Tradução do NetBeans 6.0

Traduzir tutorials? SIM
Traduzir IDE? NÃO, NÃO e NÃO

O ruim do NetBeans quanto a tradução é porque você não consegue escolher a linguagem que vc quer q ele funcione de forma transparente e amigável. Pelo menos não achei onde. Ele pega o locale da máquina e usa a linguagem apropriada. Para forçar a usar inglês (que é o que eu faço) é só passar a opção “-locale en_US” ao chamar a IDE.

Abraço!

[quote=RaulCarlin]

Se é ML então a afirmação de que 35 mil pt_br foram baixados é inválida certo?

Eu prefiro SO em inglês, em casa é, o do meu trampo não…

Parece frescura mas até meu celular eu coloco em inglês… 8) [/quote]

Não é inválida não, o que acontece quando você vai baixar o programa na página do netbeans, ele te mostra pt_BR, mas na verdade vc está baixando ML, isso porque a página de download foi traduzida. Então quando vc está no locale en_US e fizer download não vai contabilizar na conta. Contabiliza somente os downloads feitos no locale pt_BR. :lol:

[quote]glaucioguerra wrote:
Talvez não saia a Beta 2 porque a previsão de lançamento da 6.0 é em Novembro. [/quote]È daqui a + ou - 50 dias e ainda não dá pra fazer muita coisa; é a primeira ( e talvéz a última) que vejo o NBeans sem dar algo usável a seus desenvolvedores.

[quote=davidbuzatto]Traduzir tutorials? SIM

O ruim do NetBeans quanto a tradução é porque você não consegue escolher a linguagem que vc quer q ele funcione de forma transparente e amigável. Pelo menos não achei onde. Ele pega o locale da máquina e usa a linguagem apropriada. Para forçar a usar inglês (que é o que eu faço) é só passar a opção “-locale en_US” ao chamar a IDE.

Abraço![/quote]

David, discordo de você porque pra mim qualquer programa que se adapte ao locale do sistema se torna amigável e muito transparente. Mas a sugestão de tem um local nas configurações do netbeans que facilite a troca do locale é muito boa.

[quote=marcos.junqueira][quote=davidbuzatto]Traduzir tutorials? SIM

Abraço![/quote]

David, discordo de você porque pra mim qualquer programa que se adapte ao locale do sistema se torna amigável e muito transparente. Mas a sugestão de tem um local nas configurações do netbeans que facilite a troca do locale é muito boa.

http://netfeijao.blogspot.com/2007/08/e-o-netbeans-fala-portugus.html[/quote]

Hehe não me expressei corretamente. Não acho ruim o fato dele usar o locale da máquina de forma automática, eu acho errado não ter uma bendita de uma opção para trocar o locale :smiley:

Abraços!

publico classe Portugues{
    publico estatico vazio principal(Texto[] argumentos){
              Sistema.saida.desenheln("Olá mundo"); 
    }
}

[quote=davidbuzatto][quote=marcos.junqueira][quote=davidbuzatto]Traduzir tutorials? SIM

Abraço![/quote]

http://netfeijao.blogspot.com/2007/08/e-o-netbeans-fala-portugus.html[/quote]

Hehe não me expressei corretamente. Não acho ruim o fato dele usar o locale da máquina de forma automática, eu acho errado não ter uma bendita de uma opção para trocar o locale :smiley:

Abraços![/quote]

Concordo plenamente contigo David.
Se há uma coisa que detesto, é de não ter controle sobre ela. Como o iReport que lhe dá esta opção, o NetBeans tb deve dar.
Embora o Luca esteja certo, que um profissional de informática deve ao menos ler em inglês, também acho que deve existir a IDE em qualquer idioma. É uma escolha do desenvolvedor tê-la no idioma que quiser. Se ele não quer aperfeiçoar o inglês, I’m sorry!

PS: Não estou comparando o iReport ao NetBeans, antes que me interpretem mal. Apenas o fato de um eu poder trocar o idioma e o outro não.

[]'s a todos

Acho que nao tem nada melhor do que ler livros ou usar ferramentas em sua lingua nativa ( a nao ser que seja uma lingua mto estranha).

Vou dar um exemplo, tenho uma conhecida que eh tradutora de textos tecnicos e outro dia uma amiga dela (que tb eh tradutora) estava traduzindo um texto pra Sun. Ela traduziu Sun Microsystems para Sol Micro sistemas. PQP! HAHAHA (isso eh serio!!!)

