Velha discussão... Ciências da computação (Versus) Técnologo em Análise e Desenvolvimento de Sistema

Olá

Infelizmente sou um desses alunos. Acredito que o maior motivo é a decepção (como já foi falado nesse tópico, o pessoal procura CC pensando em mercado), mas no meu caso é porque precisei começar a trabalhar antes de me formar, e aqui na UFRN ciências da computação não é oferecido à noite. Então cursarei SI em uma faculdade particular à noite, muito contra a minha vontade. :?

[quote]
Eu ainda não entendi qual a real utilidade do curso de SI em relação ao de CC.[/quote]

Nem eu.

Ps.: conheço uns economistas que mandam muito bem em programação :slight_smile:

Minha turma de CC começou com 70 alunos e agora tem uns 30 a 35…

Mas essa grande onda de abandono, seria mais pelo fato que grande parte das pessoas entrarem no curso pensando que é só ficar “mexendo” no computador ou “gostar de ficar na frente do Pc mexendo em msn e orkut” é sufuciente para levar o curso adiante.

Grande parte das pessoas que decistem não aguentam a barra, pois o curso é muito puxado e se vc não gostar… ai fica dificil.

E essa situação não é exclusiva de CC e sim de grande parte dos cursos de exatas…

Olá Amigos,

Este assunto é bem complicado de ser discutido, quem tem formação de CC irá defender de unhas e dentes que é melhor e os que se deram bem com uma formação de S.I e demais tentam achar um jeito de justificar a sua escolha e por fim terão aqueles que queriam CC e fizeram SI e agora se lamentam…
Para explicar o meu ponto de vista vou dar um exemplo, aqui trabalho com desenvolvimentos de sistemas para gestão de negócios, onde é inprescindivel conhecer além da tecnologia em que serão desenvolvimdos os sistemas conhecer o negócio do cliente, como ele funciona e ai não subestime alguem que seja formado em SI e que realmente frequentou a faculdade com vontade de aprender…não é tão simples como o amigo louds disse que pegando um livro e lendo seus problemas serão resolvidos na área de gestão…infelizmente não é simples quanto parece compreender um negócio e propor soluções adequadas, exige muito mais do que conhecimento puramente tecnico…tem que conhecer de negócios (repito)…
Ao invés de ficarmos jogando pedras uns nos outros tipo CC é melhor …essas coisas… é melhor enxergar que o mercado esta aberto para PROFISSIONAIS COMPETENTES, e se vc for bom no que faz quase nunca sua formação irá dizer alguma coisa… eu nunca vi um cara bom deixar de ser contratado pq fez SI…e contratar um cara que fez CC e ficava “voando” nas aulas…

t+

Respeito sua opnião, mas continuo não corcordando.

se vc for levar ao pé da letra tudo é relativo…
precisamos tirar um X1 XD auhahu
Bom, não vou mais debater sobre isso, acho q nenhum de nós vai mudar de opnião sobre a importancia de SI, não é ?

[quote=IgOr_Kz]Olá Amigos,

Este assunto é bem complicado de ser discutido, quem tem formação de CC irá defender de unhas e dentes que é melhor e os que se deram bem com uma formação de S.I e demais tentam achar um jeito de justificar a sua escolha e por fim terão aqueles que queriam CC e fizeram SI e agora se lamentam…
Para explicar o meu ponto de vista vou dar um exemplo, aqui trabalho com desenvolvimentos de sistemas para gestão de negócios, onde é inprescindivel conhecer além da tecnologia em que serão desenvolvimdos os sistemas conhecer o negócio do cliente, como ele funciona e ai não subestime alguem que seja formado em SI e que realmente frequentou a faculdade com vontade de aprender…não é tão simples como o amigo louds disse que pegando um livro e lendo seus problemas serão resolvidos na área de gestão…infelizmente não é simples quanto parece compreender um negócio e propor soluções adequadas, exige muito mais do que conhecimento puramente tecnico…tem que conhecer de negócios (repito)…
Ao invés de ficarmos jogando pedras uns nos outros tipo CC é melhor …essas coisas… é melhor enxergar que o mercado esta aberto para PROFISSIONAIS COMPETENTES, e se vc for bom no que faz quase nunca sua formação irá dizer alguma coisa… eu nunca vi um cara bom deixar de ser contratado pq fez SI…e contratar um cara que fez CC e ficava “voando” nas aulas…

t+[/quote]

Concordo plenamente, pois CC x SI sempre irá existir…
Sempre teremos os graduados em respectivos cursos apontanto os pontos negativos do outro para tentar mostrar que seu curso é melhor…

faculdade eh uma besteira
ateh mesmo crea na nossa area num vale de nada
qualquer um pode ser e fazer o que um graduado faz

nao tem uma convenção para controla isso
então
um ze mane e um doutorado tem o mesmo peso

ai vai da empresa dar o valor de acordo com o entrevistador

tinha que ter um peso = da aob

[quote=jjose]faculdade eh uma besteira

então

tinha que ter um peso = da aob[/quote]

:shock:

Discordo totalmente… --’

[quote=KassiPretti][quote=jjose]faculdade eh uma besteira

então

tinha que ter um peso = da aob[/quote]

Discordo totalmente… --’[/quote]

ahhh
eu trabalho com pessoas competentes que naum tem faculdade e ganham a mesma verba dos que tem
senior sem facul = senior com facul

tu pode discordar
mas a realidade eh outra

e quem vai falar que esses que num tem facul num podem programar
ninguem

Um facul de ed. fisica, nutricao, pedagogia… etc,
vale 1000 vz mais do que qualquer uma de tecnologia
sem o diploma de formacao eles num pode fazer uma serie de coisas
existem um valor de verdade

[quote=louds][quote=paulovittor23]
O foco do curso de SI é conseguir resultados através de pessoas utilizando tecnologia e não formar gerentes de projeto.
Existe sim, a possibilidade da pessoa que se forma em SI seguir essa linha, o que eu considero importante pois ele terá embasamento de metodologias de desenvolvimento, teoria de sistemas, administração, entre outras disciplinas que um profissional de CC não terá (a menos que estude por conta).
Há uma lacuna entre a tecnologia e as pessoas que é preenchida pelo profissional de SI.
Isso não é uma regra, e sim, há excessões.[/quote]

Eu ainda não entendi qual a real utilidade do curso de SI em relação ao de CC. Cursos de CC normalmente tem 2-3 cadeiras de administração, mesmo número que num curso de SI. Teoria de sistemas? Qual teoria?

