Tutorial Flash sobre JPA + NetBeans

Segue ai o primeiro flash tutorial em PORTUGUÊS do NetBeans, ele trata sobre o uso de JPA (Java Persistence API) no desenvolvimento de aplicações. Vale a pena conferir.

http://www.netbeans.org/kb/55/flash.html#jee

http://www.netbeans.org/download/flash/netbeans_55/screencast-5.5.1-pt_BR/screencast-nb-final.html

Parabens exelente noticia, pra qm nao sabe nada de jpa eh uma boa introdução !!! :shock:

Meu Deus!!
O NetBeans tá destruindo o Eclipse :shock:
Tô vendo que vou mudar de IDE logo-logo…

Ótimo post…Netbeans na vêia agora!!
:slight_smile: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Uau…! Mãos a obra…

janelas e wizard demais. codigo gerado demais. catch Exception demais… mas excelente screencast do Canedo

Caramba velho, deu até vontade de voltar a trabalhar pra Desktop. :slight_smile:

Show de bola.

prefere criar entidades na mao ?
codigo gerado ? apenas o basico ! aquilo que sempre eh necessario…

fora que para mim, codigo de tela eh lixo… tanto que o NetBeans gerencia e re-gera ele o tempo todo… , codificar com group layout na mao eh loucura…
e eu acho que particularmente codificar usando QUALQUER LAYOUT na mao… eh loucura…

fora que o que pode-se fazer com as exceptions ? se vc eh obrigado a tratar elas…

entao vc nao curte JPA. e se nao curte JPA nao curte Hibernate e nem nenhum ORM.

[quote=chun]fora que o que pode-se fazer com as exceptions ? se vc eh obrigado a tratar elas…

entao vc nao curte JPA. e se nao curte JPA nao curte Hibernate e nem nenhum ORM.[/quote]

Vc não é obrigado a tratar as exception, vc pode abstrair usando um container IOC, assim nao precisa ficar toda hora iniciando e fechando uma transação, por isso acho que ele disse muito codigo e muito try catch.

Mas é muito bom o tutorial.

JPA em aplicativos Swing standard alone… aonde eu colocaria um container com IoC ?

Com ejb eh OBVIO que vc consegue fazer isso… ou usando spring… mas ali tah bem clara a utilizacao do Swing ao estilo “cliente servidor” .

Não preciso de muita ajuda para digitar @Ent<Control+Espaço>…

Creio que voce nao tenha assistido ao screencast inteiro. Ele nao gera apenas o basico. Ele gera codigo para delegar ao entityManager. Cria metodos persist que recebem Object, e que tem try/catch em Exception. Voce acha essa uma boa pratica? Dar catch em Exception? Por eu nao gostar de mas praticas de tratamente de excecoes eu nao gosto de JPA/Hibernate???

Chun, eu nao gosto do estilo quase-RAD do Netbeans. É minha opiniao, nao fique ofendido com isso.

Pode usar qualquer container IoC como o PicoContainer, Plexus ou Beehive. Nao precisa de Spring ou EJB.

Bom quando se tem 3 tabelas , com certeza…
agora quando se tem uma aplicacao com umas 30 tabelas e todas com relacionamentos…
me desculpe… eh uma perda de tempo total… e sem nenhum proposito…

Quanto ao codigo criado… ele mostrou o que da para fazer… e eh OBVIO que dar catch em Exception nao eh uma boa pratica… porem… para uma demo eu acho mais do que aceitavel…

vou usar PicoContainer, plexus ou Beehive em uma app desktop ?

Nao entendi… existe algum impencilio para vc usar IoC em app desktop ?

O tutorial é bem claro e demonstra várias facilidades que o netBeans possui, o assunto aqui discutido sobre IoC acho que é irrelevante para o tutorial, peço desculpas ao autor do post, mas estou curioso em saber porque vc, chun, não usa IoC em uma aplicação desktop.

Simples… já ouviu falar em Elefante branco ?

Entendo os pontos falhos que o Paulo diz e tbm os positivos que o chun cita, só que falta nisso tudo opções de customização, assim como os códigos do Matisse que muita gente reclama (eu particularmente não ligo muito) mas que poderia dar opções de custumização na geração desses códigos pela IDE, assim vc poderia (com templates talvez) falar pra IDE gerar os códigos de acordo com “regras/estilos” que vc passar a ela.

Mas acho que estão indo num bom caminho, é com os erros que se cresce. :slight_smile:

Oi pessoal… Um amigo me indicou o tópico e vim aqui dar um conferida no feedback sobre meu screencast, já vi que gerou um pouco de discursão, rs. Não era essa minha intenção. Bom a idéia do screencast é gerar conteúdo didático para os que não conhecem bem a língua inglesa (é o meu caso por exemplo), utilizo o NetBeans a muito tempo e quero contribuir bastante. Quanto a customização de código o NetBeans 6 (ainda em fase de desenvolvimento) está recebendo uma melhoria significativa nesse ponto.

Bom quanto ao motivo da discursão, dar catch ou não… É um screencast didática de nível não-avançado, se eu fosse utilizar IoC, muita gente não faz a miníma idéia do que é… aumentaria o nível de dificuldade do tutorial. Vale lembrar que é difícil agradar a gregos e troianos, mas é com as críticas, sugestões e elogios de vocês que eu posso melhorar no próximos screencasts!

Valeu aí galera!

caras… não sei porque vcs ligão e discutem com o chun… evangelista java e netbeans… eu nem ligo mais… opiniões dele pra mim são como de alguem que não pensa pra falar… sem contar a grosseria e o jeito de “não acredito que vc naum sabia disso” ou então "meu deus como vc tem coragem de falar isso… " na boa chun… o screencast eh otimo, o netbeans eh muito bom… mas não tente discutir padrão de projeto nem tamanho de elfante branco ou cor de rosa num tópico que não tem nada a ver… qdo vc conseguir terminar o teu document 5, com ejb’s e padrões by sun usando glassfish vc volta a falar de projetos em java pra desktop…

adoro flamewars… principalmente de ides… ams a melhor é aquela que satisfaz todas as suas expectativas e necessidades… não aquela que seja todos os padrões…

tsc tsc marlon… eu poderia dizer prq vc foi demitido neste forum… mas te pouparei essa.

[quote]Oi pessoal… Um amigo me indicou o tópico e vim aqui dar um conferida no feedback sobre meu screencast, já vi que gerou um pouco de discursão, rs. Não era essa minha intenção. Bom a idéia do screencast é gerar conteúdo didático para os que não conhecem bem a língua inglesa (é o meu caso por exemplo), utilizo o NetBeans a muito tempo e quero contribuir bastante. Quanto a customização de código o NetBeans 6 (ainda em fase de desenvolvimento) está recebendo uma melhoria significativa nesse ponto. [/quote] Olá Paulo Canedo, apesar dos nhem…nhemm do post é preciso deixar claro que seu “screencast” é importante para muitos desenvolvedores pois contribui com a comunidade do mundo todo…parabéns…

Ps. aos demais quero avisar que estou aprendendo carate pela internet ok…, se cuidem…