Você acha que é mais fácil arrumar emprego por

Você acha que é mais fácil arrumar emprego por…
( ) QI (Quem Indica)
( ) Sites (ceviu, catho, apinfo, vagas…)

Acredito que seja mais fácil por sites e afins.
Porém, as melhores vagas de emprego você não “acha”. Você é indicado para elas.

a indicação atualmente é a melhor forma…particularmente tem sido assim.

Apesar do meu ultimo emprego ter sido indicacao eu acho que eh mais facil pelos sites.
Pelo menos eu NUNCA arrumei emprego ai no Brasil por indicacao de alguem, eu nao conheco ng que trabalha na area de informatica, entao pra mim eh dificil.
Tb nunca indiquei ng (e nem vou indicar), ja tive amigos que indicaram gente de forum, irc e acabaram se queimando porque as pessoas nao trabalhavam muito bem.

//Daniel

É um conjunto de coisas, dentre elas competência técnica e networking. (essa é a palavra certa, QI é um termo usado por pessoas que ainda nao entenderam a necessidade de networking).

É necessário se adaptar as exigencias do mercado. E nos nossos tempos o networking é VITAL.
Nao adianta ser bom, se ninguem sabe que vc e bom.
E tambem nao adianta ser bom se vc nao é agradável, e nao tem um bom marketing pessoal.

A minha esposa pediu algumas indicações a um analista recém-contratado mas que trabalha muito bem (tanto é que ela gostaria que ele tivesse um clone - irmãos gêmeos idênticos costumam ter personalidades e interesses diferentes, e esse analista não tem um irmão gêmeo idêntico nem um clone - então ela pediu para o RH arranjar pelo menos mais um cara com perfil semelhante.)

Infelizmente as indicações que ele deu são de coleguinhas dele (estudaram junto, ou então moram perto, mas não têm as qualificações necessárias), e esses tais coleguinhas ela acha que vão é atrapalhar o trabalho dele, em vez de serem boas indicações. Por isso ela já descartou as indicações logo de cara.

Concordo com o fabim: “é um conjunto de coisas, dentre elas competência técnica e networking.”

Todos os empregos e estágio que arrumei até hoje foram por networking (ou QI).

[quote=thingol]A minha esposa pediu algumas indicações a um analista recém-contratado mas que trabalha muito bem (tanto é que ela gostaria que ele tivesse um clone - irmãos gêmeos idênticos costumam ter personalidades e interesses diferentes, e esse analista não tem um irmão gêmeo idêntico nem um clone - então ela pediu para o RH arranjar pelo menos mais um cara com perfil semelhante.)

Infelizmente as indicações que ele deu são de coleguinhas dele (estudaram junto, ou então moram perto, mas não têm as qualificações necessárias), e esses tais coleguinhas ela acha que vão é atrapalhar o trabalho dele, em vez de serem boas indicações. Por isso ela já descartou as indicações logo de cara.
[/quote]

Mas aí é que tá. Pra indicar, a pessoa tem que ser boa de braço. Não pode indicar só porque é coleguinha. Até porque você pode arruinar sua imagem numa empresa fazendo uma indicação que não seja legal.

Considero atualmente meu NetWorking muito bom… mas eu o conquistei… Meus empregos até agora foram achados em sites ou Fóruns… ia fazia a entrevista a prova, passava e começava a trabalhar… Já eu indico amigos… tenho uma amiga que ao subir de emprego trouxe ela comigo 2 vezes já… hehehehehehe… mas isso porque conheço a competência… senão, também não indicaria… esse negócio de indicar é uma faca de 2 gumes… pode ser pro teu bem se o profissional for bom… mas pode te queimar se o cara não prestar… portanto… muito cuidado…

[quote=thingol]A minha esposa pediu algumas indicações a um analista recém-contratado mas que trabalha muito bem (tanto é que ela gostaria que ele tivesse um clone - irmãos gêmeos idênticos costumam ter personalidades e interesses diferentes, e esse analista não tem um irmão gêmeo idêntico nem um clone - então ela pediu para o RH arranjar pelo menos mais um cara com perfil semelhante.)

[/quote]

No setor publico geralmente é os coleguinhas.
No privado nem tanto.

Por 2 razões: Ou essa pessoa vai trabalhar com vc (e vc nao vai querer um asno trabalhando do seu lado, aumentando a sua carga de trabalho), ou irá pra outro setor (e caso essa pessoa falhe ou seja incompetente, é o seu nome como indicador que tá lá na Diretoria).

É isso aí. Ele é um analista júnior, não muito mais velho que você, dona Loiane (achei divertido os “___ anos cronologicamente comprovados” que você postou no seu perfil). Então ele ainda não “pescou” que é melhor não indicar que se queimar.

O unico emprego que tive(que esotu até hoje infelizmente) é em uma empresa de transportes um tio que me chamou para trabalhar. Pelo menos consegui convencer ele que eu fico melhor fazendo um sistema do que qualquer outra coisa.
Dai é isso que eu faço.

Mas acho que já passou da hora de eu procurar emprego. E network ajuda sim.

Sim o conjunto das coisas é muito importante, mas prefiro via sites e afins.

Percebo que é bem “meio a meio”.

“Catei” do blog do Jeveaux (com permissão hein! rs), achei bem legal também! :slight_smile: E esse mês vou atualizar os números do ___! rs

Existe também a questão dos bônus que algumas empresas oferecem. Se a pessoa que você indicou for contratada, você ganha uns 300 reais, por exemplo. Aí tem gente que indica só pra conseguir uma grana extra.

isso eu nunca vi em lugar algum, que empresa pratica isto ?

isso eu nunca vi em lugar algum, que empresa pratica isto ?[/quote]

Aqui em SP é comum

Numa empresa que eu trabalhava, esse bônus era assim: 200 jr, 500pl, 1000sr (se o cara permanesse depois de 3 meses claro)

Depois esses valores diminuiram :frowning:

[quote=Leozin]Aqui em SP é comum

Numa empresa que eu trabalhava, esse bônus era assim: 200 jr, 500pl, 1000sr (se o cara permanesse depois de 3 meses claro)

Depois esses valores diminuiram :([/quote]
rapaz isto nao tem perigo nenhum de acontecer por aqui. acho que esse modelo nao funciona, e possibilita consequencias infelizes para ambos os lados.

Eu nunca indico. Me indicaram pro emprego que eu estou agora, mas eu nunca indico.
Pode ser que se um dia eu trabalhei com alguem que era extremamente competente e esta procurando emprego ai pode ser eu indique essa pessoa, por exemplo os caras que trabalham comigo agora eu indicaria eles facilmente, mas caso contrario, nao.

O que vc falou num outro post eh totalmente verdade, um rapaz aqui indicou um antigo amigo de faculdade pra trabalhar aqui, os dois ficam de papo direto e a producao dele baixou muito, tem pessoas que nao sabem dividir muito local de trabalho e diversao.

Como eu disso tenho amigos que indicaram gente da faculdade e ate forums, IRC etc e se deram mal.

//Daniel

Pelo relato de todo mundo aqui acho que nunca vou pedir que me indiquem =/

Mas bem que eu tava precisando.