Podemos comparar a grade curricular de cursos de SI e CC. Que tal pegarmos a da FIAP? É uma faculdade considerada razoável. Vamos começar ignorando as disciplinas que estão lá só para completar a carga horária como “Aplicações para a web”, “Laboratório de Matemática” e similares que não tem conteúdo além do nome. Sobra disso várias cadeiras que são comuns a CC, 3 anos de banco de dados (isso é um curso para dba?) e 2/3 cadeiras de gestão/metodologias.

Resumindo, é uma versão meia boca de um curso de CC que enfiaram uma cadeira a mais de administrivia. Até hoje ainda não ví um curso de SI que não fosse uma versão meia-boca de um curso de CC no qual trocam o nome das disciplinas apenas com o pretexto de tornarem o conteúdo mais simples.

Agora só uma coisa, “conseguir resultados através de pessoas utilizando tecnologia” é uma expressão risivel, pois significa absolutamente nada. Isso pode ser qualquer coisa, o que normalmente é piloto de excel/project ou, na maioria dos casos, o resultado é melhor proficiência no CounterStrike -com ótimos resultados, diga-se de passagem!

[/quote]

tem gente que ainda prefere ter uma noção de administração durante o curso, mais do que se dedicar exclusivamente em exatas. Eu acredito o seguinte, se o cara não tem certeza que vai ser programador o resto da vida, ou mesmo não deseja isso, SI é boa uma opção.
o curso veio de uma necessidade do mercado, que sendo errada ou não, é o que menos importa, pois se ganha para resolver problemas e não para mudar (salvar) o mundo.

[quote=jjose]Um facul de ed. fisica, nutricao, pedagogia… etc,
existem um valor de verdade[/quote]
Esse é um grande problema da nossa área. Qualquer cara que acessa a internet e estuda pode exercer a profissão. E nós que pagamos caro em nossas faculdades e nos estressamos por 4-5 anos muitas vezes perdemos as vagas pra esses caras.

Claro que é bastante relativo, e depende muito da empresa.

[quote=marcosbrandao][quote=jjose]Um facul de ed. fisica, nutricao, pedagogia… etc,
existem um valor de verdade[/quote]
Esse é um grande problema da nossa área. Qualquer cara que acessa a internet e estuda pode exercer a profissão. E nós que pagamos caro em nossas faculdades e nos estressamos por 4-5 anos muitas vezes perdemos as vagas pra esses caras.

[/quote]
mas isso é ótimo! a não ser para os que não tem competência e usam o título como muleta.

[quote=marcosbrandao]Esse é um grande problema da nossa área. Qualquer cara que acessa a internet e estuda pode exercer a profissão. E nós que pagamos caro em nossas faculdades e nos estressamos por 4-5 anos muitas vezes perdemos as vagas pra esses caras.

[/quote]

Bem, me metendo na conversa,

Se você que é graduado, perdeu uma vaga para alguem que não tem faculdade, e não pagou caro por isso, no mínimo essa pessoa tinha alguma coisa a mais para oferecer que compensa a falta de graduação. É o que eu penso.

Colocando mais lenha na fogueira:

Escrevi hoje, não foi por causa desse tópico, mas tem relação:
Voltei a ser universitário, e isso é bom

A propósito, eu estou fazendo faculdade de Administração orientada a Gestão Financeira.

[quote=bobmoe]
mas isso é ótimo! a não ser para os que não tem competência e usam o título como muleta.[/quote]

isso eh papo de vida mansa que num quer saber de ter cultura e diploma superior

Tá com medo?

Pede pra sair rapaz, ou então vai lá e “mata mil” ou vai “beber com o cão” :twisted:

[quote=jjose]
isso eh papo de vida mansa que num quer saber de ter cultura e diploma superior[/quote]
e desde quando uma coisa esta relacionada a outra??
uma coisa não tem nada a ver com a outra.

p/ mim isso é papo de quem não tem qualidade e se esconde atras de um diploma…

voltando ao topico, concordo com o Marcelo, tmb estou pensando seriamente em cursar um outro curso ligado a area de negocios, no caso administração.

[]´s

Discussão irrevelante.

O maior problema que conduz a atrasos e erros cometidos em projetos de software é GERENCIAL e não técnico. É irrelevante se a equipe tem X tecnólogos ou N “cientistas”. O que realmente contribui para o sucesso de um projeto é a gerência e o modelo de produção.

[quote=Taz]Discussão irrevelante.

O maior problema que conduz a atrasos e erros cometidos em projetos de software é GERENCIAL e não técnico. É irrelevante se a equipe tem X tecnólogos ou N “cientistas”. O que realmente contribui para o sucesso de um projeto é a gerência e o modelo de produção.[/quote]

Você é gerente né?

Se bem que, nem meu gerente concorda com isso que você disse.

Não precisa ser muito inteligente para perceber isso.

Todos têm o direito de discordar.

Como vcs fazem software na sua empresa? Com pencas de documentação e diagramas UML!? :wink: