VirtualBox 3.2 é lançado e já tem preço para empresas!

O VirtualBox 3.2 foi lançando no dia 18/05/2010 e com ótimas atualizações, lendo o post do lançamento a Oracle ressalta que o VirtualBox é opensource e é livre de custos para uso pessoal, empresas que desejam utilizar o VirtualBox devem adquirir licenças começando na faixa dos $50 dólares. A Oracle mostra e sabe como se faz um negócio prosperar, espero ver em breve a política de uso e preços do Java para o tipo de licenciamento para as empresas em geral.

Logo instalei a versão 3.2 para Ubuntu 9.10 64 bits, tudo ok a instalação, já usava a versão 3.1.8. Nesta nova versão a primeira execução já abriu uma tela com um contrato de direitos e deveres da licença de uso do VirtualBox, percebi que realmente ficou mais rápido, a Oracle está de parabéns e melhorando cada vez mais os produtos, creio que o Java vai ter muitas melhorias com os novos custos que serão cobrados para mantê-lo em crescimento.

http://www.virtualbox.org/wiki/News

tive a impreção que você citou duas vezes, ou custos ou preços para java???

eu acho que “de repente” cobrem alguma coisa pro uma JVM enterprise, acho que seria bom no sentido de negocio isso,mais considero que seria no máximo isso… sou plenamente a favor desse tipo de licenças, free para users domésticos e pago para empresas (apesar de que considero que os preços devem ser razoavelmente moderados)

quanto ao virtual box, puxa que legal… pretendo usa-lo em breve…

$50 dólares para pequenas e media empresas no brasil eu acho caro

Caracas!!
$50,00 é barato até para uso pessoal.
Tem muito programinha ai para gerenciar fotos que custam muito mais que isso.

Acho que cobrar o java não seria uma boa idéia, por causa do openjdk. Tudo que sai para o java 7 aparece no openjdk primeiro. Se a Oracle fizer isso ela dá um tiro no pé, pois existe a outra alternativa.

Não sei por que mas acho que a notícia da cobrança do virtual box foi apenas um pretexto para levantar uma outra discussão que seria a cobrança do java… Nesse caso nunca usei o virtual box mas se for cobrar para melhorar, não vejo nada de mal nisso (desde que o preço que será cobrado não seja um absurdo).

Tá faltando um pra dizer:

Oh meu Deus! É o fim do java!

:twisted:

$50 é menos do que troco de pinga…

Esse negócio de java ser pago é balela!
O máximo que pode acontecer, creio eu, é a Oracle montar uma JVM específica para servidores, independente da HotSpot e usa quem quer, semelhante a JRockit.

O virtualbox só será cobrado para uso corporativo, porque a Oracle sabe que existem diversas alternativas. O Xen é uma que é bem melhor que o virtualbox.

O xen roda paralelo ao sistema operacional hospedeiro, mas é bem mais complicado de instalar também.

http://www.xen.org/

Ai eu discordo, se a empresa quer o software é porque deve ajudar na sua produtividade, esse preço por volta de 100 reais pra uma empresa não é caro. Até por que a fabricante tem custos, não dá pra vender um software e ter prejuízo.

Pra ter uma ideia, pra pequenas quantidades cada licença do simples WinZip custa 22 dolares, por computador.

Acho que é o certo. Afinal um projeto sem sustento é difícil de manter.

Att.

excelente notícia!!! isso mostra como a Oracle é uma empresa séria e que visa estratégia a longo prazo para seus produtos, e realmente 50$ para uma empresa é um valor irrisório… parabéns a Oracle pois está ensinando o mundo a “fazer negócios” !!!

falows!!! 8)

Mais um tópico que só serve pro troll dizer que o que é de graça não presta. A propósito, alguém sabe o que é opensource para uso pessoal?

Na verdade a Oracle espera que a comunidade desenvolva o software dela, para que ela ganhe em cima do produto. O que eu acho que ninguém irá fazer.

Olá amigo,

Meu ultimo post foi apenas uma opinião pessoal, sem intenção de formentar discussões fora do contexto do tópico.

Em relação ao adjetivo que você usou para me referenciar achei a seguinte denominação:

Um troll , na gíria da internet, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas. O termo surgiu na Usenet, derivado da expressão trolling for suckers (lançando a isca para os trouxas), identificado e atribuído ao(s) causador(es) das sistemáticas flamewars.

bom… se você achou que eu sou um troll significa que você se sentiu como um suckers (trouxa) …

sinceramente não foi essa a intenção… :slight_smile:

abraços !!!

É mais barato que o Office pra secretária fazer planilha de custo e listas de compras rs

[]s

O pessoal que tudo de graça. Acho se o serviço é bom tem que pagar mesmo (licensa ou suporte), até para movimentar o mercado financeiro :slight_smile: ninguem trabalha de graça pelo menos eu não.

abs

[quote=Mauricio de Mello]O pessoal que tudo de graça. Acho se o serviço é bom tem que pagar mesmo (licensa ou suporte), até para movimentar o mercado financeiro :slight_smile: ninguem trabalha de graça pelo menos eu não.

abs[/quote]

Perfeitamente!

Concordo 100%, com isso um produto só tem a crescer, sendo que, ainda existe a possibilidade de uso gratuito para os que realmente necessitam!

[quote=ricardo1ivan]
Olá amigo,

Meu ultimo post foi apenas uma opinião pessoal, sem intenção de formentar discussões fora do contexto do tópico.

Em relação ao adjetivo que você usou para me referenciar achei a seguinte denominação:

Um troll , na gíria da internet, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas. O termo surgiu na Usenet, derivado da expressão trolling for suckers (lançando a isca para os trouxas), identificado e atribuído ao(s) causador(es) das sistemáticas flamewars.

bom… se você achou que eu sou um troll significa que você se sentiu como um suckers (trouxa) …

sinceramente não foi essa a intenção… :slight_smile:

abraços !!![/quote]

Relaxa amigo. É que tu é novo aqui e não está familiarizado.

É que o criador do tópico é um programador php que se cadastrou no guj só pra flamear, pra falar que java é ruim e mostrar relatórios do Tiobe e que php é legal. Ele gosta de dar alfinetadas e dizer que qualquer coisa é melhor que java. Se você ver os tópicos que ele criou (basta clicar em cima do nome de usuário dele) verá o padrão que segue e o número de tópicos bloqueados.

O post do Schuenemann não foi pra ti, fica tranquilo e bem vindo ao guj :slight_smile:

Sucker até onde eu sei é aquele que pratica o ato de chupar.