Entre algumas coisas interessantes está o “Netbook Remix”, uma versão que melhora a operação do Ubuntu em computadores compactos, com menor poder de processamento e telas reduzidas. Eles também estão dizendo que melhoraram a velocidade de boot e otimizaram aplicativos que rodam remotamente.
O boot realmente está rápido! 20 segundos do grub até o login no meu computador.
Alguns detalhes eu achei bem interessantes. O bluetooth voltou a funcionar sem eu fazer nada. O compiz está sem alguns defeitos que tinha até a versão passada. O Network Manager apesar de funcionar bem continua um saco de usar.
São as impressões de um dia de uso.
Pra mim ainda falta muita coisa, mas ta no caminho.
Acho que lancar uma nova versao a cada 6 meses desnecessário. Seria melhor que levasse um tempo um pouco maior e lancar uma distribuicao de fato melhorada.
Ficou jóia o Jaunty!
Acabei de instalar a versão Desktop em um Mobo White 1020. Reconheceu sem qualquer esforço a placa wireless RTL8187SE, coisa que eu tinha sofrido pra fazer funcionar no Intrepid. Rodando o Compiz, desktop cube, tudo, perfeito.
Pra mim que estou acostumado com o Hardy (8.04), dá pra perceber que o Jaunty ficou mais “firminho”.
Realmente o boot ficou bem mais rápido, instalei tanto o kubuntu quanto o ubuntu, e ambos rodaram bem, tive melhores impressões com o ubuntu, o qual estou utilizando agora.
No Gnome, a rede wireless de meu notebook (atheros) ¨teimosa¨, funcionou logo na primeira inicialização, fiquei até surpreso, e não tive problemas em configurar o vídeo nVidia.
Já no KDE a história não foi a mesma, o wireless aparentemente localizava as redes, porém ao tentar conectar, não conectava… tive que utilizar os velhos métodos para ela pegar no tranco, hehe.
Notei um problema, não sei se é só no meu notebook, mas quando eu inicializo somente na bateria, o sistema simplesmente não carrega, a não ser que eu fique pressionando várias vezes o enter. Encontrei este problema tanto no ubuntu, quanto no kubuntu. Agora com o cabo de energia, ele funciona normalmente.
Alguém que tenha notebook, poderia fazer o teste e me informar o resultado? Obrigado.
É só remover o botão de desligar do canto, que ele volta para o menu.[/quote]
oba, valeu marcelo, k lega, agora e botar o kdesktop do hardy pra funcionar “sou fã do gerenciador de fotos do kdesktop”, a luta continua.[/quote]
kdesktop?? seria o KDE??
Porque nao baixou logo o kubuntu como eu fiz??[/quote]
bem, acho que o Ubuntu mioh, mas gosto tambem como falei da micelania do kdesktop, como gerenciador de fotos do desktop, ateh o 8.04 eu tava fazendo uma “gambi” e o negocio tava funcionando legal nesse fim de semana vou botar os pacotes rescritos do hardy e o treen vai funcionar, ha vai.
Não entendi. Qual a dificuldade em instalar qualquer outro DE no Ubuntu? No caso do KDE, é só instalar o pacote kubuntu-desktop.[/quote]
No Mandriva, Suse etc, vc tem uma distro, com várias DE. No Ubunto existem varias distros uma para ada DE[/quote]
Não, não é.
O Ubuntu (não Ubunto) é também uma distro com várias DE. Eles só inventaram um nome diferente para cada um.
Kubuntu é simplesmente Ubuntu com KDE. Como te falei, basta instalar um pacote que você fica com os 2 na mesma instalação.
Cada DE vem com seus programas default, por isso que o Kubuntu não vem com Firefox (o Konqueror é o default).
Isso acontece com qualquer distribuição. O Debian que eu uso, mesmo com GNOME, veio com o Epiphany ao invés do Firefox.
Acredito que os nomes diferentes sejam para facilitar ao usuário leigo, já que uma distro com GNOME parece totalmente diferente da mesma distro com KDE, por exemplo.