Outro ponto que gostaria de citar: Não importa o quanto uma empresa lucra com seus produtos e o quanto os donos dela fiquem ricos, pois ela emprega pessoas, e o ato de hackear pode colocar em risco muitos empregos, desde o diretor financeiro a copeira do cafezinho, e essas pessoas não precisam desse tipo de ajuda da comunidade open-sources
[i]O SAMBA foi originalmente criado por Andrew. Tridgell, que fez a engenharia reversa do protocolo SMB e publicou seu código em 1992.
Muitos membros usam o Samba, talvez até mesmo os que se dizem contra a pratica da engenharia reversa, e porque não dizer, se beneficiam/beneficiaram disto, e não vejo tanto alarde a respeito.
Anti-ético até que ponto? Até o ponto que lhes convém?[/i]
[quote=venomtotal][quote=Fabio “Kym” Nascimento]Quebrar o código do protocolo do Skype é easy, quero ver descobrir a fórmula da Coca Cola!
#ironic[/quote]
ahahahah. É mesmo. O que já devem ter tentado pra achar a fórmula da coca-cola … :lol: [/quote]
compra um pouco de pó branco(aquele poh sacana)coloca um corante um essência já era fácil rsrsr
[quote=beto.page][i]O SAMBA foi originalmente criado por Andrew. Tridgell, que fez a engenharia reversa do protocolo SMB e publicou seu código em 1992.
Muitos membros usam o Samba, talvez até mesmo os que se dizem contra a pratica da engenharia reversa, e porque não dizer, se beneficiam/beneficiaram disto, e não vejo tanto alarde a respeito.
Anti-ético até que ponto? Até o ponto que lhes convém?[/i][/quote]
Estive conversando com um ex professor da área de direito, e segundo ele, a engenharia reversa por si só não é crime. Você pode fazer um programa que faça a mesma coisa que o outro, só não poderia fazer exatamente igual. No caso do Samba, se a implementação dele fosse a da MS, seria ilegal, mas criar um protocolo que recebe a mesma entrada e gera a mesma saída, mas por um algoritmo próprio, não cometeu dolo.
Ao contrário do hacker, que supostamente liberou o código alheio.
Só que segundo ele, a lei não é muito clara e precisa, porque é muito difícil pra um software saber até que ponto seria uma “implementação própria”. Você pode usar o mesmo algoritmo mas codificar um pouco diferente, pode melhorar uma parte, pode alterar pouco ou alterar bastante mas ter alguma coisa dele. Por isso esse tanto de processos entre empresas.
Bom, não é a minha opinião, nem sei se é inteiramente verdade isso.
Olha, acredito que quando é com os outros é facil falar que é correto, que tem que se liberado o fonte do protocolo e tals. Quando alguem trabalha duro em um produto, essa pessoa vai querer algum tipo de retorno, por menor que seja, e não estou falando somente de dinheiro. Acho que o que esse russo fez foi muito errado, porque não foi ele quem trabalhou anos no protocolo, não foi ele quem gastou muito(e com certeza foi gasto muito) para o Skype fazer o que faz hoje, e valer o que vale hoje. Apoio a comunidade open source, só não apoio os “Robin Hood” da vida, que acham que sacaneando os poderosos vao mudar o mundo.
–
Editando
“De boas intenções o mundo está cheio.”
Nossa, como tem gente pra falar besteira. O cara não roubou nada, só publicou uma especificação de protocolo. Coisa que já foi feita várias vezes, por exemplo: ICQ e até o MSN, da própria MS: http://www.hypothetic.org/docs/msn/
É graças a isso que dá pra acessar o MSN sem usar o Messenger. Alguém já usou o meebo?
ah claro… muita besteira. Então me diga… se voce fosse você o desenvolvedor do Skype, com reagiria?? Ou melhor, se fosse você que gastasse 8,5 bilhões no Skype?
Acharia correto??
Tem certeza que você sabe o que está sendo discutido? O tal fonte do protocolo que você mencionou sugere que não.
Desculpa meu erro, pensei que estavamos falando da formula da Coca-Cola.
Da próxima vez eu te mando um MP perguntando sobre o devo falar.
Obs: Não comentei em nenhum momento querendo ser o dono da verdade ou julgar ninguém, somente coloquei a minha opnião.
Desculpe mas cabe ao proprietário do software dizer qual os termos de uso.
Isso foi em 1999 e a versão oficial ficou diferente disso. Veja aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Notification_Protocol#MSNP2
Aquela versão nem mesmo consegue se conectar à rede hoje. O mínimo é a 8.
Entretanto, até hoje existem dezenas de clientes MSN (incluindo clientes proprietários) que funcionam perfeitamente.
Não sei sobre essa parte, mas me parece achismo. Não sei se isso se estende a protocolos ou formatos de arquivos.
