A indústria de TI é machista?

[quote=felipeguerra][quote=Leonardo3001]É muito fácil dizer que não existe machismo quando se é homem. É muito fácil dizer que não existe preconceito racial quando se é branco. É muito fácil dizer que não existe intolerância religiosa quando se é católico e não evangélico. Pois bem, só que muita gente é machista, racista e não suporta outras religiões, mas fazem isso de forma velada, fingindo que não é com eles.

Ora, ora, ora! Vejamos! Quando alguém quer contratar especificamente uma mulher, faz pela diversidade ou porque quer “tirar proveito” durante o trabalho? Quando uma mulher desiste de uma faculdade de computação, faz porque realmente não queria aquilo, ou porque não suportava o tratamento “diferenciado” de seus colegas masculinos? A mesma coisa quando ela sai da área de programação após o curso, será que o ambiente não lhe era favorável?

Sei que o preconceito existe e já vi muitos na nossa profissão, gente que dizia pra não colocar duas mulheres juntos porque “conversavam demais” (esquecendo que homens também conversam), ou então que “precisava contratar mais gostosas”. Sem falar dos caras que não entendem o porquê da TI precisar de mais mulheres, não é pra ficar olhando o corpo delas, mas porque mais diversidade num ambiente de trabalho traz novas ideias e jeitos diferentes de trabalhar.

Se quisermos igualdade de sexos na nossa profissão, é imprescendível respeitarmos as mulheres, tratando-as com a dignidade que merecem.

Por fim, não acredito muito nesse negócio de que mulher gosta mais de humanas e homens, de exatas. Muito tem a ver com cultura (de origem machista) e o fato de mulheres se sentirem intimidadas quando existem muito mais homens do que mulheres ao redor.[/quote]

Cara, quero parabenizá-lo pelo comentário!

Vou te contar uma coisa, minha namorada é psicóloga, linda e bem sucedida…mesmo assim, ela sofre um monte com o preconceito e o machismo que impera. Às vezes, quando ela me conta determinadas coisas, eu sinto uma raiva tremenda dos outros homens, mas eu lembro que também sou homem e trabalho para me corrigir e não disseminar as atitudes que repudio…

Agora, queria ver qualquer imbecil aqui ter uma conversa franca com uma mulher que está no mundo corporativo, nem precisa ser de TI, para entender o que realmente se passa…os caras acham que conhecem tudo o que acontece no mundo do business, coitados…deveriam trocar mais experiências com a mulherada que estão loucas para ter um bom papo e não só serem vistas como um pedaço de carne…

Enfim, é lastimável ler certas opiniões aqui.[/quote]

Uau, enfim um comentário racional por aqui.
Ponto pros dois! :wink:

[quote=Loiane]Caracas, quantos machistas nessa thread! Mesmo falando que não são, muitos estão fazendo comentários machistas! :lol:

Há sim, falta de interesse por parte das mulheres em fazer algum curso de exatas.

Há sim, falta de profissionais qualificados no mercado, independente de ser homem ou mulher.

Minha turma na faculdade começou com 50 alunos: 43 homens e 7 mulheres. Formaram 2 mulheres e 1 homem. E sim, a gente dava um “banho” nos meninos! rs :slight_smile:

Sinceramente, espero que um dia igualem os lados em termos de números, pra acabar de vez com esse preconceito bobo que algumas pessoas infelizmente ainda têm.[/quote]

Entao deixa eu entender: se uma turma de NUTRIÇÃO tem 40 mulheres e 3 homens, a faculdade/sociedade é FEMINISTA?

Francamente. Homem é uma coisa Mulher é outra.
Vc pode fazer o QUE QUISER, mas sempre vai existir uma area que é PENDENTE pra um lado e isso NAO É MACHISMO/FEMINISMO.

Eu ADORARIA minha sala ter 30 mulheres e 10 homens. Poxa que maravilha ia ser, sao tao inteligentes qto os homens, nao ha diferença nisso.
E ainda a sala seria mais CHEIROSA.

