A indústria de TI é machista?

Caracas, quantos machistas nessa thread! Mesmo falando que não são, muitos estão fazendo comentários machistas! :lol:

Há sim, falta de interesse por parte das mulheres em fazer algum curso de exatas.

Há sim, falta de profissionais qualificados no mercado, independente de ser homem ou mulher.

Minha turma na faculdade começou com 50 alunos: 43 homens e 7 mulheres. Formaram 2 mulheres e 1 homem. E sim, a gente dava um “banho” nos meninos! rs :slight_smile:

Sinceramente, espero que um dia igualem os lados em termos de números, pra acabar de vez com esse preconceito bobo que algumas pessoas infelizmente ainda têm.

[quote=Leonardo3001]
Quer saber? Deixa pra lá! Você praticamente se prendeu a uma palavra minha, atacou minha pessoa (dizendo que faço discurso de político) e não apresentou nenhuma contra-argumentação. [/quote]

2 Fase da politicagem: Dizer que é vítima ao inves de encarar uma discussão franca ( Diga o que discorda, o fórum é pra justamente troca de idéias, derrepente a sua visão pode fazer com que a minha mude.)

Quanto a uma democracia ser baseada em Direitos Iguais, significa que todos os cidadões de acordo com a sua visão deveriam ser tratados exatamente iguais, certo? Pergunta: Fazer com que uma pessoa que sempre estudou em escola pública concorra uma vaga na universidade com uma que sempre estudou em escolas particulares é democraticamente correto?

Condenar um morador de rua por trafico de drogas tem de ser igual a condenar um playboy por trafico tb? Se eu ou vcs tivessem sido criados no mesmo ambiente que um morador de rua, é dificil afirmar que não faríamos o mesmo, é o mundo em que a pessoa vive, por isso que é sempre muito complicado julgar uma pessoa.

Volto a dizer, nenhuma pessoa é melhor que outra, e como nenhuma pessoa é igual a outra acho sim que os Direitos e Deveres devem ser balanceados pra cada tipo de situação pra que as “chances” de todos sejam iguais.

É evidente que há um pouco dos dois:machismo e falta de mulheres no mercado. Como pode-se perceber até mesmo em comentários desse post, muitos contratam mulheres apenas para “melhorar o ambiente”. Por outro lado, realmente há poucas mulheres na área e qualificadas então, é raríssimo encontrar. Conheço mulheres excelentes em TI, inclusive em programação, mas a maioria na área de fato prefere atividades mais “humanas”, como análise e gerência de projetos.
OBS: Defino qualificação como formação acadêmica, experiência e certificações. Alguém conhece uma mulher SCEA? Nem eu.

[quote=fabiocsilva]É evidente que há um pouco dos dois:machismo e falta de mulheres no mercado. Como pode-se perceber até mesmo em comentários desse post, muitos contratam mulheres apenas para “melhorar o ambiente”. Por outro lado, realmente há poucas mulheres na área e qualificadas então, é raríssimo encontrar. Conheço mulheres excelentes em TI, inclusive em programação, mas a maioria na área de fato prefere atividades mais “humanas”, como análise e gerência de projetos.
OBS: Defino qualificação como formação acadêmica, experiência e certificações. Alguém conhece uma mulher SCEA? Nem eu.[/quote]

Só para evitar duplo entendimento - Quando falavamos ao gerente que gostariamos de mulheres para melhorar o trabalho, quiz dizer que mulheres são normalmente melhor organizadas do que homens além de que acho que muitas vezes, mulheres são melhores negociadoras do que homens ( vide o quanto mulher costuma pechinchar ), logo em reuniões em que pediamos por mais prazo, eram elas que iam.

[quote=deniswsrosa][quote=Leonardo3001]
Quer saber? Deixa pra lá! Você praticamente se prendeu a uma palavra minha, atacou minha pessoa (dizendo que faço discurso de político) e não apresentou nenhuma contra-argumentação. [/quote]

2 Fase da politicagem: Dizer que é vítima ao inves de encarar uma discussão franca ( Diga o que discorda, o fórum é pra justamente troca de idéias, derrepente a sua visão pode fazer com que a minha mude.)

Quanto a uma democracia ser baseada em Direitos Iguais, significa que todos os cidadões de acordo com a sua visão deveriam ser tratados exatamente iguais, certo? Pergunta: Fazer com que uma pessoa que sempre estudou em escola pública concorra uma vaga na universidade com uma que sempre estudou em escolas particulares é democraticamente correto?

