Olha so amigo, nunca é tarde para aprender qualquer coisa desde que você goste do do que esta fazendo, so pra voce ter uma idéia, estou com 51 anos e estou estudando JAVA porque sempre gostei de programação, e isso tem me ajudado bastante em todos os sentidos, uma pessao que não sonha é porque esta realmente velha, um abraço.
Lógico que vale a pena.
Eu já dei aula de Java para um Senhor de 60 anos. [=
Nunca é tarde. [=
Discordo da afirmação de “3 anos pra ficar bala em Java”… Isso é relativo pra cada um, vai da pessoa ter a sua volta gente q a ajuda, fazer curso ou até mesmo estudar por conta de forma disciplinada e orientada/focada no q é de mercado…
Kra se vc tá pensando em mudar de área, é pq vc já deveria ter mudado, vou exemplificar (espero q entender através dessas palavras) uma vez escutei de um psicologo, q foi meu chefe aliás, dizendo: “André, qdo um kra casado pensa em se saparar é pq ele já deveria ter se separado”…
Eu tb mudei de área, hj trabalho com Java, a diferença é q eu sou mais novo, mas teria feito o mesmo se tivesse sua idade e financeiramente pudesse ir segurando os pratos até me estabilizar financeiramente de novo…
Java dá mais dinheiro, isso já é um bom motivo, acredito q esse negócio de 100% contente com o q faz é relativo, eu por exemplo estou me projetando pra uma área diferente de Java hj em dia (no entanto adoro Java) a questão é q na vida precisamos de dinheiro pra QUALQUER coisa, e se eu recebesse por ex. uma proposta dobrando meu salário mesmo q pra trabalhar concertando computadores eu iria… sabe pq? pq eu quero ter um carro e um AP da hora, viajar pros States e curtir a vida, o trabalho é uma condição da vida e não apenas AMOR no trabalho (não desmerecendo, mas eu não gostaria de voltar a trabalhar concertando computador)…
Se resolver estudar Java, pode entrar em contato comigo q lhe dou um plano de estudo focado no mercado atual de presente, junto com experiências q tive nesse estágio de migração de área de trabalho…
abs,
boa sorte!
André AS
[tópico em duplicidade]
Sim, vale a pena.
Aprendi java na pós-graduação em 2007, nesta época eu tinha 40 anos.
Os programadores tem vida longa hoje em dia !
Muitas empresas tem valorizado a parte técnica não obrigando os programadores a irem para outra area para ganhar mais. As chamadas carreira em Y.
Como o pessoal falou, invista em java web.
Abraço
[quote=giovanod]Olá pessoal, que conselho vocês poderiam me dar nesse caso… tenho visto ótimos salários em anúncios sobre a área de programação Java, tive uma experiência com Delphi já, pouca coisa, mas o suficiente pra ter uma noção do negócio… embora diferente claro…
Então como estou com 37 amos não sei se valeria a pena investir tempo nesse assunto… pois durante o técnico que fiz a 3 anos, numa entrevista o Sr. lá me disse ‘‘pois é eu preciso que programe em Java, e de preferência uma pessoa mais nova’’… Aí pensei, porque me chamaram então. Mas o fato é este: vale a pena? com 37 anos. Não sei nada dessa parte, nada mesmo, até o delphi já deixei pra trás porque me agarrei no Photoshop e no Corew… a única coisa que lembro é que pro java, lá no curso, a 3 anos, precisava net beans, eclipse etcc… aguardo dicas, conselhos…
grato[/quote]
Gostaria de te fazer uma pergunta antes de tentar te ajudar… Por que quer mudar de profissão? Aos 37 anos isso é uma decisão muito crítica, principalmente se tiver esposa e filhos, mas concordo que nunca é tarde para fazer o que se gosta e o que te faz feliz. A grande questão é, tem certeza que vai ser feliz na área de TI? Por que? O que te chamou atenção nessa área? Com quem conversou? Eu ainda não cheguei na casa dos 30, tenho 4 anos de TI ±, e meu caso é o contrário do seu, eu quero abandonar essa área. Tente responder essas questões e posta aí pra gente continuar a tentar te ajudar!
