A indústria de TI é machista?

[quote=eberson_oliveira]Acredito que o problema seja, em sua maioria, a falta de interesse das mulheres pela área (como já foi dito acima). Na minha classe da faculdade tinhas 6/40 mulheres… desse montante 1 desistiu para fazer Biologia, 2 para fazer Pedagogia e 2 desistiram porque acharam que TI era navegar pela internet.

Na empresa em que trabalho o pessoal tem se esforçado para contratar mulheres, por diversas qualidades que elas já demonstraram no mercado, mas são pouquíssimas que se interessam.

A minha namorada se formou em TI, mas o mais próximo que ela chega do desenvolvimento é utilizando ferramentas para web design…

Portanto, não considero machismo (não em sua totalidade), mas sim falta de interesse (na maioria dos casos)

[]s[/quote]

Acredito que muitas tenham sim falta de interesse, na minha turma de gradução nos formamos em 15 homens, somente. Tinham duas garotas que desistiram do curso.
Porém minha namorada esta cursando a graduação e gostaria muito de trocar a área que ela trabalha por algo na parte de T.I., porém por mais que ela mande curriculuns, acaba nunca conseguindo, a maioria não da chance para ela mostrar o que pode fazer, e muitas vezes nem é chamada para os processos seletivos, agora se ela manda para uma área administrativa, já chamaram ela para varias entrevistas.

Muitas vezes é sim machismo…

Na minha faculdade tem só 7 mulheres.
E uns 70 homens.

Não é machismo é elas que não querem. Depois vão culpar a gente por tão poucas trabalharem nessa area.

Esse negócio de preconceito contra mulheres eh balela, sou amigo de muitos gerentes com o qual trabalhei, e nós mesmos pediamos a eles para contratarem mulheres para melhorar o ambiente de trabalho e a resposta deles eram “nenhuma se candidata” ou então “as que aparecem aqui não sao bem qualificadas, se não eu contratava”. Não falo que é o caso dos gujeiros, mas muitas vezes percebo que uma pessoa que não tem qualificação pra vaga ou não é o perfil que a empresa procura e quando não é contratado acaba “usando” como desculpa o fato de ser Mulher/Negro/Homosexual/Judeu/etc. Não quero criar flame, é claro que existe preconceito, mas muito menos do que tanto se fala.

Eu também não creio que a área de TI seja machista.
Simplesmente, a computação é uma área que não atrai muito as mulheres.
Se fosse assim, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, etc… seriam cursos/áreas Feministas…

Não possuo preconceito quanto a isso… Apenas acredito que assim como pra várias coisas na vida, algumas despertam mais interesse nos homens e outras, nas mulheres…

[]s

deniswsrosa, acredito que o topico deveria se encerrar com o seu post.
o resto é balela

“Tenho pena de vc, vc estuda tanto mas mulheres por mais que estudem nunca vão bem em computação”

“Se eu colocar um exercício desse na prova ainda terão os ‘pilotos de fogão’ que vão errar”

blblablblabla

alguma das coisas que já ouvi.

Me formei sem nenhuma dp, de 50 somente 5 se formaram, somente uma mulher: eu.

Trabalho na área desde 2008.

[quote=jherimum]deniswsrosa, acredito que o topico deveria se encerrar com o seu post.
o resto é balela
[/quote]

Hahah, desculpe pelo balela, mas é que muitas vezes se procura pelo em ovo, é como falaram sobre o quanto é incomun homems na area de Pedagogia/Enfermagem etc. É preconceito? não! simplesmente homem não costuma se interessar por essa area, e lógicamente as hospitais/escolas tendem a contratar mais mulheres. Outra caracteristica interessante é que, mulheres por exemplo tendem a se dedicar mais a familia, consequentemente tendem a faltar mais na empresa, posso dizer isso por experiencia própria, minha mulher ocupava uma posição central na empresa que trabalhava, ela tinha o conhecimento de todo o negócio da area da empresa em que atuava, quando ficou gravida e tirou sua merecida licensa maternidade ficou claro 5 meses afastada da empresa. Mas pensamos como uma empresa que perde seu funcionario chave por 5 meses, como esta area vai ficar?

O fato de uma empresa pedir pra um candidato ser homem pode estar relacionado a preconceito, mas em boa parte dos casos a empresa não pode “correr o risco” de ficar sem o funcionario por um determinado tempo. Nem sempre claro, essa é uma postura valida, pois vejo que muitas mulheres que possuem muito mais comprometimento que homens.

Só o fato de tratarmos a mulher com diferença já é um preconceito.

[quote=deniswsrosa][quote=jherimum]deniswsrosa, acredito que o topico deveria se encerrar com o seu post.
o resto é balela
[/quote]

Hahah, desculpe pelo balela …[/quote]

cara, eu nao quis dizer q o que vc escreveu é balela não. Acho que vc falou tudo. O resto, sim, é balela.

