…
cada vez mais eu percebo que não existe a empresa dos sonhos.
Duas pessoas, na mesma empresa, com o mesmo cargo, um pode amar e o outro pode odiar a empresa.
Até o aclamado google está perdendo seus melhores funcionários… (Vide Exame deste mês)
Mas isso ocorre pq as pessoas são umas diferente das outras. Cada um tem uma expectativa, uma meta,
um foco.
O que importa é vc estar feliz onde está trabalhando (essa ficou filosofico hein…hahaha). Se vc está feliz,
não importa se todo o resto não gosta de lá, o que importa é o que vc acha.
E o principal é respeitar o próximo. Coisa que nosso amigo aurelio1 ai não fez, chamando o pessoal aqui
do forum de retardado logo na primeira mensagem dele.
aurelio1, se vc está feliz na Accenture, meus parabéns, mas entenda que as pessoas podem pensar diferente
de você e podem não concordar com o que vc disse.
PS: No seu texto você diz que na Accenture quem não corresponde as expectativas é mandado embora e depois
diz que a Accenture não manda ninguem embora, nem quem merece.
[]'s
…
A forma como ele (aurelio1) escreveu me fez desistir de ler o resto do post. Acabei preferindo escutar uns comentários do Max Gehringer. O de 28 de Março é muito bom, pois mostra que uma carreira de sucesso depende muito mais de você do que da empresa onde trabalha.
Espero que não venham 4716526346 funcionários com 184587246895648 logins diferentes querendo um flamewar…
[quote=aurelio1]Bem, quem não estiver disposto a ouvir algumas verdades, é melhor passar batido por esse post. Quem estiver disposto, saiba que algumas dessas verdades podem não agradar você.
[/quote]
Se for verdade o que seu amigo ValterVS disse:
"Não tenham vergonha em pensar exclusivamente em sua carreira, mantenham-se proximos de quem te avalia, não perca seu tempo sendo justo ou honesto pois isso é para os fracos que não crescem.
o que importa é agradar quem pode te promover… "
Sempre me disseram que a Accenture tem um FORTE PLANO DE CARREIRA, e blablabla… engraçado que mesmo sem curso superior eu fui contactado uns 2 meses atras. Parece que tavam com uns problemas ae de nao terem desenvolvedores, so tinha gente que “mandava” rs…
Pelo visto, de acordo com nossos amigos ValterVS e aurelio1, vistam a camisa da accenture aqueles que apoiam o lema abaixo:
“O pau do chefe é o corrimão da escada para o sucesso”.
…
Huahuahuahuahua!!!
Creio que o dinheiro não é tudo. Sou iniciante na área de desenvolvimento, e escolhi porque gosto.
Crescer profissionalmente? Claro todo mundo quer!!! Mas a verdade seja dita.
Quem não quer ter sua casa, seu carro, e ter qualidade de vida. Poder viajar nas férias, curtir com a família!!!
Hoje alguns curiosos, que nem investem em sua carreira desde Graduação, Certificação, etc. Estão se submentendo a trabalhar muito, por muito pouco.
Por isso a fama de que faltam bons profissionais!!!
Como eu disse, é questão de ter vontade de ver algumas verdades e refletir sobre elas.
[quote]E o principal é respeitar o próximo. Coisa que nosso amigo aurelio1 ai não fez, chamando o pessoal aqui
do forum de retardado logo na primeira mensagem dele. [/quote]
lavh, parece que você não leu com a devida atenção. Não chamei todos aqui de retardados, porque não é o que penso. Eu chamei de retardado quem levou a sério o post do tal do Valter, que entrou com o único intuito de avacalhar, com informações distorcidas. Alguns comentaram coisas do tipo “se você acredita nisso, então boa sorte” (ou algo parecido) pro que ele falou de “não precisa ser honesto e blababla”. Fala sério, isso é muita falta de noção! Mas você tem razão, no fim das contas… eu fui duro mesmo talvez sem necessidade. Então, pra quem levou a sério o post do Valter, eu digo: “cara, se você tem problemas pra distinguir um sarcasmo óbvio como esse de uma afirmação séria, então deve merecer mesmo o que tem”.
