Vc como entrevistador

[quote=AbelBueno][quote=lina]
10- Pode começar amanhã?
[/quote]

Uma dúvida: responder Sim nesta pergunta conta como positivo ou negativo?

Se o candidato está empregado e respondesse Sim a esta pergunta, eu ficaria com um pé atrás.

[/quote]

Oi,

Exatamente!

Tchauzin!

depende da vaga! por exemplo tem empresas que contratam pessoas para aprender mesmo la dentro consequentemente paga pouco. já outras
gostam de contratar pessoas qualificadas sendo esta ultima bem mais exigente consequentemente paga melhor! desta forma costumam fazer testes
em máquinas pedindo para arrumar erros que eles mesmos criaram para testar o candidato além de perguntar sobre a pessoa na qual estará trabalhando
junto deles (geralmente pessoal de TI é muito amigo um dos outros por isso não podem por um vacilão la dentro)

Oi,

Exatamente… Estagio é a palavra certa, né?

Tchauzin!

Pra mim o mais importante eh:

1. Qual curso superior que vez e onde.
    Importante saber se a pessoa cursou uma universidade seria ou uma uninove da vida e tb que tipo de TCC ou projeto de mestrado fez.

2. Experiencia (tempo) com as tecnologias que serao utilizadas na vaga.
    Se for pra estagiario ou programador Jr. experiencia nao importa muito, em outros casos pelo menos 5 anos de experiencia.

3. Qual tipo de projeto que trabalhou.
    Eh importante saber que tipo de projeto que a pessao trabalhou, eh sempre bom ter alguem que tem um certo conhecimento da area.

4. Ambicoes, planos pro futuro na carreria profissional
    Nao precisa ser um cara que quer em 10 anos virar CEO de uma empresa multinacional, mas eu acho que eh importante ter algumas metas, nao precisa nem
    ser nada grandioso, poderia ser algo do tipo, “ah, hoje eu sou desenvolvedor mas eu sou interessado em arquitetura, entao eu quero aos poucos ir para essa area”.

5. Idioma.
    Eu esperaria pelo menos ingles fluente

6. Outras tecnologias
    Gostaria tb de saber se a pessoa tem conhecimento ou experiencia com outras coisas alem das qualificacoes que eu estou procurando. Outra coisa que eu nao gosto eh
    gente que veste a camisa de terminada tecnologia, pessoas que quase tatuam .NET ou Java na testa, isso eh coisa de 10 anos atras, profissional hoje em dia tem
    que ser dinamico.

Em paralelo a tudo isso, eu contrataria uma pessoa que fosse agradavel de trabalhar junto, se veste bem (nao me refiro a social ou vestido com roupa de boyzinho que vai em clubes da Vila Olimpia). Eu nao gostaria de trabalhar com um nerd que so fala de WoW toda hora, soh fala de trabalho e tecnologia e nunca sai pra tomar uma cerveja. Entao como topico final eu perguntaria tb um pouco da vida pessoal, o que faz, o que gosta, hobbies, familia e etc.
Eu pensaria se o candidato eh uma pessoa que eu e os outros desenvolvedores poderia alem tem um bom desenvolvedor juntando ao grupo, ter tambem um amigo. Porque trabalhar 8 horas(ou mais) por dia com gente que vc nao suporta eh dificil.

Soh no passado que pessoas da area de TI podiam ser estranhas, timidas e anti-sociais.

//Daniel

[quote]

Importante saber se a pessoa cursou uma universidade seria ou uma uninove da vida e tb que tipo de TCC ou projeto de mestrado fez.

2. Experiencia (tempo) com as tecnologias que serao utilizadas na vaga.
    Se for pra estagiario ou programador Jr. experiencia nao importa muito, em outros casos pelo menos 5 anos de experiencia.

3. Qual tipo de projeto que trabalhou.
    Eh importante saber que tipo de projeto que a pessao trabalhou, eh sempre bom ter alguem que tem um certo conhecimento da area.

