Mas claro que mais uma (algumas) opnião(ões) seria muito bom.

eduacsp, desencana dessa idéia. Se você está achando que a intenção é me promover, esqueça. As pessoas da fábrica onde trabalho e das fábricas que trabalham com assuntos de que gosto (WEB e SOA) não acessam o GUJ. E muito menos tem conhecimento dessa thread. E cara, se eu precisasse disso para me promover eu estaria lascado. Confio no meu trabalho e no meu potencial. A melhor propaganda de mim mesmo é o que consigo expressar em idéias. Cara, não puxo o saco nem pessoalmente, quanto mais virtualmente. Demorou para a ficha cair que era isso que você estava querendo dizer. Sem comentários.

[/quote]

Ok 8)

Empresas do tamanho da Acc, IBM, etc, depende muito do lugar onde você trabalha mesmo, do gerente do projeto, de como você vai ou não se adaptar a cultura da empresa, etc

Eu trabalhei em apenas 2 projetos na Acc, não achei um horror como alguns dizem mas também não era uma maravilha,

Eu tb trabalhei na Accenture. Para mim as coisas não foram boas por lá. Fiquei pouco tempo trabalhando na fábrica de software, mas eu ví muita gente da Consultoria que ganhava bem, fazia cursos no exterior e gostava de trabalhar lá apesar de virar várias noites no trabalho.

Depende do caso.

Abraço,