Vossa opinião, por favor

Boa tarde a todos.

Seguinte, estou com uma grande dúvida.

Tenho 20 anos, estou no segundo ano de Sistemas de Informação. Recentemente(mais especificamente, dia 12 de Março), fui contratado por uma empresa como trainee. A empresa usa 100% de produtos Microsoft, assim que fui contratado me foi pago um curso oficial da Microsoft na Brás Figueiredo e logo depois comecei a desenvolver em C# e ASP.NET. A empresa tem um plano pra certificar todos os profissionais da área de tecnologia até o fim do ano e serão pagos no minimo 3 cursos oficiais para eu fazer para me preparar para as provas além das provas que também serão pagas pela empresa.

Meu contrato de experiência vai até o dia 12 de Junho, e eu pretendia renovar, e a empresa também.

Porém, hoje recebi um e-mail…fui sondado pela IBM. É uma vaga para Web Buider, e trabalharei com HTML, DHTML, JSP, ASP, PHP, XML e Perl.

O salário é somente 100 reais mais alto e oferecem todos os beneficios que a empresa que estou no momento oferece, mas isso não é o que estou considerando mais no momento.

Minha dúvida é…compensa ficar em uma empresa que trabalha somente com tecnologias Microsoft? Onde possivelmente minha possibilidade de crescimento seria maior?

Pela IBM ou consultoria que presta serviço para ela?, eu já fiz entrevista em Hortolândia e pagavam menos que em SP Capital, sou suspeito para falar por que vim de tecnologia Microsoft e não tenho nenhuma saudade do lado negro da força.

Mas sem dúvida uma IBM no seu currículo pode agregar muito no seu crescimento profissional!

Bom, acho que isso é uma questão muito particular, por exemplo, você deve ter em mente o que deseja obter no futuro:
Trabalhar no exterior?
Ser um desenvolvedor em várias plataformas?
Ser um especialista em uma única plataforma?

Também tem que ser levado em conta diferença entre as empresas como plano de carreira, perspectivas de crescimento, etc…
Como você disse, acho que nessa situação o salário é o que menos importa, pelo menos nesse momento.

Qual é o problema de ficar em uma empresa que só usa tecnologias Microsoft?

E convenhamos, 100 reais a mais não vale sair de um lugar que você já conhece a galera e tem boas possibilidades de crescimento.

cara vai pra IBM, por mais que o salário não seja tudo aquilo em comparação ao seu antigo, o que vai lhe agregar no seu CV não é pouco e, depois fica bem mais fácil de tu arranjar outros empregos melhores :slight_smile:

Na minha opinião você deve tentar ser o melhor que puder, seja qual tecnologia escolher, Microsoft ou Sun.
Porém, se você não botar muita fé no que está fazendo atualmente, e ver que não é isso o que quer no futuro, o melhor é mudar.

Isso é totalmente dependente do plano de carreira que a empresa tem em mente para você. Sabe o que você faz?
Chega pro seu atual chefe, e expõe a situação… ele lhe dirá a resposta a ser tomada.

[quote=peerless]Isso é totalmente dependente do plano de carreira que a empresa tem em mente para você. Sabe o que você faz?
Chega pro seu atual chefe, e expõe a situação… ele lhe dirá a resposta a ser tomada.

[/quote]

Dependendo da empresa isso pode ser visto como uma coisa não muito boa… Ele pode ficar marcado como alguém que assim que recebe uma oferta mais ou menos já quer sair da empresa, e dependendo da empresa, pode até deixar de receber alguns benefícios, como cursos, etc, uma vez que esses são todos investimentos a longo prazo.

Bom eu concordo com o adriano

[quote=adriano.ferranti]Bom, acho que isso é uma questão muito particular, por exemplo, você deve ter em mente o que deseja obter no futuro:
Trabalhar no exterior?
Ser um desenvolvedor em várias plataformas?
Ser um especialista em uma única plataforma?
[/quote]
Primeiro vc tem se decidir, mas olha sem dúvidas uma IBM vai te ajudar muito…

Prefiro continuar aonde está… faça os cursos, invista na sua formação, tire as certificações. Você será valorizado por isso.

Além do mais, qual o problema cmo tecnologias Microsoft, atualmente trabalho com C# e estou achando ótimo, bem produtivo. De que adianta sair de um lugar onde você trabalha com tecnologia de ponta (.net) e ir trabalhar com php, asp, html, etc? Eu não sairia.

A sua decisão seria: Qual você acha que agrega mais valor na sua carreira profissional nesse momento? O nome da IBM no curriculo ou algumas certificações?

Não acho necessário dar tanta imoprtância ao longo prazo (no atual momento da sua vida) pois você ainda está MUITO novo, e não acabou a faculdade. Mais pra frente, se você se destacar profissionalmente, outras empresas irão lhe procurar, não se desespere. (;

E não comecem com flames só porque não coloquei php como tecnologia de ponta.

Concordo com várias coisas que o pessoal disse, mas aconselho você a analisar o benefício das empresas, não apenas benefícios financeiros, mas outros tipos de benefícios como “qualidade de vida”, quais tecnologias você irá trabalhar, crescimento na empresa, etc etc etc.
Na IBM por exemplo, dependendo da área é claro, você tem algumas vantagens como fazer Home Office (ou então trabalhar de qualquer lugar ocnectado na internet), horários flexiveis, não ter um chefe na sua orelha, etc.

Na IBM, você também tem que ver se é para ser funcionário IBM ou terceirizado.

Lembrando que, mesmo começando a trabalhar com PHP, HTML, etc etc etc, dentro de uma IBM você te a possibilidade de crescer e mudar de projetos.

Olá

Às vezes não consigo dar palpites na minha vida quanto mais na dos outros…

Mas se conselho valesse, eu ficaria com as opiniões do Maurício e do BAndrade.

A sua empresa prometeu cursos para você evoluir enquanto a IBM só prometeu arrancar seu coro.

Converse com seu chefe, fale da proposta da IBM e talvez ele lhe consiga estes 100 reais a mais.

No futuro você verá que conhecer as tecnologias Microsoft lhe será muito útil mesmo que não as use. Aqui no GUJ tem muita gente boa de Java que trabalha com tecnologias Microsoft.

Só não abandone seus estudos de programação orientada a objetos, TDD, programação ágil, etc. e tal.

[]s
Luca

Bom meu conselho é na linha do Luca prq vc sair de uma empresa se ela investirá em vc?

Você tem que pensar bem no que a empresa vai te dar no futuro.
Por 100 R$ a mais, pra entrar em uma empresa que vc não conhece ninguem, nimguem te conhece, vc vai entrar e ser avaliada e muitas outras questões, eu acho que não iria. Ainda mais que a sua atual empresa te prometeu te dar cursos e certificações. Agora vc tem que ver o que vai ser melhor pro teu futuro, ja que esta começando a carreira agora.
Eu sai do meu emprego onde tinha um salrio razoavel, seguro de vida, plano de saude e vale alimentação, pra trabalhar em um lugar que eu recebia R$ 250 a menos e nao tinha nenhum beneficio e tinha que pegar busão pra ir trabalhar. Mas esse lugar ia me trazer muitas vantagens em conhecimneto e experiencia. Tanto que so tenho crescido profissionalmente desde entao.

É claro que ter uma IBM no seu curriculo conta muito, mas acho que experiencia profissional conta muito mais.

Pense no que você deseja fazer em 10 anos, e pense se você terá o cargo que busca na sua empresa atual.

Se ela lhe atender, fique por aí mesmo. Se puder mesmo converse com o seu chefe e fale sobre o seu plano de carreira, sobre essa proposta, provavelmente dessa conversa deve sair coisa boa. Dizem que 80% dos aumentos vem quando o funcionário avisa que vai sair… :wink:

Bem, andei pensando e optei por ficar onde estou mesmo.

Além da possibilidade de crescimento e dos treinamentos e certificações oferecidas, a chance de eu me destacar aqui é bem maior se comparada com a IBM, onde irão “arrancar meu couro”, como disseram ai.

Conversei com meu chefe e ele me falou de um amigo dele para indicar para a vaga. Após a conversa ele me disse que minha atitude foi “muito profissional”.

Poxa, que bom que decidiu assim. Você vai ver que é bem melhor continuar numa empresa que investe, de verdade, num profissional.

Exatamente, acho que os profissionais precisam valorizar esse tipo de empresa, que cada dia está mais rara no mercado.

E outra tecnologia C# tem muita coisa legal vindo, em termos de conceito que vai te trazer uma boa visão.

Como o Luca falou, importante são outras questões como TDD, DDD, Patterns e por aí vai.

Também vai de você aprender outras linguagens, como Ruby, Java, a fim de se desenvolver em paralelo.

É…

Acreditem ou não, recusei a proposta da IBM hoje e acabaram de me ligar de outra consultoria oferecendo uma vaga de Web Designer. Onde? Na IBM hahahaha.

Nossa! Mas você está bem requisitado.
IBM de novo?
hahahahaha

:lol: