O que é Time-Sharing?

Eu estava lendo o texto “No Silver Bullet” do Frederick Brooks e ele citou o termo “Time-Sharing”, dizendo que foi algo que aumentou a produtividade do desenvolvimento.

Eu li um pouco a respeito e vi que é a utilização de um mesmo recurso por vários usuários, otimizando o tempo, mas talvez por não ter mais conhecimento histórico eu não tenha entendido completamente o que isso realmente é.

Alguém aí consegue explicar um pouco melhor o que é isso?

Muito obrigado!

1 curtida

Time-sharing é o termo para um tipo de multiprocessamento quando o sistema operacional implementa uma técnica de partilhar o uso da cpu por intervalo de tempo. Cada processo que recebe o controle tem um intervalo de tempo para processar e depois devolver o controle, que será repassado para outro processo e assim sucessivamente.

2 curtidas

Era assim que as “threads” funcionavam quando você tinha um processador só. Você dava alguns milissegundos para cada processo processar e aí o usuário tinha a sensação de que várias tarefas estavam rodando ao mesmo tempo.

Hoje, mesmo em sistemas multiprocessados, ainda utiliza-se time sharing. Por isso pode-se ter dezenas de aplicações abertas, mesmo com apenas 4 núcleos.

1 curtida