Tem muita gente que usa o fato de ser minoria pra encobrir as incompetencias. sejam ela do governo, da escola que os formou ou ate mesmo pessoal.

apesar de concordar que seja verdade o que o vinigodoy disse, isso não exclui o preconceito que existe, e existe sim…

agora, que tem muita gente gente que diz que ele é maior do que realmente é, isso existe também, e alias qualquer lugar que você for sempre vão ter pessoas com algum tipo de preconceito… isso infelizmente é normal…

[quote=rogelgarcia]Achei que era um fórum de java… to no lugar errado…

:D[/quote]

Além de ser um forum de java é um forum sobre tecnologia e o mundo de TI se inclui, n vejo nada de errado com a discussão.

[quote=anurb.coimbra]“Tenho pena de vc, vc estuda tanto mas mulheres por mais que estudem nunca vão bem em computação”

“Se eu colocar um exercício desse na prova ainda terão os ‘pilotos de fogão’ que vão errar”

blblablblabla

[/quote]

Nossa, se minha esposa ouvir isso ela vai presa por múltiplo homicídio culposo huahuahuahua (ela também é de TI).

É muito fácil dizer que não existe machismo quando se é homem. É muito fácil dizer que não existe preconceito racial quando se é branco. É muito fácil dizer que não existe intolerância religiosa quando se é católico e não evangélico. Pois bem, só que muita gente é machista, racista e não suporta outras religiões, mas fazem isso de forma velada, fingindo que não é com eles.

Ora, ora, ora! Vejamos! Quando alguém quer contratar especificamente uma mulher, faz pela diversidade ou porque quer “tirar proveito” durante o trabalho? Quando uma mulher desiste de uma faculdade de computação, faz porque realmente não queria aquilo, ou porque não suportava o tratamento “diferenciado” de seus colegas masculinos? A mesma coisa quando ela sai da área de programação após o curso, será que o ambiente não lhe era favorável?

Sei que o preconceito existe e já vi muitos na nossa profissão, gente que dizia pra não colocar duas mulheres juntos porque “conversavam demais” (esquecendo que homens também conversam), ou então que “precisava contratar mais gostosas”. Sem falar dos caras que não entendem o porquê da TI precisar de mais mulheres, não é pra ficar olhando o corpo delas, mas porque mais diversidade num ambiente de trabalho traz novas ideias e jeitos diferentes de trabalhar.

Se quisermos igualdade de sexos na nossa profissão, é imprescendível respeitarmos as mulheres, tratando-as com a dignidade que merecem.

Por fim, não acredito muito nesse negócio de que mulher gosta mais de humanas e homens, de exatas. Muito tem a ver com cultura (de origem machista) e o fato de mulheres se sentirem intimidadas quando existem muito mais homens do que mulheres ao redor.

[quote=Tchello][quote=anurb.coimbra]“Tenho pena de vc, vc estuda tanto mas mulheres por mais que estudem nunca vão bem em computação”

blblablblabla

[/quote]

Nossa, se minha esposa ouvir isso ela vai presa por múltiplo homicídio culposo huahuahuahua (ela também é de TI).[/quote]

Tem de se levar em consideração também o tom da frase. Frases assim costumam ser ditas com bom humor, mas a pessoa pode muito bem entender como ofensa ou como disciminação. Eu por exemplo, tenho um IMC um pouco alto, quando me zuam com alguma piadinha de gordo, não me sinto ofendido, ao contrário, eu mesmo faço piadas sobre mim. Quanto a sua esposa tchello “culposo” é quando não há a intenção de matar, nesse caso o crime tem uma redução consideravel na pena, mas imagina se sua esposa ouvir o q falo pra minha de brincadeira claro:
-“Vai limpar a casa que vc ganha mais!” - Quando digo isso geralmente caio na risada, pq ela fica p… da vida.

Eu concordo plenamente, muitas vezes amigas com enorme facilidade em matemática já me falou:

“Eu nunca faria algo relacionado a exatas”

“Eu não quero passar a minha vida toda na frente do PC”

Entre muitas outras.

[quote=Leonardo3001]É muito fácil dizer que não existe machismo quando se é homem. É muito fácil dizer que não existe preconceito racial quando se é branco. É muito fácil dizer que não existe intolerância religiosa quando se é católico e não evangélico. Pois bem, só que muita gente é machista, racista e não suporta outras religiões, mas fazem isso de forma velada, fingindo que não é com eles.

Ora, ora, ora! Vejamos! Quando alguém quer contratar especificamente uma mulher, faz pela diversidade ou porque quer “tirar proveito” durante o trabalho? Quando uma mulher desiste de uma faculdade de computação, faz porque realmente não queria aquilo, ou porque não suportava o tratamento “diferenciado” de seus colegas masculinos? A mesma coisa quando ela sai da área de programação após o curso, será que o ambiente não lhe era favorável?

Sei que o preconceito existe e já vi muitos na nossa profissão, gente que dizia pra não colocar duas mulheres juntos porque “conversavam demais” (esquecendo que homens também conversam), ou então que “precisava contratar mais gostosas”. Sem falar dos caras que não entendem o porquê da TI precisar de mais mulheres, não é pra ficar olhando o corpo delas, mas porque mais diversidade num ambiente de trabalho traz novas ideias e jeitos diferentes de trabalhar.

Se quisermos igualdade de sexos na nossa profissão, é imprescendível respeitarmos as mulheres, tratando-as com a dignidade que merecem.

Por fim, não acredito muito nesse negócio de que mulher gosta mais de humanas e homens, de exatas. Muito tem a ver com cultura (de origem machista) e o fato de mulheres se sentirem intimidadas quando existem muito mais homens do que mulheres ao redor.[/quote]

Típico discurso de político, é utópico querer tratar todo mundo exatamente igual, visto que cada parcela da população tem suas peculiaridades, quer ver dois exemplos clássicos, você sabia que se uma mulher cometer um homicidio ela pode ter sua pena reduzida ou até mesmo absolvida caso seja comprovada que ela estava no ciclo mestrual? Não existe nenhuma lei que proteja o homem caso ele faça algo deste tipo enquanto está sobre forte stress.

Outro exemplo é a vacinação contra o HN1, pq vacinaram os índios primeiro do que a parcela que pega metro lotado todo dia? simplesmente pq índios tem natualmente uma imunidade mais baixa, portanto, mais propensos a pegar a gripe.

O problema que existem muitos generalistas que adoram fazer discursos acalorados etc, preconceito não é fazer distinção entre grupos, e sim dizer que um grupo é “melhor” que o outro.

Mulheres que realmente se interessaram pelo computação e se aprimoram nessa área… Assim como nós aqui estamos fazendo… Tem menos mulheres fazendo isso, ou seja … menos mulheres qualificadas…

Eu nao falei como uma questao machista, assim como voce pensou… Então… o seu pensamento foi machista… nao minha frase…

Então, voce é quem disse isso… nao eu

(nada contra viu… só to expressando que nao foi isso que vc pensou… o que eu disse)

Isso também é uma das coisas que eu acho forçação de barra… Homens e Mulheres são diferentes… e o tratamento entre eles são diferentes… e vão ser pro resto da eternidade…
Homens são melhores em algumas coisas… Mulheres são melhores em outras…
Assim como Negros são melhores em algumas coisas que brancos… e Evangélicos são melhores em algumas coisas que católicos… e assim vai…

Sim… muitas vezes quem sofre o preconceito… tem preconceito…

Sim kiko… entendi a proposta do tópico…
Só achei que isso deveria ir pro off topic… porque achei que noticias tinha que ser uma notícia e sobre java…
Já to até participando da discussao :smiley:

Será que é falta de interesse na área das mulheres ou machismo mesmo?

[quote=deniswsrosa]Típico discurso de político, é utópico querer tratar todo mundo exatamente igual, visto que cada parcela da população tem suas peculiaridades, quer ver dois exemplos clássicos, você sabia que se uma mulher cometer um homicidio ela pode ter sua pena reduzida ou até mesmo absolvida caso seja comprovada que ela estava no ciclo mestrual? Não existe nenhuma lei que proteja o homem caso ele faça algo deste tipo enquanto está sobre forte stress.

Outro exemplo é a vacinação contra o HN1, pq vacinaram os índios primeiro do que a parcela que pega metro lotado todo dia? simplesmente pq índios tem natualmente uma imunidade mais baixa, portanto, mais propensos a pegar a gripe.

O problema que existem muitos generalistas que adoram fazer discursos acalorados etc, preconceito não é fazer distinção entre grupos, e sim dizer que um grupo é “melhor” que o outro.[/quote]

Primeiro, devemos sim tratar todo mundo igual, é o básico de qualquer democracia. Devemos dar direitos iguais a quem quer que seja, seja mulher, índio, negro, árabe.

Quer saber? Deixa pra lá! Você praticamente se prendeu a uma palavra minha, atacou minha pessoa (dizendo que faço discurso de político) e não apresentou nenhuma contra-argumentação.

Na real, existem mais homens na área de TI porque geralmente os homens se identificam mais nessa área do que as mulheres, assim como em cursos como nutrição e enfermagem existem muito mais mulheres que homens. Pelo que sei não existe e nunca existiu algo que proibisse as mulheres de estudar ou trabalhar com TI em nosso país. Agora falar babozeira que as mulheres não entram na área de TI por causa dos homens é uma grande besteira, porque então não falam que existe preconceito contra os homens nas áreas de nutrição e enfermagem por exemplo???