Vale a pena aprender Java aos 37 anos

Olá pessoal, que conselho vocês poderiam me dar nesse caso… tenho visto ótimos salários em anúncios sobre a área de programação Java, tive uma experiência com Delphi já, pouca coisa, mas o suficiente pra ter uma noção do negócio… embora diferente claro…
Então como estou com 37 amos não sei se valeria a pena investir tempo nesse assunto… pois durante o técnico que fiz a 3 anos, numa entrevista o Sr. lá me disse ‘‘pois é eu preciso que programe em Java, e de preferência uma pessoa mais nova’’… Aí pensei, porque me chamaram então. Mas o fato é este: vale a pena? com 37 anos. Não sei nada dessa parte, nada mesmo, até o delphi já deixei pra trás porque me agarrei no Photoshop e no Corew… a única coisa que lembro é que pro java, lá no curso, a 3 anos, precisava net beans, eclipse etcc… aguardo dicas, conselhos…
grato

estou no mesmo barco q o seu, finalizo a faculdade ano q vem a beira dos 39 anos e espero ter minha “vaguinha” por ai…rs!

Depende, o que você espera da vida? O que você espera do mercado? Infelizmente temos uma idade de corte baixa na área de desenvolvimento, em média 35 anos, o que esperar? Conhecimento sempre é bom, você não tem nada a perder, só a ganhar! Acho que nunca é tarde para se tentar algo novo, enquanto eu estiver respirando vou estar tentando aprender coisas novas.

Nas palavras do Mano Brown: “A vida não é o problema, é batalha, desafio. Cada obstáculo é uma lição[…]”.

Conselho: aprenda java, mas aprenda voltado a web, que é para o mercado esta convergindo, e se for possível abra seu próprio negócio!

56 visitas e 2 comentários;

deusdara - obrigado pela dica

se vc ta pensando em java com 37 por causa de salario, acho que vai perder seu tempo, pois digamos que vc se dedique full time e seja um cara que tenha o “dom” pra programar, vc levaria no minimo 3 anos pra ficar bala, ai se ja taria com 40 competindo com gente de 20 a 25 cheios de certificações e que se submetem a ganhar menos pra pegar experiencia.

eu programo por que gosto, e java nao é minha unica linguagem.
meu salário é muito bom, não tenho do que reclamar, (hj to na media de R$ 60,00/hora) mas as vezes, o stress que passo não vale a pena esse salario.
ja pensei em ir fritar hamburguer ou apertar parafuso na australia que ia me pagar quase a mesma coisa e eu não ia precisar queimar fosfato. (o salario hora na australia pra esses trampos é de AUD $ 20,00 - ou seja, no câmbio de hoje daria R$ 40,40).

faz o que vc gosta, e se, vc aprender a fazer o que gosta bem e, souber vender isso, as pessoas vão te pagar bem tb.

tenho um amigo que ralou muito, pegou a pastinha e foi pra rua vender de porta em porta, só sabia corel, e hoje ta com a empresa dele, ta com parcerias e ta ganhando uma grana legal como designer grafico. o cara faz tudo, desde cartao de visita ,banner , diagramação de revista, site em flash (obs: é template, ele só coloca as imagens), o que pintar ele pega.

agora se quer mesmo encarar java, vai com vontade , aprende e sai regaçando de tirar as certificações: programer, web, ejb e por ai vai…

kdoigor
‘‘vc levaria no minimo 3 anos pra ficar bala, ai se ja taria com 40 competindo com gente de 20 a 25’’
pois é esse o meu medo; e levando em consideração o que ja dediquei para corew e photoshop e programas afins, quem sabe seja bom seguir por aí mesmo…
obrigado tb…

acho que ler “pai rico pai pobre” ira te ajudar quanto a sua insegurança de qual rumo tomar.

são focos completamente diferentes…

você disse que tem um conhecimento legal de corew e photoshop, se aguarrou a eles, largou o delphi… ao que aparenta desenvolvimento não é laaaa o seu perfil, talvez por que não seja sua paixão… aprender linguagem, quem é da área ta sempre aprendendo coisa nova, aos 20, 30, 40… o unico grande problema é começar mesmo, não só pela idade, acho que o começar é um problema maior do que a idade em si… mas parece que não é muito a sua…

dependendo de onde você estiver, c# paga tão bem quanto java, em alguns lugares corre o risco de pagar mais (outros menos), e tem uma curva de aprendizado relativamente menor… pense nisso.

