Pessoal, recebi esse email, de uma pessoa da minha impersa, e só tou repassando para ver a opinião de vocês…
Então se não concordam com algo, não me chinguem, chinguem quem mando o email! kkk
[color=red]DIA INTERNACIONAL DA MULHER[/color]
A indústria de TI é machista?
Não se trata de um fenômeno verde-amarelo, mas mundial. A participação feminina na indústria de TI é bastante reduzida quando comparada à força de trabalho masculina. Tanto que alguns fabricantes vêm criando cursos e incentivos para aumentar a porcentagem de mulheres no setor de tecnologia da informação e comunicação. Apesar dos esforços, os homens ainda ocupam cerca de 80% dos cargos.
É correto dizer, então, que a indústria de TI é machista? Na opinião de Adriano Filadoro, sócio da Online Brasil ? empresa de estratégias em tecnologias e negócios ?, ?a forte presença masculina atuando com infraestrutura de TI está mais relacionada a uma questão cultural do que comportamental. Se antes a mulher não se entusiasmava por muitas carreiras na área de exatas, hoje esse cenário está sendo revertido. Basta checar a lista de candidatas aprovadas no vestibular para engenharia, por exemplo. E o que isso quer dizer? Que a tendência natural é a mulher ocupar, pouco a pouco, uma fatia maior desse mercado?.
Com 17 anos de atuação na indústria de TI, Filadoro identifica qualidades femininas que podem ser muito bem aproveitadas no universo da tecnologia da informação. ?Primeiramente, a mulher desempenha um novo tipo de liderança, muito mais participativa. Além disso, sua intuição normalmente mais aguçada é ideal para detectar necessidades dos clientes nem sempre latentes, além de problemas e soluções?.
Para inspirar mais mulheres a optar por uma carreira em TI e aumentar a competitividade e a capacidade de inovação, um grupo de empresas norte-americanas criou, em 2004, o National Center for Women & Information Technology (NCWIT). Outra iniciativa, mas que partiu das ?meninas que amam computadores?, é o DotDiva. O objetivo é desmistificar a ideia de que trabalhar com tecnologia e internet falha em dois pontos bastante valorizados pelas mulheres: trabalhar em equipe e fazer a diferença na vida das pessoas.
?Quando se trabalha num projeto de infraestrutura de TI, independentemente da área de atuação do cliente, temos algumas certezas absolutas: primeiro, que o sucesso dependerá diretamente de um trabalho de equipe bem equalizado; depois, que fará muita diferença não só na redução da planilha de custos da empresa, como no aumento de performance e outros ganhos indiretos?, diz Adriano Filadoro.
Fonte: Adriano Filadoro, da Online Brasil
http://www.ncwit.org/
http://campus.acm.org/public/dotdiva/index.cfm