Accenture oferece 880 postos de trabalho

[quote=olhaomarcosaqui]Bom pessoal já que vcs estão com tanta disposição pra “descer o cacete” na Accenture, gostaria de saber se é só ela que tem essa fama na area de informática ou são todas as gigantes que pagam mal e exigem muito? Também já ouvi muita coisa da IBM…

Então o melhor é trabalhar em empresas pequenas mesmo? Porque a que eu trabalho é pequena e paga mal rsrrs Pra não falar na falta de beneficios e um plano de carreira estruturado.

[/quote]

Então cara, acho que não existe uma solução ótima para todos os casos!! :smiley:

Independente de qual empresa for, sempre vão ter pessoas satisfeitas e pessoas insatisfeitas.
Acho que cabe a você procurar o lugar melhor pro seu caso. Conheço pessoas que estão
satisfeitas na Accenture…pra mim isso é uma questão individual…

se a Accenture te fazer uma proposta que vc acha justa, não acho que vc deve deixar de ir pra lah
pq fulano falou que lah paga mal…

Tenho um conhecido q trabalha no Google, e ele falou que lah tbm tem pessoas insatisfeitas (o tão
idolatrado Google) e que saem de lah…normal…eu sinceramente não esperava algo diferente…

Não fique dando muitos ouvidos ao que falam, pq senão vc não vai trabalhar lugar nenhum! Eu queria ver
se o lugar aonde esses que falam mal de todas as empresas que aparecem aqui no GUJ trabalham
é tão bom assim mesmo, se lah é esse paraíso que eles relatam: pagam salários astronomicos,
tem qualidade de vida, o trabalho é ótimo etc etc etc…

Uma coisa é fato, a Accenture é voltada a processos, e por causa disso, valoriza mais processos do que pessoas,
porém, mesmo assim, algumas pessoas precisam ser valorizadas para o negócio andar. A imensa maioria não é,
mas alguns são!

Enfim, resumindo tudo:

“Procure o que for melhor pra vc” :-o

Eu to terminando a facul mas ja não sou mais estagiario. Quando ainda era fiz umas entrevistas la, e outro dia me ligaram pra ser estagiario e oferecendo um salario 3 vezes menor que o meu, obviamente nao fui.

Minha namorada estagia la faz uns 2 anos. Pelo que eu entendi da empresa, eles pagam muito mal no começo, mas se vc conseguir as promoções voce passa a ganhar bem depois de varios anos de empresa.

Como eu não gosto da idéia de depender de promoções e de fazer uma carreira em uma unica empresa, prefiro adquirir conhecimento e ganhar o que o mercado paga pra alguem do meu nivel, e nao ganhar abaixo disso e ficar tentando promoções. Vai de cada um :slight_smile:

Uma empresa só te dará um carro quando você puder comprar um… melhor.
A Accenture, campeã no rollout, varia tanto entre estar ou não entre os top 100 da APINFO porque existem diferentes opiniões internas sobre a corporação. Quem é novo na empresa, ou tem menos de um ano, tem a satisfação muito alta porque logo de cara já percebe que estão dando em suas mãos responsabilidades que estão muito acima de seu cargo, e vêem nisso uma grande oportunidade de conhecer. Isso é verdade.
O salário de estagiários e técnicos, que é um degrau entre stag e analista júnior (é, existe disso lá), está relativamente bom e até acima da média de mercado, fazendo com que nos dois primeiros anos qualquer um esteja motivado pela experiencia que está adquirindo e o seu salário. Mas a partir disso, ele vê que a mesma diferença que teve de aumento salarial entre estagiário e técnico também vai se manter pelos próximos 3 ou 4 anos. Isso não é claro na empresa, que já não entrega mais os holeriths em mãos, agora para consultá-los, precisa entrar em um site corporativo com login e senha. Ou seja, os novos não sabem o crescimento salarial. E o crescimento salarial é inversamente proporcional ao crescimento das responsabilidades e carga de trabalho. A cada nível de carreira, a responsabilidade praticamente dobra e o salário aumenta um valor que nem pode ser chamado de aumento.
Ao chegar no nível pleno (2 promoções a partir de stag), ele já estará coordenando pequenas equipes, trabalhando de graça até mais tarde e virando o seu estômago do avesso, já que de tanto tomar café a parte de dentro já deu PT. Suas conversas com ex-colegas da faculdade se resumirão a assuntos e piadas que aconteceram no próprio trabalho, e ele estranhamente se sentirá orgulhoso de trabalhar tanto. Orgulho que se acabará quando descobrir que seu colega de mesa, formado junto com ele, ganha o dobro do seu salário.
Orgulho? Motivação? Bom-humor? Acabou. Mas ele ainda não sai da empresa. 3 anos de reuniões motivacionais, cursos que ele recebeu (mas não consegue explicar sorbe o que era), happy-hours e baladas com os colegas de trabalho… tudo isso unido a algumas sessões de lavagem cerebral o deixam com medo de sair, se sente pressionado a ficar, pois está estável em uma empresa por 3 anos, e o cliente se sente confiante em seu trabalho. "Por que vou sair se estou bem aqui? Dinheiro traz felicidade?"
Isso até ele perceber que os ex-colegas de trabalho que tiveram coragem de sair ou foram demitidos estão fazendo metade do que faziam lá e recebem o dobro do salário. "Cara sortudo! Ganhou na loteria! Na minha avaliação eu tinha muitos pontos a melhorar, se eu sair agora estou perdido, vou ser demitido da nova empresa em dois tempos."
Medo de se arriscar, enquanto a saúde ou o casamento durar.

Estou na Accenture fazem mais de 5 anos e discordo de quase todos os comentários.
A carga de trabalho é justa, geralmente entro às 08:00 da manhã e saio ás 22:00, recebo por volta de 2
treinamentos de 16 horas ao ano como por exemplo o de administração do tempo e de otimização de reuniões.
Tenho sido promovido a cada 2 anos e nessas promoçoes tenho aumentos de aproximadamende 150 a até 200 reais.
Tenho vida pessoal, exceto nos finais de semana de fechamento mensal (ultimo e primeiro final de semana de cada mes). A cada ano tenho 30 dias de ferias pois sou CLT, mas prefiro vender 10 dias pra entrar uma grana extra!
Atualmente coordeno atividades de uma equipe de 20 pessoas e ganho quase R$3000 por mes
Mas pelo menos a cada 15 dias consigo fazer 24 horas extra remuneradas que elevam bem meu salario. Alguns meses faço horas extras não-remuneradas, por conta, elas ultrapassam as horas remuneradas, mas o que eu levo em conta é o aprendizado que eu ganho. Isso não tem preço.
Não me sinto preparado para ganhar mais, pois as pessoas que estão em cima de mim são muito bons profissionais e merecem mesmo estar na posição que ocupam…

Aproveitando…dou a dica aos que querem crescer aqui.
Não tenham vergonha em pensar exclusivamente em sua carreira, mantenham-se proximos de quem te avalia, não perca seu tempo sendo justo ou honesto pois isso é para os fracos que não crescem.
o que importa é agradar quem pode te promover…
Muitos vão te chamar de puxa-saco, mas ignore, pois essa é uma forma bastante eficaz de crescer na Accenture.

ValterVS

não me leva mal amigo… mas uma jornada de trabalho de 14 horas diarias? você fez eu me sentir melhor, já não acho o meu emprego tão ruim assim :stuck_out_tongue:

Crescer do tipo ganhar salário de junior (3K) para cordenar vinte pessoas?

Na boa, se você prega a “desonestidade com fracos” vai ganhar muito mais sendo político, e ainda vai estar num meio onde a desonestidade e a falta de ética que você pregou acima são comuns e apoiados. Só que lá as pessoas são minimamente inteligentes para ganhar um dinheiro razoável e não três minguéis.

