Velha discussão... Ciências da computação (Versus) Técnologo em Análise e Desenvolvimento de Sistema

Algum Deus da computação por ai? Rsss

Seguinte pessoal,

Estive analisando bem o mercado.

E essa discussão já foi palco de alguns outros tópicos meus…

Afinal, para uma carreira legal… Alguêm aqui concorda em ser um Cientista da Computação(CC)?

Ou focar em uma carreira de Analise de Desenvolvimento de Sistemas?

Algum caso de sucesso?

Comentários sobre?

Vai Java!
Vai Palmeiras!!!

Sou formado em Ciência da Computação e trabalho com Desenvolvimento de Sistemas. É um curso que dá uma visão mais ampla do que um tecnólogo em desenvolvimento de sistemas, embora o tecnólogo seja mais bem focado.

Se bem que isso depende muito da faculdade, de professores, da linguagem de programação escolhida, e principalmente de cada aluno.

eu particulamente discordo dessa matéria, mas está bem argumentada e pode ajuda-lo a decidir melhor.
acredito que o hoje o profissional tem que ser mais generalista, focado em produto (não apenas código), então sugiro sistemas de informação.
Não estou dizendo q vc precise ser “fodão” até em redes, mas é foda saber apenas matemática ou sintaxe…

A diferença costuma ser que aquilo que se aprende em Ciencias de Computação que é útil e importante para o dia-a-dia a enorme maioria dos desenvolvedores passariam a carreita toda sem saber. Em contrapartida, aquilo que se aprende em um curso de Sistemas de informação aprende-se nos primeiros 6 meses de trabalho fulltime.

[quote=louds]A diferença costuma ser que aquilo que se aprende em Ciencias de Computação que é útil e importante para o dia-a-dia a enorme maioria dos desenvolvedores passariam a carreita toda sem saber. Em contrapartida, aquilo que se aprende em um curso de Sistemas de informação aprende-se nos primeiros 6 meses de trabalho fulltime.

[/quote]

perfeito.

Canso de ver gente aqui falando que fez SI só por fazer, pra ter diploma, e que não agregou nada, pois já trabalhava na área.

Nunca vi o mesmo com Ciência da Computação, e com certeza, nunca vou ver!

Acho que vale a pena fazer CC só pra vc se tornar alguem com a mente mais aberta. Francamente, faculdade já é um saco,
ainda fazer só pra ter diploma…não dá! Pelo menos faça algo que vai te agregar algo pra todo esse tempo que vc vai perder.

Realmente…

Sem contar que nunca aprendi tanto sobre economia… não sei por que.

Sem contar que (também) CC parece que dá uma base pra tudo…

Realmente, ciências da computação te dá um conhecimento matemático considerável, e a única faculdade que me vejo fazendo hoje é CC ou engenharia da computação.

Mas espere aí, e quanto a orientação à objetos (além do básico), tendências modernas de desenvolvimento (agile, software factories, mdsd, até mesmo mda, aop, depency injection, linguagens como ruby, etc, etc…) ?! Talvez só com faculdades como as federais, mas não podemos esquecer que nem só de diplomados em federais vive o mercado. Quanto ao resto, só “ensinam” o que grandes empresas, lideradas por administradores que não conhecem nada de tecnologia, acham necessário.

Acabei de desistir de um curso de SI, em uma faculdade que se entitula a melhor de informática em SP, justamente por não concordar com abordagem deles. Ao final serão um monte de recém-formados sem a mínima noção de como fazer as coisas no mundo real.

Tá aí, essa é a questão que proponho: teoria ou prática? Exigências de um mercado que não sabe o que é importante, ou ser eficiente no que se faz?

Procuro a cada dia formas mais eficientes de produzir, reutilizar, e automatizar tarefas que não exigem raciocínio. Sem hipocrisia.

É verdade que CC te abre um leque de possibilidades.
Com o curso, voce sabe o “por que” das coisas e não somente os “pra que”.
Te dá uma boa base para entrar em qualquer segmento relacionado a informática.

Abraços

É claro que se falando em conhecimento técnico CC está anos luz na frente.
Mas vale lembrar que SI é um curso mais voltado para area administrativa e gerencial do que técnica. É claro que você aprende a desenvolver/projetar/analisar software, coisa que você tbm aprende no seu trabalho se fez CC. Mas o maior foco do SI é negocio e gerencia de projeto.

Isso depende da faculdade, estou concluindo Fatec, Processamento de Dados, e ela realmente me deu uma base de tudo, mas focou mais em análise de requisitos. Mas isso tb depende do aluno, tem muitos alunos por aí (que eu vi) que estudaram em faculdades particulares, sem mto nome, e são excelentes profissionais no ramo de informação que escolheram, isso de faculdade federal ou estadual, só ajuda nas bases de outros ramos da informática(é claro que isso depende do aluno), pois cria um mínimo de conhecimento nos ramos que o aluno “não gosta”, diferente das particulares, que o aluno não precisa saber para ser aprovado nas matérias.(msm entre as particulares tem suas exceções)

Fiz CC e não acho que tenha sido uma má escolha. É bem mais difícil, mais caro, porém, mais compensativo.

[quote=lavh][quote=louds]A diferença costuma ser que aquilo que se aprende em Ciencias de Computação que é útil e importante para o dia-a-dia a enorme maioria dos desenvolvedores passariam a carreita toda sem saber. Em contrapartida, aquilo que se aprende em um curso de Sistemas de informação aprende-se nos primeiros 6 meses de trabalho fulltime.

[/quote]

perfeito.

Canso de ver gente aqui falando que fez SI só por fazer, pra ter diploma, e que não agregou nada, pois já trabalhava na área.

Acho que vale a pena fazer CC só pra vc se tornar alguem com a mente mais aberta. Francamente, faculdade já é um saco,
ainda fazer só pra ter diploma…não dá! Pelo menos faça algo que vai te agregar algo pra todo esse tempo que vc vai perder.[/quote]

Conversa fiada.

Conheco pessoas foramdas em Sistema de informação que desenvolvem excelentes softwares, e de qualidade… e Cientista que se formou mas nao sabe nem explicar o que é OO.

A Recíproca é verdadeira.

Amigos…

O curso de CC te dá uma base tecnica muito ampla isso é incontestável, porem cursos como S.I. entre outros estão muito mais focados nos negócios fazendo o profissional ser valorizado e conhecer todas (quase) as áreas de atuação de do profissional de TI, mas tudo isso é fruto do empenho do aluno não adianta o cara estar na melhor faculdade e não saber aproveitar.
Na minhã região, os caras de S.I estão praticamente “dominando”, pois, além de um “bom” conhecimento técnico vão mais além do que escrever códigos mas conhecer e entender e saber solucionar os problemas das empresas hj é essencial e o gerenciamento de projetos então…
No meu ponto de vista um profissional de TI deve dominar bem a tecnologia utilizada como o Java por exemplo, e conhecer bem a área de negócio em que vai atuar. Sem contar que o profissional generalista recebe conhecimentos de como administrar seus negócios elaborar um plano de negócios, um plano de markting coisas que são essenciais e discordando do amigo que disse que isso se aprende em 6 meses de trbalho, conheço pessoas que estão na área a muito tempo, são ótimos em teclogia, porem pecam na administração…não saindo do lugar…

t+

[quote=IgOr_Kz]Amigos…

O curso de CC te dá uma base tecnica muito ampla isso é incontestável, porem cursos como S.I. entre outros estão muito mais focados nos negócios fazendo o profissional ser valorizado e conhecer todas (quase) as áreas de atuação de do profissional de TI, mas tudo isso é fruto do empenho do aluno não adianta o cara estar na melhor faculdade e não saber aproveitar.
Na minhã região, os caras de S.I estão praticamente “dominando”, pois, além de um “bom” conhecimento técnico vão mais além do que escrever códigos mas conhecer e entender e saber solucionar os problemas das empresas hj é essencial e o gerenciamento de projetos então…
No meu ponto de vista um profissional de TI deve dominar bem a tecnologia utilizada como o Java por exemplo, e conhecer bem a área de negócio em que vai atuar. Sem contar que o profissional generalista recebe conhecimentos de como administrar seus negócios elaborar um plano de negócios, um plano de markting coisas que são essenciais e discordando do amigo que disse que isso se aprende em 6 meses de trbalho, conheço pessoas que estão na área a muito tempo, são ótimos em teclogia, porem pecam na administração…não saindo do lugar…

t+[/quote]

é isso ai igor… eu tb concordo com vc… assim a uns 3 anos atras fiquei na duvida S.I ou C.C ? ai qdo eu decidir fazer o C.C tinha passado ja a data de inscrição puts… ai so tinha S.I ai eu olhar vou para S.I entao… li sobre o curso… mais na epoca queria C.C e hj nao trocaria C.C por S.I alias sei a valorização do curso de C.C e que em muitos aspecto ele é tem um nivel maior que o de S.I mais quando vai para a camada de negócio o C.C nao acompanha o curso de S.I. eu faço S.I e nos estudamos negocios desde do primeiro semestre, nos envolvemos com alunos do curso de administração, pois as materias direcionadas à essa área nao acontece na sala apenas com o curso de S.I a faculdade poe os alunos de S.I com os alunos de Adm, economia por exemplo, temos uma materia de direito etc. Um exemplo pratico aconteceu comigo no quarto semestre onde o projeto foi montar uma empresa… na area de T.I tive que aprender todos aqueles custo e impostos do governo, saber calcular… ir ao SEBRAE para obter informações… teve dia que fiquei uma tarde no sebrae tomando umas aulas com o tecnico lá… de como abrir um empresa… mais também no projeto tinha a questao de limitação, qual região eu poderia atingir… tive que fazer uma pequena pesquisa nas cidades da regiao e analisar concorrentes… etc.
Entao assim nao sei, mais acho que no curso de CC nao rola isso… e assim o que acontece muito o cara se forma, ou vai trabalhar como CLT, ou freelancer e outros arriscam no PJ, porem nao sabe nada de negocio, empresa etc… e com tempo a empresa nao dar certo e fica com dividas na praça… claro que um semestre nao dar para ser o “tal” porem com a parte teorica que houve em sala e o projeto que fizemos dar uma boa ajuda… alem de outras materias que temos na area de negocio. Antes criticava o curso de S.I (no primeiro semestre) porem apos ter feito uma pesquisa no mercado, e percebi que falta profissional que entende a camada de negocio pelo menos o basico… hehe e outro ponto, que começei analisar com mais detalhes o curriculo de grandes profissionais por exemplo: Presidente da Ibm do Brasil/amercia latina - formação economia, engenharia de software etc… acho q antes tinha esse curso… mais de uns 4 anos para cá o MEC regulamentou… mais assim observe que os cara que cuida da camada de negocio das multinacionais e ate nas grande empresas nacionais com relação a T.I poucos estao envolvido muito com T.I em si… os caras tem mais qualificacao na area de negocios…
Enfim acho bom os dois cursos… porem cada um decide o quer, acho que falar que S.I é melhor q C.C ou C.C melhor que S.I, isso nao tem fundamento por que depende aonde vc quer trabalhar, e qual vc tem mais facilidade de aprender… e gostar principalmente… tem pessoas que nao gostam nem de falar no nome de “negocio”, “administração”.

flw!

depende muito da instituição… eu sou tecnólogo, curti o curso, mas de acordo com o que gosto de trabalhar hj seria melhor se eu tivesse feito cc.

[quote=lavh][quote=louds]A diferença costuma ser que aquilo que se aprende em Ciencias de Computação que é útil e importante para o dia-a-dia a enorme maioria dos desenvolvedores passariam a carreita toda sem saber. Em contrapartida, aquilo que se aprende em um curso de Sistemas de informação aprende-se nos primeiros 6 meses de trabalho fulltime.

[/quote]

perfeito.

ainda fazer só pra ter diploma…não dá! Pelo menos faça algo que vai te agregar algo pra todo esse tempo que vc vai perder.[/quote]

mas se a pessoa é auto-didata é até aceitável ela fazer faculdade só por diploma!
O problema é achar q um curso de CC garanta alguma competência em programação. Nenhum curso garante nada!

[quote] java_coffe disse:
CC = quer ser um bom matemático
[/quote]

Discordo, a grande vantagem do curso de ciência da computação é que ele abrange todas as áreas relacionadas à computação. Cabe ao cientista decidir sobre qual area seguir. Um Cientista da Computação pode ser um excelente gerenciador de projetos ou modelador de sistemas.
O cursos de ciência da computação é voltada bem mais para a área cientifica.
Esta claro minha humilde opinião :slight_smile: .

[quote] mas se a pessoa é auto-didata é até aceitável ela fazer faculdade só por diploma!
O problema é achar q um curso de CC garanta alguma competência em programação. Nenhum curso garante nada![/quote]

CC não garante competência em programação. SI também não. Cansei de ver gente saindo da faculdade sem saber po*** nenhuma. Tem que saber aproveitar e usar aquilo que foi abordado em salas de aula, trabalhos malucos, madrugadas acordadas, provas demoníacas, enfim…

Na minha visão é mais ou menos assim:

CC = 3 * Programação + Software Básico + Redes + Hardware + Matemática + Engenharia de software + Análise de Sistemas
SI = 3 * Programação + Administração + 2 * Engenharia de software + 2 * Análise de Sistemas
EC = Programação + 2 * Redes + 2 * Hardware + Física + Matemática + Software Básico

E o que um graduando de sistemas de informação tem que estudar (sozinho) para complementar seus estudos de ciências da computação?

[quote=francislon][quote] java_coffe disse:
CC = quer ser um bom matemático
[/quote]

Discordo, a grande vantagem do curso de ciência da computação é que ele abrange todas as áreas relacionadas à computação. Cabe ao cientista decidir sobre qual area seguir. Um Cientista da Computação pode ser um excelente gerenciador de projetos ou modelador de sistemas.
O cursos de ciência da computação é voltada bem mais para a área cientifica.
Esta claro minha humilde opinião :slight_smile: .[/quote]

concordo !!! :wink: