[quote=lisandroalavez]Relato Real:
Em uma análise de desempenho e produtividade entre o eclipse 3.0 e o netbeans 4.0 para desenvolvimento de uma aplicação J2EE foram encontradas grandes dificuldades em setar o plugin Lomboz. Foram 4 dias inteiros sem conseguir setar o ambiente, isto é, sem conseguir rodar um “hello world”. Em contrapartida, na utilização do netbeans a produtividade foi imediata. O fato dele vir com um tomcat interno ajudou muito. Nas questões de refactoring e gerenciamento de arquivos e deploy os dois são muito similares, a não ser que o deploy no eclipse é gerenciado pelo plug-in e não pela própria ide.
Devido a isso foi escolhido o netbeans para o desenvolvimento.
O lomboz realmente eh dificil de instalar pois exige compatibilidade com outros plugins. Porem isto esta bem claro no site deles. Mais de 15 minutos na instalacao eh indicio de que nao leram nada.
Bom Eu também utilizo o Eclipse 3.0 com MyEclipse e acho fantástico a integração dessa ferramenta com o Struts. Para falar a verdade é o maoir motivo de Eu estar utilizando o MyEclipse. Porém no NetBeans não vi nada de integração com o Struts, tipo “wizards” que ajudam na configuração do Struts -Config, criação das jsp,forms e actions. Estou falando besteira???
Então fica minha dúvida: Será que compensa perder essa facilidade que o Eclipse/MyEclipse me proporciona???
Caramba…lançaram o Eclipse M6 , para dar mais suporte ao Tiger…No NetBeans num tem disso não…é instalar e Usar…???.
:arrow:
Ricardo Moura,
"Porém no NetBeans não vi nada de integração com o Struts, tipo “wizards” que ajudam na configuração do Struts -Config, criação das jsp,forms e actions. Estou falando besteira??? "
Sim vc. esta falando besteira pq. não experimenta usar o NetBeans 4.1, ler a documentação no site do Jakarta e ver como é a integração NetBeans + Struts.+jsp. e etc..sem plugins viu.......
O que voce quer dizer com isso? Voce ja viu como eh a arquitetura do Eclipse? tudo eh plugin, inclusive o core dele. Logo, dizer “sem plugin” eh o mesmo que dizer “nao vale usar o Ecipse para testar as funcionalidades do Eclispe”.
eu tava lendo isso… e apesar de não ser mestre EM JAVA resolvi dar minhas dedadas aqui…
eu acho que quando se fala em COMERCIAL se quer mesmo é resultados…
é como disseram lá em cima…
“se a IDE fosse o maior dos nossos problemas…”
eu acho que o Eclipse te obriga a fazer umas coisinhas a mais, gastando uns segundos a mais, e quando se trata de COMERCIAL reforço a ideia de que o que se quer mesmo é o resultado…
O NetBeans parece ser melhor pra J2ee em geral… um exemplozinho é que eu até hoje não consegui fazer um servlet no Eclipse, pq não sei onde estão as bibliotecas…
e,
é isso, eu ainda prefiro meu JDeveloper, tenho mais tempo pra pensar nas coisas que realmente podem me causar problemas…
[por favor se tiver falado merda… alguem ai me xinga…]
Bom… Bastaria voce adicionar o servlet-api.jar (que vem com o Tomcat, Jetty, OCJ4 etc ) no projeto (Botao direito no nome do projeto -> Properties -> Java Build Path -> Add External Jar)
Nao saber onde esta uma API que sera necessário em um projeto é um problema que vai alem da IDE. Acredito que o desenvovledor tem obrigacao de saber o que é preciso para rodar o sistema sem problemas, isso nao é culpa do Eclipse.
Mas pensando bem pode até ser culpa do proprio Netbeans que nao deixa nem seus usuarios saberem quais API’s/JAR’s estao usando no desenvolvimento. Deve ser por isso que temos tantos post nos foruns basico e vancado dizendo.
Quem nunca viu um post assim atira a primeira pedra. :mrgreen:
Bom…acho que o pessoal tá confundindo “IDE boa” com “IDE pra quem não sabe o que está fazendo”
Realmente, fazer um projeto sem saber as bibliotecas de que ele precisa é osso…é a mesma coisa que sentar num avião e reclamar “pô, eu tenho que puxar o manche??? A decolagem tinha que ser automática também!!”
Eu sempre fui muito fã do Eclipse, desde que vi ele funcionando numa palestra sobre AOP com AspectJ no SBLP 2004 (sim, usando um plugin…a idéia toda é essa).
Já experimentei o NetBeans 3.6 e achei horroroso…mas isso é passado. Por isso, quando ouvi falar que o 4.1 estava tão excelente assim, fui experimentar de novo…e achei muito bom!
Só que como viciado em Eclipse, senti falta de muita coisa que facilita a codificação: Ctrl+1 (QuickFix), warnings pra pacotes não usados, etc…
O Guilherme Silveira é meio testemunha: pra brincar no NetBeans 4.0, eu fiz o Desafio MundoJava da revista nº 10 nele…fiz com pacotes e depois tive que tirar qdo li a seção sobre como submeter trabalhos. Apaguei o pacote no NetBeans, mudei os .java de lugar e tal…e ele não me avisou que o pacote que uma das classes tava importanto não existia mais…coisa que a gente se acostuma do Eclipse, e apanha depois.
Mas fora isso, ele tá muito rapidinho mesmo, e a interface está muito agradável; mas continuo “no escuro”, com meus plugins, e com muito gosto!!
IDE eh legal, eu uso o Eclipse nu e cru (eu amo o treco do eclipe pra completar codigo sozinho como fechamendo de chaves…)
pq eu sempre gostei de desenvolver td na mao, apesar d com IDE grafica facilitar mto isso, eu gosto mesmo eh d faze td digitando mesmo… eh gosto pessoal, acho q foi o costume de programar HTML, PHP, CSS e Javascript durante 4 anos em bloco de notas
Com certeza acho melhor o Netbeans. O Eclipse é uma ótima ferramenta, mas esta morrendo nela mesma, pois tem muita gente mexendo e não é projetada para ser uma ferramenta RAD. O usuário deve conhecer vários detalhes para torna o Eclipse um bom ambiente.
Já o Netbeans 4.1, mesmo a sua versão beta é muito superior, principalmente porque já tem todo o ambiente para EJB sem precisar de ANT para depolys automáticos e outras coisas que no Eclipse é uma burocracia. IDE já ´deve ser feita para facilitar e não para fazer o cara perder tempo.
Essa é a minha opinião. Ainda utilizo o Eclipse. Mas já estou utilizando o Netbeans e em breve ficarei com a melhor ferramenta, que para mim é que tornar o meu trabalho mais simples.
Não gosto de perder tempo procurando plugins e pior tendo que ficar estudando uma coisa que muitas vezes nem evolui e pior é descontinuado, como muitos plugins do Eclipse, principalmente quando muda a versão.
Quem tá mexendo nela de tanta gente assim? Se você pensar desse jeito, Java e J2EE já foram pro buraco, com toda aquela galera do JCP e as diversas implementações…
Ok, entendi que na sua opinião uma IDE RAD é melhor que uma não-RAD. Bom, cada um temo direito de pensr o que quiser, ams RAD por RAD o VB é bem mais que o Netbeans.
Já te ocorreu que eu posso não trabalhar com EJBs?
Ou com Web?
Já te ocorreu que existem plugins para o eclipse que, como o Rafael mencionou, transformam a plataforma eclipse em diversas IDEs, inclusive IDEs RAD?
Uma vez me falaram que o IntelliJ IDEA tinha uma versão OS mas não achei, olhei o site lá mas não era nenhuma das três. Todo mundo fica falando que esse troço é legal, eu queria ver como é…
[quote=renato3110]Uma vez me falaram que o IntelliJ IDEA tinha uma versão OS mas não achei, olhei o site lá mas não era nenhuma das três. Todo mundo fica falando que esse troço é legal, eu queria ver como é…
[/quote]
A versao OS deles tu tem que solicitar via e-mail (nao lembro se tem formulario no site). Eles so liberam se comprovar que sera para uso em projetos OS, estilo as licensas do Jira e do Confluence.