[quote=louds][quote=paulovittor23]
O foco do curso de SI é conseguir resultados através de pessoas utilizando tecnologia e não formar gerentes de projeto.
Existe sim, a possibilidade da pessoa que se forma em SI seguir essa linha, o que eu considero importante pois ele terá embasamento de metodologias de desenvolvimento, teoria de sistemas, administração, entre outras disciplinas que um profissional de CC não terá (a menos que estude por conta).
Há uma lacuna entre a tecnologia e as pessoas que é preenchida pelo profissional de SI.
Isso não é uma regra, e sim, há excessões.[/quote]
Eu ainda não entendi qual a real utilidade do curso de SI em relação ao de CC. Cursos de CC normalmente tem 2-3 cadeiras de administração, mesmo número que num curso de SI. Teoria de sistemas? Qual teoria?
Podemos comparar a grade curricular de cursos de SI e CC. Que tal pegarmos a da FIAP? É uma faculdade considerada razoável. Vamos começar ignorando as disciplinas que estão lá só para completar a carga horária como “Aplicações para a web”, “Laboratório de Matemática” e similares que não tem conteúdo além do nome. Sobra disso várias cadeiras que são comuns a CC, 3 anos de banco de dados (isso é um curso para dba?) e 2/3 cadeiras de gestão/metodologias.
Resumindo, é uma versão meia boca de um curso de CC que enfiaram uma cadeira a mais de administrivia. Até hoje ainda não ví um curso de SI que não fosse uma versão meia-boca de um curso de CC no qual trocam o nome das disciplinas apenas com o pretexto de tornarem o conteúdo mais simples.
Agora só uma coisa, “conseguir resultados através de pessoas utilizando tecnologia” é uma expressão risivel, pois significa absolutamente nada. Isso pode ser qualquer coisa, o que normalmente é piloto de excel/project ou, na maioria dos casos, o resultado é melhor proficiência no CounterStrike -com ótimos resultados, diga-se de passagem!
[/quote]
tem gente que ainda prefere ter uma noção de administração durante o curso, mais do que se dedicar exclusivamente em exatas. Eu acredito o seguinte, se o cara não tem certeza que vai ser programador o resto da vida, ou mesmo não deseja isso, SI é boa uma opção.
o curso veio de uma necessidade do mercado, que sendo errada ou não, é o que menos importa, pois se ganha para resolver problemas e não para mudar (salvar) o mundo.