[quote=leo_mf][quote=kicolobo][quote=Anime][quote=kicolobo]Algo que não tenha a ver com programação. Exemplo: qual o último livro que você leu?
Normalmente o sujeito que só programa, e programa e programa é limitado (e não raro, ruim de serviço).
Acho importantíssimo que o cara tenha outras fontes de informação pra, pelo menos, poder interligar melhor os pontos e, assim, chegar a soluções mais interessantes.
Se for pra ter uma “máquina de gerar código humana”, prefiro um gerador de código.
Se for pra ter um programador/analista/sei_lá_qual_nome_o_mercado_inventa, prefiro que seja humano.
(claro que a parte de programação/lógica/conhecimento específico vale, mas este plus adicional normalmente é o que faz o cara me ganhar)[/quote]
Desculpe,não entendi… :oops: O que você chama de plus adicional…[/quote]
A pessoa não ser meramente “um técnico”. Ter vivência FORA da área técnica.
Não saber apenas programar, ter um background cultural mínimo que vai ajudá-la a chegar a soluções mais interessantes.
O que me irrita muito é esta imagem do “code monkey”. O cara que simplesmente escreve código.
Não: não é simplesmente gerar código. É criar coisas bonitas, que vão além do feijão com arroz.
Muita gente pensa: “que diabos um romance pode ajudar alguém que trabalha como programador?”
Resposta: MUITO cara. São mais pontos na sua cabeça. Consequentemente, mais conexões e, assim, maior possibilidade de combinações na hora de se chegar a uma solução.
Além disto, tem o aspecto social também. É muito mais enriquecedor pro ambiente ter gente culta, com mais vivência pra compartilhar do que um monte de iguais que só falam do mesmo assunto.[/quote]
Com isso eu concordo plenamente!
Me desculpe se eu fui grosso, eu entendi mal o seu post.[/quote]
Sem problema, acontece
Mas eu já observei isto. Os caras REALMENTE bons de serviço, normalmente fazem algo além de se dedicar somente à parte técnica.
É muito comum, por exemplo, tocarem algum instrumento, gostarem de ler literatura não técnica, ir a teatro, cinema, etc.
Se o cara gostar de escrever então, melhor ainda!
Existe um livro do Andy Hertzfeld chamado “Revolution on the Valley” que conta a história da criação do Macintosh original.
É fantástico, porque você vê nítidamente isto. Não são meros engenheiros trabalhando na criação do mac: são pintores, musicos, poetas.
Abrir a mente é importante. Na nossa profissão, é muito fácil ficar com a visão afunilada na parte técnica, porque ela é realmente fascinante. E é ai que tá o problema.
A técnica existe pra ser aplicada na vida, e a vida, você obtém com inputs que estão muito, mas muito aquém mesmo da técnica.