Trabalho atualmente para Accenture como PJ. Grande parte do que foi dito a respeito de excesso de trabalho e gerentes megalômanos é verdade, com algumas excessões entretanto.
Minha experiência não é em Java, mas trabalho na área de TI há mais de 15 anos e nunca vi tanta metologia canônica implementada sem eficiência produtiva, com excesso de burocracia, prazos inexequíveis e se dentro do mesmo quase sempre mal feitos de forma a ser cumprido, custe o que custar. Nada que se resolva com um ARS emergencial depois…
A galinha dos ovos de ouro é burocracia, marketing e documentação vendidas como produtividade/inovação/talento/criatividade e essa balela de vendedor. A quantidade de estagiários é grande o trabalho é mecânico e “braçal” , criatividade zero, para ser bom precisa produzir a mesmice de sempre. Nesse ponto não deixam de ser eficientes, conseguindo impor e mostrar “qualidade” ao cliente , manter o nome Accenture a custo de rígidas metodologias que torna o trabalho para o programador/analista/consultor um lixo do ponto de vista motivacional. O plano de carreira para os estagiários não é mau entretanto.
Recomendo para quem está começando e quer ter noção da realidade dura que os espera depois de tantos anos de estudo com grandes ideais. O trabalho é maçante , sem desafios intelectuais , cansativo , sem liberdade de criação e inovação.
[quote=Sergio Figueras]Dá pra notar que é uma empresa mal-administrada, isso sim. Porque porra, torra dinheiro em festa e não tem grana depois pra pagar PJ é o fim do mundo cara.
O lema agora é:“Vade retro Accenture!”[/quote]
Concordo plenamente.
Tenho 2 amigos lá que me chamaram para trabalhar com eles. Recusei na hora…
Empresa que trabalhei e digo que é muito boa é a Gonow. Não é grande mas é muita boa:
Credo… Pelo que falaram… Deve ter um tronco lá no canto duma sala e um carinha com um chicote esperando para ver quem não cumpre com seus deveres… não conheço lá… mas a imagem da empresa está meio “maus” para a comunidade java… he he he
Trabalho na Accenture, no Projeto da Oi, como Analista Pleno.
Acompanho os tópicos sobre esse assunto há algum tempo e confesso que fiquei com certo medo quando entrei. Mas vou passar a minha experiência pessoal até o momento.
[list]Me pagaram o que pedi, sem contestar. Será que pedi mal? Não sei, mas estou ganhando bem mais que meu irmão que trabalha na NEC no Projeto da Vivo, é formado e já possui 2 certificações Java. Eu ainda estou no segundo período da faculdade e não tenho certificação nenhuma. Só possuo alguma experiência e muita disposição.[/list]
[list]O período de treinamento foi intenso, mas recebi todas as condições de melhorar no assunto que só conhecia teoria, EAI.[/list]
[list]Só me colocam em horas extras quando me avisam com antecedência e SEMPRE me perguntam sobre a minha disponibilidade. Inclusive nos fins-de-semana.[/list]
[list]Meu gerente é tranquilo e me incentiva a crescer, inclusive me emprestando e até DANDO alguns livros.[/list]
[list]Guerra de egos acontece em todos os lugares, ainda mais com a nossa área e ainda mais com programadores Java (Não me levem a mal, é o que acho e sou um defensor ferrenho do Java). Aqui não é diferente, mas já vi lugares piores, inclusive quando trabalhava com Delphi.[/list]
[list]Já vi muito programador que não sabe nem escrever em bom português querer ganhar 9k, 10k. Tem gente que sabe escrever meia-dúzia de linhas de código e já quer ganhar 10k e ainda reclama que está fazendo 1 ou 2 horas extras.[/list]
[list]Os benefícios são muito bons.[/list]
Celso, não estamos falando q em todos os casos é ruim trabalhar na Acc, mas apenas dizendo q existem mts reclamações de profissionais q trabalharam ou trabalham ainda la. Agora, vc falando bem da empresa não é estranho, afinal vc esta se identificando. Vc seria mt idiota se falasse mal da empresa onde trabalha e ainda por cima se identificar
Não sei se a questão seria essa. Seria fácil não me identificar. Ou melhor seria fácil ficar calado.
Mas não faz o meu gênero. Tudo que eu disse é a verdade do que acontece/aconteceu comigo na empresa. Se não fosse verdade eu simplesmente sairia da empresa e entraria aqui metendo o pau como muita gente faz.
Acho que tem muita gente que reclama de muito trabalho. O que eu quis deixar bem claro é que só trabalho muito quando quero. A nossa fábrica tem uma estrutura que permite isso. Vejo isso nas outras fábricas também.
