[quote=alexnormandia]concordo com o juniorsatanás, só falam em eclipse.
Não tem ninguém que use Netbeans aqui não?[/quote]
Tem, mas ninguem tem mais saco pra ficar respondendo estes flames inuteis não
[quote=alexnormandia]concordo com o juniorsatanás, só falam em eclipse.
Tem, mas ninguem tem mais saco pra ficar respondendo estes flames inuteis não
[quote=fredferrao][quote=alexnormandia]concordo com o juniorsatanás, só falam em eclipse.
Tem, mas ninguem tem mais saco pra ficar respondendo estes flames inuteis não [/quote]
Ou… Não creio que a questão aqui seja Netbeans x Eclipse, mas o cara levantou uma questão interessante: preconceito.
Vejo muita gente que usa só eclipse falando sobre o netbeans com muito desprezo (e normalmente falnado sobre coisas que nõ conhece). TRatam quem usa netbeans como se o cara fosse algum tipo de ameba. Dizem que o Netbenas “FAZ O TRABALHO QUE VOCÊ NÂO CONSEGUE FAZER”, quando isso nem de longe é verdade.
Eu uso as duas e as duas tem seus méritos. E muito do que os Eclipsers falam sobre o netbeans se refere a versões antigas.
Façam uma reflexão: qual a última vez que realmente usaram o netbeans, para poder comparar? Tentaram usar o que ele tem de bom ou tentaram fazer no netbeans as coisas como se faz no eclipse? É mais ou menos como um programador de C# criticar o Java 1.4…
O problema disso? Normalmente, quem faz isso, OFENDE outras pessoas, às vezes até o colega do lado.
O Josenaldo tem razão, tem esse preconceito em relação ao Netbeans
Creio que o preconceito vem de muito tempo atras, quando o netbeans realmente ficava anos-luz distante do Eclipse. Hoje em dia melhorou muito, mas mesmo quando vou testar o 6.8, uso com desconfiança. De qualquer maneira, na minha opinião pessoal, o editor de código java do Eclipse ainda é superior ao do Netbeans, porém o Netbeans continua melhor em já trazer um conjunto de plugins bem escolhidos no mesmo bundle.
Espero que o Jetty comece a vir junto com o Eclipse, já seria um bom avanço.
abraços
Verdade. Também achava o Netbeans precário, até entrar numa empresa que o usava. Em pouco tempo, passei a gostar mais do editor dele (apesar de achar bem pesado) do que do Eclipse. Percebo que a maioria das pessoas que falam mal do NB se enquadra numa das 3 situações:
1- Nunca usou, mas ouve dizer que é ruim.
2- Usou na época em que era realmente inferior ao Eclipse.
3- Usou agora, mas não teve paciência para aprender como funciona. Por exemplo, no Eclipse você digita main, Ctrl + Espaço e gera o esqueleto do método. No NB, você digita psvm, TAB (são as iniciais de public static void main).
Agora eu uso Eclipse de novo e continuo satisfeito.
josenaldo Bom dia e Obrigado… Concordo plenamente !
o Paulo Silveira Apesar de ser um cara GENTE BOA, Veio aqui no Ceará foi muito bem recebido… mais eu desacordo do Paulo Silveira, a facilidade do netbeans já diz por se só que ele e mais bem cuidado… mais o Eclipse e maravilhoso, e pretendo um dia usar ele ! quando eu for forçado ! risos -
Grande Abraço para os dois !
gostei disso :
O ECLIPSE E MARAVILHOSO não se trata de quem é melhor mais sim de usar o que for mais apropriado “cada caso é um caso” !
Sabe,
eu usava Eclipse para tudo até sair a versão 5.5 do Netbeans. Pra mim esta foi a versão que de fato marcou o Netbeans como uma IDE viável (até então, era simplesmente um LIXO). Desde esta versão o Netbeans passou a ser a minha IDE favorita pelas seguintes razões:
(aliás, alguém lembra da primeira versão do Netbeans, que era quase um Maker?)
Java puro ao contrário do SWT, que vez por outra tava de uma maneira infernal (não que seja corrente, mas é mais do que o Swing). Além disto, a mesma instalação do Netbeans posso usar em diversos sistemas operacionais, o que é o meu caso (trabalho com Linux, Windows e Mac OS ao mesmo tempo).
Trabalhar com Swing: o Netbeans é a melhor IDE que conheço neste ponto. O Matisse é simplesmente maravilhoso (desde a versão 5.5). Se o Eclipse tivesse algo como o Matisse, talvez eu não tivesse adotado o Netbeans
Excelentes plugins: o Netbeans atualmente oferece plugins excelentes. Trabalhar com PHP por exemplo é uma maravilha com o Netbeans, e o suporte a Groovy/Grails tem me atendido mais do que o do Eclipse
A partir da versão 6.5 comecei a ver enormes melhorias de performance. Realmente, o bicho era lento comparado ao Eclipse. Mas a partir desta versão começaram a ficar em par de igualdade.
