Vem aí o RIC - RG será substituído por tecnologia

[quote=Rafael Nunes]
…[/quote]

Devidamente compartilhadas por mim também, não se preocupe.

Mas voltando ao tópico, eu defendo arduamente um sistema unico de identificacão, pra poder esvaziar a tonelada de certificados e/ou documentos que levo na carteira.

[quote=Foxlol][quote=Luiz Aguiar]Será que não seria melhor colocar um CHIP debaixo da pele e não precisar mais de rg, cpf, cnh e etc?

PS: não to falando zueira nao rs[/quote]

Sim…pode começar a fazer!

PS: Não é zuera :lol:
[/quote]

seria mais simples de todos tivessem um id e deixassem essa putaria de milhoes de documentos de lado.

T+

Só me lembrei da piada do C.U. (‘Cadastro Universal’)…

[quote=windsofhell]
Porque RG ainda existe?? Titulo de eleitor? Reservista?

O mundo inteiro tem somente um ID. Porque Brasil tem que ser diferente?[/quote]

Nao eh bem por ai… no Reino Unido o seu “ID” pode ser carteira de motorista ou passaporte, mas no geral uma combinacao de endereco, telefone e nome completo funcionam tambem. Eh meio bizarro ver que da pra cancelar a conta de luz do vizinho se vc souber o nome e telefone dele.

Senhores,

eu sou da opinião que devemos evitar a criação denovos números a todo custo… mas,

recentemente participei de uma discussão, com equipe altamente qualificadas, nos ministérios da educação, saúde e trabalho.

A algum tempo o governo estava estudando a implantação do NIS (http://www.serpro.gov.br/noticias-antigas/noticias-2004/20040916_01) Número de Identificação Social. E felizmente essa idéia não pegou.

Para vocês compreenderem bem a complexidade da questão, o problema (do lado do governo) é apenas um, como identificar com segurança uma pessoa no Brasil. Como assegurar que as ações realizadas por outras pessoas não sejam atribuídas a sua pessoa etc.

O problema do identificador único.

O governo possui inúmeras dificuldades em “cruzar” os dados que armazena e coleta. Não consegue garantir uma política de identificação clara, rígida e segura. E por outro lado, possui uma sociedade que acredita que as coisas podem sempre ser ajustadas com “o jeitinho brasileiro”, sem nenhum compromisso com as conseqüências de seus atos, não importa valores morais, desde que se leve alguma vantagem individual.

Focando na notícia, o Registro Geral tem problemas, simplesmente porque foram emitidos pelos estados e não pela união. Eu já vi concursos, em que a pessoa deveria tirar um “novo RG” no estado do concurso, mesmo ela já tendo o seu do estado natal. Autenticar um RG falso então é a coisa mais simples que existe nesse país, onde existe um cartório em cada esquina… . Vi muitos RGs falsos quando trabalhava na Comissão Vestibular da UFPR, tanto para o vestibular quanto para concursos, o próprio presidente da Comissão chegou a “falsificar” o seu próprio RG para demonstrar na época a fragilidade do sistema.

O CPF (Cadastro de Pessoa Física, emitido pela nosso grandioso Ministério da Fazenda), possuem números duplicados (duas pessoas distintas com o mesmo número), pessoas únicas com dois números etc, e muita gente que se quer possue esse número…

Carteira de trabalho/PIS/PASEP e outros do Ministério do trabalho - outra panacéia de números ruins…

O Ministério da Saúde, utiliza uma combinação de dados (nome, nome da mãe, data de nascimento outros), para tentar assegurar o identificador único, leiam mais sobre o TISS…

Tomara que consigam criar um número único, que permita identificar o indíviduo de forma segura e confiável.

Opa, ia me esquecendo - “Daniel que odeia a burocracia”, aqui no Brasil não existe burocracia, apenas buRROcracia. Que é a forma de trazer caos para o sistema, e com isso assegurar o poder nas mãos de poucas pessoas e na pior da hipóteses, se beneficiar da máquina pública.

A questão da burocracia é tão complexa, que no Brasil, que ficamos apenas com a parte pejorativa do conceito. Nossos discionários, identificam e classificam a burocracia como sendo de responsabilidade única e exclusiva da administração pública, vejamos:

[quote]“sistema de execução da atividade pública, esp. da administração, por meio de um corpo complexo de funcionários lotados em órgãos, secretarias, departamentos etc., com cargos bem definidos, selecionados e treinados com base em qualificações técnicas e profissionais, os quais se pautam por um regulamento fixo, determinada rotina e uma hierarquia com linhas de autoridade e responsabilidade bem demarcadas, gozando de estabilidade no emprego.” (Houaiss)

“A classe dos funcionários públicos, principalmente dos das secretarias de Estado.
Influência e predominância dos funcionários públicos, especialmente dos das secretarias de Estado, no governo do país.
Administração dos negócios públicos por hierarquia de funcionários.” (Michaelis) [/quote]
http://dic.busca.uol.com.br/result.html?t=10&ref=homeuol&ad=on&q=burocr%E1cia&group=0&x=7&y=11

Que representa o sentido originário, vinculado ao renascimento francês, em que o poder dos funcionários de uma administração estatal aos quais eram atribuídas funções especializadas, sob uma monarquia absoluta.

Porém, a teoria da burcoracia de Max Weber é: “Burocracia é um sistema de controle social baseado na racionalidade (adequação dos meios para se alcançar os fins) tendo em vista a eficiência na obtenção dos resultados esperados.”

Se formos considerar os termos, no aspecto administrativo da questão, mesmo que as atividades da administração pública fossem certificadas e executadas sobre os conceitos das normas ISO, o aspecto burocratico de Weber estaria preservado.
Lembrando que a máquina pública, da forma que está e da forma que foi concebida, não foi idealizada para ser eficiente, e as amarras dos processos, que cada vez são maiores, são conseqüências da cultura brasileira de “levar vantagem sempre”, que torna os processos públicos potencialmente frageis e plausével de serem corruptados.

Pelo menos é a minha opnião,

fw

[quote=cv][quote=windsofhell]

Nao eh bem por ai… no Reino Unido o seu “ID” pode ser carteira de motorista ou passaporte, mas no geral uma combinacao de endereco, telefone e nome completo funcionam tambem. Eh meio bizarro ver que da pra cancelar a conta de luz do vizinho se vc souber o nome e telefone dele.[/quote]

Aí CV,

eu não acho isso bizarro, apenas muito longe da realidade brasileira,

acredito honestamente que as coisas podem e devam ser dessa forma. Afinal, se alguém pratica um ato de forma indevida, que produza prejuizos a terceiros, como no seu exemplo do cancelamento da luz do vizinho, ele certamente deveria ser chamado a responsabilizar-se pelo seus atos e teria que honrar com as conseqüências… ao contrário daqui, que seria quase impossível identificar quem pediu, quando pediu… E se a questão fosse levada a justiça (aqui), a empresa prestadora do serviço não conseguiria identificar ninguém e muito menos ser responsabilizada pela falta de organização, e o parecer final de nossos tribunais, que certamente seriam expedidos após algumas décadas… seria algo assim: caso encerrado por falta de provas ou por insuficiência nos indícios, cabendo a “vitima” pagar os honorários advocatícios -hehehehe

fw

[quote=Dieval Guizelini][quote=cv][quote=windsofhell]

Nao eh bem por ai… no Reino Unido o seu “ID” pode ser carteira de motorista ou passaporte, mas no geral uma combinacao de endereco, telefone e nome completo funcionam tambem. Eh meio bizarro ver que da pra cancelar a conta de luz do vizinho se vc souber o nome e telefone dele.[/quote]

Aí CV,

eu não acho isso bizarro, apenas muito longe da realidade brasileira,

acredito honestamente que as coisas podem e devam ser dessa forma. Afinal, se alguém pratica um ato de forma indevida, que produza prejuizos a terceiros, como no seu exemplo do cancelamento da luz do vizinho, ele certamente deveria ser chamado a responsabilizar-se pelo seus atos e teria que honrar com as conseqüências… ao contrário daqui, que seria quase impossível identificar quem pediu, quando pediu… E se a questão fosse levada a justiça (aqui), a empresa prestadora do serviço não conseguiria identificar ninguém e muito menos ser responsabilizada pela falta de organização, e o parecer final de nossos tribunais, que certamente seriam expedidos após algumas décadas… seria algo assim: caso encerrado por falta de provas ou por insuficiência nos indícios, cabendo a “vitima” pagar os honorários advocatícios -hehehehe

fw[/quote]

Pensando bem, um id apenas não me parece muito seguro no caso citado pelo CV. Mas DOIS ids, um publico e um privado parece-me mais razoável.

T+

Você quer aplicar isso num país onde as pessoas sequer sabem o próprio RG (ou CPF)?

Mas acho que deveria rolar uma simplificação. Ao invés de 10 documentos, você teria apenas um. A identificação pode ser algo do tipo: ID + nome + data de nascimento + nome do pai e nome da mãe. Dificilmente haveria duplicidades.

[quote=danieldestro]Você quer aplicar isso num país onde as pessoas sequer sabem o próprio RG (ou CPF)?

Mas acho que deveria rolar uma simplificação. Ao invés de 10 documentos, você teria apenas um. A identificação pode ser algo do tipo: ID + nome + data de nascimento + nome do pai e nome da mãe. Dificilmente haveria duplicidades.[/quote]

Se a identificação fosse apenas ID, seria muito mais simples. O resto são campos derivados da chave primária.

Não pense unicamente como um sistema de software.
É mais complexo que isto. rsrsrsrs :stuck_out_tongue:

Legal…

…pra quem tiver curiosidade vale dar uma olhada no e-CPF e e-CNPJ

tem validade juridica tb…