Vou começar a me preparar para tirar a certificação SCJP, daí enquanto eu me preparo, estava pensando se vale a pena tirar a certificação SCJA enquanto isso, já que ela parece ser mais “tranquila”, abordando mais conceitos sobre OO, UML, entre outras coisas.
Daí gostaria de saber a opinião de vcs, se vale a pena, o que vcs acham?
Vou começar a me preparar para tirar a certificação SCJP, daí enquanto eu me preparo, estava pensando se vale a pena tirar a certificação SCJA enquanto isso, já que ela parece ser mais “tranquila”, abordando mais conceitos sobre OO, UML, entre outras coisas.
Até +…
Paulo D.[/quote]
Tem grana para investir? Então pq não valeria? Lógico que sim!
Farei o qse mesmo processo, mas ao contrário. Estou muito focado meus estudos com SCJP. como quero pontuação excelente, não vou mudar o foco dos meus estudos até tirar a scjp… depois disso penso na scja, para também, tentar gabaritar!
[quote=PD]Pessoal,
[/quote]
Vamos lá
:arrow: Se você tem dinheiro para investir nesta certificação vale a pena sim.
:arrow: Se você quer tirar apenas uma certificação Java prefira a SCJP.
:arrow: Esta certificação não é tão reconhecida pelo mercado, ela seria um “plus” em seu curriculum, porém não substitue a SCJP.
:arrow: Se você não trabalha com a plataforma JEE esta certificação não é tão “tranquila” como parece.
:arrow: Eu tirei esta certificação mais por satisfação pessoal. Tiver aumento de salário? Não. Aumentou meu conhecimento? Sim. Incrementou meu curriculum? Sim.
Abaixo segue o tópico que criei quando tirei esta certificação.
[quote=jopss]
Ou nao chegam a abordar os conteúdos por completos comos as certificações “específicas” ?
jopss [/quote]
Esta certificação não cobra o conhecimento específico “técnico” das tecnologias JEE, com exceção do conhecimento da linguagem Java.
Vc deve saber para que servem as tecnologias (EJB, JMS, RMI, Servlets, JSP, etc) e onde elas se aplicam. porém não há necessidade de saber implementar nada.
Hum, num entendi pq a grana é um tão importante para esta certificação.
Num dá pra estudar em casa com livros e apostilas?
:?: [/quote]
Claro que dá para estudar apenas com livros, apostilas e principalmente materiais encontrados na Net…mas eu não acho que R$330,00 (preço voucher) seja um valor baixo… sem contar o tempo de estudo (tempo é dinheiro)…
A propósito, esta certificação assim como os Upgrades deveriam ser mais baratas assim como nos EUA…
Claro que dá para estudar apenas com livros, apostilas e principalmente materiais encontrados na Net…mas eu não acho que R$330,00 (preço voucher) seja um valor baixo… sem contar o tempo de estudo (tempo é dinheiro)…
A propósito, esta certificação assim como os Upgrades deveriam ser mais baratas assim como nos EUA…
[/quote]
Sem contar para as pessoas que não moram nas cidades credenciadas para efetuar o exame. Então ai já entra: passagem, alimentação, hotel, …
[/quote]
Sem contar para as pessoas que não moram nas cidades credenciadas para efetuar o exame. Então ai já entra: passagem, alimentação, hotel, … :D[/quote]
É vedade, mas…fazer o q???
Acredito que isso não vai mudar, portanto temos que aceitar e conviver com isso.
acho essa certificacao muito importante para um BOM desenvolvedor… observe os pontos q ela aborda e veja onde pode agregar isso ao seu conhecimento… “somar” de forma alinhada… tem coisas na vida que nem sempre girar em torno de $$$ diretamente a SCJP é muito querida por dois motivos:
por ser pre-requisito para as demais certificacoes(execto de arquiteto que nao tem pre)
para uns expor o certificado internacional, ou para conseguir um estagio
Mas como o mercado nao pede a SCJA entao acha que nao tem valor… infelizmente quem pensa assim… é pensar pequeno… SCJA é tao importante quanto a SCJP o que vale é o conhecimento que vc tem e nao ter uma pilha de certificado e com meses depois nao dominar nada do que viu… apenas exigir sou certificado XXX. Claro o valor R$ 330,00 é alto sim… para qualquer certificacao, como o amigo acima falou nao envolve apenas o voucher… tempo é dinheiro… e conhecimento tb é $$…
Tem muita gente ai pq pega uma ferramenta de UML open-source e desenha algo la… e faz um relacionamento acha que domina os conceitos de UML o exame SCJA aborda UML de uma forma bem solida mesmo…
Agora para decidir “Vale pena…” primeiro vc deve se pergunta o que significa "vale a pena " para vc? esse termo é muito abstrato… e pessoal demais… o vale para vc, nao vale para minha pessoa por exemplo…
Conhecimento sempre é válido e tem preço… eu nao me arrependo de nada… tipo perdir na certificacao na primeira vez… e para uns perdi $$ e tempo… porem para mim nao perdi $$ e nem tempo pelo contrario… a perda mim fez ganhar outra aspecto que $$ nao compra… experiencia + conhecimento + amadurecimento pessoal e na minha carreira…
Reveja os objetivos da SCJA e seus objetivos profissionais… e decida se vale apena ou nao… Se vc quer ser desenvolvedor mais cedo ou mais tarde vai ter q estudar todos os conceitos da SCJA…
[/quote]
Sem contar para as pessoas que não moram nas cidades credenciadas para efetuar o exame. Então ai já entra: passagem, alimentação, hotel, … :D[/quote]
É vedade, mas…fazer o q???
Acredito que isso não vai mudar, portanto temos que aceitar e conviver com isso.
se vc tem dinheiro pra investir vai fundo, mas de preferencia para a SCJP
Veja a SCJA como um complemento ao seu curriculo bem menos significativo que a SCJA
Concordo, já vi muito “Analista Senior” desenhar diagramas de classes e não saber diferenciar uma asssociação simples de uma agregação de uma composição.
Não é bem assim… a SCJA aborda apenas diagramas de Classes/Objetos… nenhum outro diagrama é abordado na prova.
Se não me engano existe um certificado de UML emitido pela OMG.
assim se for comparar com a certificação, realmente a SCJA nao cobra muito… mais me refiro pelo menos de o cara entender de forma solida os conceitos basico de UML que um programdor precisa saber… e isso nao é para todos… desenhar e nao saber ler é complicado… ou seja, a SCJA pega um poquinho de cada coisa…
Se o cara que entender realmente UML faz a certificacao tb como vc falou… que tem varios niveis la…
[quote=kaolzz]Cara, na boa … essa certificação ai não vale nada.
Prefira SCBCD e SCWCD[/quote]
Acho que não é bem por aí não…
Se vc acompanhar o tópico desde o início, vc vai ver que várias pessoas explicaram bem legal a finalidade dessa certificação.
E outra, eles deixaram bem claro que a questão “se vale a pena ou não”, é muita relativa e depende de muitas coisas, como por exemplo o que realmente vale a pena pra vc…
Agradeço a todos que expressaram suas opiniões nesse tópico, acho que vai ser muito útil pra quem estiver pensando em tirar a SCJA e têm dúvidas se vale a pena ou não.