Posso afirmar que quando vc pega um livro originalmente em ingles pra ler, pode ter certeza que quem traduziu nao tem conhecimento nenhum de informatica e traduz tudo errado. Fiz a besteira de comprar um Livro Linux Kernel da O’reilly em portugues e me arrependi profundamente em meu coracao.

Acho que se a IDE eh desenvolvida no Brasil em portugues ok, mas se eh em ingles use em ingles mesmo, eh mto bom pra ir se familiarizando com os termos tecnicos, linguagem de informatica. Por mesmo que fala ingles, as vezes se atrapalha. Um dia vc pode precisar de ingles pra trabalhar fora do pais ou ate mesmo pra trabalhar numa multinacional e dar suporte pra gringo etc etc.

Ai que está a questão windsofhell

Sua amiga não tinha conhecimento sobre a Sun Microsystems e traduziu errado.
Na lista de tradução do NetBeans estamos constantemente discutindo termos que devem ser traduzidos ou não. Assim fica difícil sair algo como
"Deploy a lima da guerra" (Deploy war file).

Uma coisa que prezamos é a qualidade da tradução.

Rapaz, vejo muita gente aqui criticar o uso de uma IDE em português, dando a entender que isso dificulta o aprendizado do Inglês, que o desenvolvedor precisa aprender inglês e tal…

Claro que quem trabalha com TI precisa saber inglês. Mas cá pra nós, não é por isso que vamos esquecer o português não é?

Então vamos às razões apontadas pelo site do Netbeans para traduzi-lo para português:

• Nem todos sabem Inglês;
    Aprender um outro idioma leva tempo. Não se aprende inglês tão rapidamente assim. Alguns cursos levam de 3 a 7 anos! Preciso esperar esse tempo pra só depois aprender a utilizar minha IDE?

• Você pode dizer: “um desenvolvedor Java precisa saber inglês”, e concordamos com você. Mas nem todos conhecem as sutilezas do idioma, bem como novos programadores nem sempre sabem inglês, e reduzir mais um obstáculo no início dos estudos é bastante importante, e nem todos os usuários do NetBeans IDE são necessariamente programadores;
    Isso é crítico para quem resolve aprender programação. Ter um ambiente na própria língua ajuda muito quem quer começar a a programar, pois reduz o esforço necessário para se aprender o idoma. E cá pra nós, a migração para a IDE em inglês não é problema!

• Governos necessitam de softwares em língua nativa, ou seu uso torna-se proibitivo;
    Algum argumento contra? Os caras do projeto Netbeans simplesmente querem que o Netbeans seja usado pelo maior número possível de usuário. Creio qeu só essa razão já justificaria a tradução.

• Suporte ao NetBeans Platform internacionalizado, possibilitando a criação cada vez mais fácil de aplicativos desktop multilíngüe;
    Já vimos aqui um caso de um colega que usou essa caracteristica, muito bem vinda, do Netbeans Platform.

• Alguns desenvolvedores são tão patriotas que preferem desenvolver em uma ferramenta que esteja disponível em seu idioma nativo;
    Questão de gosto/loucura/crença espiritual, mas fazer o que? O Office da microsoft é traduzido até para Quichua, e ninguém o critica por isso.

Existem pessoas que apenas utilizam o NetBeans por causa do módulo CVS, por considerá-lo uma das melhores ferramentas de código livre para cliente CVS existentes no mercado;

Existem também desenvolvedores que se utilizam da interface (GUI) para desenvolver aplicações para usuários finais que precisam ser multilíngüe; e

Os softwares traduzidos ganham mais popularidade que os que não traduzidos, e nossa intenção é fazer o NetBeans ser o mais popular possível!

Quanto as desenvolvedores que tem dificuldades em mexer com a ferramenta em portugues, saibam quue para cada um de vcs, existem vários que tem dificuldade de mexer coma ferramenta em inglês.

Acredito que não perdemos nada com a tradução, muito pelo contrário. A ferramenta se torna mais popular, os estudantes começam a mexer com ela mais cedo, sentem menos medo do Java (sim, por incrível que pareça, Java mete medo em muitos) e com o crescimento da comunidade, logo teremos mais pessoas trabalhando no projeto com “coisas mais importantes”

É senhores, confesso que há inúmeras desvantagens em não termos a IDE e a plataforma traduzida para português, mas não consigo enxergar nenhuma, em termos ela traduzida para a nossa língua.
Assim como alguns amigos que participam do fórum e muitos outros que não fazem parte do mesmo, mas também utilizam da plataforma Netbeans, a tradução da mesma tem se mostrado muito importante, não só diante de pequenos como grandes projetos. O recurso de internacionalização, como alguém já citou anteriormente, é amplamente utilizado, mas fica ai uma pergunta, haveria necessidade de se utilizar um recurso destes se tivéssemos a plataforma traduzida para o português, diante da exigência de um cliente que solicita o sistema obrigatoriamente em Português?

É como ressaltei acima, não há desvantagens em trabalharmos em conjunto para termos o Netbeans traduzido para o português, ou há?

Não sou fluente em ingles, mas consigo ler algo!
estou usando a ferramenta traduzida e não vejo o por que não usar?
como li a pouco, a desvantagens em não traduzir e acredito que as desvantagens em traduzir são besteiras,
sou a favor e acredito que aqueles que opnaram contra só colocaram a sua opnião pois continuam com a opção de usar em inglês, a ferramente não fica ruim por que foi traduzido ou fica? realmente fica?
acho que não então isso tudo é só opniões, mas se pensarmos sem preconceitos acho que todos concordam que não a problema em traduzir!

Abraço a todos

Nao sei se entendi errado ou nao, nao importa a IDE que vc usa esta em Finlandes, Japones ou Arabe o sistema que vc vai desenvolver vc pode usar qualquer lingua.
Nao faz sentindo cliente exigir que vc desenvolva um sistema pra ele usando uma ide em portugues, nunca vi isso.

Mas enfim, pode ate se bom pra alguem ter isso em portugues.

//Daniel

Olá Pessoal!

Acho bem válida a tradução do Netbeans e faço bastante propaganda disso para os meus alunos. Acho que você acaba tornando o conhecimento mais acessível a camadas menos favorecidas.

Por outro lado acabo utilizando minha IDE em inglês pelo fato de terem traduzido algumas coisas que não havia necessidade. Imagine entregar um diagrama de classes com o método escrito “público” no lugar de “public”…

[]s

Por mim essa ferramenta morreria. Ja é ruim em ingles iamgina traduzida.
O NetBeans é um virus na comunidade java, principalmente quando o assunto é JSF

Um vírus que está se tornando a melhor IDE free :smiley:

[quote=Guerr@]Olá Pessoal!

Acho bem válida a tradução do Netbeans e faço bastante propaganda disso para os meus alunos. Acho que você acaba tornando o conhecimento mais acessível a camadas menos favorecidas.

Por outro lado acabo utilizando minha IDE em inglês pelo fato de terem traduzido algumas coisas que não havia necessidade. Imagine entregar um diagrama de classes com o método escrito “público” no lugar de “public”…

[]s[/quote]

Sabe guerra, também indico a IDE aos meus alunos. Trabalho em um projeto social que ensina programação a jovens carentes. A IDE em português tem ajudado muito, pois eles podem se dedicar mais tempo à programação e menos estudando e traduzindo a IDE.

Uma documentação em português também ajudaria bastante.

Vc ta louco, da uma olhada nos post do guj e vc vai ver a quantidade de problemas que quem ta desenvolvendo com essa IDE ta tendo e ninguem responde, ou porque não sabe ou porque não tem solução mesmo.

Uma ferramenta lenta e cheia de manhas
Fico com eclipse mesmo

[quote=rogeriosantos77]Por mim essa ferramenta morreria. Ja é ruim em ingles iamgina traduzida.
O NetBeans é um virus na comunidade java, principalmente quando o assunto é JSF[/quote]

Não gosta? Não usa!

O Netbeans pode ter os seus defeitos, o Eclipse tem os dele.

Muito milhar de gente tem esse “viruz” no seu computador.

Ta parece que o viruz ta a espalhar-se bem e como seu pior atack tem o Del.Eclipse

Não sei como parar este viruz não á AV que o trave

Como o roumen strobl tem na sua t-shirt preferida
"Still coding in the dark?"

Vc ta louco, da uma olhada nos post do guj e vc vai ver a quantidade de problemas que quem ta desenvolvendo com essa IDE ta tendo e ninguem responde, ou porque não sabe ou porque não tem solução mesmo.

Uma ferramenta lenta e cheia de manhas
Fico com eclipse mesmo[/quote]
Se está falando das versões beta/RC, lógico que ainda existem problemas. Reporte-os para suas respectivas correções.
Caso contrário, deixe de infantilidade, pois sempre existirão dúvidas em todo e qualquer software. Se for assim, posso dizer que Já vi vários posts sobre reclamações das últimas versões do Eclipse, tanto na simples execução do programa como principalmente no trabalho com o abandonado VEP, que só anda funcionando através de altas gambiarras.