Será que os servidores de aplicações Java, WebSphere e WebLogic estão com seus dias de vida contados?
Esta pergunta parte de uma pesquisa muito interessante, entre usuários de App Servers Java. Tal pesquisa chegou a dados percentuais que indicam estes dois servidores são muito pouco utilizados em comparação com a porcentagem de uso dos servidores como Tomcat, JBoss e Jetty.
Na pesquisa também foi feito um levantamento em relação a versão do Java mais usada atualmente, o que colocou a versão 1.6.0_20 em 1° lugar seguida da versão 1.6.0_26.
Leia mais em: http://blog.newrelic.com/2012/01/10/infographic-oss-java-wins-in-the-cloud-era/
Se até o pai do Websphere já disse que ele é complexo demais e que foi um erro na carreira dele, quem somos nós pra discutir?
Boa… sou adepto do TomCat, Jboss e Glassfish. Nunca trabalhei com o Websphere, mas já trabalhei com o Weblogic, que é um excelente app server. Acredito que o Weblogic ainda perpetue devido o único application server que rode as implementações BPM e SOA (Plataforma Oracle).
Para coisas simples, utilizo o TomCat, mas quando o meio de campo engrossa, mando um jBoss ou um Glassfish.
Interessante, mas bastante sensacionalista, pra ele dizer que ambos estão morrendo, no mínimo tem que mostrar o histórico do market-share.
Também sou adepto do tomcat/jboss, em grande parte por conhecer pouco as alternativas.
Uma dúvida que sempre tive foi: “Porque escolher o jetty?” Não estou tentando gerar flame ou algo do tipo, é mais por não conhece-lo mesmo.
[quote=luizrobertofreitas]Boa… sou adepto do TomCat, Jboss e Glassfish. Nunca trabalhei com o Websphere, mas já trabalhei com o Weblogic, que é um excelente app server. Acredito que o Weblogic ainda perpetue devido o único application server que rode as implementações BPM e SOA (Plataforma Oracle).
Para coisas simples, utilizo o TomCat, mas quando o meio de campo engrossa, mando um jBoss ou um Glassfish.[/quote]
Concordo plenamente. O Websphere talvez morra, porque, francamente, é uma m$%#a de produto. Mas o Weblogic não, justamente por suportar a plataforma SOA da Oracle, que é imbatível. É de longe uma das mais robustas do mercado, se não a mais robusta.
Porque o jetty é extremamente rápido, fácil de gerenciar, “sem frescuras” em geral. Ultimamente, tem sido uma grande aposta, já que dá pra subir vários desses em paralelo pra atender grandes demandas e, quando não for mais necessário, derrubar. Cai como uma luva numa nuvem.
Nunca trabalhei com nenhum desses 2.
Mas pelo que alguns comentários estão relatando, o WebLogic é muito bom e o WebSphere uma droga.
Mas interessante na pesquisa é que a quantidade de usuários que usam o WebLogic ficou muito mais baixa que o WebSphere.
Já eu achava que o JBoss teria uma porcentagem maior de usuários e que o GlassFish fosse meio que, “concorrente” com números bem parecidos com os do JBoss. Mas a diferença é bem grande.
Abrem em média mais de 4 milhões de empresas só no Brasil ao ano.
Imaginem a quantidade de empresas que “consomem” tecnologia.
Licença de produtos como WebLogic e Websphere é bastante salgada. Apesar desses produtos possuirem um marketshare mais estreito, se fizesse uma outra comparação em cima da Fortune 500, veriam que estão em 95% desse mercado, que é o que interessa em termos financeiros.
Olha somente para o Brasil e quebrando em 6 áreas: Telecom, Finanças, Varejo, Energia, Seguros e Logística, verão que as maiores empresas utilizam soluções Oracle, IBM, SAP, Tibco, Progress, Software AG e por aí vai.
Acho sinceramente que reflete o mercado, a maior parte estará em cima de stack open, entretanto, quem tem $$ estará andando de WebLogic 12c rodando num Exalogic da Oracle !!
Lembrando que o Weblogic sempre foi restrito, estava nas mãos da BEA, uma empresa que não tinha muito poder comercial e mesmo assim, foi comprada por 8.5 bi, mais que a Sun Microsystems. Acredito que a estratégia da Oracle, talvez esse percentual apresentado esteja em crescimento e não em declínio.
E como já disseram: SOA, BPM, Integração (ESBs), CEP, EDA, Grid etc… Não tem pra onde correr, o Weblogic é o bicho
Eu já trabalhei com o tomcat, jetty, jboss, oc4j e com o weblogic. Eu não trabalhei com o websphere então não sei o que dizer dele, mas dos que eu já trabalhei o que mais goatei até hoje para produção em ambientes “parrudos” foi de longe o weblogic. É um servidor extremamente robusto e mesmo sobre carga extrema ele “aguenta o tranco”.
O que eu gostei bastante dele foi as opções de configuração de recursos jms em cluster e de replicação, que foram bem úteis em um projeto que trabalhei.
