VE do Eclipse ou o Matisse do Netbeans?

24 respostas
xwillianss

Olá, recentemente andei pesquisando o Eclipse e pude perceber que ele gerencia melhor a aplicação do que o Netbeans, sem contar que voce aprende mais Java com ele do que com o Netbeans(pelo menos eu percebi) . Como sou iniciante em Java, o Netbeans deixa você mal acostumado, pois ele lhe dar quase tudo pronto, então não faz sentido aprender Java com ele. Já no Eclipse voce tem um bom gerenciamento de desenvolvimento e ele lhe obriga a fazer tudo na mão mesmo. mas como fiquei acostumado a arrasta e soltar nos tempos de VB, Delphi e .NET, utilizando os mais variados “wizards”, eu gostaria de saber se a maneira de programar utilizando o Visual Editor do Eclipse é a mesma do Matisse do Netbeans? Pois estou querendo migrar para o Eclipse, pois ele deixa o código mais enxuto e eu aprendo mais, porem sem largar o bom e velho Editor Visual.

Abraços!!!

24 Respostas

maquiavelbona

Não. O VE é uma das coisas mais odiadas na plataforma do Eclipse por ser lento, bugado e “burro”. Se você quer produtividade na hora de fazer interfaces, o Matisse do Netbeans é a melhor opção. Caso você seja masoquista, o VE está aí para ser baixado.

Quando eu precisava fazer interfaces gráficas, fazia o visual no Netbeans ( na época o 5.5 e depois o 6.0 ) e editava o resto do código no Eclipse.

Até!

correainfo

Tem outra opcao para utilizar no eclipse bem melhor

Jigloo

Vale a pena testar

Grinvon

Eu uso matisse, tenho que usá-lo, já que nosso projeto estamos fazendo nele.

Sinceramente, o RAD .NET é sem dúvida MUITO melhor, mas o matisse quebra o galha apesar de alguns bugs como:

• Redimensionamento falho;
  • Colocar um objeto novo no top, pode ser uma tarefa um tanto que chata;
  • Demora MUITO para carregar uma tela;
  • Ás vezes ele fecha a tela que estamos trabalhando.

Bom, é isso.

JavaKaiser

correainfo:

Jigloo

Vale a pena testar

este jigloo é um editor visual para ser usado no eclipse?
pois estou trabalhando em um projeto no eclipse (e tem que ser no eclipse pois a força maior da empresa decidiu), e estamos fazendo as telas do swing tudo na mao,
pois nao conseguimos utilizar o VE…

mas ele funciona igual o VE ou é melhor?

josenaldo

Use matisse, sem dúvida!

Se por algum motivo preferir usar eclipse para Swing, esqueça o VE e trabalhe na MÃOZONA mesmo. rsrsrsrs Acredite, é bem menos doloroso que usar o VE.

Pra você ter uma idéia, recentemente, em uma empresa onde trabalhei, havia um projeto Desktop que vinha sendo feito há 2 anos no VE. Precisavamos inserir uma nova funcionalidade. Tínhamos 3 meses para isso. Nesse tempo, usando o matisse, nós reescrevemos a aplicação INTEIRA.

A equipe que reescreveu que tinha superpoderes? Não. Superpoderes quem tinham eram os caras que passaram 2 anos mexendo com VE. srrsrsrsrsrs Deve ser uma super paciência combinada com um mega-saco!

correainfo

JavaKaiser:
correainfo:

Jigloo

Vale a pena testar

pois estou trabalhando em um projeto no eclipse (e tem que ser no eclipse pois a força maior da empresa decidiu), e estamos fazendo as telas do swing tudo na mao,

É para o eclipse sim pode usar que vc vai gostar… melhor que o VE.

JavaKaiser

correainfo:
JavaKaiser:
correainfo:

Jigloo

Vale a pena testar

É para o eclipse sim pode usar que vc vai gostar… melhor que o VE.

cara…to tentando instalar ele agora…mas o link pelo eclipse ta dando que é invalido…
e tentei baixar o zip no site…e quando tento extrair ele ta falando que o arquivo ta corrompido…
vc por acaso nao tem o arquivo ?

e esse matisse vem com o netbeans ou precisa instalar??
pq se eu nao conseguir instalar este jigloo, vou tentar usar o netbeans pq escrever o codigo todo na mao levaria muito tempo…

Danillo_Moreno

Tem também o MyEclipse, apesar de ser pago…

A licença dele não é muito cara e ele utiliza o Matisse para eclipse…

netShot

Recomendo o :

WindowBuilder Pro - SWT/Swing/GWT Designer

pro Eclipse, apesar que eu faço tudo na mão mesmo^^ mas quando to com pressa uso ele, muito bom.

Eu uso o Mig Layout.

JavaKaiser

Danillo_Moreno:
Tem também o MyEclipse, apesar de ser pago…

A licença dele não é muito cara e ele utiliza o Matisse para eclipse…

netShot:

Recomendo o :

WindowBuilder Pro - SWT/Swing/GWT Designer

pro Eclipse, apesar que eu faço tudo na mão mesmo^^ mas quando to com pressa uso ele, muito bom.

vou dar uma pesquisada sobre eles e ver se consigo instalar…valeu a dica

correainfo

Ve se te ajuda a instalar o jigloo

Artigo como Instalar e utilizar o Jigloo

JavaKaiser

correainfo:
Ve se te ajuda a instalar o jigloo

Artigo como Instalar e utilizar o Jigloo

cara, eu tentei seguir o tutorial, mas ele diz para pegar o endereço que esta no site,
e este endereço quando coloco no eclipse ele manda esta mensagem

Network connection problems encountered during search.
Unable to access “http://cloudgarden1.com/update-site”.
Error parsing site stream. [Premature end of file.]
Premature end of file.
Error parsing site stream. [Premature end of file.]
Premature end of file.

estou usando esta URL
http://cloudgarden1.com/update-site
é esta mesmo?

M

"

JavaKaiser

marcosalex:
Experimenta o Turbo JBuilder. É o Eclipse da Borland e tem um bom editor visual para o Eclipse, além de já vir com uma série de plugins opcionais pré-configurados. A versão Turbo é grautita.

Pra quem usa o NetBeans e não quer ficar mal acostumado com a edição visual, lembre-se que tanto o Eclipse quanto o Netbeans permitem programar “na unha” sem problemas.

vou dar uma olhada nele…

e alguem sabe com passar um projeto do eclipse para o netbeans e vice-versa?
pq tentei abrir o projeto do eclipse no netbeans e nao deu certo…vou tentar de novo daqui a pouco…

mas acho que tem alguma coisa pra configurar pra abrir… pq parece que a estrutura do projeto fica diferente.

Leozin

mesmo o netbeans sendo uma carroça e ruim, qualquer pessoa com consciência sabe que o editor visual swing dele é excelente, mesmo nas versões não-matisse (< 4.1)

S

Tem duas coisas que vejo gente aqui falar sobre o Netbeans e não enxergo:

-Dizer que ele te dá quase tudo pronto. O quê, por exemplo?
-Dizer que o editor de código do Eclipse é melhor. Em que?

Edit:
Respondendo: eu não usaria o VE do Eclipse de jeito nenhum.
Mas, se o que você está aprendendo é Swing, acho que o Matisse não é uma boa. Deveria fazer na mão.

Existe ainda o MigLayout. Nunca usei, mas parece interessante.

M

"

M

"

neofito

marcosalex:
…Pra quem usa o NetBeans e não quer ficar mal acostumado com a edição visual, lembre-se que tanto o Eclipse quanto o Netbeans permitem programar “na unha” sem problemas.

O netShot citou o MigLayout. Se for desenvolver na mão, dê uma olhada nele, você vai ficar impressionado com a facilidade e a funcionalidade do mesmo. Ele é muito bom!

victorcosta

Minha opinião:

• VE: uma porcaria, fuja dele
  • Netbeans: possui um editor visual muito bom, mas eu odeio porque ele não deixa editar o código gerado e eu prefiro usar o Eclipse
  • Jigloo: é um plugin do eclipse quase tão bom quanto o matisse do Netbeans, mas possui mais bugs e é menos profissional. A vantagem é que ele lhe permite alterar o código gerado na mão (isso é muito bom)
  • MigLayout: um jar pequeno q lhe permite facilmente programar a gui manualmente pelo código, é a melhor opção, o layout sai mais limpo, fácil de entender e dar manutenção, e mais flexível

Minha sugestão:

Se está aprendendo use o Netbeans ou Jigloo (a depender se vc prefere o Netbeans ou Eclipse), se possível, olhe o código gerado e tente entender (só não tente entender o código gerado do GroupLayout pq é impossível :D)

Depois que estiver mais experiente estude o MigLayout e veja se gosta dele

JavaKaiser

valeu…

to criando algumas coisas no netbeans agora…
e ja percebi que ele nao deixa editar o codigo que ele gera… :evil:

mas depois entao vou dar uma olhada no MigLayout…

mesmo pq o Jigloo…nao consegui instalar…
peguei o link para colocar direto no eclipse…e nao deu certo…

mas mesmo assim…valeu

victorcosta

Baixa o Jigloo aqui
http://cloudgarden1.com/jigloo_405.zip

Extrai ele e copia a pasta ‘plugins’ e ‘features’ pro seu eclipse
Depois restarta o eclipse e veja se funcionou

Se não funcionar ou reseta ou computador ou cria um atalho com -clean no final, e usa ele pra ligar

JavaKaiser

é…
nao teve jeitoo…
vo tenta reiniciar a maquina…
e o atalho…
pq o arquivo continua dando o erro de final inesperado

xwillianss

Galera obrigado pelas dicas, as respostas foram cruciantes, para eu manter-me utilizando o Netbeans. Não que o Eclipse seja ruim, como eu mencionei lá em cima. Mas é que vocês acabaram me convencendo que tanto o Netbeans ou Eclipse são bons IDE. Isso é bom, pois há livre concorrência. Acho que que qualquer um dos dois, pode assumir uma posição de querer ou não utilizar o editor visual, basta termos a consciência de saber que, para aprender JAVA tem que começa pela unha para depois arrancar os cabelos mais tarde.

Abraços!

Criado 22 de julho de 2008
Ultima resposta 22 de jul. de 2008
Respostas 24
Participantes 13