O BrOffice seria ilegal por ler e escrever arquivos DOC, por exemplo?
Uma pergunta: na opinião de vocês, o que o Skype perderia com essa publicação e eventuais clientes alternativos?
É pra essa pergunta que eu estou buscando uma resposta desde que saiu a notícia, e não encontrei ainda.
Poderiam dizer que a empresa perderia receita. Como? Se pra entrar na rede do Skype você continua tendo que…oras…acessar a rede do Skype! E portanto a empresa continuaria vendendo os créditos e lucrando. Ela só perderia receita em banners.
Se o medo é que se crie uma rede alternativa, aí eu pergunto: de que adiantaria? Nessa rede alternativa você não conseguiria falar com o seu amigo que tem Skype “puro”.
Uma coisa que pode fazer sentido é permitir capturar as conversas. Conhecendo o protocolo você poderia através de um sniffer pegar os pacotes. Mas até aí acredito que os dados sejam criptografados…
Edição: não entro no mérito do russo estar certo ou errado, até porque acho que ele está errado. Para descobrir o protocolo ele teve que baixar o software, aceitando a licença de uso. Se na licença de uso está explícito que não pode usar engenharia reversa para descobrir coisas sobre a aplicação, cometeu no mínimo uma infração.
Desculpe mas cabe ao proprietário do software dizer qual os termos de uso.
[/quote]
Só um detalhe, já vi muitos dizendo coisas deste genero…
Mas quem disse q tudo q esta nos termos de uso é legal? Nem todas as exigências que fazem tem cabimento e nenhum juiz daria razão! Podem dizer q quiser e vc pode até assinar (ou dar o check de q concorda). Cada um inventa as suas leis de consumo, utilização, liberdade de uso e etc!? Algazarra não concorda!?
O Skype pode dizer o q quiser, como alguns disseram… o pessoal do skype são uns tadinhos… gastaram “milhões” para desenvolver o protocolo… ops… «DÚVIDO»
Bem isto é conversa para boi dormir, dúvido q aconteça alguma coisa como russo, assim como n aconteceu nada com o cara q quebrou a playstation, iphone, etc.
E como já deram o exemplo do Samba q por acaso até a Apple utiliza! N sei de um caso de algum protocolo quebrado que tenha dado em processo. Isto seria até cómico, e como já disse dúvido q a MS/Skype se pronunciem sobre isto em forma de processo.
[quote=caio.gaspar]Desculpa meu erro, pensei que estavamos falando da formula da Coca-Cola.
Da próxima vez eu te mando um MP perguntando sobre o devo falar.
Obs: Não comentei em nenhum momento querendo ser o dono da verdade ou julgar ninguém, somente coloquei a minha opnião.
[/quote]
Também era bom ler o q o pessoal já falou, e n repetir o q ja foi falado/discutido/trolado.
Tentando levar a discussão para objetividade:
É crime descumprir os termos de usos de software?
(falo daquele contrato que 99% dos usuários NÃO lêem quando instalam/usam um serviço/software, mas mesmo assim clica em “aceitar”) :twisted:
Se sim - russo culpado
Se não - russo inocente
Se talvez, depende da interpretação do juiz - então ele é inocente até que se prove o contrário.
PS: Estou levando a pergunta no sentido da legalidade, não da ética.
Olá galerinha… me cadastrei agora para poder comentar sobre este tópico aqui… pois é uma discussão interessante…
Quero dizer que o eduveks escreveu com emoção, e muitas vezes quando se age assim é mais difícil de ser bem compreendido… principalmente em relação a conceitos que se tornam hábitos impregnados em todos nós.
Mas vim apenas para dizer que ele está certo. Realmente todo o planeta e tudo que nele existe está à nossa disposição para estudar e modificar seja o que for.
Outra coisa muito importante. A melhor forma de seguir a vida é pela criação… e não pela competição. Sendo assim… podemos criar e conseguir tudo que queremos, sem precisarmos viver cheios de medos e receios que “roubem” o que “temos”.
Pensem nisso.
Tenham uma ótima noite!
:thumbup:
Observação: Eu diria isso se eu fosse dono do Skype? Sim, e desde o princípio ao começar a criar já teria em mente o que expus. Tema polêmico? Hum… é sim… mas apenas porque insistimos em manter os velhos padrões de competição ao invés de seguir pela criação. Se não compreenderam rs tudo bem, mas saibam que expus com uma boa intenção. O que hoje se chama de “Softwares Livres” será o futuro, de curto ou longo prazo, e não há como “fugir disso”. Mas por que? Porque liberdade de comunicação e interação de todas as formas nada tem a ver com o financeiro. Sim, é possível ganhar dinheiro, e os relembro… sigam pela criação ao invés da competição, pois o que vem de dentro de nós é muito mais incrível que qualquer conhecimento adquirido de fora. É um assunto aparentemente complexo… mas é muito mais simples do que parece. Somos nós. Independente de Skype, Microsoft ou Google hoje… e amanhã talvez sejam outras milhares. No fundo, somos nós, pessoas.
