A indústria de TI é machista?

Pessoal, recebi esse email, de uma pessoa da minha impersa, e só tou repassando para ver a opinião de vocês…
Então se não concordam com algo, não me chinguem, chinguem quem mando o email! kkk

[color=red]DIA INTERNACIONAL DA MULHER[/color]
A indústria de TI é machista?

Não se trata de um fenômeno verde-amarelo, mas mundial. A participação feminina na indústria de TI é bastante reduzida quando comparada à força de trabalho masculina. Tanto que alguns fabricantes vêm criando cursos e incentivos para aumentar a porcentagem de mulheres no setor de tecnologia da informação e comunicação. Apesar dos esforços, os homens ainda ocupam cerca de 80% dos cargos.

É correto dizer, então, que a indústria de TI é machista? Na opinião de Adriano Filadoro, sócio da Online Brasil ? empresa de estratégias em tecnologias e negócios ?, ?a forte presença masculina atuando com infraestrutura de TI está mais relacionada a uma questão cultural do que comportamental. Se antes a mulher não se entusiasmava por muitas carreiras na área de exatas, hoje esse cenário está sendo revertido. Basta checar a lista de candidatas aprovadas no vestibular para engenharia, por exemplo. E o que isso quer dizer? Que a tendência natural é a mulher ocupar, pouco a pouco, uma fatia maior desse mercado?.

Com 17 anos de atuação na indústria de TI, Filadoro identifica qualidades femininas que podem ser muito bem aproveitadas no universo da tecnologia da informação. ?Primeiramente, a mulher desempenha um novo tipo de liderança, muito mais participativa. Além disso, sua intuição normalmente mais aguçada é ideal para detectar necessidades dos clientes nem sempre latentes, além de problemas e soluções?.

Para inspirar mais mulheres a optar por uma carreira em TI e aumentar a competitividade e a capacidade de inovação, um grupo de empresas norte-americanas criou, em 2004, o National Center for Women & Information Technology (NCWIT). Outra iniciativa, mas que partiu das ?meninas que amam computadores?, é o DotDiva. O objetivo é desmistificar a ideia de que trabalhar com tecnologia e internet falha em dois pontos bastante valorizados pelas mulheres: trabalhar em equipe e fazer a diferença na vida das pessoas.

?Quando se trabalha num projeto de infraestrutura de TI, independentemente da área de atuação do cliente, temos algumas certezas absolutas: primeiro, que o sucesso dependerá diretamente de um trabalho de equipe bem equalizado; depois, que fará muita diferença não só na redução da planilha de custos da empresa, como no aumento de performance e outros ganhos indiretos?, diz Adriano Filadoro.

Fonte: Adriano Filadoro, da Online Brasil
http://www.ncwit.org/
http://campus.acm.org/public/dotdiva/index.cfm

Infelizmente alguns ainda pensam e diferem profissão pra homem e profissão pra mulher.

Já sofri preconceito por ser mulher e trabalhar com TI e já tive alguns colegas de trabalho que olhavam de lado por desempenhar a mesma função e ter o mesmo salário. Fazer o que? Ainda existem pessoas assim, minoria, mas existem.

Na época da faculdade até tinham ofertas de estágio que entre os requisitos estava: “ser homem”. E não era para infra, ter que carregar equipamento, etc. Era pra desenvolvimento mesmo. Só sinto pena do responsável da empresa por isso.

O fato de ter poucas mulheres na área de exatas é mundial, e as associações, universidades estão fazendo o que podem para chamar mais mulheres para a área.
Acredito que isso seja cultural, e infelizmente, não se muda a cultura da noite pro dia, mas a cada passo que damos, é um grande avanço.

E também são poucas as mulheres que se formam na área.

Realmente, tem muuuiito pouco mulher nas faculdades de TI.

não tem mulher em TI pq as mulheres nao se interessam em fazer cursos superiores em TI.
Ponto final.
o resto é bla bla bla

eu passei dez anos na ufes (gostei do curso hauahaua), conheci varias meninas e ate onde eu sei todas estao bem colocadas no mercado, seja na area publuca ou privada.

esse lenga lenga de maxismo é feminismo hauahau e ja esta fora da moda, o munda ta dando oportunidades pta todos os sexos, opcoes sexuais, cor, religiao etc…

e em particular na nossa area tem emprego de sobra, seja em vitoria, sp, rj, nordeste etc…

Achei que era um fórum de java… to no lugar errado…

:smiley:

em nome de todos da comunidade lhe suplico perdao.
TI e Java realmente não tem nada haver.

Uma vez vi num livro (acho que foi “pq os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor”) que um país da Europa investiu alguns milhões de euros na tentativa de fazer com que homens fossem para áreas humanas - como secretariado, enfermagem e assistência social - e as mulheres para a engenharia.

A iniciativa foi um fracasso.

Não creio que seja só uma questão cultural, pois esse fenômeno se repete no mundo todo. Em praticamente nenhum país as mulheres tem forte presença na área tecnologica. Além disso, a aversão por exatas feminina geralmente vem da infância. Quando cursei faculdade matemática, a maior parte das mulheres lá não estavam cursando pq achavam que a matemática era uma ciência divertida, interessante ou inteligente e sim pq no futuro dariam aula.

Isso é machismo? Acho que reconhecer a diferença entre os sexos é o primeiro passo para uma sociedade que não seja machista ou feminista. As mulheres tem mais talento com gente, e com certeza vão ocupar melhor muitas áreas em que os homens sairão em desvantagem. Basta ver a atual escalada delas na administração de empresas, por exemplo. Só para citar, na empresa que trabalho, boa parte das chefias são compostas por mulheres.

Também não dá para generalizar e dizer que as mulheres serão incapazes. Tive colegas que eram excelentes na área. Inclusive, meu trabalho final do técnico foi feito com uma mulher que hoje considero uma das melhores programadoras que já vi em toda minha vida. E a ela, devo todo meu respeito.

[quote=rogelgarcia]Achei que era um fórum de java… to no lugar errado…
:D[/quote]

Na verdade, ele postou no fórum de notícias e veja a descrição:
"Notícias sobre Java e tecnologia em geral- Novidades, atualizações, eventos e tudo mais que possa interressar para a comunidade. Fatos relevantes. Fórum comunitário. "

Agora, temos vários fóruns (e os maiores do Brasil) sobre java. Entretanto, o GUJ não trata só de Java. Por isso também temos fórum para Outras Linguagens e Ruby, por exemplo.

[quote=rogelgarcia]Achei que era um fórum de java… to no lugar errado…

:D[/quote]
Em TI se estuda oq?

Tá certo vini… é valida a notícia então… hehe

Eu entendi mal… achei que noticias… era pra noticias do mundo Java…

E esse tipo de assunto pra off topic…

OK OK pessoal… :smiley:

[quote=jherimum]em nome de todos da comunidade lhe suplico perdao.
TI e Java realmente não tem nada haver.

[/quote]

Se o fórum é de Java nao é qualquer assunto de tecnologia que poderia ser inserido aqui… se não teria .NET aqui também…
.NET é até mais pertinente que a guerra dos sexos… (foi por isso que fiz o comentário… inclusive)

Ainda é machista. Mas já foi mais…
Acredito que a mlher tem provado o seu valor nessa área. Na minha sala só tem duas mulheres estudando e elas podem colocar qualquer homem no bolso com facilidade. :smiley:

Concordo com o que falaram acima, nao tem muita mulher na area de informatica simplesmente porque elas preferem fazer outros cursos. Mas tb concordo que algumas pessoas tem um certo preconceito conta mulheres, ja vi isso de perto numa empresa que eu trabalhei.
O que eu tenho visto por ai eh que as empresas querem contratar mulheres mas falta mulheres qualificadas, infelizmente. Na minha empresa anterior nao tinha nenhuma mulher, o diretor da empresa ficava mandando emails toda hora dizendo que queria contratar mulheres pra trabalhar com desenvolvimento mas nunca apareceu.

Na minha atual empresa tem bastante mulher, mas trabalhando em outras areas, a mais proxima de desenvolvimento eh uma menina que trabalha com design no time de front-end. Com certeza eles contratariam mais mulheres mas eh dificil de achar.

Eu adoraria ter mais mulheres na ambiente de trabalho, com certeza.

//Daniel

Das últimas 3 vezes que fomos contratar programadores aqui para a empresa, 100% dos candidatos eram do sexo masculino.
Para suporte, uns 95%.
Isto não é machismo, é falta de interesse feminino na profissão mesmo.

Inté.

[quote=windsofhell] mas falta mulheres qualificadas
[/quote]

Acho que a questão é toda essa… Mulheres não se interessam por TI de uma maneira geral…
Não é uma questão de machismo… mesmo porque, garanto que todo homem gosta de ter mulheres no ambiente de trabalho…

Também concordo com o Rogel.
Mas algo que vejo muito é que mulheres preferem gerenciar projetos, ou trabalhar com analises, em vez de programadoras em si.
ou seja, geralemente ela entram em partes mais administrativas ou comerciais.
No meu ponto de vista, o que falta é realmente interesse das mulheres em programação, mas temos boas programadoras, algumas respondem
várias perguntas aqui no Guj xD

tchauzin…

[quote=rogelgarcia][quote=windsofhell] mas falta mulheres qualificadas
[/quote]

Acho que a questão é toda essa… Mulheres não se interessam por TI de uma maneira geral…
Não é uma questão de machismo… mesmo porque, garanto que todo homem gosta de ter mulheres no ambiente de trabalho…

[/quote]

O que vc ve como qualificação?
Sua opnião foi completamente machista, " todo homem gosta de ter mulheres no ambiente de trabalho", o que é isso? daonde vc veio?

Muitas vezes tudo que elas precisam é simplesmente serem vistas como profissionais, não como musas do ambiente de trabalho, todos precisamos de oportunidades para aprender a sermos qualificados, ou somente o estudo te torna qualificado? Acredito que se aprenda muito mais no dia-a-dia no trabalho, do que estudando.

[quote=marciosantri]Das últimas 3 vezes que fomos contratar programadores aqui para a empresa, 100% dos candidatos eram do sexo masculino.
Para suporte, uns 95%.
Isto não é machismo, é falta de interesse feminino na profissão mesmo.

Inté.[/quote]
Acredito que seja um pouco dos dois. Uma mulher pode se sentir intimidada no meio de tantos homens.

Acredito que o problema seja, em sua maioria, a falta de interesse das mulheres pela área (como já foi dito acima). Na minha classe da faculdade tinhas 6/40 mulheres… desse montante 1 desistiu para fazer Biologia, 2 para fazer Pedagogia e 2 desistiram porque acharam que TI era navegar pela internet.

Na empresa em que trabalho o pessoal tem se esforçado para contratar mulheres, por diversas qualidades que elas já demonstraram no mercado, mas são pouquíssimas que se interessam.

A minha namorada se formou em TI, mas o mais próximo que ela chega do desenvolvimento é utilizando ferramentas para web design…

Portanto, não considero machismo (não em sua totalidade), mas sim falta de interesse (na maioria dos casos)

[]s