[quote=venomtotal]Eu esperei até chegar em casa, para achar meu livro e postar aqui. eheheh
“[…] Seus escritórios eram cheios de dispositivos eletrônicos que ele desmontava para ver como funcionavam. John Sculley lembra-se de que Jobs estava sempre estudando produtos de outros fabricantes. “…Havia peças eletrônicas e gabinetes de produtos espalhados pela sala”, escreveu ele. […]”. Pág. 181
“[…] Sculley lembrou uma viagem que ele e Jobs fizeram ao Japão para se encontrarem com Akio Morita, o legendário co-fundador da Sony. Morita apresentou-os com dois players Walkman saídos das linhas de produção. “Steve ficou fascinado com aquilo”, recordou Sculley. “Então, a primeira coisa que fez com o seu foi desmontá-lo, observando cada uma das peças. Como foi feita a montagem e o acabamento. Como foi construído.” […]” Pág. 182
Trechos retirados do livro A cabeça de Steve Jobs (Agir Editora)
Bom, minha opnião é: Engenharia reversa todo mundo faz. O pecado do Russo foi ter admitido ter feito. :twisted:
[/quote]
Negativo Marcos. Só postei isso referente a Jobs, porque ao ler este tópico, associei com estes trechos do livro, que tinha lido recentemente.
O que eu disse, minha opnião pessoal, e não sou dono da verdade, é que TODAS as grandes empresas(Apple, microsoft, e [cole aqui o nome da sua empresa favorita]) provavelmente fazem isso(engenharia reversa).
Acho ingenuidade pensar que uma empresa(de softs, eletronicos, carros e etc…) não pegaria os produtos dos concorrentes e mandaria pro setor de engenharia para desmontar e ver como funciona para produzir algo similar ou melhor. Contudo, eles estão vendo como funciona, eles não são burros de copiar os componentes na cara-de-pau para serem processados depois por quebra de patente(exceto o android :twisted: )
Reiterando o meu pensamento: o que o russo fez é ilegal? Sim, com certeza é ilegal. Mas tem peixe grande que faz a mesm coisa, só que nas escuras.