Como falei mais ao final, eu sei que na empresa existem casos brabos de trabalheira e também sei que acontecem injustiças. Mas é aquela coisa… embora não seja o ideal, não seja o que queremos, é algo que temos que entender que é possível dentro de uma empresa grande.
educasp, vc é bobo né? A gente puxa o saco de quem não merece, pra obter alguma vantagem. Bom, certamente eu não obtenho nenhuma vantagem apresentando fatos sobre a empresa. Não tem ninguém dela lendo esse post, pode ter certeza. E se tiver, bem, eu não sou o único Aurelio nela. Repito: sei que tem problemas, mas na soma do todo, e comparando com muitas outras empresas do mercado, ela tem sim um bocado de coisas boas. Eu só me senti compelido a responder esse post porque eu vi algumas coisas que estavam bem fora da realidade, com gente fazendo elocubrações a respeito de ‘coisas que ouviu falar’. E mais: CONFIRMEI o que outras pessoas que trabalharam na empresa falaram. Há sim projetos que são um verdadeiro ‘fudevouz de caçarolé’, onde gente trabalha pra cacete, pressão direta, e até mesmo com uns chefes que não é brincadeira não.
Então, cara, não houve lavagem cerebral. Houve sim reflexão, baseada em experiências.
Eu fui duro no meu post sim, mas é a pura questão de ver as pessoas cometendo os mesmos erros sistematicamente: Pensando somente no dinheiro, persistindo na ilusão de que trabalhar em TI é algo ‘estável’, sem picos exorbitantes de trabalho, não tendo uma visão mais adiante para entender que algumas coisas devem ser construídas ANTES, para se colher depois. Não preciso me estender muito no assunto, basta ver a história de pessoas de sucesso profissional e verão algumas constantes: pró-atividade, vontade de trabalhar, ausência de preguiça, entre outras.
[quote]PS: No seu texto você diz que na Accenture quem não corresponde as expectativas é mandado embora e depois
diz que a Accenture não manda ninguem embora, nem quem merece. [/quote]
lavh, de novo, acho que você não leu com a devida atenção.
Eu disse que na área de consultoria existe isso. Complementando, é uma área sensível na empresa, com um modelo chamado ‘up or out’. Os profissionais que entram nessa área são sim bem exigidos e definitivamente ela não mantém quem não é considerado muito bom mesmo. Todas as pessoas que entram nela têm plena consciência de que poderão ter uma carreira rápida, onde aprenderão MUITO mas também trabalharão MUITO; e têm a consciência de que devem atender às expectativas de carreira ou serão demitidas. Uma pessoa entra como analista inexperiente e no prazo de 6 anos já é gerente. Detalhe: vira gerente com conhecimento de causa e capacidade total para agir como tal.
Aí é que a teoria aparentemente não tem refletido a prática. O que se tem visto, é que a empresa não tem demitido os profissionais dessa área, porque a grande parte consegue, numa boa, chegar aos níveis mais altos. Ao contrário do que a própria empresa prega, os profissionais que não apresentam o perfil desejado, via de regra acabam sendo transferido para outras workforces, pois a empresa entende que naquele perfil ele não se encaixa, mas em outros diferentes, pode se encaixar. Ou seja, dizem que vc vai ser demitido, mas no fim das contas te dão mais chances. Se existe alguém que acha isso ruim, deve tratar da cabeça, por Tutatis!
Nas outras workforces (services, solutions), realmente a empresa não demite. É impressionante, eu até fico bobo de ver isso, levando em conta o tamanho da empresa. Eu não vejo demissões, outras pessoas não vêem demissões. Há até a piada interna que a empresa é incompetente pra demitir :? Já vi gente com péssima atitude de trabalho sendo transferida de projeto, com a esperança de que essa pessoa se ajeitasse. Aí, meu caro, vai de cada um ajeitar sua vida, não concorda? Eu vejo a empresa dá muitas chances pras pessoas se ajeitarem.
Pra finalizar, da mesma forma que vocês ficaram chateados ou ofendidos pela forma que eu tratei alguns assuntos (como por exemplo os descerebrados que não tiveram o mínimo de bom-senso de distinguir o sarcasmo do ValterVS), pensem que eu também fico muito cabreiro ao ver gente falando besteira a respeito de assuntos que desconhece.
Não fiquem chateados comigo, invés disso tentem refletir a respeito de algumas coisas que eu falei aqui e que simplesmente não são pensadas por muitos.
…
A accenture cá entre nós, é uma empresa só para junior. Eles fazem muita besteira nos clientes, digo isso por experiencia propria. Em um cliente no qual estou trabalhando atualmente, eles orçaram um projeto em R$ 50 milhões de reais, o cliente aprovou. Depois eles viram que o projeto iria custar R$ 150 milhões :shock: O cliente não pensou duas vezes e mandou os caras vazarem de lá.
Daí nós entramos e pegamos o lugar deles! Deixa pra quem sabe accenture! :lol:
Bem, não conheço a Accenture e nem ninguém de lá.
Vi o post do aurelio1 e acho que ele falou com sinceridade e não-puxasaquismo.
Pelo que vejo através do tópico, é uma empresa que tem uma estrutura muito pesada, tipo das corporações americanas da metade do século XX, com a diferença que é uma empresa de TI, onde poucas vezes olha-se para o funcionários e se olha bem mais para a produção. Pensamento este típico das corporações americanas dos anos 1940-1980: O que importa é o resultado, os funcionários são só mão-de-obra.
Porém, a realidade não é essa, pois a mão-de-obra é escassa e tem que ser altamente qualificada, diferente de algum tipo de fábrica onde os operários fazem algum tipo de trabalho duro com os braços e pernas mas pouco usam do cérebro.
Daí, a responsabilidade de administrar e avaliar os funcionários vai para os gerentes, coisa que abre a porta para o puxasaquismo e o desequilíbrio entre networking versus capacidade técnica tendendo mais fortemente ao networking. Para tentar segurar a mão de obra e evitar que ela vá embora começam a dar benefícios (sinal de que estão acordando, mas ainda não acordaram), mas se esquecem dos dos dois itens mais importantes: qualidade de vida para o funcionário e um salário significativamente melhor para quem merece (nesta ordem).
Ou seja, uma empresa organizada de forma relativamente caótica (mas não totalmente caótica), visando agressivamente os fins, mas sem dar muito valor aos meios, com uma visão do mundo defasada em cerca de 40 anos.
Comecei em uma empresa semelhante (porém de dimensões bem inferiores). É bom para aprender bastante e adquirir muita experiência, mas quem sobe tem que puxar bastante o saco ou ter habilidades realmente excepcionais para que a capacidade técnica consiga vencer o networking, algo que só acontece para poucos. A empresa se esforça em segurar os seus funcionários porque falta muita mão-de-obra, mas a sua estrutura engessada e constante necessidade de apagar incêndio impede que possam prover qualidade de vida a eles.
PS: Não digo que networking não é importante ou que seja ruim. Networking é bom, mas deve haver um equilíbrio entre a necessidade de networking e a de capacidade técnica. Gente que tem muito networking e pouca capacidade técnica é o completo puxa-saco. Gente que tem pouco networking e muita capacidade técnica se torna o cara que só sabe desenvolver sozinho.
Trabalho ha 4 meses na accenture. Antes de entrar na empresa, li este tópico, e pensei: “é tudo intriga da oposição. a accenture é uma das melhores empresas do mundo.”
Ah, se eu tivesse levado em conta as opiniões postadas aqui… Minha vida estaria muito melhor hoje em dia.
A maioria esmagadora dos absurdos lidos aqui é verdade. Eu acrescentaria uma coisa, que aconteceu com um colega: Ele foi contratado como analista desenvolvedor (PJ). Quando a accenture “descobriu” que ele não tinha experiencia numa determinada linguagem de programação, não pensou duas vezes e abaixou o valor-hora dele. Como ele tinha contas para pagar, foi obrigado a aceitar a redução. Detalhe: ele jamais mentiu nas entrevistas e testes.
isso que a accenture fez não tem nome. essa empresa não é séria. A empresa mais parece a igreja universal, tamanha a lavagem cerebral que ela faz na cabeça das pessoas, dizendo que lá é o melhor lugar do mundo. Paga pouco, explora…
Não sei se isso que aconteceu foi azar do meu colega, ou é uma coisa de praxe da empresa.
…
[quote=marioaquino]Trabalho ha 4 meses na accenture. Antes de entrar na empresa, li este tópico, e pensei: “é tudo intriga da oposição. a accenture é uma das melhores empresas do mundo.”
Ah, se eu tivesse levado em conta as opiniões postadas aqui… Minha vida estaria muito melhor hoje em dia.
A maioria esmagadora dos absurdos lidos aqui é verdade. Eu acrescentaria uma coisa, que aconteceu com um colega: Ele foi contratado como analista desenvolvedor (PJ). Quando a accenture “descobriu” que ele não tinha experiencia numa determinada linguagem de programação, não pensou duas vezes e abaixou o valor-hora dele. Como ele tinha contas para pagar, foi obrigado a aceitar a redução. Detalhe: ele jamais mentiu nas entrevistas e testes.
isso que a accenture fez não tem nome. essa empresa não é séria. A empresa mais parece a igreja universal, tamanha a lavagem cerebral que ela faz na cabeça das pessoas, dizendo que lá é o melhor lugar do mundo. Paga pouco, explora…
Não sei se isso que aconteceu foi azar do meu colega, ou é uma coisa de praxe da empresa.
[/quote]
Para você e eu (peões), a Accenture é o que o seu gerente é, porque na verdade a Accenture nada mais é do que um monte de empresas com o mesmo nome, mesma metodologia (não é metodologia de desenvolvimento, é mais ligada a processos), mas com lideranças diferentes que pagam à mesma “Matriz” (isso mesmo, as fábricas tem que literalmente pagar a matriz, e só depois utilizar a grana pro projeto, se houver prejuízo ela tem que pegar dinheiro emprestado à matriz, sob juros, para fazer dinheiro para pagar a matriz de novo, por isso sua fama de mercenária).
Quanto ao comentário do nosso amigo que disse que lá só tem júnior… bom é como falei acima, de uma fábrica para outra, ou de um projeto para outro, a empresa muda quase que totalmente… não duvido nada que realmente ele só tenha visto uma fábrica só com jr´s, mas querer classificar toda a empresa assim é um erro.
[quote=eduacsp][quote=marioaquino]Trabalho ha 4 meses na accenture. Antes de entrar na empresa, li este tópico, e pensei: “é tudo intriga da oposição. a accenture é uma das melhores empresas do mundo.”
[/quote]
Caro marioaquino,
O que aconteceu comigo na Acc foi parecido com o que aconteceu com seu amigo, mas pior. Eu fui contratado como desenvolvedor java. Expliquei na entrevista que tinha experiência de senior, excetuando que não tenho experiência (ainda) em EJB e xdocklet. Acontece que fui para o cliente tendo a impressão que estava trabalhando na melhor empresa do mundo (lavagem cerebral). E depois de um tempo percebi que a Acc tinham falado para o cliente q eu tinha vasta experiência em EJB. Quando o cliente percebeu q eu não tinha, advinha o que fizeram? me deram um projeto para entregar em 40h algo que deveria ser no mínimo o dobro. Resultado, não consegui entregar e fui desalocado do cliente. No dia seguinte a coitada mulher do RH me deu a noticia q eu tava demitido, minha gerente não teve nem a coragem e dignidade de me informar isso. Toda essa história durou 2 meses, mas parece que para mim foram 2 anos. MAS, eu conheci gente mt legal la, que realmente gostavam de trabalhar la (ou pelo menos fingiam mt bem). Normalmente quem gosta de trabalhar la, são estagiários e juniores (pq tem a chance de aprender mt).
Hj em dia estou numa grande consultoria e com um ambiente de trabalho legal e prazos realistas. Tenho pena de quem ainda continua la.
[/quote]
Pois é… A cada dia a gente lê coisas piores da Accenture aqui. E eu pensando que as pessoas de baixo caráter eram exclusivas do meu projeto…
Por essas e por outras que já estou pulando fora de lá.
Pessoal, estou participando de um processo seletivo da Accenture e queria saber se o período de treinamento (30 dias sem remuneração) que tem caráter eliminatório é muito dificil, pois pelo menos eu só tenho conceitos básicos de programação, nada de coisas especiais do tipo hibernate, struts e etc…
O problema disso é que ficar 30 dias sem remuneração e praticamente desempregado pagando todas as despesas é complicado :? Mas se essa parte for tranquila, irei na confiança.
Muitos dizem que a empresa paga pouco, mas pelo menos dentre as ofertas de estágio, essa é o que mais ofereceu até agora, para este tipo de modalidade onde contraram estudantes que apenas possuem o conhecimento padrão de lógica de programação.
Se vc quer aprender e ganhar pouco vai na fé. =)
Essa eh a empresa que mais explora seus funcionarios, cobram 80 ~ 120 reais por hora dos clientes e pagam 25 ~ 35… e exigem ate o sangue do cidadao!!
Corram dessa empresa se nao quiserem morrer de stress e baixos salarios.