Sempre está na frente com relação ao que é lançado na plataforma Java. Vide o 6.8 que já de cara vem com suporte ao JEE 6. Isto aliás, é natural, visto que o Netbeans é patrocinado pela Sun/Oracle.
A pré configuração de projetos web (Struts, JSF, Facelets) vêm se mostrando bem bacana já a algum tempo. Antes eu perdia um bom tempo pré configurando projetos novos com o Eclipse. No Netbeans, nunca passei por isto.
Claro, esta foi apenas a minha experiência com ele. Eu também gosto muito do eclipse, nada contra. Mas pelas razões acima (principalmente por causa do Swing) o Netbeans tem se mostrado minha IDE favorita a mais ou menos uns 3, 4 anos.
Vejo muito preconceito com relação aos usuários do Eclipse, isto é fato. Já vi programador contratado berrar por não conseguir se adaptar ao Netbeans. No entanto, na minha opinião alguém que tem dificuldade em algo tão tolo nega aquilo que o ser humano tem de bacana que é a adaptabilidade, o que me faz simplesmente ignorá-lo.
kicolobo Bom dia !
falou tudo !
eu vou ser bem direto:
o cara q realmente sabe programar, tah pouco se lixando com IDE!!!
hauahuahaua
Marlon Meneses tu usaria bloco de notas ou o NetBeans ?
Respondo por ele
Cara, dependendo do contexto eu prefiro bloco de notas. Quando to trabalhando com Grails por exemplo o JEdit domina pra mim.
E, sinceramente, sabe qual a minha opinião com relação a IDEs para quem está começando? Acho que emburrece. O sujeito fica viciado na IDE e acaba por ignorar o fato de que tem de conhecer a plataforma na qual tá trabalhando.
Acho que todo mundo aqui já viu ao menos uma pessoa que aprendeu a programar em Java usando apenas a IDE e NUNCA sequer tocou em um ant ou javac da vida, ou mesmo sabe o nome dos pacotes, visto que usa os recursos de refatoração da IDE.
Sendo assim, acho que deve-se usar IDEs sim, mas do ponto de vista didático, só depois de se conhecer (ao menos o razoável) da plataforma em questão.
Respondo por ele
Cara, dependendo do contexto eu prefiro bloco de notas. Quando to trabalhando com Grails por exemplo o JEdit domina pra mim.
E, sinceramente, sabe qual a minha opinião com relação a IDEs para quem está começando? Acho que emburrece. O sujeito fica viciado na IDE e acaba por ignorar o fato de que tem de conhecer a plataforma na qual tá trabalhando.
Acho que todo mundo aqui já viu ao menos uma pessoa que aprendeu a programar em Java usando apenas a IDE e NUNCA sequer tocou em um ant ou javac da vida, ou mesmo sabe o nome dos pacotes, visto que usa os recursos de refatoração da IDE.
Sendo assim, acho que deve-se usar IDEs sim, mas do ponto de vista didático, só depois de se conhecer (ao menos o razoável) da plataforma em questão.[/quote]
obrigado kikoloco
e complementando…
até hj eu ainda uso o bloco de notas pra programar pra exercitar!!!
já fiz varios programas em swing sem necessitar nenhum tipo de ferramenta grafica!!
então eu posso lhe dizer q me dou ao luxo de escolher usar uma IDE pra programar!
Respondo por ele
Sendo assim, acho que deve-se usar IDEs sim, mas do ponto de vista didático, só depois de se conhecer (ao menos o razoável) da plataforma em questão.[/quote]
obrigado kikoloco
e complementando…
até hj eu ainda uso o bloco de notas pra programar pra exercitar!!!
já fiz varios programas em swing sem necessitar nenhum tipo de ferramenta grafica!!
então eu posso lhe dizer q me dou ao luxo de escolher usar uma IDE pra programar![/quote]
Sabe Marlon, estou passando por isto neste momento.
Resolvi aprender Flex, sabe o que fiz? Optei por um editor de texto ao invés de usar o Flex Builder.
O bacana é que com isto estou podendo ver com detalhes como funciona o bicho.
Tem valido muito á pena!
Você gosta mesmo do Matisse? Quando comecei a trabalhar com ele, achei uma maravilha.
Era colocar o componente, esticar, usar um “snap” na borda do contêiner e ele se adapta. Ótimo, leiaute bem feito de forma rápida e fácil.
Mas, depois de um tempo, comecei a achar uma droga. Toda vez que tentava alterar uma tela um pouco mais complexa, ele embaralhava tudo, o que frequentemente me fez redesenhar do zero. Às vezes eu simplesmente não conseguia alinhar os componentes da forma que queria, porque um sempre se arrastava pra lá ou pra cá.
Fora que faltam (ou faltavam?) coisas básicas, como eu conseguir alinhar no eixo Y componentes em painéis diferentes. Havia uma situação em que eu queria que 2 JTables ficassem expansíveis e do mesmo tamanho e também não descobri como fazer. Só conseguia uma coisa de cada vez. O editor também costumava ficar bugado, por exemplo ao arrastar um componente para dentro de um panel, todos os componentes sumissem enquanto eu estivesse arrastando, me impossibilitando de colocá-lo corretamente.
Talvez eu que não sabia como fazer essas coisas (tirando os bugs)? Obviamente não prefiro usar GridBag
Você gosta mesmo do Matisse? Quando comecei a trabalhar com ele, achei uma maravilha.
Era colocar o componente, esticar, usar um “snap” na borda do contêiner e ele se adapta. Ótimo, leiaute bem feito de forma rápida e fácil.
Mas, depois de um tempo, comecei a achar uma droga. Toda vez que tentava alterar uma tela um pouco mais complexa, ele embaralhava tudo, o que frequentemente me fez redesenhar do zero. Às vezes eu simplesmente não conseguia alinhar os componentes da forma que queria, porque um sempre se arrastava pra lá ou pra cá.
Fora que faltam (ou faltavam?) coisas básicas, como eu conseguir alinhar no eixo Y componentes em painéis diferentes. Havia uma situação em que eu queria que 2 JTables ficassem expansíveis e do mesmo tamanho e também não descobri como fazer. Só conseguia uma coisa de cada vez. O editor também costumava ficar bugado, por exemplo ao arrastar um componente para dentro de um panel, todos os componentes sumissem enquanto eu estivesse arrastando, me impossibilitando de colocá-lo corretamente.
Talvez eu que não sabia como fazer essas coisas (tirando os bugs)? Obviamente não prefiro usar GridBag :)[/quote]
Nossa, é verdade! Eu sofri DEMAIS com o Matisse. Mas sabe o que percebi com o tempo? A culpa era 90% minha e 10% do Matisse.
Também já tive crises de ódio profundo ao ver a minha “linda interface” ser completamente destruida pelo Matisse (e quando ele arrasta tudo pra um dos extremos da janela? ai…).
Foi quando percebi que o modo como trabalhava com ele estava errado. O Matisse organiza os componentes de acordo com as guias superior, inferior, esquerda e direita do formulário E dos componentes relacionados. A partir do momento em que percebi isto DE FATO, e vi que estava confundindo instintivament eo Matisse com layout de posição absoluta dos componentes meus problemas acabaram (ou quase).
E ai entra os 10% de culpa do Matisse. Perceber isto me levou um bom tempo pelo fato de não ser algo nítido de cara ao usar este layout. Na realidade, é nítido de cara (pois aparecem as guias conforme você arrasta os componentes), mas muita gente acaba confundindo com NullLayout.
Como eu trabalho para o GOVERNO, Estadual e Federal, sou obrigado a usar o que eles mandam, em casa sempre uso NetBeans + Emacs, pois uso linux e freeBSD, Concordo com os colegas em relação de didática… se aprende mais em editores sem recursos… pascal por exemplo !
Resumindo: Para Aprender … editor simples
Ganhar a vida : IDE
Ah, já tive muitos problemas com netBeans.
Ex.:
“Fix-me: Add uniplemented methods” -> O net beans gerou métodos sem parênteses, com chaves a mais e as vezes com os nomes dos métodos errados.
A partir desse dia, só utilizei para criar as telas de aplicações swing. NADA MAIS.
Sei que evoluiu bastante. Mas por enquanto, o eclipse está me atendendo bem.
[quote=juniorsatanas]josenaldo Bom dia e Obrigado… Concordo plenamente !
o Paulo Silveira Apesar de ser um cara GENTE BOA, Veio aqui no Ceará foi muito bem recebido… mais eu desacordo do Paulo Silveira, a facilidade do netbeans já diz por se só que ele e mais bem cuidado… mais o Eclipse e maravilhoso, e pretendo um dia usar ele ! quando eu for forçado ! risos -
Grande Abraço para os dois ![/quote]
Amigo, não sou moderador, mas já ví por vezes usuários sendo chamados a atenção por escrever até melhor que o sr.
Não quero ser ofensivo, me desculpe até por essa mensagem, mas gostaria de ler ser ter que ligar o interpretador entende?
Abraços!
eu não creio que o cara escreveu um tópico tão grande só para discutir Eclipse x Netbeans
Tem gente que não tem o que fazer mesmo…