Uso de metodos private [Resolvido]

Bom dia,

A algum tempo comecei a fazer minhas GUI’s manualmente. Um dos motivos foi ter maior dominio, dos componentes, como disposição e tamanho. O fato é que telas necessitam de muitas linhas de programação, e quando envolvem muitos componentes, localizar itens para dar manutenção no codigo torna o trabalho muito demorado.

Tanto no NetBeans quanto em um topico do forum, vi a implementação de metodos “private” com intuito de organizar o codigo. Como exemplo posso citar o metodo: initComponents();

private void initComponents() { ... }

Enfim, o codigo fica mais legivel por estar mais organizado. Esse tipo de pratica, vai contra o conceito de POO? Uma vez que todo código esta dividido em módulos dentro da classe.

[]s

Vc ja deu uma olhada no V.E.P do eclipse

Alem de cirar um metodo initialize() private ele cria um metodo get() para cada componente.

Sobre sua pergunta o Netbeans eu não posso afirmar mais o V.E.P não vai contra ao conceito da POO

a classe e separadas por pequenos blocos(metodos) e cada bloco responsavel pela criação de um componente nele contendo todas as informações necessárias

e por se private garante o encapsulamento pois metodos de criação de componentes só podem se acessado pela tela

Boa noite,

Obrigado :slight_smile:

[]s