ThoughtWorks indica reavaliar o desenvolvimento em linguagem Java e investir forte na plataforma

Tem algum link com alguma explicação de por que XML é mais seguro para aplicações corporativas do setor financeiro? Eu to achando que é FUD…

De qualquer forma, concordo que JSON é muito bom pra ser usado para AJAX, mas eu também optaria por XML em webservices REST para comunicação entre sistemas.

[quote=Rubem Azenha]
De qualquer forma, concordo que JSON é muito bom pra ser usado para AJAX, mas eu também optaria por XML em webservices REST para comunicação entre sistemas.[/quote]

Não que isso seja um problema, mas sua API não é de fato RESTful se vc usa JSON porque JSON não é um formato de hypermedia.

Não precisamos ser dogmáticos.

[quote=Rubem Azenha][quote=mochuara]
Não que isso seja um problema, mas sua API não é de fato RESTful se vc usa JSON porque JSON não é um formato de hypermedia.
[/quote]

Não precisamos ser dogmáticos.[/quote]

E o que significa não ser dogmático neste caso? Poder chamar de REST aquilo que é qq coisa menos REST?

Desculpa, mas REST não é dogma, e sim uma arquitetura para sistemas escaláveis, e violar os princípios que tornam possível a realização desse objetivo não é ser anti-dogmatico, e sim ignorante em relação ao assunto.

Qual será o motivo disto?
Não da para levar una asneira dessas em consideração, tem gente que gosta mesmo de falta de produtividade e bugs.[/quote]

Na verdade o exceço de RIA em sites é um erro, deixa tudo mais lento, e muitas vezes nem é necessário tudo isso, as vezes um HTML resolve, o exagero é que complica.[/quote]

vc diz isto pq não conhece Flex e nem o protocolo AMF… se conhece-los mudaria sua opinião neste aspecto…

Esses dias tava conversando com o meu chefe sobre começar a deixar de usar Java como linguagem de desenvolvimento, e a resposta dele foi a seguinte

De certa forma eu concordo com ele. Em um mercado aonde falta profissionais como o nosso, você usar algo que não seja mainstream é praticamente assinar um termo de “Terei que treinar todos os profissionais que vierem trabalhar aqui”, e isso tem um custo elevado.

É preciso levar esse fato em conta também. Principalmente em áreas como aqui, que um projeto durá em produção 10 anos ou mais. E se vc faz um projeto que vai durar esse tempo em Scala, e neste intervalo Scala é abandonado?

É uma decisão bem delicada essa de abandonar a linguagem Java.

Para nós desenvolvedores, é importante aprender várias linguagens destas que estão surgindo, e tocar nossos projetinhos pessoais com a linguagem que atender melhor e for mais rápida pra aquilo. Mas para as empresas, a decisão fica bem mais difícil.

Já vi um monte de linguagem nova aparecer, pregarem que é o futuro e que os desenvolvedores tem de focar nelas. Daí um monte de gente gasta dinheiro com treinamento, participando de congressos e apresentações e meses depois a linguagem desaparece.

Vamos ser críticos: quanto tempo um bom desenvolvedor demora pra aprender uma linguagem pelo menos ao ponto de ficar produtivo?

Se na sua região o mercado dessas linguagens estiver promissor, beleza. Mas se ainda ficar só na promessa, acho melhor investir em tecnologias que hoje estão em alta e geram dinheiro.

O que não pode é a pessoa ficar extremamente focada em uma só linguagem ou uma só tecnologia, mesmo Java sendo a mais popular. Mas acho que isso é óbvio.

[quote=marcosalex]Já vi um monte de linguagem nova aparecer, pregarem que é o futuro e que os desenvolvedores tem de focar nelas. Daí um monte de gente gasta dinheiro com treinamento, participando de congressos e apresentações e meses depois a linguagem desaparece.

Vamos ser críticos: quanto tempo um bom desenvolvedor demora pra aprender uma linguagem pelo menos ao ponto de ficar produtivo?

Se na sua região o mercado dessas linguagens estiver promissor, beleza. Mas se ainda ficar só na promessa, acho melhor investir em tecnologias que hoje estão em alta e geram dinheiro.

O que não pode é a pessoa ficar extremamente focada em uma só linguagem ou uma só tecnologia, mesmo Java sendo a mais popular. Mas acho que isso é óbvio.[/quote]
não aparecem tantas novidades assim em linguagens para isso se tornar um problema. se a pessoa acompanha o mercado já teve alguns anos para dominar de forma produtiva pelo menos ruby ou python.

[quote=marcosalex]Já vi um monte de linguagem nova aparecer, pregarem que é o futuro e que os desenvolvedores tem de focar nelas. Daí um monte de gente gasta dinheiro com treinamento, participando de congressos e apresentações e meses depois a linguagem desaparece.

O que não pode é a pessoa ficar extremamente focada em uma só linguagem ou uma só tecnologia, mesmo Java sendo a mais popular. Mas acho que isso é óbvio.[/quote]

1- Não aparece tanta linguagem nova assim.
2- Qual foi a última linguagem que desapareceu? Eu não conheço nenhuma.
3- Um bom desenvolvedor não demora pra aprender uma nova linguagem. Se demora, não é bom!
4- Inicialmente, um profissional deve buscar sim as tecnologias mais utilizadas hoje. Porém, duvido que demore mais de dois anos pra aprendê-las. Após esse período, o profissional precisa dedicar parte do seu tempo mais no futuro do que no presente. Senão, corre um sério risco de perder o bonde.

[quote=lavh]Esses dias tava conversando com o meu chefe sobre começar a deixar de usar Java como linguagem de desenvolvimento, e a resposta dele foi a seguinte

De certa forma eu concordo com ele. Em um mercado aonde falta profissionais como o nosso, você usar algo que não seja mainstream é praticamente assinar um termo de “Terei que treinar todos os profissionais que vierem trabalhar aqui”, e isso tem um custo elevado.

É preciso levar esse fato em conta também. Principalmente em áreas como aqui, que um projeto durá em produção 10 anos ou mais. E se vc faz um projeto que vai durar esse tempo em Scala, e neste intervalo Scala é abandonado?

Para nós desenvolvedores, é importante aprender várias linguagens destas que estão surgindo, e tocar nossos projetinhos pessoais com a linguagem que atender melhor e for mais rápida pra aquilo. Mas para as empresas, a decisão fica bem mais difícil.[/quote]

É a velha visão de curto prazo obfuscando a visão de longo prazo. Às vezes, gostaria de saber de quem não consegue contratar o que foi oferecido para os candidatos e aonde os procurou. Porque, sério, eu recentemente procurei emprego e a maioria dos recrutadores não mostrava nenhum diferencial que pudesse atrair candidatos, nenhum! É tudo a mesma coisa! Como é que eles esperam despertar o interesse de quem já tem quase a mesma coisa num outro emprego?! Bom, divago, voltando ao tópico…

O que você e seu chefe não percebem é que:

a) o pool de programadores Java é grande, mas está cheio de imbecis e alpinistas de carreira, salvando-se poucos; porém, o pool de programadores Scala é pequeno, mas que estão ali por paixão, onde boa parte é muito produtivo.

b) Qualidade triunfa sobre quantidade. A mentalidade taylorista impede de ver que a diferença de produtividade entre o pior e o melhor programador é muito grande, da ordem de 20 vezes mais. Sim, é isso mesmo, programação é uma atividade intelectual, portanto não é limitado pelo cansaço muscular. Posso dizer que é melhor ter uma equipe pequena de sete programadores Scala altamente motivados do que 50 operários que mechem (com “ch”, porque não sabem nem português) com Java, mas desmotivados e sem possibilidade de alçar voos.

c) Uma empresa só vai contratar muito menos de 0,1% do pool de programadores. Não precisa que o pool seja grande, apenas que corresponda com a expectativa daqueles que estão neles. Outra, pare de procurar na APInfo, corre atrás e participe das comunidades Scala.

d) Um software não vai durar 10 anos se a política for manter a mesma arquitetura. Ela precisa evoluir, nem que seja pra trocar de linguagens por um tempo. Ou você acha que existe otário dando manutenção em um sistema do jeito que era feito há dez anos trás? (Não precisa responder, eu sei que tem!) Imagine: J2EE 1.3, com Struts 1.2.x, aqueles DTOs intermináveis… Acha que um sistema sobrevive, atendendo plenamente o cliente, continuando do jeito que tá? Se liga! Chegará o momento em que alguma nova tecnologia atenderá melhor os problemas do cliente do que a arquitetura corrente, e os homens do sistema precisam ter coragem para mudar!

bem eh uma visao deles, mas o nosso mercado a TW ela nao dita muita coisa por aqui nao, e tb nao tem forte influencia no Java, sabemos quais empresas decidem o negocio, pois essas que tem os potenciais clientes que sao os donos do mercado, uma empresa de tecnologia ela nunca vai ditar,e dizer, vamos usar isso, pq eu acho melhor, sabemos que isso nao funciona.

bem abadonar o java eh dificil viu, quantas instituicoes, grandes dependem do java, e fizeram ja alto investimentos. um cliente que nao perde 1 centavo do que gastou sao as instituicoes financeiras, e boa parte delas usam Java.

O que a TW falou pode ser uma tendencia, que para a nossa realidade ainda nao estar firme, e acredito que em outros mercados tb.

[quote=LPJava]
bem abadonar o java eh dificil viu, quantas instituicoes, grandes dependem do java, e fizeram ja alto investimentos. um cliente que nao perde 1 centavo do que gastou sao as instituicoes financeiras, e boa parte delas usam Java.[/quote]

Por favor, gostaria que citasse a fonte que diz que boa parte dos sistemas de instituições financeiras são feitos em Java.

[quote=lavh]Esses dias tava conversando com o meu chefe sobre começar a deixar de usar Java como linguagem de desenvolvimento, e a resposta dele foi a seguinte

Para nós desenvolvedores, é importante aprender várias linguagens destas que estão surgindo, e tocar nossos projetinhos pessoais com a linguagem que atender melhor e for mais rápida pra aquilo. Mas para as empresas, a decisão fica bem mais difícil.[/quote]

Sem dúvida, pra que contratar desenvolvedores de verdade quando basta alguém que saiba alguns frameworks e copiar/colar XML?

Vocês todos estão confundindo as coisas, o que é necessário é um esforço de colaboração projeto de software é um contexto de muitos e não de uma pessoa só , sobre usar determinada tecnologia ou não você consulta o modelo pra entender soluções, se vai usar Java , Scala , Clojure ou o que for, isso é um estudo que visa o entendimento pelo instrumento e vantagem tecnica que o projeto poderá se situar.

“No plano de vocês a linguagem entende-se aqui como o recurso final , quando isso é absurdamente mentiroso e sem fundamento”

Eu ja senti um ar mais de :
“Java é UM caminho, e não O caminho”[/quote]

Concordo. Para cada situação existe uma melhor situação.

Falar que RIA é lixo? Se fosse, não estaria no mercado e crescendo.
Falar que SOA é lixo? Se fosse, não estaria no mercado e crescendo.
Falar que Java,Ruby…

Existem linguagens que aos poucos começam a sumir do mercado, e existem as linguagens que chegam.

O importante é sempre estar preparado.

[quote=Rubem Azenha]Tem algum link com alguma explicação de por que XML é mais seguro para aplicações corporativas do setor financeiro? Eu to achando que é FUD…

De qualquer forma, concordo que JSON é muito bom pra ser usado para AJAX, mas eu também optaria por XML em webservices REST para comunicação entre sistemas.[/quote]

Tambem fico na mesma duvida que nosso amigo Rubem Azenha… por que XML é mais seguro para aplicações corporativas do setor financeiro?

pois se não á um bom motivo para usar XML invez de JSON acho melhor não usar… pois JSON é bem menor e mais limpo que XML…

mas entre JSON e XML prefiro o AMF do Flex… :stuck_out_tongue:

[quote=luistiagos][quote=Rubem Azenha]Tem algum link com alguma explicação de por que XML é mais seguro para aplicações corporativas do setor financeiro? Eu to achando que é FUD…

Tambem fico na mesma duvida que nosso amigo Rubem Azenha… por que XML é mais seguro para aplicações corporativas do setor financeiro?

pois se não á um bom motivo para usar XML invez de JSON acho melhor não usar… pois JSON é bem menor e mais limpo que XML…

mas entre JSON e XML prefiro o AMF do Flex… :stuck_out_tongue: [/quote]

XML e JSON são dados, e dados são elementos passivos que por si só não causam risco algum, a não ser quando manipulados por algum código malicioso, e código malicioso pode fazer uso tanto de XML, JSON ou qualquer coisa, ou seja, é puro FUD mesmo.

[quote=mochuara][quote=luistiagos][quote=Rubem Azenha]Tem algum link com alguma explicação de por que XML é mais seguro para aplicações corporativas do setor financeiro? Eu to achando que é FUD…

mas entre JSON e XML prefiro o AMF do Flex… :stuck_out_tongue: [/quote]

XML e JSON são dados, e dados são elementos passivos que por si só não causam risco algum, a não ser quando manipulados por algum código malicioso, e código malicioso pode fazer uso tanto de XML, JSON ou qualquer coisa, ou seja, é puro FUD mesmo.
[/quote]

concordo… FUD dos grandes ainda…