Agora o que eu vejo muito por aqui é uma cambada de morcegos que passam o dia inteiro navegando na internet, não em sites técnicos, mas em sites como globo.com, etc. Aí aparece alguma coisa para fazer e logo dizem: “-Lá vem mais trabalho”. P***, eu pergunto, o cara está aqui para trabalhar ou para navegar no globo.com? O cabra morcega o dia inteiro, e chega no fim do dia não tem nada pronto e quer ir embora para casa. Sinceramente não entendo. Não é demagogia, não entro em sites pessoais no expediente. E não é por ser a “Acc”. Sempre tive esse comportamento. Tenho banda larga em casa para acessar os sites que quero.
E se tiver algum gerente da Acc lendo isso e pensando em me pressionar para dizer quem são essas pessoas, DESISTA. Não sou X9. Pode até ameaçar meu emprego, mas não xnoveio ninguém.
Você pelo jeito está muito bem adaptado. Minha teoria: está difícil conseguir gente boa/ruim em Java no Rio, sempre foi e dificilmente isso irá mudar se não houver iniciativa das empresas em MP , precisam mais de você que você deles. O valor que pediu obviamente foi baixo , além do mais com toda essa motivação . A Oi fatura anualmente cerca de 5 bi líquidos, mesmo assim comprou a BrT em parte com dinheiro público emprestado do BB, a Acc está desesperada em dar conta das demandas que vêm por aí, com o novo mercado de SP e a integração com a BrT. Se não conseguir gente em breve terá que rever os métodos estúpidos que utiliza ou abolir grande parte deles .
Cara, acho que você tem razão com relação a uma coisa. Estou bem adaptado e diferentemente de muita gente não tenho muito do que reclamar. Salário alto ou baixo é uma questão relativa e não absoluta, portanto, na minha opnião, não dá margem a palavra OBVIAMENTE. Só no caso de eu estar ganhando 2k, o que está bem longe da minha realidade. Pode reparar que fiz um comparativo com o salário do meu irmão que tem uma formação bem superior a minha. Ou o pessoal não sabe negociar ou está sob uma “realidade irreal”.
Quanto as demandas que você mencionou, elas não vêm, já são realidade. Além destas mencionadas temos outras e não vejo essa sangria desatada. Pelo que estou vendo, em todas as fábricas, o pessoal tem dado conta das demandas. As SIRs não ficam paradas em uma determinada fábrica, a não ser em horário alternativo (14hs as 22hs) em que fica um cara por fábrica e pode ter ficado um “morcego”.
Portanto, não entendo muitas das reclamações, a não ser nos casos que falei anteriormente ou em outros projetos.
Não quero ser o dono da verdade. Pode apenas ser uma questão de ponto de vista. Trabalho desde 1994 e sempre fiz horas extras sem nem receber um tapa nas costas ou um muito obrigado, quanto mais dinheiro. Na minha última empresa eu trabalhava normalmente 12hs e ainda era o “cara” de frente do suporte, que por ser uma empresa com negócio crítico (Rastreamento de Veículos por GPS), eu ficava de stand-by 24/7. Era uma obrigação e ninguém perguntava se eu podia ou não. E lá eu ganhava 2k. Posso ser muito azarado, mas não creio que esse seja o caso. Em todas as empresa que passei foi a mesma coisa. Não é exclusividade dessa última.
Veja bem, não é “somente” o pagamento pelas minhas horas-extras. É o reconhecimento, que eu tenho visto aqui. Nesse caso, posso ter tido sorte.
Por isso falei que poderia ser uma questão de ponto de vista. Posso ter vindo de um outro mundo. Mas a minha realidade é essa. Ganho mais de 150% a mais do que ganhava, me pagam as horas extras, tenho todos os benefícios possíveis e imaginados e além de tudo, toda sexta-feira rola uma massagem espetacular, que antes eu tinha que ficar mendigando para uma funcionária ou outra mais chegada fizesse nas costas desse pobre infeliz.
Posso ser doido? Posso. Sou fissurado por desenvolvimento. Brinco de programar desde o TK2000 em 1985 e espero parar só quando morrer.
Não quero defender ninguém, mas pelo meu histórico, dá pra saber porque não tenho muito o que reclamar, não é?
Existem pessoas que são realmente difíceis de acreditar. Cara, se foi isso o que você entendeu, não dá para dizer mais nada. Nem desenhando você entenderia.
Falei em tom de brincadeira (ou não deu pra endender o tom???). E não falei só da “massagenzinha”. Uma massagem de 1 hora custa 20,00 aqui no RJ. Tem gente que só conhece teclado e monitor mesmo.
Meu Deus. Tem gente que para impor a sua opnião fala qualquer asneira.
Concordo, acho isso tudo muita “conversa de perdedor” ou “dor de cotovelo” de quem não conseguiu entrar… Estou a dois anos na Acc e apreciando muito minha segunda promoção… Não tenho do que me queixar do modelo de trabalho “high performance” da Acc.