Já para desenvolvimento web na máquina de desenvolvimento eu prefiro o jetty, por ser muito leve e pela integração bem simples com o maven, o que agiliza muito o desenvolvimento. O que eu menos gostei foi o oc4j (servidor da oracle antes de eles comprarem o weblogic). Ele era bem ruim, além do que tivemos problemas com algumas coisas que ele fazia de forma diferente da especificação, e também por algumas coisas proprietárias da oracle que na época só funcionavam nele e em uma versão específica, ou seja, mudando a versão, mesmo que apenas uma release à frente, ocorriam muitos erros “malucos” e complicados de resolver. Eu me lembro que em uma das ocasiões, tive que reescrever a camada dao da aplicação que era escrita em sqlj e com uma implementação proprietária da oracle que não funcionava nas versões novas do servidor… Eu me lembro que os caras chamavam ele de “oc fuder”, hehehe
Ainda bem que nunca mais vi ninguém utilizando ele
Application Server? EJB? Acredito que os casos de sucesso com esses carinhas são exceção e não regra. Odeio o Spring, mas acho que ele ainda consegue ser melhor que a opção AS + EJB.
Não manjo muito para opinar aqui. Tem certeza que essas letrinhas obrigatoriamente levam para um Application Server? Não dá para fazer em cima apenas de um web container (jetty/resin/tomcat)?
[quote=saoj]Application Server? EJB? Acredito que os casos de sucesso com esses carinhas são exceção e não regra. Odeio o Spring, mas acho que ele ainda consegue ser melhor que a opção AS + EJB.
Não manjo muito para opinar aqui. Tem certeza que essas letrinhas obrigatoriamente levam para um Application Server? Não dá para fazer em cima apenas de um web container (jetty/resin/tomcat)?[/quote]
Na teoria, você consegue fazer deploy de ferramentas em qualquer coisa. Na prática, não existe ferramenta SOA habilitada para rodar em jetty ou tomcat (todas as ferramentas que existem ou são standalone ou rodam num servidor JEE completo). E na prática de mundo real, o melhor stack de SOA que existe é o da Oracle. Que roda no Weblogic.
estranho o JBoss ficar só com 9%…
Galera fala sobre Robustes, Casca Grossa, Aplicação de Verdade, ai fica a duvida, que empresa realmente grande de internet utiliza essas soluções ?
Porque o que eu vi por ai foram só cruds que no maximo precisavam apenas de um servlet container rodando em um servidor de aplicações completo
um dia eu gostaria de saber porque o instalador do weblogic tem quase 1gb.
Nunca tomei tanto café quanto na época que usava o Websphere, que negócio mais demorado para "subir. O jeito era ir pegar um café na máquina enquanto aguardava. :lol:
Agora em produção mesmo eu não sei como é, mas ter ele ali no eclipse (na verdade o RAD) era uma tristeza.
Já trabalhei com o WebSphere e aqui em curitiba ele ainda é muito usado pois os maiores empregadores e consultorias que trabalham pra esses empregadores usam o WebSphere.
Não sei como andam as versões atuais, pois as versões que trabalhei não suportavam nem java 5 ainda.
Quanto ao servidor em si, não é melhor nem pior que os outros, ele é diferente dos demais, tem várias configurações escondidas e etc, complicado de mexer, de bater o olho e resolver alguma coisa, por isso é bom fazer curso dele.
Acho que demora muito pra iniciar também, mas como eu falei trabalhei com um versões mais antigas (5 e 6).
[quote=saoj]Application Server? EJB? Acredito que os casos de sucesso com esses carinhas são exceção e não regra. Odeio o Spring, mas acho que ele ainda consegue ser melhor que a opção AS + EJB.
Não manjo muito para opinar aqui. Tem certeza que essas letrinhas obrigatoriamente levam para um Application Server? Não dá para fazer em cima apenas de um web container (jetty/resin/tomcat)?[/quote]
Confie no Felipe, meu xará…ele disse tudo.
JBoss vai ganhar mais mercado ainda com o JBoss AS 7.
[]'s
Gosto bastante também do Glassfish, um ApplicationServer bem bacana.
Agora, vocês já deram uma olhadinha no Weblogic 12c - Cloud ?
Tá duro pegar os caras com budget 4x maior que na época da BEA.
[quote=Kenobi]Gosto bastante também do Glassfish, um ApplicationServer bem bacana.
[/quote]
Que features ele tem pra levar o nome de ‘cloud’ ? Teoricamente, só tendo uma arquitetura share nothing pra ser algo assim. Só que share nothing é completamente oposto ao que todo servidor JEE completo tem como core…
[quote=asaudate][quote=Kenobi]Gosto bastante também do Glassfish, um ApplicationServer bem bacana.
[/quote]
Que features ele tem pra levar o nome de ‘cloud’ ? Teoricamente, só tendo uma arquitetura share nothing pra ser algo assim. Só que share nothing é completamente oposto ao que todo servidor JEE completo tem como core… [/quote]
Tem muitas features, a principal é aquela que deixa a conta do comprador mais vazia.
Concordo. É a velha máxima de que ninguém é demitido por ter escolhido produtos da IBM (Websphere, DB2, MQ, etc).