Cada uma que aparece neste forum…

Na moral Philip, ele tem somente esse post aqui, só pode ser um “gerente” de lá se infiltrando para fazer odes a empresa.Não vejo outra possibilidade.

:lol: :lol: :lol:

Na moral Philip, ele tem somente esse post aqui, só pode ser um “gerente” de lá se infiltrando para fazer odes a empresa.Não vejo outra possibilidade.

:lol: :lol: :lol:[/quote]

Ironlynx,

Sim, ele tá zuando o post, mas não é gerente da Acc, pelo contrário, é alguém querendo queimar a empresa.

Já trabalhei lá, sei como é, o cara tá avacalhando a parada.

Tenho minha opinião pessoal sobre a empresa, tem seus prós e contras (no meu caso foram mais contras… mas cada caso é um caso), mas queimar a empresa com esse tipo de brinacadeira, como a do ValterVS, fingindo ser da empresa e dando informações distorcidas, é falta de profissionalismo.

Uma coisa e dar sua opinião, todo mundo tem direito de dizer o que pensa sobre qualquer coisa, mas esse tipo de brincadeira… eu não concordo.

[]´s

[quote]Sim, ele tá zuando o post, mas não é gerente da Acc, pelo contrário, é alguém querendo queimar a empresa.
[/quote]
O gerente era "entre"aspas, pq geralmente são pessoas de RH q defendem absurdos, pois gerentes não sabem mexer num fórum, só em planilhas excel e power point… :lol:
Honestamente, só tinha lido as 5 primeiras linhas,achei um absurdo e não li tudo, acredito que o shoes(philip) fez o mesmo.Lendo direito, o cara só pode estar zuando com a empresa mesmo, ou com a nossa cara. Um cara com 5 anos de empresa, que coordena 20 pessoas e ganha 3mil, só pode ser o coordenador dos vendedores de cachorro-quente do Maracanã, que ganha isso por mês, mas só trabalha domingos e quartas! :wink:

blz galera,

sou novo no GUJ e li essa materia ontem, e quis saber o que o pessoal que entrou na Accenture tem a dizer sobre a empresa. :?:

Valeu :wink:

Abraços a todos.

hahaha to passado… " Honestidade é para os fracos " ehuheauhu
Em brasilia só tem super-homem !! E pelo jeito algumas pessoas pensam assim na Accenture tbm =/

[quote] Não me sinto preparado para ganhar mais, pois as pessoas que estão em cima de mim são muito bons profissionais e merecem mesmo estar na posição que ocupam…
[/quote]

Não resisti a piadinha… Não quero nem imaginar o lugar que eles ocupam, já que estão todos “em cima” aehuaehuaheuaehuhae
ai ai ai

[quote=ValterVS]Estou na Accenture fazem mais de 5 anos e discordo de quase todos os comentários.
A carga de trabalho é justa, geralmente entro às 08:00 da manhã e saio ás 22:00, recebo por volta de 2
treinamentos de 16 horas ao ano como por exemplo o de administração do tempo e de otimização de reuniões.
Tenho sido promovido a cada 2 anos e nessas promoçoes tenho aumentos de aproximadamende 150 a até 200 reais.
Tenho vida pessoal, exceto nos finais de semana de fechamento mensal (ultimo e primeiro final de semana de cada mes). A cada ano tenho 30 dias de ferias pois sou CLT, mas prefiro vender 10 dias pra entrar uma grana extra!
Atualmente coordeno atividades de uma equipe de 20 pessoas e ganho quase R$3000 por mes
Mas pelo menos a cada 15 dias consigo fazer 24 horas extra remuneradas que elevam bem meu salario. Alguns meses faço horas extras não-remuneradas, por conta, elas ultrapassam as horas remuneradas, mas o que eu levo em conta é o aprendizado que eu ganho. Isso não tem preço.
Não me sinto preparado para ganhar mais, pois as pessoas que estão em cima de mim são muito bons profissionais e merecem mesmo estar na posição que ocupam…

Não tenham vergonha em pensar exclusivamente em sua carreira, mantenham-se proximos de quem te avalia, não perca seu tempo sendo justo ou honesto pois isso é para os fracos que não crescem.
Muitos vão te chamar de puxa-saco, mas ignore, pois essa é uma forma bastante eficaz de crescer na Accenture.

ValterVS[/quote]

Você foi muito infeliz cara! E que péssimo exemplo.

Justiça e honestidade é pressuposto básico de crescimento profissional.
Como você forma uma equipe de bons profissionais pensando desta forma? Há sempre alguém para orientar e alguém para lhe orientar.

Como todo funcionário de uma empresa, seja multinacional ou não, de IT ou não você deve ter em mente: “Estou trabalhando para alguém ganhar dinheiro, e esse alguém não sou eu”.

Muitos reclamam da empresa onde se trabalha, isso não é diferente, seja na Accenture, na IBM, ProcWork, BRQ, SystemPlan, Oracle, Sun, Google, enfim, todas as empresas de IT.

Existem casos e casos e mais vários casos, irei resumir minha experiência de 2 anos na Accenture.

Para o profissional que acabou de entrar no mercado eu realmente vejo a Accenture como uma boa oportunidade.
Salários: ( média ) Estagiário: R$ 1350,00
Analista Programador ( neste ano de 2008 ) não atinge os 27,50% de imposto de renda, então, dá para se ter uma idéias dos salários dos demais cargos acima de estagiario.
O niveis são:
Estagiario
Programador JR
Programador Senior
Analista Programador
(etc…)
É possível a promoção 1 vez por ano, ( existem casos de promoção 2 vezes por ano, mas você terá que andar sob as aguas…) logo faz-se os cálculos salario x anos e decida de compensa.

O profissional que entrar na empresa irá encarrar muita responsábilidade muitas vezes superior ao nível de carreira, prazos apertados, pressão de lider, pressão de cliente, etc.

É verdade que, dependendo do projeto, sim, existe uma grande carga de horas de trabalho, que dependendo do cliente, são remuneradas ou não.
Um parenteses aqui: Muitos reclamam da jornada de trabalho, porém eu pergunto: Você é realmente obrigado a trabalhar 12 horas de trabalho? NÃO, vc não é.
Cabe ao profissional analisar a demanda real do projeto, como suas ações impactarão no projeto e na sua vida pessoal, e dentro disso, tentar balancear a situação.

É certo que por se fábrica de software, os prazos são críticos, e sempre alguma coisa sai errado de ultima hora, atrasando tudo. Porém é verdade também que, seguindo a idéia de Alta Performance, pode ser que alguns lideres forçam um desenvolvimento mais agresivo para no final entregar o projeto com 1 semana antecipada, mas não pense que você funcionário, irá levar mereto por isso.

A empresa tem muitos benefícios, tais como, VR, Plano de Saúde, Paga Fretado executivo no caso do profissional morar em outra cidade, paga até 80% de um curso de Ingles, etc.

Então minha visão é que, para o profissional que deseja ganhar experiencia, sim, ótimo negócio entrar na empresa.

A grande verdade é que, não adianta ficar listando todos os items e metendo o pau, cabe o funcionário analisar a empresa como um todo, e ver se deseja continuar a trabalhar nela ou buscar algo a mais no mercado.

Todo mundo que trabalha, trabalha por algo, esse algo é dinheiro.
Se você está em um lugar, que não está suprindo sua necessidade financeira, cabe a você decidir procurar outra coisa que pague mais.

Quando a RH ligar no seu celular, ela irá falar o valor, cabe a você aceitar ou não.

Se o profissional é realmente bom, ele sabe onde deve ser o seu lugar e qual será o seu salário.

