Vagas de emprego em TI encalham. Saiba o motivo

[quote=tiagoemerick]Não entendo bem esse posicionamento de quando se fala que devemos considerar o salário com base na gasolina que está alta, metrô com pessimas condições ou porque vc tem uma qualiadde de vida ruim porque mora longe do trabalho…

Sim, é claro que isso é algo a se considerar. Alguém aqui ja se candidatou para uma vaga de TI no Iraque? Eles pagam 320 mil anuais, mas vc tem que conviver todos os dias com uns caras mal encarados andando de um lado pro outro com uma AK-47 debaixo do braço e correr o risco de ser baleado…
[/quote]

Pior nao é nem isso, é você trabalhar todo dia do lado de um colega, daí um belo dia vocês estão almoçando e de repente ele explode, porque era um fundamentalista infiltrado por 10 anos esperando a ordem pra suicidar.

Aí galera, cuidado ao falar da Accenture, não sei se vocês sabem, mas uma vez aqui no GUJ uma guria falou da situação dela lá e a Accenture fez uma liminar para editar as mensagens do tópico.

Não estou sendo irônico.

QFTT

[quote=marcosalex][quote=tiagoemerick]Não entendo bem esse posicionamento de quando se fala que devemos considerar o salário com base na gasolina que está alta, metrô com pessimas condições ou porque vc tem uma qualiadde de vida ruim porque mora longe do trabalho…

Sim, é claro que isso é algo a se considerar. Alguém aqui ja se candidatou para uma vaga de TI no Iraque? Eles pagam 320 mil anuais, mas vc tem que conviver todos os dias com uns caras mal encarados andando de um lado pro outro com uma AK-47 debaixo do braço e correr o risco de ser baleado…
[/quote]

Pior nao é nem isso, é você trabalhar todo dia do lado de um colega, daí um belo dia vocês estão almoçando e de repente ele explode, porque era um fundamentalista infiltrado por 10 anos esperando a ordem pra suicidar.[/quote]

Humm… eu tenho um bom amigo no Paquistão, e te garanto que morrem 10x mais aqui no Brasil por assassinato do que nesses países por ataques terroristas ou coisas do tipo.

Pense no seguinte, quando tem um ataque suicida bastante efetivo, morrem quantos?? uns 50!? agora, o dia que morrem 150 no Brasil por dia fruto de assassinatos etc, é um dia pra se comemorar, pq morreram poucos.

Pra se ter idéia, morreram mais pessoas fruto de chacinas no Brasil nos últimos 10 anos do que em 26 anos de guerra civil em Angola.
Isso pq não estamos contanto os índices de assaltos, sequestros etc.

[quote=Leozin]Aí galera, cuidado ao falar da Accenture, não sei se vocês sabem, mas uma vez aqui no GUJ uma guria falou da situação dela lá e a Accenture fez uma liminar para editar as mensagens do tópico.

Não estou sendo irônico.
[/quote]

Eu tu acreditou nela?

Bah cara, tu não lembras?

http://www.guj.com.br/java/106805-liberdade-de-expressao—um-dia-ainda-teremos

[quote=Eduardo Bregaida]Dizer que pedimos salários fora do padrão é um absurdo, se for contar aluguel, comida, gastos com transporte em cidades como SP, RJ e outras onde o custo de vida é alto o salário pago por algumas empresas é baixo, fora que quando se é CLT o governo leva boa parte do dinheiro (não que PJ não leve, porque tem meses que fico P da vida de tanto imposto).
Agora querer pagar 2 mil normalmente por vagas que ficam nos extremos (em SP lê-se: Alphaville, e zona Sul no Geral) que quase não tem metro e ônibus, quando tem é caro (só quem vai pra Alphaville sabe), um transito cretino, você praticamente viaja do seu bairro/municipio pra esses lugares.
Não creio que a nossa área pede muito, uma coisa é você trabalhar próximo de casa sem muitos custos, outra é levantar 5 da manhã pra estar em Alphaville, Berrini e afins as 08:00.
Se as consultorias vão pra lá para pagar menos impostos do que pagariam no centro de SP ou na Paulista, eles tem também condições de compartilhar esse pouco com os profissionais que vão enriquecê-las, quanto ao plano de carreira, para você passar de um cargo para outro não é algo simples, que em 1 ou 2 anos você vá subir, ainda tem muita coisa que as consultorias (no geral) devem rever.

Hoje não troco meu emprego atual por nada, trabalho 6 minutos de casa, paga muito bem aqui, não preciso ser esmagado no metro ou no onibus, pegar metro em SP é um pesadelo, fora os preços abusivos por um serviço tão ruim, exemplo pagava 1,90 pelo metro hoje tá quanto 4,00? O onibus que há 7 anos atrás eu pagava 1,30, hoje está 5,80, é um absurdo.
Também não preciso ficar 4 horas no transito (quando não chove), quando chove você leva 8 horas pra chegar em casa.
Qualidade de vida com um bom salário segura qualquer profissional, ninguém que ganha bem e trabalha próximo de casa larga a empresa em um curto período.[/quote]

Certíssimo.

Se esta dificil de encontrar profissional bom aqui pq eles nao subcontratam uruguaios ou indianos?

Tem muita empresa fazendo isso, já. É a forma que encontraram de suprir a mão de obra sem elevar os custos. Mas isso ainda é limitado, a pressão pra subir nossos salários ainda deve continuar por um bom tempo. Mas realmente isso é falta de pessoal bom, porque se alguém estivesse desempregado, aceitaria ganhar pouco.

Já lí sobre a idéia de que os profissionais brasileiros são melhores (relação custo / beneficio) do que os outros, pode ser que seja verdade.

Sobre o tópico:

1. Depois de tudo que já foi dito (no forum e testemunhos transmitidos pessoalmente) acho que a Accenture não seja parametro.

2. Quando trabalhei em uma multinacional a matriz da empresa sempre exigia a grana praticamente toda da filial, ou seja, por mais que a galera da filial ralasse nunca havia dinheiro sobrando; especialmente se fosse para bancar salarios. Era mais fácil fazer churrasco, festa de final de ano e melhorar a infra do que conseguir melhorar o salário.

3. Não se iludam, ainda somos colonizados pelos caras de outros países; portanto empresas de outras terras não estão aqui para perder, serão melhores em alguns quesitos mediante algum tipo de pressão ainda assim se valer a pena. Nada contra, algumas empresa de fora parecem até boas.

No geral, nada demais, as empresas procuram os melhores profissionais com os “melhores” salários e os profissionais procuram as melhores empresas com melhores salários. Normal este tipo de coisa ficar meio travada de vêz em quando.

flws

Assino embaixo

[quote=marcosalex][quote=fantomas]
No geral, nada demais, as empresas procuram os melhores profissionais com os “melhores” salários e os profissionais procuram as melhores empresas com melhores salários. Normal este tipo de coisa ficar meio travada de vêz em quando.
[/quote]

Assino embaixo[/quote]
Esta uma visão simplista e equivocada, ou então é o ponto de vista de um empregador.
A empresa tem muito mais poder de barganha, pode forçar os salários para baixo adiando a contratação, quebrando o galho com horas extras do seu pessoal, negociando prazos com o cliente, etc.
Já o profissional desempregado geralmente não pode esperar 10 dias, precisa por comida na mesa, e acaba cedendo e aceitando uma proposta aviltante.
Claro que isto tudo deve ser considerado como fatores da economia de mercado, lei da oferta e procura, etc., mas dizer que esta é uma batalha justa e com igualdade de forças é uma profunda hipocrisia.
O mercado de trabalho sempre foi e sempre será regido pela lei da selva.

[quote=pinto][quote=marcosalex][quote=fantomas]
[/quote]

Assino embaixo[/quote]

O mercado de trabalho sempre foi e sempre será regido pela lei da selva.[/quote]

Mas é exatamente isso o que o fantomas falou.
E como as empresas estão se queixando, é porque não estão conseguindo achar pessoas desempregadas ou que aceitem o valor proposto, então o jogo de negociação está começando a empatar. Já tem muita gente aqui no GUJ que aproveitou pra mudar de empresa ou renegociar salário. Se a empresa faz uma oferta por 3000 reais, você for entrevistado, eles gostarem do seu perfil, hoje é mais fácil você chegar no futuro empregador e dizer algo como “Gostei da proposta de trabalho, MAS estou visando um salário de pelo menos 3500” e receber um “de acordo”.

[quote=pinto]
Loose Lips Sink Ships

Claro que isto tudo deve ser considerado como fatores da economia de mercado, lei da oferta e procura, etc., mas dizer que esta é uma batalha justa e com igualdade de forças é uma profunda hipocrisia.
O mercado de trabalho sempre foi e sempre será regido pela lei da selva.[/quote]
E quando o sindicato, que é legalmente o órgão que faz o meio campo nessa correlação de forças, age, ainda é criticado.

Só uma pérola do Go Horse Process para tentar clarear a mente dos incautos.

Apenas para agregar ao tópico, parece que lá no Vale do Silicio as vagas tbém encalham, mas por motivos beeem diferentes…

http://www.nytimes.com/2011/03/26/technology/26recruit.html?_r=1

E não li ninguém choramingando, os empregadores encaram que a vida é assim mesmo e toca o barco.

[quote=pinto][quote=marcosalex][quote=fantomas]
[/quote]

Assino embaixo[/quote]
Esta uma visão simplista e equivocada, ou então é o ponto de vista de um empregador.
A empresa tem muito mais poder de barganha, pode forçar os salários para baixo adiando a contratação, quebrando o galho com horas extras do seu pessoal, negociando prazos com o cliente, etc.
Já o profissional desempregado geralmente não pode esperar 10 dias, precisa por comida na mesa, e acaba cedendo e aceitando uma proposta aviltante.

Será que um profissional de TI não aguenta ficar mais que 10 dias desempregado? pra mim seu ponto de vista é de alguém que não sabe gerenciar sua propria carreira, ou esta atolado em dividas. Aí realmente fica complicado.

Só se for PJ, porque CLT primeiro ele fica coçando os 4 meses do seguro desemprego pra só depois procurar trabalho.

Existe um jogo de Xadrez entre a Consultoria e o Consultor no interesse sobre o valor hora e benéficios , sobre em dizer que queremos só ganhar dinheiro e não pensar no futuro , isso é uma falta de senso e muito lamentável, porque é justamente ao contrário você estudou se formou e tem sua especialidade pra negóciar sua mão de obra. Agora é fato que fizeram de TI comércio e acharam modo de explorar de tudo que é forma.

Tudo bem que 10 dias é um exagero meu, mas mude pra 30 ou 60 dias e tá feito o estrago.
Quem tem família, paga moradia, carro, escola para os filhos e a tal da comida na mesa, não tem capacidade de poupança suficiente para meses de desemprego. Aliás, nem sobrevive com o “grande” salário da TI. Precisa compor a renda com a esposa(o).
Talvez nos EUA seja diferente, mas aqui isto é utopia.

Accenture continua alocando 10 peoes e 1 analista por projeto?

Tudo bem que 10 dias é um exagero meu, mas mude pra 30 ou 60 dias e tá feito o estrago.
Quem tem família, paga moradia, carro, escola para os filhos e a tal da comida na mesa, não tem capacidade de poupança suficiente para meses de desemprego. Aliás, nem sobrevive com o “grande” salário da TI. Precisa compor a renda com a esposa(o).
Talvez nos EUA seja diferente, mas aqui isto é utopia.[/quote]
Aí eu discordo… a pessoa realmente tem que saber se controlar e estar preparada para imprevistos. Abrir mão de alguns luxos do dia a dia pra ter mais segurança em caso de algum imprevisto (não falo apenas de desemprego, mas também algum outro imprevisto como uma fatalidade/doença…) é planejamento de vida. Todo mês procuro guardar no mínimo 10% da minha receita (não só o salário, mas qualquer dinheiro “que entra”) na poupança… óbvio que esse dinheiro também não fica congelado, posso usar pra comprar alguma coisa de modo planejado, mas a idéia é sempre deixar uma reserva lá.