4. Ambicoes, planos pro futuro na carreria profissional
    Nao precisa ser um cara que quer em 10 anos virar CEO de uma empresa multinacional, mas eu acho que eh importante ter algumas metas, nao precisa nem
    ser nada grandioso, poderia ser algo do tipo, “ah, hoje eu sou desenvolvedor mas eu sou interessado em arquitetura, entao eu quero aos poucos ir para essa area”.

5. Idioma.
    Eu esperaria pelo menos ingles fluente

6. Outras tecnologias
    Gostaria tb de saber se a pessoa tem conhecimento ou experiencia com outras coisas alem das qualificacoes que eu estou procurando. Outra coisa que eu nao gosto eh
    gente que veste a camisa de terminada tecnologia, pessoas que quase tatuam .NET ou Java na testa, isso eh coisa de 10 anos atras, profissional hoje em dia tem
    que ser dinamico.

Em paralelo a tudo isso, eu contrataria uma pessoa que fosse agradavel de trabalhar junto, se veste bem (nao me refiro a social ou vestido com roupa de boyzinho que vai em clubes da Vila Olimpia). Eu nao gostaria de trabalhar com um nerd que so fala de WoW toda hora, soh fala de trabalho e tecnologia e nunca sai pra tomar uma cerveja. Entao como topico final eu perguntaria tb um pouco da vida pessoal, o que faz, o que gosta, hobbies, familia e etc.

Soh no passado que pessoas da area de TI podiam ser estranhas, timidas e anti-sociais.

//Daniel[/quote]

Concordo totalmente

Quando as perguntas da lina achei algumas estranhas

1- Você fuma?
eu como entrevistador já descartava o sujeito na hora e botava ele a ponta pé pra fora (brincadeirinha) mesmo se ele fosse o melhor programador do mundo. Me desculpem os fumantes :twisted:

2- Você sai de casa a noite?.. tipo, balada?
Não entendi o porque da pergunta. Eu saio mas não curto balada. Influencia alguma coisa aonde vou a noite? às vezes vou à padaria comprar pão, as vezes dar um role de skate

3- Quais as baladas que você freqüenta?
Não frequento. E daí? Muda alguma coisa profissionalmente? Cada um gosta de uma coisa

4- Quando você está em casa na frente do computador, quais os softwares que você usa?
Pode até ser válida mas e se o cara responder: Uso campo minado. Ou se for: Sudoku. Ele tá na casa dele. Não interessa se ele só usa msn, notepad…

5- Você usa Windows ou Linux?
Pertinente, dai concordo

6- Qual Browser de internet você utiliza?
Uso aquele que mais me agrada visualmente. Algum problema?

7- Me fale o que você conhece sobre Java?
Totalmente aplicavel, claro

8- Qual IDE você utiliza?
Abriu ai um espaço para o candidato brigar na entrevista? Eu uso Eclipse mas não tenho preconceito nenhum para quem usa notepad, netbeans etc. Mas tudo bem, abre espaço pra o candidato falar mais detalhes do que ele sabe etc

9- Você conhece a tecnica de Debug Down-Up?
Técnica, dai sim

10- Pode começar amanhã?
Assim como já comentado por alguém ai em cima, depende muito. Se o cara larga tudo pra vir pra minha empresa hoje, quem diz que amanhã ele não larga a minha por +R$1 e vai pra outra empresa?

[quote=lina]Oi,

Minhas perguntas:

1- Você fuma?
2- Você sai de casa a noite?.. tipo, balada?
3- Quais as baladas que você freqüenta?
4- Quando você está em casa na frente do computador, quais os softwares que você usa?
5- Você usa Windows ou Linux?
6- Qual Browser de internet você utiliza?
7- Me fale o que você conhece sobre Java?
8- Qual IDE você utiliza?
9- Você conhece a tecnica de Debug Down-Up?
10- Pode começar amanhã?

Tchauzin![/quote]

Bem dependendo do caso na pergunta numero 2 e 3 se o cara respondesse sim e me falasse de varias baladas já eliminaria ele
pois não tem perfil de programador…

Sobre essas perguntas mais pessoais, fiz uma entrevista em que a psicóloga começou a perguntar várias coisas pessoais.

Até pergutar se eu era casado ou solteiro.

eu: Solteiro
ela: Tem Namorada ?
eu: não
ela: mas está de rolo com alguém no momento?
eu: não, solteirissimo, rsrs.
ela: sai a noite?
eu: as vezes.
ela: gosta de sair para dançar ou prefere barzinhos.

Até achei estranho, já tinha feito entrevistas outras vezes, mas nunca exatamente nesse nível de perguntas. Se fosse outro, até acharia que ela estava mais interessada em sair comigo do que trabalhar comigo.
Foi bem estranha essa parte da entrevista, podem acreditar.

Até acho que o interesses como nas seguintes perguntas da Lina, 2- Você sai de casa a noite?.. tipo, balada? e 3- Quais as baladas que você freqüenta? , poderia dizer ou supor ao entrevistador que o entrevistado poderá quem sabe, respondendo sim, acabar uma ou outra vez chegar atrasado ou até faltar o serviço por um noitada exagerada.
Mas as perguntas como as que me fizeram, acho que foram pessoais de mais.

Eu fiz entrevistas também fora da área de TI, em outras épocas, e geralmente as psicólogas fazem as mesma perguntas, tipo:

1.Mora com os pais ou sozinho?
2.Casado ou solteiro?
3.Fuma?
4.Tem algum hobbie?
5.O que faz na hora de folga?
6.Que tipo de livros gosta de ler?
7.Qual seu lazer preferido?
8.Tem muitos amigos? O que fazem quando se reúnem?
9.O que você gosta nessa área, ou pq está procurando emprego nessa área?
10.Gosta de viajar?
11.Já pensou em morar fora, em outra cidade ou país?
12.O que sabe sobre a empresa?
E no final a default: Tem alguma pergunta?

Classica: Pq eu deveria te contratar?

81 117 101 32 114 97 105 111 32 100 101 32 116 101 99 110 105 99 97 32 39 68 101 98 117 103 32 68 111 119 110 45 85 112 39 32 233 32 101 115 116 225 32 113 117 101 32 101 117 32 241 32 101 110 99 111 110 116 114 111 32 110 111 32 103 111 111 103 108 101 32 63

[quote=windsofhell]Pra mim o mais importante eh:

//Daniel
[/quote]

Acho que essa pergunta é um pouco complicada de se fazer. Independentemente da universidade que a pessoa faça/fez o que importa (acredito eu) é a capacidade de aprendizado do candidato, isso no caso de ser estagiário, a capacidade de aprendizado é fundamental pra pessoa se dar bem na área.

Mas e se a vaga for para Arquiteto e o cara tiver se formado na Uninove, porém tenha feito cursos e cursos, e tenha uma ótima experiência na área? Você não vai contratá-lo só por que ele fez graduação numa faculdade fraca?

É como dizem, a faculdade não te ensina tudo, ela te dá uma prévia pra te despertar o interesse, você vai atrás se quiser.

A não ser que o entrevistador tenha em mãos a lista do Enad, para saber o desempenho de todas a universidades ou faculdades, não tem como saber se uma é boa ou ruim, a não ser aquelas que você tem na sua região. Mas quem mora em SP, como saber se tal universidade é boa em RS ou SC, por exemplo, fica complicado.