O que o eduveks disse não foi o que eu disse, mas o que eu disse é real também. O mundo progride a cada ano de forma incrível, ideias “brotando” em cada canto do planeta incessantemente. Quem insistir em manter-se nos velhos padrões mentais de competição travarão guerras cada vez maiores em que suas mentes não suportarão além de certo ponto, não é algo natural. A criação é a resposta.
Perdoem se escrevi de forma muito confiante, mas acho que expus claro o que penso.
Boa noite mais uma vez!
[quote=ratito]Olá galerinha… me cadastrei agora para poder comentar sobre este tópico aqui… pois é uma discussão interessante…
Quero dizer que o eduveks escreveu com emoção, e muitas vezes quando se age assim é mais difícil de ser bem compreendido… principalmente em relação a conceitos que se tornam hábitos impregnados em todos nós.
Mas vim apenas para dizer que ele está certo. Realmente todo o planeta e tudo que nele existe está à nossa disposição para estudar e modificar seja o que for.
Outra coisa muito importante. A melhor forma de seguir a vida é pela criação… e não pela competição. Sendo assim… podemos criar e conseguir tudo que queremos, sem precisarmos viver cheios de medos e receios que “roubem” o que “temos”.
Pensem nisso.
Tenham uma ótima noite!
:thumbup:
Observação: Eu diria isso se eu fosse dono do Skype? Sim, e desde o princípio ao começar a criar já teria em mente o que expus. Tema polêmico? Hum… é sim… mas apenas porque insistimos em manter os velhos padrões de competição ao invés de seguir pela criação. Se não compreenderam rs tudo bem, mas saibam que expus com uma boa intenção. O que hoje se chama de “Softwares Livres” será o futuro, de curto ou longo prazo, e não há como “fugir disso”. Mas por que? Porque liberdade de comunicação e interação de todas as formas nada tem a ver com o financeiro. Sim, é possível ganhar dinheiro, e os relembro… sigam pela criação ao invés da competição, pois o que vem de dentro de nós é muito mais incrível que qualquer conhecimento adquirido de fora. É um assunto aparentemente complexo… mas é muito mais simples do que parece. Somos nós. Independente de Skype, Microsoft ou Google hoje… e amanhã talvez sejam outras milhares. No fundo, somos nós, pessoas.
O que o eduveks disse não foi o que eu disse, mas o que eu disse é real também. O mundo progride a cada ano de forma incrível, ideias “brotando” em cada canto do planeta incessantemente. Quem insistir em manter-se nos velhos padrões mentais de competição travarão guerras cada vez maiores em que suas mentes não suportarão além de certo ponto, não é algo natural. A criação é a resposta.
Perdoem se escrevi de forma muito confiante, mas acho que expus claro o que penso.
Boa noite mais uma vez!
[/quote]
Só ha um probleminha com tudo o que voce falou e sua teoria da CRIAÇÃO: O skype CRIOU, e o hacker COPIOU!!
[quote=fredferrao][quote=ratito]
…
[/quote]
Só ha um probleminha com tudo o que voce falou e sua teoria da CRIAÇÃO: O skype CRIOU, e o hacker COPIOU!![/quote]
COPIOU!?!?!?!??!?! ERRRRR…
Então o Nginx é cópia do Apache!? E o IIS é cópia do Apache e do Nginx!? E já agora o Firefox é cópia do IE e o Chrome é cópia dos dois!? Só por q todos usam o mesmo protocolo para comunicar!?
Ele n copiou nada! Criou um client/server alternativo para o protocolo do Skype!
Fiz umas pesquisas agora e n encontrei nada da Microsoft/Skype dizendo qualquer coisa sobre isto… ainda n disseram nada!? Hummm… O q interessa é q a próxima versão do Pidgin vai ter suporte oficial para o Skype!? :twisted:
ratito, teu ponto de vista é bem interessante! da uma bela filosofia, e deveria ser mesmo assim! em resumo: em vez de ficar só mamando na mesma teta, pois um dia seca, deve-se procurar outras tetas para sempre ter onde mamar!
[quote=eduveks]
…
em vez de ficar só mamando na mesma teta, pois um dia seca, deve-se procurar outras tetas para sempre ter onde mamar! :P[/quote]
KKK RI MUITO!
Mas é isso aí, concordo.
Se me lembro bem, IMO.COM já tem suporte à rede Skype desde faz tempo. Penso que isso quer dizer que o russo não foi o primeiro a “descobrir” o tal protocolo. E agora?