A resposta é simples. Se voce vai entrar nessa porque gosta da area, gosta de estudar e gosta de programar, vai em frente. Se voce quer entrar pela grana, nem tente que voce nao vai conseguir.
Programar e estudar programcao é uma coisa muito divertida, mas para quem gosta, quem nao gosta NAO CONSEGUE. Nao eh que seja mais dificil, voce nao consegue mesmo.
Depende, se o cara querer construir um sistema para abrir uma empresa, ai a grana é boa
o meu foco num primeiro momento seria entrar pra trabalhar numa empresa pois naum possuo cacuete para empreendedorismo…
Qualquer tipo de conhecimento, não importa qual e nem o motivo pelo qual vc o adiquire (dinheiro, curiosidade…) é valido e agrega!
quem sabe voce aprendendo Java, voce nao descubra uma nova paixao? vai fundo cara, nao foca apenas no dinheiro, foca na vontade e no prazer de conhecer uma “matéria” nova, na qual voce pode desenvolver sua logica… vai fundo =D
Cara, tem uma série de fatores a serem considerados…
Desde o quanto vc pretende ganhar programando em Java, sabendo que vc vai comecar por baixo, até onde vc mora e o mercado de trabalho por ai…
Pelo que vc falou vc fez técnico mas trabalha como Designer e não como Programador?
acho que o fator idade é critico pois o ser humano não vive para sempre. mas, isso não quer dizer que voce não possa aprender novas coisas e tentar novos projetos ao longo do tempo.
acho que vale a pena sim, usando sua experiencia anterior não terá nada a perder.
Vou falar pela minha experiência no ramo.
Eu gastei uma baba nos meus cursos (uns 6000 reais).
Fiz cadastro em apinfo,vagas.com e tudo quanto é site do ramo,mandei mais de 100 curriculums para tudo quanto é canto e nada aconteceu.
tenho 36 anos e me parece bem nitido que a idade e a falta de experiencia me tiram totalmente do mercado.
Nessa idade que temos as empresas querem alguém ninja e experiente;não um novato.
Novato por novato eles pegam um de 20 e poucos anos que tem aos montes por ai.
O “mercado” é que dita como as coisas acontecem.
Não os analistas/desenvolvedores.
Essa é a realidade.
Queria eu que alguém tivesse me falado isso antes pois eu não teria jogado mais de 6000 reais no lixo.
Creio que o problema é mais falta de experiência do que idade. Um amigo meu tem 20 e demorou a entrar no mercado de trabalho. Isso pq ele está na pós focada em Java.
Ele topou qualquer salário apenas para entrar. E teve que entrar como Junior ganhando baixo mesmo.
Isso vai muito do local onde você está e se vc está disposto a começar do zero.
Não adianta nada você com 15 anos de delphi + 15 anos de cobol querer entrar em Java ganhando como sênior.
Duvido muito que uma empresa contrataria alguém assim.
Me tornei programador java em 2007 (aos quarenta anos), nunca é tarde para aprender algo do qual se goste!!!
eu tenho 22 anos, exp em programação c#, php, sql server 2008, mysql,jquery-ajax, ja estudei as apostilas FJ11, FJ21, CS14, e as vezes faço projetos em java com algum frameworks apenas teste, tenho ingles técnico, to indo pro 3º ano da faculdade, e não consegui entrar no mercado java, na verdade fiz 1 entrevista de estagio numa empresa que um usuario daqui do forum trabalhava no meio do ano passado, mais não cheguei a fazer nenhum teste.
então o negócio é complicado mesmo, não é tanto questão de idade não…
…mande um Fake job, com salario de estagio de 700 pra ver quantos curriculos você não recebe…ta abarrotado de gente.
[size=16][color=red]OK! muito obrigado pelas dicas aí galera. [/color][/size]
tá respondido, preciso encerrar o post?