• Bom, muitas pessoas ficam aflitas para fumarem e isso pode atrapalhar seu desempenho no trabalho. Se existirem concorrentes para a vaga que não são fumantes, ambos tem prioridade (na minha opinião).
  • Essa pergunta é para mexer com o psicológico. Por exemplo: Na cidade onde eu moro, existem varias baladas. Algumas de alto nível, outras nem tanto e outras bem Underground mesmo… Se ele for sincero, independente do tipo de balada, ele vai falar a verdade no ato. Além do que, você vai conhecer um pouco mais do funcionário que está contratando (o que muitas empresas não fazem)
  • A mesma do item 2.
  • Interessa… para saber o conhecimento do entrevistado, ou se ele utiliza Software livre ou não… etc…
  • OK.
  • Sim. Se ele falar: “Eu utilizo Internet Explorer” e respondeu na pergunta 5 que usa Linux, já eliminaria o mesmo na hora. Ou então, poderia responder: "Porque aqui na empresa nós utilizamos apenas o Mozilla, você conhece esse navegador? Teria alguma dificuldade em usa-lo?
  • Ok.
  • Entrevistado: Utilizo JCreator. Entrevistador: Utilizamos o Eclipse, você conhece essa IDE? Teria alguma dificuldade em usa-la?
  • Você não sabe. É um risco.

Tchauzin!

Após a entrevista, se o candidato não fosse o perfil, vocês o deixariam com esperança, ou diriam que realmente não dava por x,y,z e pra ele melhorar nisso???

Nunca ouvi falar que alguém tenha recebido esse feedback.
Acredito que você não ficara sabendo exatamente por que não foi selecionado.

Esse é um item importante… O que vejo por aí é que ao fim da entrevista rola um “Eu te ligo pra dar a resposta” e logo depois o entrevistador volta pra sala com aquela cara de Babaca, queimando o entrevistado… Ou seja, nem contratou o cara e nem diz onde ele precisa melhorar e as vezes nem liga…

Abs []

[quote=romarcio][quote=windsofhell]

[/quote]

A não ser que o entrevistador tenha em mãos a lista do Enad, para saber o desempenho de todas a universidades ou faculdades, não tem como saber se uma é boa ou ruim, a não ser aquelas que você tem na sua região. Mas quem mora em SP, como saber se tal universidade é boa em RS ou SC, por exemplo, fica complicado.[/quote]

Hmmmm da pra ter uma ideia, por exemplo onde eu trabalho, quase ninguem aqui eh de Estocolmo, mas tem um monte de gente que se formou na universidade de uma cidade chamada Umeå (que eh no norte a trocentos kilometros daqui), que eh famosa em toda a Suecia pelo seu programa de Ciencia da Computacao.

Acho que saber se uma universidade eh boa ou nao, eh um conhecimento que vc vai adquirindo com o passar do tempo, trabalhando na area, conhecendo profissionais que se formaram em diferentes universidades, talvez ai no Brasil seja um pouco mais complicado porque tem uma facul em cada esquina, mas mesmo assim, eu acho importante saber onde se formou, qual o curso, projetos que trabalhou na universidade pq na minha opiniao isso conta dependendo da vaga.

Esse é um item importante… O que vejo por aí é que ao fim da entrevista rola um “Eu te ligo pra dar a resposta” e logo depois o entrevistador volta pra sala com aquela cara de Babaca, queimando o entrevistado… Ou seja, nem contratou o cara e nem diz onde ele precisa melhorar e as vezes nem liga…

Abs [][/quote]

Acho muito chato isso,melhor falar a verdade logo e não criar uma falsa expectativa.Com educação… :roll:

Não trabalho na melhor empresa do mundo não mas isso aqui é realidade.

Quando entrei havia 7 candidatos e somente 4 foram contratados. Alguns candidatos se conheciam e fiquei sabendo que aqueles que não entraram receberam o feedback do porque não foram escolhidos. Quem dera todas fossem assim!!!

Caso isso fosse feito acredito que a qualidade dos interessados seria outra, quando vc ouve uma critica no minimo que faria é tentar melhorar esse(s) defcit.

Uma empresa tem um perfil e o candidato também, as vezes eles não se encaixam então não é um PROBLEMA e sim uma incopatibilidade.

Certo?

incompatibilidade é totalmente aceitavel. até mesmo religião, futebol, relacionamentos etc…concordo plenamente