Seus comentarios podem refletir, sim, os argumentos baseados em uma “seleção artificial” formulados por alguem que sofreu preconceito.
Mas nao reflitem a VERDADE.

[quote=fabim][quote=Loiane]Caracas, quantos machistas nessa thread! Mesmo falando que não são, muitos estão fazendo comentários machistas! :lol:

Há sim, falta de interesse por parte das mulheres em fazer algum curso de exatas.

Há sim, falta de profissionais qualificados no mercado, independente de ser homem ou mulher.

Minha turma na faculdade começou com 50 alunos: 43 homens e 7 mulheres. Formaram 2 mulheres e 1 homem. E sim, a gente dava um “banho” nos meninos! rs :slight_smile:

Sinceramente, espero que um dia igualem os lados em termos de números, pra acabar de vez com esse preconceito bobo que algumas pessoas infelizmente ainda têm.[/quote]

Seus comentarios podem refletir, sim, os argumentos baseados em uma “seleção artificial” formulados por alguem que sofreu preconceito.
Mas nao reflitem a VERDADE.[/quote]

É o que creio tb, principalmente após concordar com alguem que “quer ver um imbecil daqui ter uma conversa franca com uma mulher” Vide posts acima.

[quote=Loiane]Realmente, notar que mulheres não se interessam muito pela área não é machismo, é verdade, e faz parte da cultura desde os tempos das cavernas. :slight_smile:

Mas sim, tem comentários bem machistas aqui. :frowning: [/quote]

Eu não teria tanta certeza que é cultural assim. Esse fenômeno se repete em simplesmente todos os países do mundo! O curioso, é que elas também se interessam mais por humanas nos demais países. Será que o mundo inteiro é machista?

E por que seria machista admitir que mulheres tem mais facilidade com humanas e homens com exatas? Talvez não seria feminista, dizer que os homens são fracos para ciências humanas?

Agora, também não nego a existência de machismo, ou feminismo. Gente idiota existe em todas as áreas, sexos ou credos.

Respondendo a todos:

Ter menos mulheres na área de TI não é machista, é fato, não tem como argumentar com isso. Não confundam machismo com minoria.

Dizemos cultural não porque é cultura do Brasil, mas cultura mundial mesmo. Antigamente tinha-se a visão de que mulher só servia pra “procriar”, depois isso foi mudando. E por algum fator, mulheres acabaram indo mais para humanas, e sei lá por qual razão ficou a visão de que uma profissão de exatas é mais masculina.

Só achei alguns comentários sobre mulher ser incapaz machistas, como rolaram por aqui. E fiquei chateada por algumas pessoas pensarem assim.

Meus 13 centavos: acho que a industria de TI eh tao preconceituosa quanto qualquer outra. Machismos e afins estao por ai, soltos ao vento. Simplesmente negar isso acho que eh cegueira.

Mas nao era isso que queria comentar. Curiosamente, esses dias um amigo meu conversava sobre isso, a falta de mulheres em TI, e que isso era muito ruim pra area, pois a mulher em geral eh muito criativa, e criatividade eh fundamental aqui. Eu concordo com ele.

Particularmente, fiz uma lista rapida dos lugares que trabalhei, e em 75% deles - as empresas maiores - eu tive companheiras de desenvolvimento ou analise trabalhando comigo. Trabalhando bem ou nao, elas estavam ali. As empresas menores so tinham os caras, equipes de 2, 3 pessoas.

Nao eh nada, nao eh nada, nao eh nada mesmo. :wink:

Percebo que está havendo uma mistura de duas coisas que são, na realidade, distintas.

1. Existem poucas mulheres em TI.
  2. Existe machismo na nossa área.

A proporção homens X mulheres não diz nada sobre machismo. Poderia ser a área de enfermagem, onde uns 80% são mulheres, e ainda assim haver homens preconceituosos entre eles. Só acho que fingir que isso não existe (como é comum no Brasil, onde o preconceito é velado) uma demonstração de cegueira ou conivência.

Outra coisa que, infelizmente, não tenho como confirmar, porque perdi os links. Mas no Japão a proporção entre homens e mulheres programadores é mais próximo de 1:1. E existem muitas japonesas como commiters da linguagem Ruby.

Não vi nenhum comentário assim…

E se tivesse, seriam removidos por moderadores, já que esse tipo de comentário não é permitido.

recentemente acompanhei um processo de seleção de uma amiga e de alguns amigos que trabalhavam comigo e que poderiam ir para uma outra empresa (uma franquia de uma grande empresa). O resultado é que todos os homens praticamente foram contratados, e a moça excluida. Conversando com pessoas que já trabalhavam nessa franquia, descobri que a empresa teve problemas de assedio sexual em um dos clientes e deu o maior BO… por isso eles evitavam contratar mulheres. Achei bem machista sim.

Bom, talvez seja algo relacionado a personalidade, ao X e ao Y…
Porque mulheres geralmente preferem humanas, e homens exatas…
Mas o melhor aluno de Engenharia da faculdade que meu pai da aula, é aluna
E a melhor aluna de Humanas da faculdade de medicina de pouso alegre é homem…

Não considero que isso é ser machista…

Não contrataram a mulher para evitar problemas… pode até nao ser certo nem justo… Mas nao é machismo

[quote=rogelgarcia]Não considero que isso é ser machista…

Não contrataram a mulher para evitar problemas… pode até nao ser certo nem justo… Mas nao é machismo[/quote]

hahahaha

mulher é sinônimo de problemas?

É a coisa mais ridícula que já li.

[quote=Leonardo3001]Percebo que está havendo uma mistura de duas coisas que são, na realidade, distintas.

1. Existem poucas mulheres em TI.
  2. Existe machismo na nossa área.

A proporção homens X mulheres não diz nada sobre machismo. Poderia ser a área de enfermagem, onde uns 80% são mulheres, e ainda assim haver homens preconceituosos entre eles. Só acho que fingir que isso não existe (como é comum no Brasil, onde o preconceito é velado) uma demonstração de cegueira ou conivência.
[/quote]

Acho que você falou tudo.

[quote=deniswsrosa][quote=Tchello][quote=anurb.coimbra]“Tenho pena de vc, vc estuda tanto mas mulheres por mais que estudem nunca vão bem em computação”

“Se eu colocar um exercício desse na prova ainda terão os ‘pilotos de fogão’ que vão errar”

blblablblabla

alguma das coisas que já ouvi.
[/quote]

Nossa, se minha esposa ouvir isso ela vai presa por múltiplo homicídio culposo huahuahuahua (ela também é de TI).[/quote]

Tem de se levar em consideração também o tom da frase. Frases assim costumam ser ditas com bom humor, mas a pessoa pode muito bem entender como ofensa ou como disciminação. Eu por exemplo, tenho um IMC um pouco alto, quando me zuam com alguma piadinha de gordo, não me sinto ofendido, ao contrário, eu mesmo faço piadas sobre mim. Quanto a sua esposa tchello “culposo” é quando não há a intenção de matar, nesse caso o crime tem uma redução consideravel na pena, mas imagina se sua esposa ouvir o q falo pra minha de brincadeira claro:
-“Vai limpar a casa que vc ganha mais!” - Quando digo isso geralmente caio na risada, pq ela fica p… da vida.
[/quote]

Tem razão, quis dizer doloso e saiu culposo.
Denis, quanto ao seu IMC um pouco acima, com todos os colegas que tenho nessa situação observei dois tipos distintos e extremos de reações: ou o cara leva na boa e ele mesmo se zoa ou o cara leva a sério e fica p*. Felizmente a segunda situação foram em casos mais esporádicos.
AUHuhaHUA quando eu digo esse tipo de frases pra minha esposa eu sempre levo ou um beliscão ou um soco no peito, acredite ela põe força pra valer hahahaha

Bacana…

Galera…conversa com alguém, de preferência um psicologo que trabalha na àrea de RH, sobre o assunto.

Já me passaram que: O ideal é haver um número balanceado de individuos dos dois sexos; caso contrario a administração (chefe, lider, diretor e etc…) vai ter problemas ou mais dificuldade de comandar tal equipe.

Detalhe, todas a quem perguntei preferem lideres homens. :shock:

Pergunta para uma mulher (sincera) o que elas acham das outras mulheres no ambiente de trabalho; ela vai dar demonstrações de machismo que vc irá ficar impressionado.

Parem para pensar, passamos mais tempo com as mulheres do que com homens; começamos na gestação, depois primeiros anos de vida; tiramos férias para jogar bola por um pequeno período (sob supervisão delas), depois valtamos pra elas e vamos seguindo. Logo, o machismo só pode ser coisa de MULHER não tem outra explicação!

E tem mais…quando o bicho pega de verdade, vc corre o risco de ouvir. “Vai lá! Você não é homem não?”

As questões intelectuais nos confudem demais e negar nossa natureza é um grande engano. Negamos os nossos verdadeiros interesses e ignoramos o nosso verdadeiro objetivo.

O trabalho não define o sexo, então falar de machismo pensando só em TI fica complicado; já ouvi falar que tem mulheres se propondo a trabalhar de pedreiro (ou seria pedreira?) se bobear tem mulher até em mina de carvão. Existem mulheres em campo de batalha e aliás são excelentes atiradoras. O problema é igual para os dois (homem e mulher) se vc não se impor como um bom profissional e cidadão de bem acaba perdendo o respeito e acaba arrumando desculpas para o resultado; machismo pode ser uma delas.

flws

[quote=pedroroxd]Bom, talvez seja algo relacionado a personalidade, ao X e ao Y…
Porque mulheres geralmente preferem humanas, e homens exatas…
Mas o melhor aluno de Engenharia da faculdade que meu pai da aula, é aluna
E a melhor aluna de Humanas da faculdade de medicina de pouso alegre é homem…[/quote]

???

[quote=anurb.coimbra][quote=rogelgarcia]Não considero que isso é ser machista…

Não contrataram a mulher para evitar problemas… pode até nao ser certo nem justo… Mas nao é machismo[/quote]

hahahaha

mulher é sinônimo de problemas?

É a coisa mais ridícula que já li.[/quote]

Você não leu o outro post nao?? Sobre o motivo de nao ter contratado a menina?

[quote=fantomas]Bacana…

Galera…conversa com alguém, de preferência um psicologo que trabalha na àrea de RH, sobre o assunto.

Já me passaram que: O ideal é haver um número balanceado de individuos dos dois sexos; caso contrario a administração (chefe, lider, diretor e etc…) vai ter problemas ou mais dificuldade de comandar tal equipe.

Detalhe, todas a quem perguntei preferem lideres homens. :shock:

Pergunta para uma mulher (sincera) o que elas acham das outras mulheres no ambiente de trabalho; ela vai dar demonstrações de machismo que vc irá ficar impressionado.

Parem para pensar, passamos mais tempo com as mulheres do que com homens; começamos na gestação, depois primeiros anos de vida; tiramos férias para jogar bola por um pequeno período (sob supervisão delas), depois valtamos pra elas e vamos seguindo. Logo, o machismo só pode ser coisa de MULHER não tem outra explicação!

E tem mais…quando o bicho pega de verdade, vc corre o risco de ouvir. “Vai lá! Você não é homem não?”

As questões intelectuais nos confudem demais e negar nossa natureza é um grande engano. Negamos os nossos verdadeiros interesses e ignoramos o nosso verdadeiro objetivo.

O trabalho não define o sexo, então falar de machismo pensando só em TI fica complicado; já ouvi falar que tem mulheres se propondo a trabalhar de pedreiro (ou seria pedreira?) se bobear tem mulher até em mina de carvão. Existem mulheres em campo de batalha e aliás são excelentes atiradoras. O problema é igual para os dois (homem e mulher) se vc não se impor como um bom profissional e cidadão de bem acaba perdendo o respeito e acaba arrumando desculpas para o resultado; machismo pode ser uma delas.

flws
[/quote]

fantomas, eu confesso que ri, a verdade chega a ser engraçada.

Mas foi bem interessante o que ele falou…