Dúvida : Especificação Técnica e Especificação funcional

Boa Tarde !
Gostaria de saber o que é uma especificação funcional e o que é uma especificação técnica de projetos de software.
Pesquisei alguma coisa, mas não encontrei a definicação e a distinção entre elas.

Obrigado !

Também estive procurando por esse assunto e tb não encontrei nada de útil. Estava precisando de um modelo especificação técnica.

Especificação funcional é a especificação com maior foco na lógica…
Realizada por um profissional costumeiramente chamado por “Funcional”, que na verdade é um Analista de Sistemas que está em contato com o cliente. Geralmente é feita por um profissional que possuir um grande conhecimento sobre o que é possível e o que não é possível ser feito em determinado sistema ^^

Especificação técnica é aquela feita pelo programador, a partir da especificação funcional, onde ele documenta tecnicamente a codificação.

Na Accenture eu utilizava bastante para codificar em ABAP. Os programadores geralemente fazia as TD (Tecnical Designs) e os “funcionais” geralmente negociavam qual o resultado desejado pelo cliente…

Espero ter ajudado :wink:

Se alguém tiver templates de especificação técnica e funcional para Java eu to interessado :slight_smile:

Abap é linguagem procedural, e os templates que eu tenho são muito específicos … ainda mais porque são para customização de funcionalidades específicas do sistema =(

Também gostaria de ter um bom modelo de especificação técnica e funcional. Se alguém puder enviar para meu email agradeço. Meu email é designrio@gmail.com

Obrigado a tds

Amigos,

Modelos para customização ou desenvolvimentos em ABAP e etc… não servem para Java.

Especificação Funcional &gt&gt Modelo de Requisitos
Especificação Técnica &gt&gt Modelo de Design / O próprio código

Use a ferramenta certa pro problema certo…

  1. Especificação Funcional: documento onde são descritas todas as funcionalidades que o sistema irá ter, Exemplo (Faturamento, contas a receber…) entre outras que possam existir dependendo do sistema que se estar construindo, normalmente e escrito por um analista de negócios que não esta preocupado com qual linguagem, banco de dados ou outra partes tecnicas que serão utilizada para desenvolver este sistema.

Especificação técnica: detalha as funcionalidades e como estas serão implementadas, que tipo de banco de dados, volume de informação, backup (incremental, geral…), dados do sistema (2 camadas, 3 camadas…)

É um recorde!!! Tópico de 4 anos ressuscitado!!

Infelizmente foi ressuscitado por conta de ainda não termos uma definição sobre o assunto.

Também tenho dúvidas e se achar a resposta para meus problemas, irei compartilhar com vocês.

Abraço.

A especificação funcional não seria a análise feita e escrita por um analista de negócios?
E especificação técnica seria escrita por um gerente de projeto?
Não seria isso?

[quote=moacirjava]A especificação funcional não seria a análise feita e escrita por um analista de negócios?
E especificação técnica seria escrita por um gerente de projeto?
Não seria isso?[/quote]

Para este assunto não tenho vergonha de dizer que sou bastante leigo.

Necessito desta informação para o nosso tcc da faculdade, porém não tenho experiência prática no mercado sobre as funções exercidas.

Eu vou ressuscitar o tópico novamente.
Tenho vasta experiência em desenvolvimento de especificações e também palestrei em eventos da IBM sobre o assunto.
Basicamente, devemos responder às seguintes perguntas para fazer uma especificação:

  • funcional: eu detalho as funcionalidades, isto é, o que o sistema, funções devem fazer. Pergunta-chave: o que fazer? Note que neste momento eu falo numa linguagem de negócio para o usuário e também ao desenvolvedor. Não menciono código ou linguagem técnica. Tem descrições de tela, processos, diagramas de caso de uso e atividade.
  • técnica: A pergunta chave é Como fazer? Se eu tenho uma funcionalidade x descrita na funcional, na técnica eu detalho como irei implementá-la: linguagem de programação, principais métodos e classes, forma de envio e comunicação de dados, armazadenamento (BD), tabelas, campos, etc. Sequenciamento e colaboração de objetos.
    Basicamente é isso.
    Se tiverem dúvidas, me escrevam que poderei ajudar: ddtaxe@gmail.

Não há um padrão de facto de documentação de sistemas. Há vários templates que podem ser utilizados e modificados de acordo com a visão da empresa.
A IEEE é uma das entidades que tenta fazer uma padronização. Leiam um exemplo: http://ieeexplore.ieee.org/xpl/freeabs_all.jsp?arnumber=5656407 e versão integral: http://www.arisa.se/files/WELL-10b.pdf

Denis Vinny!

De forma alguma Moacir e Alex.

Um gerente de projetos idealmente não coloca a mão na massa. Ele é um interlocutor entre equipes funcionais, negócio, desenvolvimento e é responsável em fazer que o projeto seja entregue com qualidade e dentro do prazo.
Quem faz a funcional geralmente é um analista de negócio. Este não precisa nem ter conhecimento de desenvolvimento de sistemas por exemplo, mas deve ser capaz de escrever claramente as necessidades do usuário em termos de desejos para o sistema. Um analista de sistemas, técnico ou mesmo o desenvolvedor é quem deve escrever a técnica a partir da funcional dando a solução.
Em suma é isso.
Denis Vinny!