[quote=eduveks]E não acham q o Skype já ganhou dinheiro suficiente com o protocolo!?
Agora é do povo
Agora a sério, isto acontece com qualquer software, ninguém esta imune a isto. A Apple, Microsoft, Adobe, etc, vivem sofrendo com isto, mas na verdade mesmo assim faturam milhões!
Isto no fundo n vai afetar as receitas do Skype, já que a aplicação client tem um alto nível de qualidade e os utilizadores já estão fidelizados na plataforma.
Sou mesmo a favor que hackeiem tudo! Vc faz um motor e faz o melhor carro do mundo, qualquer um vai abre o motor e vê como é q vc fez, e pode fazer algo parecido. Isto se aplica a qualquer coisa material. Por que no virtual n pode ser assim? E no fundo é assim.
Vc quer fazer um software, um protocolo e faturar milhões para o resto da vida sem q ninguem descubra como vc fez!? Assim a vida é fácil e é injusto! Nada é segredo para sempre neste mundo.
Tudo que existe, real ou virtual, é para sofrer engenharia reversa!
Agora deus vai reclamar com os cientistas por q estão fazendo engenharia reversa do DNA e vai abrir um processo!? :twisted:
O Skype agora se quiser continuar a proteger o protocolo, é só ir e colocar a cabecinha para funcionar e melhorar, ou então n se incomoda com isto e continua faturando na mesma…
E eu aposto q nenhum processo contra o cara vai ser aberto![/quote]
Eu não acho não. Ela pode ganhar o dinheiro que quiser, pois é dela. È um produto que ela criou. Alguém não gostou? Crie uma alternativa ou não use o produto dela. E sobre injustiça, é injusto você trabalhar duro em algo por meses(ou até anos), para vir alguém copiar em horas. E sobre engenharia e cópia no “real”(eu acho que existe uma coisa só, e que virtual é realidade também, mas tudo bem), por isso que se ouve tanto em patentes e em processos de X contra Y (Google contra Apple, Apple contra Google, Apple contra Nokia e assim vai). E não acho isso errado não. Acho que qualquer um tem que ter pleno direito de explorar comercialmente algo que criou.
Porém, o Skype poderia ter seu protocolo aberto (eu até acharia muito bom isso) e continuar a explorar comercialmente ele. Mas essa é um decisão que ter partir da própria empresa, e não de qualquer um fora dela.