Uml?

Olá pessoal, estou com uma dúvida há tempos, tenho lido ultimamente sobre o “desuso” do uml para a criação do projeto do sistema, principalmente em relação ao Diagrama de classes, na faculdade eu usava o JUDE (que parece está descontinuado)…
A minha dúvida é a seguinte, é possível desenvolver uma aplicação OO sem “desenhar” principalmente o diagrama de classes para dar conta dos relacionamentos?
Qual aplicativo usa-se no momento para o desenvolvimento do diagrama de classes?

Muito Obrigado

acho meio impossível fazer um sistema sem desenhar os diagramas antes… Eu aprendi desde o principio fazer a modelagem antes de tudo… sempre usei o Toad Data Modeler para isso, inclusive é uma mão na roda, pois já gera script do banco :stuck_out_tongue_winking_eye:

Eu uso muito papel e lápiz, “Giz” e lousa.
Em um ambiente onde outros podem sugerir melhorias isso é muito interessante pois cada um pode simplemente pegar seu modelo em UML e fazer as alterações e distribuir a idéia.

Eu tentei alguns mas vi que é demorado ficar desenhando, apagando, arrastando, jogando em tela, redimensionando…
Prefiro o papel e o lápiz

[quote=Jrmanzini]Olá pessoal, estou com uma dúvida há tempos, tenho lido ultimamente sobre o “desuso” do uml para a criação do projeto do sistema, principalmente em relação ao Diagrama de classes, na faculdade eu usava o JUDE (que parece está descontinuado)…
A minha dúvida é a seguinte, é possível desenvolver uma aplicação OO sem “desenhar” principalmente o diagrama de classes para dar conta dos relacionamentos?
Qual aplicativo usa-se no momento para o desenvolvimento do diagrama de classes?

Muito Obrigado[/quote]
Na minha Opinião da pra fazer, mas deve ser horrivel isso ! sem falar que o codigo fica totalmente associado a quem fez, pois não saberei em que você pensou para fazer aquilo, com o diagrama fica mais facil de entender o caminho que o programador seguil.

No curso um professor meu indicou o StarUML, ele é free se não me engano.

Abraço.

[quote]Na minha Opinião da pra fazer, mas deve ser horrivel isso ! sem falar que o codigo fica totalmente associado a quem fez, pois não saberei em que você pensou para fazer aquilo, com o diagrama fica mais facil de entender o caminho que o programador ****** seguil.*******

No curso um professor meu indicou o StarUML, ele é free se não me engano.

Abraço.[/quote]
Opsssss !

*Seguiu !!!

sorry

Luiz Augusto Prado

Concerteza antes de passar para um ferramenta case, o papel e lápis “comem solto”, porém, após o esboço, creio que seria meio ruim você passar para um banco, por exemplo, todas as tuas ideias de relacionamentos, tanto é que tu teria que ficar umas boas horas amarrando as tabelas na mão…

Tem como fazer o reverso?
Do sistema atual algum programa que gere o Diagrama?

[quote=JuniorMaia]Luiz Augusto Prado

Concerteza antes de passar para um ferramenta case, o papel e lápis “comem solto”, porém, após o esboço, creio que seria meio ruim você passar para um banco, por exemplo, todas as tuas ideias de relacionamentos, tanto é que tu teria que ficar umas boas horas amarrando as tabelas na mão…[/quote]

Sim, para a modelagem do banco de dados deve ser utilizado uma ferramenta case.
Já o diagrama de classes, não vejo tanta facilidade. Nesse ponto o UML só seria interessante de ser feito após o fim do módulo(projeto) para documentação e futuras manutenções.

[quote=mateus.cordeiro]Tem como fazer o reverso?
Do sistema atual algum programa que gere o Diagrama?[/quote]

aí depende do seu banco…

então, o Diagrama do Banco de Dados, tá ligado diretamente ao Orientação Objeto(OO)?

Não são dois diagramas separados?
um para a modelagem dos dados e outro para OO?

Aqui você quer dizer modelagem do banco ou modelagem do sistema?

O seu método é o que mais funciona. Um bom lápis e bonequinhos e caixinhas no papel me falam muito mais que complexos diagramas de classe e sequência. = )

Código totalmente associado ao programador que fez? Mas sempre teremos isso…
A ideia é que o programador codifique bem e de forma limpa o seu código e não precisemos de documentações UML pra saber o que ele fez ou deixou de fazer.

Pessoal, documentação do projeto em UML é ultrapassado e em raras exceções pode funcionar. O código hoje é muito vivo e manter as atualizações é extremamente custoso. Considero que a melhor documentação é
uma ótima suite de Testes.

Abs!

Na verdade o seu banco deveria seguir a modelagem do seu sistema, e não o contrário. Programar orientado a banco de dados é perigoso não? :wink:

Abs!

Em relação a UML, o seu ponto é mais interessante que escrever dezenas de umls antes.

O próprio JPA consegue fazer isso = )

Na verdade o Banco de Dados é Relacional(estou considerando uma solução NoSQL mesmo) e a sua modelagem será OO. Realmente é complicado ter uma conversa perfeita entre os dois mas é coerente que você faça a modelagem da sua aplicação
e em seguida passe para o armazenamento dessas informações. Você não deveria criar tabelas, já que não sabe ainda o que será necessário para a sua aplicação.

Alguém discorda?

Abs!

[quote=AlexandreGama][quote]
então, o Diagrama do Banco de Dados, tá ligado diretamente ao Orientação Objeto(OO)?

Não são dois diagramas separados?
um para a modelagem dos dados e outro para OO?
[/quote]

Na verdade o Banco de Dados é Relacional(estou considerando uma solução NoSQL mesmo) e a sua modelagem será OO. Realmente é complicado ter uma conversa perfeita entre os dois mas é coerente que você faça a modelagem da sua aplicação
e em seguida passe para o armazenamento dessas informações. Você não deveria criar tabelas, já que não sabe ainda o que será necessário para a sua aplicação.

Alguém discorda?

Abs![/quote]

Ok!

Mas com o sistema pronto(onde não foi feito o diagrama de UML), existe algum software que lê as classes em java e cria um diagrama de UML?

Sim. Exemplos:
http://essmodel.sourceforge.net/features.html

http://www.objectaid.com/

Mas por curiosidade, por que você iria querer fazer isso?

visual paradigm e E.A