Profissional brasileiro ainda tem ideias enrraizadas dos papais das décadas passadas: conseguir um emprego, fazer carreira na empresa e se aposentar.
Isso na minha visão em IT é lenda, ilusão.
A vida útil de um cara em IT é de 10 a 15 anos, mais do que isso ou ele é substituido por 5 estágiarios ou ele pira o cabeção, e vai abrir uma padaria, uma lanchonete, uma banquinha de jornal, vai fazer outra faculdade, etc…

Portanto durante este perído eu acho que a pessoa tem que pensar nela como uma empresa e parar com estas ilusões de tal empresa é melhor do que tal, a questão é, ta ganhando o dinheiro que você deseja? Tem a qualidade de vida que deseja?

Think about it.

Bom,

Concordo em partes com o One Boy. O que eu mais concordo é o fato da pessoa tem o direito de aceitar a proposta de salário ou não. Cabe a ela decidir se quer ganhar merreca ou não. Isso eu concordo.

Entrar na Acc ou não é uma questão de princípios. Particularmente eu não aceitaria pq conheço o estilo de trabalho e tenho um pensamento que sempre procuro por em prática: “Trabalho para poder viver. Não vivo para trabalhar”

As empresas de TI em modo geral tem a PÉSSIMA idéia que fazer hora extra é normal. “Faz parte” Faz nada! Hora extra é incompetência, ou de quem está executando a tarefa e não foi capaz de cumprir o prazo estipulado, ou gerencial que acredita fielmente que hora extra é normal que coloca os prazos ridículos. A maioria das vezes é a segunda parte. E isso acontece na Acc. Como em outras consultorias.

Por isso estag tem responsabilidades acima da média. E vale ganhar os 1,3mil? EU não acho. E se a idéia aqui é postar o que acha sobre uam oferta de emprego na Acc, dou a minha opinião: NÃO! Simples.

Tenho família, amigos e vida social. O povão de TI tem que parar de achar que se foder no emprego e ter carga horária de 10h por dia é normal, é legal… é legal chegar no HH com os amigos as 22, sendo qeu todos estão la desde as 19, e ainda falar “Estava trabalhando” com aquele ar de superior… aquele ar de que “eu trabalho e vcs são uns vagabundos! aonde já se viu trabalhar 8h por dia!”

Nariz empinado tem aos montes em TI. Todos se acham melhores do que outras áreas da vida. Acredito que na Acc (como na price, IBM e outras grandes consultorias) é um mal que acontece direto. Isso é ridículo. E não faz parte do meu perfil.

Como disse antes: cada um aceita o que quer. EU não aceitaria, jamais. Como não aceitei no passado.

Ralar como escravo e ganhar como um não faz parte do meu estilo de vida. Tem uns locuso que gostam… mas ai vai a lavagem cerebral de cada um…

[quote=ValterVS]Estou na Accenture fazem mais de 5 anos e discordo de quase todos os comentários.

ValterVS[/quote]

Trabalhar igual louco, ganhar pouco ( 3.000 pra cordenar 20 pessoas? DASdhsusahsdUH ) e ainda por cima puxar saco de quem esta acima
na piramide e ganha dinheiro com o esforço dos outros?

Eu passo.

Aqui na empresa que eu trabalho ganho menos do que isso ( detalhe: ES, não SP ), mas é um salário digno, a empresa investe no funcionario, seu salário pode subir MUITO mais do que 200,00 reais por ano, paga vouchers, e nao cobra nada dele alem das 8 horinhas diarias de segunda a sexta.

Meus pêsames pela sua vida de escravidão.

Bem, quem não estiver disposto a ouvir algumas verdades, é melhor passar batido por esse post. Quem estiver disposto, saiba que algumas dessas verdades podem não agradar você.

1. Quem levou a sério o post do ValterVS é retardado e merece viver eternamente programando em BASIC numa empresinha de fundo de quintal. Ponto.
  2. A quantidade de besteiras que li aqui é enorme, a despeito de algumas coisas com sentido que foram ditas.
  3. Leiam o post do One Boy, que é um dos posts mais sensatos de todos, apesar de eu discordar de algumas coisas.
  4. Vê-se notoriamente que a maior parte das pessoas aqui é iniciante no mercado de trabalho (qualquer coisa abaixo de 5 pra mim é iniciante).

Vamos lá, tentar explicar algumas coisas pra quem ainda não abriu um pouco mais a visão a respeito da vida e dessa coisa chamada “vida profissional”:

1- Após uma determinada idade, o capital intelectual que você adquiriu com a experiência profissional é o que vai te distinguir de profissionais mais jovens
2- Ter alto salário não está necessariamente ligado a essa primeira afirmação. Aliás, normalmente ganha melhor quem está mais enquadrado dentro dessa primeira afirmação
3- Ganhar bem e manter-se no mesmo patamar (ou zona de conforto) por muito tempo é mais prejudicial que se pode imaginar, a médio-longo prazo. É comum cair na real tardiamente que você está ‘fora do jogo’, só porque continuou se mantendo dentro da zona de conforto.
4- Tirando alguns casos (pessoas com habilidades excepcionais), só alcança o sucesso profissional quem trabalha muito, duro, com vontade
5- Ilude-se quem acha que é possível ser o ‘bambambam’ de qualquer área de conhecimento/negócio trabalhando rotineiramente atrás de uma mesa 8 horas por dia e pronto
6- Há pessoas com habilidades extraordinárias, em campos distintos. Relacionamento com clientes/pessoas, gestão, programação, redes, arquitetura. Com um mínimo de bom-senso (e normalmente aliado a uma boa carga de trabalho), essas pessoas vão atingir sucesso profissional, ganhar bem, e não precisar se matar 14 horas por dia sempre
7- Pense bem: quantas pessoas com essas habilidades extraordinárias você conhece? Você é uma delas? Muito possivelmente, não. Então, o negócio é trabalhar duro.
8- As empresas que contratam serviços de consultorias de TI exigem, cada vez mais, e cada vez mais agressivamente, que se faça mais, por menos.
9- Empresas (sejam de consultoria, padarias, indústrias) têm que lucrar pra se manter. Lucrar não é indecente, como a maior parte dos brasileiros pensam. Lucrar é bom, porque permite à empresa CRESCER.
10- Qualquer empresa que mantenha uma fábrica de software paga relativamente mal. Por que? Industrialização, linha de produção. Vejam a afirmação 8. É preciso manter um salário compatível com o que os clientes estão pagando simplesmente porque senão uma fábrica dessas não poderia existir.
11- O que você quer daqui há 10 anos? Ser um programador? Um arquiteto de TI? Alguém que estará comandando outras pessoas?
12- Destaca-se quem é pró-ativo, quem trabalha fundamentado na meritocracia. Releia a afirmação 5 para pensar um pouco mais.

Eu trabalho na Accenture. Como qualquer outra empresa, tem suas qualidades e seus problemas. Tem pessoas ótimas, e pessoas péssimas (em sentidos diversos). Tenho, em carteira, 18 anos de profissão e mesmo por isso um bocado de base e experiência para fazer comparações.
Comparativamente, eu vejo que a Accenture, na soma de suas partes, supera outras empresas do setor. Mas tem lá seus problemas, claro.

Uma coisa que eu digo pra quem quer entrar nessa empresa: “se você está buscando salário bom a curto prazo, então bye bye, esse não é o seu lugar. Agora, se você quer investir em carreira, eu vejo que esse é um bom lugar”. Repare que eu não afirmo que esse é o melhor lugar, mas é um bom lugar. Muito bom, na minha opinião.
Não é nada incomum vermos aqui gerentes com 30 anos de idade, só como exemplo. Se você entra na área de consultoria como analista, pode, no curso de aproximadamente 6 anos, virar gerente com conhecimento de causa para tal. Claro, há alguns pré-requisitos importantes, como formação em faculdade de expressão, inglês fluente, e ter potencial. Há um plano de carreira agressivo, mas também se você não atingir expectativas profissionais dentro de prazos estabelecidos, está fora, é demitido. Posso estar enganado, mas pelo que sei não são muitas as pessoas demitidas nessa área.
Em Services, a coisa é um pouco mais devagar, mas aí é por conta do tipo de negócio (a margem de lucro é menor, são contratos mais longos de outsourcing, e não é exigido o nível de dinâmica de um profissional de consultoria). Mesmo assim, há promoções, há premiações, há treinamento. Basta fazer a sua parte, com pró-atividade, que maior parte das vezes você será recompensado, nem que demore um pouco mais que você imagina.
Em Solutions (onde estão os delivery centers, ou fábricas), a coisa é num patamar ainda mais ‘baixo’. Pra esse negócio sobreviver, tem que ser com um nível de salário usualmente mais baixo, senão não vale a pena o investimento. Mas tem uma linha de carreira parecida com Services.

Consultoria não é pra qualquer um. É pra quem quer crescimento rápido de carreira, à custa de muito, muito trabalho. Mas também com muito, muito, muito aprendizado. Em muitos projetos, e arrisco dizer que quase todos, é estressante, tem bastante pressão, e muita gente não aguenta. Mas é por isso mesmo que a participação nos lucros é maior. Opa, ninguém atentou para esse detalhe, né? Na Accenture, anualmente há um processo de avaliação que determina quantos salários a mais você vai ganhar no ano seguinte. Dependendo do nível, a coisa vai de 0,5 a 5 ou 6 salários. Mas é pesado, é muito trabalho.
Em services, bem… depende do projeto. Tem projeto calmo, que você não se estressa. Tem projeto louco, que você trabalha muito todos os dias. Tem projeto em que as pessoas são ‘body shop’ (esses são raros), onde os funcionários da Accenture nem se sentem direito ‘da’ Accenture.
Em solutions, eu não conheço direito. O que sei é que usualmente é bastante trabalho.

O que diferencia a empresa então? Vou citar algumas coisas para vocês fazerem o comparativo com as empresas que vocês trabalham. Isso vale para todas as áreas que já citei:

• Não desconta nada. Plano de saúde? Ticket? Nadinha. Não sei quanto a vale transporte, pois não uso.
  • Paga 50% ou 80% de um curso de idioma. Depende do nível que você tem nesse idioma (quanto menos sabe, mais é subsidiado)
  • Na área de consultoria, há treinamentos obrigatórios feitos no exterior. Nas outras workforces (services, solutions), esse treinamento pode ser dado dependendo da sua avaliação (você tem que ser bom pra merecer).
  • Anualmente há o processo de avaliação que vai determinar quantos salários você vai ganhar a mais, no ano seguinte (mas é atrelado a resultados da empresa): a coisa varia entre 0,5 e 6 salários. Depende do nível, e da workforce. Em services, para níveis não gerenciais, pelo que sei a média é de 1 salário. Já ganhei mais que isso.
  • Ao atingir determinados níveis de carreira (de consultor em diante), você tem direito a um carro zerinho, que ao prazo de 3 anos pode comprar por um preço muito mais baixo que o de mercado. Tem que pagar uma micharia (coisa de uns centos e poucos por mês) por uma pura questão de leis trabalhistas. Não é necessário preocupar-se com IPVA, seguro ou manutenção, diga-se de passagem.
  • Gerentes têm 14o salário. Têm direito a carro, com auxílio combustível de R$ 400 por mês. Quer um Stilo ou um Meriva? Gerentes Seniores, são outros carros que esqueci agora.
  • Nunca vi ninguém ser demitido. Mesmo pessoas que, em minha opinião, são fanfarronas e deveriam pedir pra sair :slight_smile: Opa, pra não dizer que nunca vi, eu soube de alguns casos… era gente que estava roubando a empresa de alguma forma, ou roubando/fraudando o cliente, ou então fazendo MUITA m*rda mesmo.
  • Não é nada impossível pedir pra trabalhar 4 ou 6 horas por dia (claro, com redução de salário). Conheço inclusive algumas pessoas nesse esquema. É especialmente útil pra mulheres. Falando no assunto, mulheres podem estender um pouco mais a licença maternidade, trabalhando meio período por dois meses adicionais. Pais, podem fazê-lo por um mês, se não me engano.
  • Maior parte dos líderes que vi ou tive contato têm uma grande preocupação em formar pessoas, ensinando, orientando, preparando.
  • Maior parte de gerentes e líderes que vi têm absoluto preparo para exercer o papel que exercem.
  • Falando de formar pessoas, existe o mentoring, onde um profissional mais antigo da empresa serve como orientador. Já mencionaram isso aqui.
  • Só fica entediado aqui quem quiser. Quer fazer outra coisa, trabalhar com outra tecnologia, ou outra área de conhecimento? Dá, muito mais facilmente que se pensa. Claro, você tem que deixar sucessores, e costurar um networking para que outras pessoas confiem no seu potencial de fazer o que pretende. Jacaré que fica parado vira bolsa.
  • A abertura a trabalhos diferentes aqui é impressionante. Você pode estar em um projeto de telecom aprendendo a lidar com determinadas áreas de negócio, e depois pode estar em uma empresa do governo lidando com outro tipo de projeto. Basta se mexer.
  • Não me lembro de muitas empresas que conseguiram promover recepcionistas a outros cargos, como na área de RH ou administrativa. Uma outra está entrando na consultoria, como estagiária. Se trabalhar direito, vai a gerente daqui há uns 7, 8 anos.
  • Inúmeras vagas oferecidas são extensivas a deficientes físicos. Pessoalmente conheço um deficiente visual que está há um bocado de tempo na empresa.

Sou de services, tenho pouco mais de dois anos de empresa. Já viajei pros EUA para treinamento, vou de novo pro exterior em breve como avaliador participar da minha terceira avaliação de CMMI. Aprimorei meu inglês, e aprendi por conta própria Espanhol, para poder falar com a galera da América Latina e Espanha, com quem trato muitas vezes. Com certeza, comparado a outros profissionais do mesmo nível de carreira, eu posso ser considerada uma pessoa de sorte. O que vivi não é a realidade de muitos.

É óbvio que não são só coisas boas. Tem gente burra, tem injustiças, tem umas maluquices, tem gente incapacitada exercendo papéis que não deveriam estar exercendo. Mas acho que isso é de se esperar de uma empresa que, só no Brasil, tem mais de 6000 profissionais.

Sinto realmente muito pelas pessoas que acabaram vivendo situações (que não são incomuns) de terem que trabalhar muito, ganhando relativamente mal. Já comentei que o salário aqui realmente não é a melhor coisa do mundo. Com certeza, alguns tinham mesmo que sair, seja porque realmente a liderança do projeto era incapaz, seja porque sua vida pessoal etava escangalhando. Mas temo que alguns não tenham tido uma visão mais pra frente.

Agora, finalmente chegando ao que o One Boy falou no outro post, eu posso afirmar categoricamente que não é só pelo salário que estamos trabalhando. O fator de realização profissional, de se sentir importante, de sentir que está trabalhando com lideranças boas, de sentir que está contribuindo para o resultado da empresa e para si mesmo conta muito. Infelizmente, as pessoas acabam demorando pra perceber isso.

Por fim, não pensem que estou bitolado pela empresa. Só que eu tenho experiência suficiente pra conseguir enxergar algumas coisas, sem contar as experiências que já vivi em outros lugares. Essa experiência me dá mais base para comparar as virtudes e os defeitos de onde estou trabalhando. Aqui, até o momento, eu tenho a confiança de que só depende de mim para eu crescer, coisa que eu não vi em outras empresas.

ufa, falei pra caramba!

p.s.: putz, agora que eu vi… esse tópico já é antigo mesmo. Detesto dar ‘revival’ assim em post velho. Mas, de qualquer forma, a mensagem continua valendo porque a empresa ainda tá contratando pra dedéu :slight_smile: