Um hacker publicou o código do protocolo do Skype

Bom dia,

Efim Bushmanov , um pesquisador russo conseguiu atingir os segredos do Skype por engenharia reversa (reverse-engineering).

Menos de um mês depois de anunciar a aquisição da ferramenta famoso para VoIP pela Microsoft por US $ 8,5 bilhões,
um hacker publicou o código de protocolo do Skype e da versão open source do aplicativo.

Seu objetivo é criar uma versão open-source da solução de comunicação Skype.

A Microsoft ainda não reagiu a esta publicação e poderão em breve tomar medidas legais contra Efim Bushmanov por violação de licença.

Entretanto, os desenvolvedores interessados ​​podem acessar o código e testar a versão open-source do pesquisador russo para saber mais sobre o Skype eo seu funcionamento.

Fontes :
http://skype-open-source.blogspot.com/2011/06/skype-protocol-reverse-engineered.html

Muito bom!

E o interessante é a moral que o hacker dá sobre Liberdade e Política no blog dele. E sobre o regime na Russia e o Egito. Li só por cima alguns posts do blog e da para entender bem a idéia dele, simples e direto.

Do ponto de vista que ele dá o Skype Aberto vai ser uma mão na roda para ajudar na busca da Liberdade.

Como ele diz:

Fonte: http://skype-open-source.blogspot.com/2011/06/so-i-am-going-to-politics-and-support.html

Este cara esta de parabéns! Vai conseguir uma revolução com isto! E tomara q sim!

[quote=eduveks]Muito bom!

E o interessante é a moral que o hacker dá sobre Liberdade e Política no blog dele. E sobre o regime na Russia e o Egito. Li só por cima alguns posts do blog e da para entender bem a idéia dele, simples e direto.

Do ponto de vista que ele dá o Skype Aberto vai ser uma mão na roda para ajudar na busca da Liberdade.

Como ele diz:

Fonte: http://skype-open-source.blogspot.com/2011/06/so-i-am-going-to-politics-and-support.html

Este cara esta de parabéns! Vai conseguir uma revolução com isto! E tomara q sim![/quote]

Nem sei se concordo ou discordo com isso. Se ele se dedicasse em criar algo do zero ou ajudar a desenvolver um produto para concorrer com o Skype estaria de parabéns. Mas fazer engenharia reversa de um produto comercial e distribuir o resultado. Algo que a empresa (que não é uma ONG, ela visa o lucro como qualquer empresa comum) investiu milhões para construir. Eu fico em dúvidas com essa “liberdade”. Qualquer um é livre para desenvolver uma alternativa, mas “roubar” algo pronto, fica meio estranho ao meu ver, mesmo se tratando de um protocolo. Eu já acho que nesse caso é mais libertinagem do que liberdade em si. Se ele quer ser livre, que use e ajude a desenvolver projetos como o Ekiga por exemplo.

Com certeza sou contra, pense você desenvolvendo um Software e comercializa-o, ai vem um hacker faz uma engenharia reversa e disponibiliza em um blog, qual seria a sua reação?

A Skype chegou onde chegou porque investiu muita grana, milhões no produto dela, passou anos o aperfeiçoando… de boas intenções o inferno ta cheio, pra mim isso é crime e deve ser punido sem dó!

[]s

E não acham q o Skype já ganhou dinheiro suficiente com o protocolo!?

Agora é do povo :stuck_out_tongue:

Agora a sério, isto acontece com qualquer software, ninguém esta imune a isto. A Apple, Microsoft, Adobe, etc, vivem sofrendo com isto, mas na verdade mesmo assim faturam milhões!

Isto no fundo n vai afetar as receitas do Skype, já que a aplicação client tem um alto nível de qualidade e os utilizadores já estão fidelizados na plataforma.

Sou mesmo a favor que hackeiem tudo! Vc faz um motor e faz o melhor carro do mundo, qualquer um vai abre o motor e vê como é q vc fez, e pode fazer algo parecido. Isto se aplica a qualquer coisa material. Por que no virtual n pode ser assim? E no fundo é assim.

Vc quer fazer um software, um protocolo e faturar milhões para o resto da vida sem q ninguem descubra como vc fez!? Assim a vida é fácil e é injusto! Nada é segredo para sempre neste mundo.

Tudo que existe, real ou virtual, é para sofrer engenharia reversa!

Agora deus vai reclamar com os cientistas por q estão fazendo engenharia reversa do DNA e vai abrir um processo!? :twisted:

O Skype agora se quiser continuar a proteger o protocolo, é só ir e colocar a cabecinha para funcionar e melhorar, ou então n se incomoda com isto e continua faturando na mesma…

E eu aposto q nenhum processo contra o cara vai ser aberto!

[quote=Luiz Aguiar]A Skype chegou onde chegou porque investiu muita grana, milhões no produto dela, passou anos o aperfeiçoando… de boas intenções o inferno ta cheio, pra mim isso é crime e deve ser punido sem dó!

[]s[/quote]

concordo com o Luiz, acho que nós desenvolvedores nos matamos para criar novos softwares, alguns de nós criamos novas API’s com o intuito de lucrar, e vem um rapaz querendo se achar o Fodão e rouba o código ? muito errado isso e acho que isso deve ser punido.

O Conhecimento é livre, mais o uso incorreto do mesmo pode acarretar problemas, aprender é legal compartilhar conhecimento, porém tentar acabar com um negocio *publicando o source code eu acho que é extremamente errado.

[quote=eduveks]E não acham q o Skype já ganhou dinheiro suficiente com o protocolo!?

Agora é do povo :stuck_out_tongue:

Agora a sério, isto acontece com qualquer software, ninguém esta imune a isto. A Apple, Microsoft, Adobe, etc, vivem sofrendo com isto, mas na verdade mesmo assim faturam milhões!

Isto no fundo n vai afetar as receitas do Skype, já que a aplicação client tem um alto nível de qualidade e os utilizadores já estão fidelizados na plataforma.

Sou mesmo a favor que hackeiem tudo! Vc faz um motor e faz o melhor carro do mundo, qualquer um vai abre o motor e vê como é q vc fez, e pode fazer algo parecido. Isto se aplica a qualquer coisa material. Por que no virtual n pode ser assim? E no fundo é assim.

Vc quer fazer um software, um protocolo e faturar milhões para o resto da vida sem q ninguem descubra como vc fez!? Assim a vida é fácil e é injusto! Nada é segredo para sempre neste mundo.

Tudo que existe, real ou virtual, é para sofrer engenharia reversa!

Agora deus vai reclamar com os cientistas por q estão fazendo engenharia reversa do DNA e vai abrir um processo!? :twisted:

O Skype agora se quiser continuar a proteger o protocolo, é só ir e colocar a cabecinha para funcionar e melhorar, ou então n se incomoda com isto e continua faturando na mesma…

E eu aposto q nenhum processo contra o cara vai ser aberto![/quote]

Eu não acho não. Ela pode ganhar o dinheiro que quiser, pois é dela. È um produto que ela criou. Alguém não gostou? Crie uma alternativa ou não use o produto dela. E sobre injustiça, é injusto você trabalhar duro em algo por meses(ou até anos), para vir alguém copiar em horas. E sobre engenharia e cópia no “real”(eu acho que existe uma coisa só, e que virtual é realidade também, mas tudo bem), por isso que se ouve tanto em patentes e em processos de X contra Y (Google contra Apple, Apple contra Google, Apple contra Nokia e assim vai). E não acho isso errado não. Acho que qualquer um tem que ter pleno direito de explorar comercialmente algo que criou.

Porém, o Skype poderia ter seu protocolo aberto (eu até acharia muito bom isso) e continuar a explorar comercialmente ele. Mas essa é um decisão que ter partir da própria empresa, e não de qualquer um fora dela.

Q confusão!

Mas quem disse q o cara copiou!?

Basicamente esta documentado o protocolo! É como vc fazer um avião e alguém vai e desmonta o teu avião inteiro e documenta tudo que ele tem e documenta como pode ser feito… e faz um para exemplificar a construção.

Na vida real, isto acontece o tempo todo! Como funciona o mercado dos celulares, acha que uma empresa não sabe como a outra empresa fez o celular!? Acha que a construção de um celular é segredo absoluto!? Que ninguém sabe como as coisas são feitas?

Se assim fosse só existiria uma única empresa de celular, uma única empresa de automóveis, apenas uma empresa de lâmpadas, etc…

Na boa isto é uma discussão perdida, é bem feito! E que continue e nem tem do que reclamar, e não vai ter processo nenhum. Até parece que o Skype inventou a roda, ou quando vc faz um software é a invenção da roda que vale milhões e que ninguém pode saber como é que vc fez aquilo… isto não existe!

O Facebook tem publicado toda a infraestrutura dele, e toda a tecnologia, tudo que vc precisa saber como o Facebook foi feito e funciona. Idem para o Google, lembra até dos funcionários do Google que saíram e fizeram um motor de busca ainda melhor na opinião deles e de muitos?

Nada é sigilo eterno! É possível saber como tudo é feito! E deveria ser sempre assim, como vc pode avaliar se uma coisa é boa ou não, se é segura ou não, se vc nem sequer sabe como foi feita e como funciona a fundo?

Se vc n sabe vc n tem como ter a certeza de nada, e n pode questionar, só pode aceitar cegamente.

Então acha que o Skype antes de fazer o seu protocolo não estudou o protocolo do Messenger a fundo, ou até mesmo o da Cisco? Que por acaso também não é aberto, e claro q n iriam dizer nada a ninguém. Acham que uma empresa n fuça em tudo que a outra empresa faz? E ainda por cima, acham que uma empresa n faz engenharia reversa dos “segredos” da outra empresa?

Com esta informação publicada do Skype, esta tudo aberto para alguém fazer melhor, e este alguém pode até ser o próprio Skype.

[quote=Tenkara Kiddo][quote=Luiz Aguiar]A Skype chegou onde chegou porque investiu muita grana, milhões no produto dela, passou anos o aperfeiçoando… de boas intenções o inferno ta cheio, pra mim isso é crime e deve ser punido sem dó!

[]s[/quote]

concordo com o Luiz, acho que nós desenvolvedores nos matamos para criar novos softwares, alguns de nós criamos novas API’s com o intuito de lucrar, e vem um rapaz querendo se achar o Fodão e rouba o código ? muito errado isso e acho que isso deve ser punido.

O Conhecimento é livre, mais o uso incorreto do mesmo pode acarretar problemas, aprender é legal compartilhar conhecimento, porém tentar acabar com um negocio *publicando o source code eu acho que é extremamente errado.

[/quote]

Até parece que se mata! Lol! Na boa… Quem é que se mata para fazer um software!? Se se mata para fazer é sinal que n vale nada.

Acha que o Linus Torvald se matou? Acha que o Bill Gates se matou e ainda perdeu o sono por cauda da pirataria?

Há e o Zuckerberg se matou pra caramba!

Até parece q programador tem uma vida sofrida! Tadinho… tem forma mais fácil de ganhar dinheiro?! Vai se danar meu! Acorda para vida!

Dar uma de coitadinho esta é d+!

É impressionante a imaturidade do usuário eduveks que além de defender um ato criminoso utiliza expressões de baixo calão para agredir outros usuários que tem opiniões divergentes da sua. Acredito que este tipo de pessoa não agrega nada a este fórum tão importante para a comunidade java.

Nada contra a exposição da sua opinião,mas contanto que seja com educação e balizada em fatos e não em crenças e ideologia politica.

Acredito que o único caminho para o desenvolvimento da comunidade open-source é o trabalho e não atos como o praticado por este hacker.

Pra mim isso é crime, um cara desses não merece meu respeito e nem o da comunidade. Pior ainda é ver os comentários. Desde quando roubar é algo bacana?

Inté!

[quote=lpessoa]É impressionante a imaturidade do usuário eduveks que além de defender um ato criminoso utiliza expressões de baixo calão para agredir outros usuários que tem opiniões divergentes da sua. Acredito que este tipo de pessoa não agrega nada a este fórum tão importante para a comunidade java.

Nada contra a exposição da sua opinião,mas contanto que seja com educação e balizada em fatos e não em crenças e ideologia politica.

Acredito que o único caminho para o desenvolvimento da comunidade open-source é o trabalho e não atos como o praticado por este hacker.
[/quote]

Primeiro, n ofendi ninguém, e nem usei baixo calão, pelo menos n foi esta a minha intenção reforcei a idéia, e respeito muito opiniões divergentes. E o pior vc n me conhece e muito menos entendeu o que quis dizer.

E resumindo o que eu quiz dizer é… aonde esta o crime!?

Qual é o crime!? Ele por acaso clonou o cliente do skype!? Estamos falando de um PROTOCOLO! É o mesmo que uma empresa cria um protocolo tipo o HTTP e alguém usa um sniffer e ve como funciona e publica um client/servidor de como isto funciona, e isto é crime!?

Sinceramente… ok! Então é crime e façam um drama em cima disto… e para o vossos desgosto não vão ver nenhum processo e ninguém fazendo um drama em cima disto. A não ser vc mesmo.

E vc com 5 mensagens já deve ter agregado muito ao forum/comunidade… me conhece melhor e vc vai ver o que é agregar.

Que cara sem noção. Já era… a microsoft vai cair em cima do cara agora.

ahhhh, a lei dos homens :slight_smile:

Antes de todo progrresso há uma desordem ;D

[quote=marciosantri]Pra mim isso é crime, um cara desses não merece meu respeito e nem o da comunidade. Pior ainda é ver os comentários. Desde quando roubar é algo bacana?

Inté![/quote]

Vê bem os comentários no blog dele e vc vai ter idéia do “respeito” que ele já conseguiu… vc e muito menos eu podemos falar em nome de uma comunidade. Vc e eu, como todo mundo fala do que mais lhe convém.

E onde esta o roubar? O que ele roubou? Descobriu! É bem diferente! E que benefício ele esta tendo com isto? Ele esta lucrando com isto?

Quer falar de roubo? Lembra dos problemas judiciais do Facebook, Dos, etc? Tantos casos que vc pode considerar como roubo… ou não… depende do ponto de vista.

Isto não é roubo! Roubo seria ele invadir os servidores do Skype e conseguir arrancar o código fonte e publicar.

Estamos em um mundo globalizado !

se for falar em roubo fale do Brasil!

ate posso concordo em meio ponto a isso , mas nem do as caras de defender ninguém.

Mas, ai se vc não ter um pouco de sacanagem nunca vai pra frente sendo certinho na vida!

eu penso assim!

caso outros retruque, nem vou dar ao lazer de responder!

Fazer engenharia reversa não é o mesmo que copiar. Ele por capacidade própria entendeu o protocolo e o disponibilizou. A Microsoft não teve o código-fonte muito menos documentação roubados, então não há nada de ilegal nisso. O que não impede a mesma de mudar uma vírgula no protocolo e quebrar todo o tempo de pesquisa do sujeito…

[quote=eduveks][quote=Tenkara Kiddo][quote=Luiz Aguiar]A Skype chegou onde chegou porque investiu muita grana, milhões no produto dela, passou anos o aperfeiçoando… de boas intenções o inferno ta cheio, pra mim isso é crime e deve ser punido sem dó!

[]s[/quote]

[/quote]

Até parece que se mata! Lol! Na boa… Quem é que se mata para fazer um software!? Se se mata para fazer é sinal que n vale nada.

Acha que o Linus Torvald se matou? Acha que o Bill Gates se matou e ainda perdeu o sono por cauda da pirataria?

Há e o Zuckerberg se matou pra caramba!

Até parece q programador tem uma vida sofrida! Tadinho… tem forma mais fácil de ganhar dinheiro?! Vai se danar meu! Acorda para vida!

Dar uma de coitadinho esta é d+!
[/quote]

desculpe meu caro se lhe ofendi com a minha opinião, é uma opinião pessoal e eu só deixei a minha opinião no tópico, se você é super inteligente parabéns ! você não pesquisa nada para criar um código do zero e já nasceu perfeito… valeu ae champs…
não precisa cortar os pulsos, valeu.

Engenharia reversa não é crime. Crime é copiar parte ou a totalidade do projeto (usar a “mesma” solução).