[quote=Rubem Azenha]Kenobi, se você não tem que propagar sua certificado digital X.509 com CICS e mainframe com throttling e etc, oAuth funciona muito bem, não? Acho que é essa a mensagem que eles passam, evita comprar esses produtos caros, ou pesados, complexos e de baixa produtividade a menos que seja estritamente necessario.
É claro que eles puxam a brasa pra sardinha deles, mas muita coisas que eles falam tem sentido. Eu já vi muito mais projetos falharem por usar uma arquitetura muito complexo e produtos com baixa produtividade do que projetos falharem por que a arquitetura “não aguentou” a demanda ou requisitos técnicos complexos, por isso eu acho que é uma posição que faz sentido pra uma consultoria que não tem vinculo com nenhum vendor.[/quote]
[color=red]
O que eu coloquei aqui é a famosa: Vamos analisar meu contexto. Se você não integra com CICS, pra que vai colocar o trem ? Concordo. Se está num projetinho Web simples, toca em Rails, simples assim.
Eu acho que é questão de bom senso e quando trabalhamos com players o bom senso é licença, merda…vimos esse filme !
Em contra-partida, muitas pessoas argumentam em cima de JSON em favor ao XML e nem sabem a diferença, somente sobre a verbosidade. Não sabem que o JSON é permissivo e em ambientes financeiros, isso poderia ser um problema. Que há protocolos já definidos como SWIFT (financeiro) e HI7 (saúde) e não vão mudar do dia pra noite.
Quando falamos de Telecom, há uso intensivo de mensageria e ainda não dá pra confiar em soluções em cima de PubSubHubBub.
Mas sabemos como é o cenário das empresas. Estou percorrendo alguns clientes e juro, você se chocariam com as coisas que ando vendo no ambiente coropativo. São aplicações do tempo do EPA e se você precisar conversar com elas, ferrou.
Para novas iniciativas isoladas, ou startups ou empresas ágeis, concordo integralmente. Faça sua arquitetura usando linguagens produtivas como Ruby, frameworks como Restfulie ou Corerest, integrações de serviços com YQL, Atom-Atompub, MicroFormats, RDF-RDFa e mete bala
Só pra constar, estou tocando um projetinho fazendo BDD-Cucumber + Restfulie + OAuth e estou adorando a brincadeira
[/color]