Coisa Simples = jEdit ou npad++
algo mais sofisticado use o eclipse…
Sem dúvida, para aprender use um editor simples. Se ficar muito preso à IDE você vai aprender como usar a IDE, e não como programar em Java (e isso acontece muito).
E como já consta por aí, na Internet: disseram-me IDE, então eu VIM (isso sim é editor de texto! Para interface gráfica, pode-se usar o gedit que é muito bom também).
Qnd comecei a aprender Java, em 2007, eu so usava o bloco de notas… tempo que não tenho saudades nenhuma!
Não tem nada melhor que abrir o terminal no linux e sair programando, seja lá o que for, chamar algum interpretador ruby, python ou mesmo clisp, ou então usar algum editor tipo vim e depois compilar e executar códigos em c ou java… :lol:
No windows é dolorido fazer isso, até pra coisas simples dá vontade de usar IDE.
*Não estou discutindo Windows X Linux aqui, porque nesse quesito, nem dá pra discutir.
andre_mbm Bom dia !
Amigo eu tenho dislexia quer disser eu acho… pois não é normal um leitor fanático de todo tipo de leitura: de Nietzsche a padre António Viera ter tal sofrível escrita… abraço !
Até concordo que isso acontece muito, mas isso é problema do cara que opta sempre pelo caminho mais facil e sempre usa a refatoração sem aprender a fazer aquilo por si só, ou é problema da IDE?
o fato de o cara aprender pelo bloco de notas obriga o cara a fazer o que ele deveria fazer mesmo estando na IDE, mas respondendo a pergunta que eu mesmo fiz, se o cara não se preocupa em aprender a linguagem que esta usando, regras sintaticas e a API, usando a refatoração da IDE, o problema não é com o aprendizado usando a IDE, mas sim com a propria pessoa…
maior_abandonado Bom dia !
Quando criei o tópico as pessoas falavam que era mais um tópico inútil, com respostas como a sua vejo que existe aqui no GUJ não só programadores alienados, mais sim programadores inteligentes com grande visão e flexibilidade !
josenaldo e kicolobo , falaram tudo e mais um pouco sobre o NetBeans (minha ferramenta favorita)…
Lembrei de uma coisa no Netbeans que eu amo: a pré-configuração de bibliotecas que já vem com ele. Nossa, quebra muito tronco na hora de iniciar projetos viu.
E outra coisa também: quando executo “Clean and Build”, que dentro do diretório dist do meu projeto já é gerado o arquivo .jar incluindo um diretório chamado lib com todas as dependências. Maravilhoso para um deploy rápido.
E mais outra: o profilador, que é simplesmente fantástico!
Yeap: eu adoro o Netbeans, e não tenho vergonha alguma disto!
Acho realmente uma pena este comportamento do tipo “meu brinquedo é melhor que o seu e eu nem o conheço direito”, porque vejo uma GALERA metendo o ferro no bichinho sem jamais ter sequer tê-lo usado. Sério mesmo: sugiro aos que odeiam ferrenhamente o Netbeans que experimentem as últimas versões. A coisa melhorou MUITO nos últimos tempos.
PS: se o seu problema for o fato de ter se acostumado com os atalhos do Eclipse (é a reclamação mais frequente que vejo nos programadores com os quais trabalho) , é só configurar o Netbeans para que os adote (ele já vem com uma pré-configuração prontinha pra isto).
Para quem achava o TÓPICO uma M…, acaba de ver declarações de amor ao NetBeans que não é rival do Eclipse e sim um somador de forças !
Caso cómico :
Um amigo muito extravagante falou uma vez - "NetBeans e mais para netgay, isso e coisa de viadinho programador java usa e eclipse e passa 30 horas instalando plugins e depois vai compilar o linux gentoo durante 7 dias, tudo na unha "" - quase eu cago de rir, da infame brutalidade dele !
Também fiquei admirado do tópico não cair em brigas.
O fato é que existem gostos variados e mercados variados.
Muita gente critica as ferramentas onde o desenvolvedor não tem de se preocupar com detalhes técnicos, mas a finalidade delas é justamente atender a mais esse tipo de público: os que precisam de algo simples que não precise saber dos detalhes técnicos. Mas isso não impede de ser usado por quem já tem conhecimento pra ganhar tempo, desde que a pessoa saiba o que está fazendo.
O foco do Eclipse é um pouco diferente do Netbeans, tanto que ele é utilizado por várias empresas, como a Palm e a Adobe.
:x
Tem coisas que não muda ! ahahha
Cara, to usando o netbeans e gostando muito. Tô fazendo um curso em que o instrutor é apaixonado pela IDE e acaba mostrando mil manhas. Pessoalmente acho muito prático pq não precisa de aulas extrar p ensinar a configurar, afinal o foco do curso é na linguagem e lógica e não na IDE. Também ja trabalhei com o eclipse e é show! O legal é que ambas as IDEs não só são poderoas, mas também gratuitas!
Agora se tiver de escolher, sugiro que escolha de acordo com a necessidade, o gosto pode mesmo deixar vc acomodado com a ferramenta e limitar as possibilidades de aprendizado.
Eclipse no cinema…kkkk Legal! (a piada, não o filme)
Olá
Eu acho que é bobagem ficar discutindo sobre IDE. Na minha opinião não se pode ser apegar tanto a ferramentas.
Vc precisa ser um programador Java ( peguei Java só como exemplo ) e não um programador Eclipse ou Netbeans. Não importando se vai desenvolver em notepad ou uma IDE mais sofisticada.
Quem se apega muito a uma IDE, não consegue fazer mais nada sem ela. IDE são FERRAMENTAS que existem para te auxiliar e não para fazer o seu trabalho.
Era isso.
Abraços!
[quote=JGuilherme]Olá
Eu acho que é bobagem ficar discutindo sobre IDE. Na minha opinião não se pode ser apegar tanto a ferramentas.
Vc precisa ser um programador Java ( peguei Java só como exemplo ) e não um programador Eclipse ou Netbeans. Não importando se vai desenvolver em notepad ou uma IDE mais sofisticada.
Quem se apega muito a uma IDE, não consegue fazer mais nada sem ela. IDE são FERRAMENTAS que existem para te auxiliar e não para fazer o seu trabalho.
Era isso.
Abraços!
[/quote]
Realmente é bobagem, principalmente quando o tópico já está parado há mais de 1 ano… E praticamente todos os usuários já concordaram com essa opinião sua.
Cuidado ao ressuscitar tópicos, principalmente com esse teor, onde usuários brigam até pela forma que o outro escreveu… eles são quase explosivos.
Se houver algum moderador aí, é só fechar.
Abs []
O raciocínio é lógico:
1 - O eclipse é prático.
2 - O eclipse é portável.
3 - O eclipse é leve.
4 - O eclipse é simples.
5 - O eclipse não precisa ser reinstalado quando vc formata sua maquina!
6 - O eclipse é um ambiente que vc mete mão de verdade e participa do que é feito. E aprende o que faz. (Não acha pronto como no NetBeans).
Obs.: Não tiro méritos do NetBeans. Já dizia um professor meu: - A melhor ferramenta é aquela que melhor te atende.
[quote=Igor Novaes]O raciocínio é lógico:
1 - O eclipse é prático.
3 - O eclipse é leve.
4 - O eclipse é simples.
6 - O eclipse é um ambiente que vc mete mão de verdade e participa do que é feito. E aprende o que faz. (Não acha pronto como no NetBeans).
Obs.: Não tiro méritos do NetBeans. Já dizia um professor meu: - A melhor ferramenta é aquela que melhor te atende.[/quote]
Nunca vi embasamento tão bem descrito e separado, e ao mesmo tempo vago…
[quote=leandronsp][quote=Igor Novaes]O raciocínio é lógico:
1 - O eclipse é prático.
3 - O eclipse é leve.
4 - O eclipse é simples.
Obs.: Não tiro méritos do NetBeans. Já dizia um professor meu: - A melhor ferramenta é aquela que melhor te atende.[/quote]
Nunca vi embasamento tão bem descrito e separado, e ao mesmo tempo vago…[/quote]
Essa realmente merecia um prémio.
vamos la:
1 - O Netbeans é prático.
2 - O Netbeans é portável.
3 - O Netbeans é leve. Coloca um projeto JEE grande no eclipse e veja o que vira! Ficam praticamente iguais no consumo. Apesar que: em pleno 2012 se preocupando com memoria?
4 - O Netbeans é simples.
5 - O Netbeans não precisa ser reinstalado quando vc formata sua maquina!
6 - O Netbeans é um ambiente que vc mete mão de verdade e participa do que é feito. Seja lá o que isto quer dizer!!!
1 - O Intellij IDEA é prático.
2 - O Intellij IDEA é portável.
3 - O Intellij IDEA é leve.
4 - O Intellij IDEA é simples.
5 - O Intellij IDEA não precisa ser reinstalado quando vc formata sua maquina!
6 - O Intellij IDEA é um ambiente que vc mete mão de verdade e participa do que é feito. Seja lá o que isto quer dizer, mais uma vez.
Sera que preciso lhe dizer que a instalação de todas estas 3 IDE’s sitadas consiste apenas em descompactar os arquivos? O mesmo vale para o JDK, Tomcat, Glassfish, Jetty, et al quase tudo feito em java! De resto é só setar PATH.
NETBEABS E UMA B
ECLIPSE E TODO… GOSTO, do filme quando ele morde ela, e ela vira vampira…
666