Foi a pior empresa para qual ja trabalhei, disparado.
Corram dela.
Vamos la. O que me espanta aqui? A facilidade com que as pessoas ignoram todo o contexto brasileiro e a capacidade intelectual de todos.
O que voce tem que lembrar com relacao a Accenture? Ela tem um plano de carreira? O que é isso? Voce entra como estagiario ou analista, e evolui para consultor (em seus niveis), gerente (em seus niveis), etc.
Devo lembrar, que apenas 1% da populacao do Brasil Inteiro, tem renda superior pessoal acima de 3.000,00. 1%. Alguem tem nocao do que é isso?
Bem, se os que estao aqui, estao reclamando do valor pago em CLT (completamente CLT) devem lembrar de alguns detalhes. Trabalhar com PJ só se equipara em CLT se os valores forem exatamente de 100% maior. Se hoje um Analista ganha 3.000,00 na Accenture, voce deve procurar por PJ ou Autonomo, algo que pelo menos pague 6.000,00. Menos que isso, voce esta perdendo seguranca, poupanca e dinheiro.
Afinal, a cada ano de CLT, voce tem um salario extra guardado no FGTS, e se for demitido, ha uma multa de 40% sobre tudo isso. Isso sem contar que metade do FGTS é pago pela empresa (é lei), logo, PJ, voce pagaria o seu integral. Pessoal, nao somos superhumanos, podemos sofrer acidentes, doencas, e de repente, com 2, 3 anos de profissao nao da pra fazer uma poupanca pra te manter 40 anos invalido ou debilitado. INSS é um seguro, que pode nunca ser usado, mas se precisar, voce se arrependera de nunca ter feito um.
Outro ponto. Todos reclamam do salario de Analista (lembre do valor equivalente em PJ) mas esquecem que na Accenture, Analista bom, vira Consultor rapidinho… e o mesmo pra Gerente… e quem sabe, sócio. Entao a nomeclatura poderia ser assim. Analista Junior? É analista na accenture. Analista pleno bom? É Consultor na Accenture. E Analista Senior bom, é Gerente… e ai… ganha bem. Lembrando do padrao Brasil…
Hoje um Consultor ganha 5.000,00 mais os beneficios, e o Gerente, 8.000,00 pra mais.
Outro ponto. Uma empresa que oferece um carro para o bom profissional (consultor e gerente), que decidiu ficar na empresa tem que ser considerado. Imagine que voce compre um carro hoje de 30.000,00. Divida esse valor por 3 anos. Some seguro, IPVA e manutencao. Seria algo como se voce estivesse gastando, em 3 anos, por 50.000,00 (nao to nem colocando aqui juros de quem finacia, que o carro sai o dobro do preco) divididos por 36 meses? Ótimo, voce teria 2.000,00 de economia por mes. Logo, seu salario deveria ser visto como o salario base e 2.000,00 a mais (sem contar desvalorizacao, ja que voce paga 50 e na hora de vender, o carro vale 20.000). Outro ponto: Que empresa te faz ter cursos na sede nos EUA? Acho que pro seu curriculo isso faria a diferenca. Trabalhando em outras nacionais, nao sei se teriam essa preocupacao ou necessidade.
O que digo é: Analistas aqui, recalcados, que nao tem competencia, nao evoluirao na carreira. Que se acham bom, criem seu proprio yahoo, seu proprio Youtube, sua propria Microsoft. Se sao super, facam por onde. Com os defeitos comuns de empresa grande, com muitos funcionarios e de situacoes comuns de relacionamento entre seres humanos (independe de empresa, ja que ninguem tem a maquina pra descobrir carater dos outros, apesar dos RH acharem que sao magicos), mas um sistema de Mentor, Avaliacao de Gerente, diminui as chances de segregacao, de sacanagem, ja que reclamacoes podem ser feitas, se nao forem loucas, de quem tem mania de perseguicao. Voce sendo correto, sem medo de mostrar que esta sendo correto, voce cresce na Accenture. Estude, prove tecnicamente as limitacoes, de tudo, questione, e voce sera um profissional desejado e valorizado. Ate porque, profissional bom, falta no mercado. E nao irao demitir voce por discordar ou demonstrar o erro tecnico (e nao pessoal) do outro profissional. Se o
fizerem, outra empresa ira chama-lo, inclusive para quem voce prestou consultoria.