Condenar um morador de rua por trafico de drogas tem de ser igual a condenar um playboy por trafico tb? Se eu ou vcs tivessem sido criados no mesmo ambiente que um morador de rua, é dificil afirmar que não faríamos o mesmo, é o mundo em que a pessoa vive, por isso que é sempre muito complicado julgar uma pessoa.

Volto a dizer, nenhuma pessoa é melhor que outra, e como nenhuma pessoa é igual a outra acho sim que os Direitos e Deveres devem ser balanceados pra cada tipo de situação pra que as “chances” de todos sejam iguais.[/quote]

De novo, responda sem dizer o que pensa sobre mim. É a argumentação que importa, não minha pessoa.

[quote=Leonardo3001]Primeiro, devemos sim tratar todo mundo igual, é o básico de qualquer democracia. Devemos dar direitos iguais a quem quer que seja, seja mulher, índio, negro, árabe.

O princípio da isonomia, no direito diz que "consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais. "
Não é democrático tratar todos de forma igual, também. Porque, num país onde haja minoria, o tratamento igual negaria todo e qualquer direito a essas minorias.

[quote=ViniGodoy][quote=Leonardo3001]Primeiro, devemos sim tratar todo mundo igual, é o básico de qualquer democracia. Devemos dar direitos iguais a quem quer que seja, seja mulher, índio, negro, árabe.

O princípio da isonomia, no direito diz que "consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais. "
Não é democrático tratar todos de forma igual, também. Porque, num país onde haja minoria, o tratamento igual negaria todo e qualquer direito a essas minorias. [/quote]

Exatamente isto que estou querendo dizer ViniGodoy.

Ficar lutando contra ser machista e querer que as mulheres façam as mesmas coisas que os homens… chega a ser uma luta contra a natureza…

Homens e mulheres são diferentes… e isso é um fato…

Mulheres não gostam de TI… e nem é nem por causa de preconceito que elas saem da área nao… é porque nao se interessam mesmo…

O homem mais forte do mundo sempre será mais forte do que a mulher mais forte…
Assim como a mulher com mais elasticidade sempre terá mais elasticidade do que o homem com mais elasticidade do mundo…

Isso é um exemplo claro da diferença… e essa diferença existe também no âmbito psicológico…

Como disse… ficar lutando contra isso… é lutar contra a natureza… (chega a ser a politicagem fase 1, 2 daqui a pouco vem a 3 que nosso colega comentou… ahaha)

(Já sei, já sei… vai vir alguém falando que sou machista…)

Nada impede de uma mulher… gostar de TI também…

Mas a maioria não vai gostar…

[b]A área de TI não é machista.

Alguns bobocas que trabalham na área de TI são machistas.[/b]

Agora quanto ao pouco número de mulheres trabalhando com TI, mostra que elas são inteligentes, pois não se submetem às humilhações que esta área expões aqueles que trabalham nela.

Salários baixos, longas horas de trabalho sem a devida remuneração(i.e. banco de horas), muita qualificação vs pouco reconhecimento(no salário), etc, etc ,etc, etc.

Acho que as mulheres geralmente procuram áreas que possibilitem que elas possam tanto se dar bem profissionalmente quanto pessoalmente. Alguém comentou aqui a respeito do caso de uma funcionária de TI que tiver de sair de licença maternidade. Simplesmente lamentável imaginar que esse tipo de preconceito em contratar mulheres possa acontecer.

Mas infelizmente acontece!!!

Trabalhei em uma empresa que havia uns 5 mil engenheiros(talvez até mais) e conheci muuuuuuuuitas ENGENHEIRAS muito bem qualificadas e bem pagas. Isso prova que mulheres trabalham sim na área de Exatas e mandam muito bem no trabalho.

Mas TI? Acho que só as desavidas ou aquelas que são muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito boas no que fazem pra topar entrar na área.

[quote=rogelgarcia]Ficar lutando contra ser machista e querer que as mulheres façam as mesmas coisas que os homens… chega a ser uma luta contra a natureza…

Homens e mulheres são diferentes… e isso é um fato…

Mulheres não gostam de TI… e nem é nem por causa de preconceito que elas saem da área nao… é porque nao se interessam mesmo…

O homem mais forte do mundo sempre será mais forte do que a mulher mais forte…
Assim como a mulher com mais elasticidade sempre terá mais elasticidade do que o homem com mais elasticidade do mundo…

Isso é um exemplo claro da diferença… e essa diferença existe também no âmbito psicológico…

Como disse… ficar lutando contra isso… é lutar contra a natureza… (chega a ser a politicagem fase 1, 2 daqui a pouco vem a 3 que nosso colega comentou… ahaha)

(Já sei, já sei… vai vir alguém falando que sou machista…)[/quote]

Agora vou concordar com vc.

