[quote]
Pra mim o mais importante eh:
-
Qual curso superior que vez e onde.
Importante saber se a pessoa cursou uma universidade seria ou uma uninove da vida e tb que tipo de TCC ou projeto de mestrado fez.
-
Experiencia (tempo) com as tecnologias que serao utilizadas na vaga.
Se for pra estagiario ou programador Jr. experiencia nao importa muito, em outros casos pelo menos 5 anos de experiencia.
-
Qual tipo de projeto que trabalhou.
Eh importante saber que tipo de projeto que a pessao trabalhou, eh sempre bom ter alguem que tem um certo conhecimento da area.
-
Ambicoes, planos pro futuro na carreria profissional
Nao precisa ser um cara que quer em 10 anos virar CEO de uma empresa multinacional, mas eu acho que eh importante ter algumas metas, nao precisa nem
ser nada grandioso, poderia ser algo do tipo, “ah, hoje eu sou desenvolvedor mas eu sou interessado em arquitetura, entao eu quero aos poucos ir para essa area”.
-
Idioma.
Eu esperaria pelo menos ingles fluente
-
Outras tecnologias
Gostaria tb de saber se a pessoa tem conhecimento ou experiencia com outras coisas alem das qualificacoes que eu estou procurando. Outra coisa que eu nao gosto eh
gente que veste a camisa de terminada tecnologia, pessoas que quase tatuam .NET ou Java na testa, isso eh coisa de 10 anos atras, profissional hoje em dia tem
que ser dinamico.
Em paralelo a tudo isso, eu contrataria uma pessoa que fosse agradavel de trabalhar junto, se veste bem (nao me refiro a social ou vestido com roupa de boyzinho que vai em clubes da Vila Olimpia). Eu nao gostaria de trabalhar com um nerd que so fala de WoW toda hora, soh fala de trabalho e tecnologia e nunca sai pra tomar uma cerveja. Entao como topico final eu perguntaria tb um pouco da vida pessoal, o que faz, o que gosta, hobbies, familia e etc.
Soh no passado que pessoas da area de TI podiam ser estranhas, timidas e anti-sociais.
//Daniel[/quote]
Concordo totalmente
Quando as perguntas da lina achei algumas estranhas
1- Você fuma?
eu como entrevistador já descartava o sujeito na hora e botava ele a ponta pé pra fora (brincadeirinha) mesmo se ele fosse o melhor programador do mundo. Me desculpem os fumantes :twisted:
2- Você sai de casa a noite?.. tipo, balada?
Não entendi o porque da pergunta. Eu saio mas não curto balada. Influencia alguma coisa aonde vou a noite? às vezes vou à padaria comprar pão, as vezes dar um role de skate
3- Quais as baladas que você freqüenta?
Não frequento. E daí? Muda alguma coisa profissionalmente? Cada um gosta de uma coisa
4- Quando você está em casa na frente do computador, quais os softwares que você usa?
Pode até ser válida mas e se o cara responder: Uso campo minado. Ou se for: Sudoku. Ele tá na casa dele. Não interessa se ele só usa msn, notepad…
5- Você usa Windows ou Linux?
Pertinente, dai concordo
6- Qual Browser de internet você utiliza?
Uso aquele que mais me agrada visualmente. Algum problema?
7- Me fale o que você conhece sobre Java?
Totalmente aplicavel, claro
8- Qual IDE você utiliza?
Abriu ai um espaço para o candidato brigar na entrevista? Eu uso Eclipse mas não tenho preconceito nenhum para quem usa notepad, netbeans etc. Mas tudo bem, abre espaço pra o candidato falar mais detalhes do que ele sabe etc
9- Você conhece a tecnica de Debug Down-Up?
Técnica, dai sim
10- Pode começar amanhã?
Assim como já comentado por alguém ai em cima, depende muito. Se o cara larga tudo pra vir pra minha empresa hoje, quem diz que amanhã ele não larga a minha por +R$1 e vai pra outra empresa?