primeiro a Java é muito simples de aprender
segundo ela esta em tudo
terceiro vai nessa nunca é tarde para se aprender algo
afinal a unica coisa que não nos tiram é o conhecimento
e outra existem muitos programadores com idades mais avançadas e programam em Java

[quote=jaissonduarte]primeiro a Java é muito simples de aprender
segundo ela esta em tudo
e outra existem muitos programadores com idades mais avançadas e programam em Java[/quote]
Concordo plenamente, idade não importa se o objetivo for aprender.

Simmmmmmmmmmm!!!

Depende como esta sua vida…

Se fosse eu, e meu “custo de vida” não fosse alto…

aprenderia sim, mais não para trabalhar de empregado, para abrir um proprio negocio, porem nesta “fase” de abrir seu propio negocio , vc temque ter um capital no minimo para te sustentar durante um tempo…por isso falei

giovanod Quem acredita sempre alcança!

Se é o que você quer, vá em frente e não desista, pegue firme nos estudos, e boa sorte!

o bom de ser jovem a mente esta mais fresca , pois sempre falam que uma certa idade a mente fica mais fraca, bom eu acho meio baboseira dizer isto neh…

vai com tudo cara…

Particularmente, acho que idade não é problema, mas o fato de tomar Java como “+1 uma ferramenta de informática”. Eu lembro que quando começou a febre das escolas de informática, era vendida aquela idéia do “profissional de informática” que sabia Windows, Word, Excel, Redes Novell, Coredraw, AutoCAD e Visua Basic, o cara que sabia “mexer” em tudo quanto programa. O que ninguém explicava é que esses programas são na verdade ferramentas para uma categoria profissional específica: “mexer” no AutoCAD qualquer um sabe, o problema é saber projetos de engenharia. O mesmo vale para praticamente qualquer ferramenta, inclusive Java.

Java é uma ferramenta para o profissional que desenvolve software, cuja formação (independente de faculdade) inclui muitas outras disciplinas que vão muito além da linguagem de programação e o domínio da IDE e que não se aprende do dia para a noite (leia-se lógica de programação, OO, banco de dados, SO’s, compiladores, engenharia de software, e um pouquinho, o mínimo mesmo sobre teoria da computação). Geralmente, quem conhece um pouco dessas disciplinas migra de uma ferramenta para a outra com muita facildade.

Assim, na minha opinião o que você deve avaliar não é aprender Java ou não. Claro, você até pode aprender por hobby. Mas você precisa avaliar se você quer ou não mudar de profissão

Cara, se tiver fé e força de vontade segue em frente sem ouvir palavras negativas que os outros falam. Nunca trabalhei com TI, comecei a aprender Java e em 6 meses já estava no mercado de trabalho (com Java é claro) e também estou na faixa dos 30. Aqui no Rio de janeiro o mercado esta super aquecido, vc aprendendo entra rápido no mercado. O livro pai rico pobre citado ai em cima, também recomendo, as palavras do “Mano Brown” também assino em baixo…hehe

[quote=jaissonduarte]primeiro a Java é muito simples de aprender
segundo ela esta em tudo
e outra existem muitos programadores com idades mais avançadas e programam em Java[/quote]

Concordo com tudo, menos isso:

Não é simples de aprender.

Oi giovanod,

Claro que vale, 37 anos não tem nada de velho e sempre é tempo para aprender, comecei a estudar TI com 31, mas não conta pra ninguém rsrs… : )

[quote=bestlinux][quote=jaissonduarte]primeiro a Java é muito simples de aprender
segundo ela esta em tudo

Concordo com tudo, menos isso:

Não é simples de aprender. [/quote]

vero, falta profissionais na área , e bastante !!

||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

Estou com 37 anos e estudando para tirar a certificação em java.

A idade não é obstaculo para mim já que meu objetivo não é ser jogador de futebol . rssss

O mercado irá selecionar os melhores qualificados , esteja qualificado e tenha maior empregabilidade.

Se o empregador seleciona pela idade , existe grandes chances de ser um projeto que no futuro irá se tornar uma barca furada pois os parametros de escolha de um profissional tem que ser outros.