Homens e Mulheres são diferentes com aptidões diferentes. antes te chamei de machista pois acreditei que seu comentário fosse malicioso, me equivoquei.

Mas concordo que as mulheres são melhores que homens em muitas coisas e homens melhores em outras.

E concordo com o carinha de cima, o machismo não é da TI e do carinha que contrata normalmente.

Concordo que seja por falta de interesse, pois a grande maioria não se interessa por tecnologia, prova disso começa na faculdade onde o número de mulheres é muito pequeno e na empresa onde trabalho, a cada 10 homens tem 1 mulher.

Alguém aqui acompanha esse debate na SBC ou ACM?

Recomendo ler os papers sobre o assunto.

[quote=Loiane]Minha turma na faculdade começou com 50 alunos: 43 homens e 7 mulheres. Formaram 2 mulheres e 1 homem. E sim, a gente dava um “banho” nos meninos! rs :slight_smile:

Sinceramente, espero que um dia igualem os lados em termos de números, pra acabar de vez com esse preconceito bobo que algumas pessoas infelizmente ainda têm.[/quote]

Para adicionar mais dados, na minha turma entraram exatamente 10 mulheres e 30 homens. 9 mulheres e 18 homens formaram. A gente tomava um banho delas mesmo.

No mundo da TI talvez haja mesmo alguns lugares onde seja possivel verificar casos de machismo mas acho que são bem poucos.

Muitas coisas que aprendi em programação foram justamente com mulheres. Aqui, onde trabalho atualmente, tem UMA mulher; ela programa em linguagem C. Detalhe, ela é casada, o maridão continua com ela e ainda tem FILHOS.

Como já disseram o maior problema talvez seja a falta de interesse mesmo.

Porem já observei algumas coisas em algumas mulheres que trabalham na àrea de desenvolvimento que parecem irritar a “homarada”:

1. Utilização do sentimentalismo para escapar das broncas.
  2. Fala muito palavrão e um monte de bobagens; acho que é para se identificar com alguns homens que tem m#%&@ na cabeça.
  3. Bebe muito (destilados).
  4. Fuma demais (cigarros).
  5. Gosta de outras mulheres; já vi 2 casos, pode ser que tive contato com mais casos mas não percebi.
  6. Tem caso com o chefe e tenta mandar no departamento através dele.
  7. Se utiliza do fato de ser mulher para conseguir melhor salario ou escapar das responsabilidades.
  8. Tem problemas em buscar novos conhecimentos por contra própria.
  9. Faz a gravidez parecer doença para se esquivar dos compromissos.
  10. Altamente depressivas.
  11. Estranhamente parecem não se empolgar muito com as novidades tecnológicas.
  12. Não liga muito para aparência.

flws

Acho que isso que você citou, fantomas, tem em todas as áreas. Aliás, também tem homens com comportamentos igualmente podres.

Mas não dá para generalizar. Geralmente, as mulheres que vão para TI interessam-se mais por processos, análise, etc. Em resumo, por áreas mais próximas de usuários finais e de contato humano.

Os homens já são mais fãs da parte tecnológica mesmo.

Como eu falei, reconhecer essas diferenças é natural. O que seria pre-conceituso é achar que a mulher é incapaz, ou de achar que não haverá nenhuma exceção à regra. Assim como há excelentes enfermeiros, vão haver programadoras sensacionais.

[quote=ViniGodoy]
Assim como há excelentes enfermeiros, vão haver programadoras sensacionais.[/quote]

Eu já dei aula para uma que era assim. Foi a melhor da turma…
A mais interessada, e a única que avançou além do conteúdo oferecido…

[quote=Loiane]Caracas, quantos machistas nessa thread! Mesmo falando que não são, muitos estão fazendo comentários machistas! :lol:

Há sim, falta de interesse por parte das mulheres em fazer algum curso de exatas.

Há sim, falta de profissionais qualificados no mercado, independente de ser homem ou mulher.

Minha turma na faculdade começou com 50 alunos: 43 homens e 7 mulheres. Formaram 2 mulheres e 1 homem. E sim, a gente dava um “banho” nos meninos! rs :slight_smile:

Sinceramente, espero que um dia igualem os lados em termos de números, pra acabar de vez com esse preconceito bobo que algumas pessoas infelizmente ainda têm.[/quote]

Cara Loiane, na verdade não estou vendo nenhum comentário machista aqui, somente a verdade. Nós homens não temos culpa se as mulheres preferem outras áreas como medicina, nutrição etc… á computação! A culpa não é nossa se elas preferem essas outras áreas, o que queres que nós façamos??? Que você e suas colegas davam um banho nos meninos, disso acredito não ter dúvida, sei notei que minhas colegas no ensino médio e até na faculdade eram muito bem esforçadas, mais que muitos de nós homens. Você como mulher na área de TI quer que outras mulheres também ingressem nessa área, é acredito ser um desejo justo, porém nem eu nem você que é mulher pode modificar isso, isso tem que vir de cada uma delas. Se ela não querem fazer TI porque gostam ou se identificam mais com outras áreas, não podemos fazer nada. É decisão de cada pessoas, não podemos força-lás a fazer algo que elas não querem.

[quote=Leonardo3001]É muito fácil dizer que não existe machismo quando se é homem. É muito fácil dizer que não existe preconceito racial quando se é branco. É muito fácil dizer que não existe intolerância religiosa quando se é católico e não evangélico. Pois bem, só que muita gente é machista, racista e não suporta outras religiões, mas fazem isso de forma velada, fingindo que não é com eles.

Ora, ora, ora! Vejamos! Quando alguém quer contratar especificamente uma mulher, faz pela diversidade ou porque quer “tirar proveito” durante o trabalho? Quando uma mulher desiste de uma faculdade de computação, faz porque realmente não queria aquilo, ou porque não suportava o tratamento “diferenciado” de seus colegas masculinos? A mesma coisa quando ela sai da área de programação após o curso, será que o ambiente não lhe era favorável?

Sei que o preconceito existe e já vi muitos na nossa profissão, gente que dizia pra não colocar duas mulheres juntos porque “conversavam demais” (esquecendo que homens também conversam), ou então que “precisava contratar mais gostosas”. Sem falar dos caras que não entendem o porquê da TI precisar de mais mulheres, não é pra ficar olhando o corpo delas, mas porque mais diversidade num ambiente de trabalho traz novas ideias e jeitos diferentes de trabalhar.

Se quisermos igualdade de sexos na nossa profissão, é imprescendível respeitarmos as mulheres, tratando-as com a dignidade que merecem.

Por fim, não acredito muito nesse negócio de que mulher gosta mais de humanas e homens, de exatas. Muito tem a ver com cultura (de origem machista) e o fato de mulheres se sentirem intimidadas quando existem muito mais homens do que mulheres ao redor.[/quote]

Cara, quero parabenizá-lo pelo comentário!

Vou te contar uma coisa, minha namorada é psicóloga, linda e bem sucedida…mesmo assim, ela sofre um monte com o preconceito e o machismo que impera. Às vezes, quando ela me conta determinadas coisas, eu sinto uma raiva tremenda dos outros homens, mas eu lembro que também sou homem e trabalho para me corrigir e não disseminar as atitudes que repudio…

Agora, queria ver qualquer imbecil aqui ter uma conversa franca com uma mulher que está no mundo corporativo, nem precisa ser de TI, para entender o que realmente se passa…os caras acham que conhecem tudo o que acontece no mundo do business, coitados…deveriam trocar mais experiências com a mulherada que estão loucas para ter um bom papo e não só serem vistas como um pedaço de carne…

Enfim, é lastimável ler certas opiniões aqui.

[quote=rafaelpaz][quote=Loiane]Caracas, quantos machistas nessa thread! Mesmo falando que não são, muitos estão fazendo comentários machistas! :lol:

Cara Loiane, na verdade não estou vendo nenhum comentário machista aqui, somente a verdade. Nós homens não temos culpa se as mulheres preferem outras áreas como medicina, nutrição etc… á computação! A culpa não é nossa se elas preferem essas outras áreas, o que queres que nós façamos??? Que você e suas colegas davam um banho nos meninos, disso acredito não ter dúvida, sei notei que minhas colegas no ensino médio e até na faculdade eram muito bem esforçadas, mais que muitos de nós homens. Você como mulher na área de TI quer que outras mulheres também ingressem nessa área, é acredito ser um desejo justo, porém nem eu nem você que é mulher pode modificar isso, isso tem que vir de cada uma delas. Se ela não querem fazer TI porque gostam ou se identificam mais com outras áreas, não podemos fazer nada. É decisão de cada pessoas, não podemos força-lás a fazer algo que elas não querem.
[/quote]

Realmente, notar que mulheres não se interessam muito pela área não é machismo, é verdade, e faz parte da cultura desde os tempos das cavernas. :slight_smile:

Mas sim, tem comentários bem machistas aqui. :frowning: