[quote=Bruno Laturner]O ThoughtWorks Technical Advisory Board é um grupo dos altos dirigentes técnicos da empresa, eles acabaram de publicar mais uma edição da ThoughtWorks Technology Radar, contendo um relatório para ajudar CIOs e tomadores de decisões nas empresas a avaliar tecnologias novas e atuais que impactam o mercado, ou tendenciarão o mesmo.
Continuando as afirmações do relatório anterior, eles pedem para que as empresas considerem diminuir a quantidade de código desenvolvido especificamente para Java, em favor de linguagens mais indicadas para o desenvolvimento de suas soluções.
Ainda sobre linguagens, eles recomendam a adoção de Ruby, JRuby, C# 4.0, e JavaScript como linguagem de primeiro escalão, e também começarem a tentar Groovy e DSLs.
Por outro lado, eles continuam recomendando a JVM como plataforma, reforçando o uso dela como uma máquina virtual de propósito geral para linguagens como Ruby, Groovy, Scala e Clojure. (retirado do relatório de Janeiro).
Plataformas, também desaconselham o GWT, e desenvolvimento de RIAs, além de seu uso em visualizações ricas. (Abril)
No campo de SOA, aconselham a evitar o ESB, e os WS-* além do básico.[/quote]
Eu já li o Radar deles passado e quem assina, Jim Webber, que detesta ESBs e acho isso uma tremenda ignorância, pois os patterns de integração isoladamente são muito bem aceitos.
Ninguém tem preconceito com o Apache Camel, por exemplo, e um ESB de segunda geração, trata uma série de outras problemáticas, como tradução de protocolos, throttling (represa de processamento), SLAs e por aí vai.
Aliás, retirado desse radar atual: [quote]In today?s connected systems environments almost all new development needs to integrate with existing applications and services. In conjunction with our adoption of simple message buses and integration techniques at the edges of a system, we have successfully used small libraries such as Apache Camel to perform the protocol bridging, message transformation and message routing tasks common to such integrations. Camel?s fluent Java interface, unit testing support and connectors for many different transports and message formats provide for an effective anti-corruption layer when implementing distributed applications.[/quote]
Aqui há um paradoxo nervoso, pois o Camel é um ESB, pode ser light, pois ele não endereça outras questões.
Eu acho que os caras tem uma raiva de “produtos” e hoje há muita competição nesse mercado, amadurecimento e até projetos opensource como o Oxygen, Camel, Fuse, JBoss que cumprem muito bem o seu papel.
Outra coisa que ele não menciona é sobre centralização de segurança, por exemplo, que é um grande vilão em projetos com equipes e frameworks heterogêneos.
Eu acho esse relatório muito tendencioso a visão de “pregador” RESTful,e acaba um pouco míope.
A mesma coisa sobre WS*, em cenários de integração com outros protocolos, como SNA, vc pode utilizar o odiado SOAP como protocolo lógico que navega sob outros protocolos.
Não vou criar um troll sobre o assunto, mas valeria à pena o pessoal pesquisar sobre o Akka - Scala + Camel, por exemplo e como endereçam problemas de integração.