Vem a pergunta: será que alguém acredita que o exalogic serve como um equipamento que dá “acesso às nuvens”? Fui no evento da Oracle do Fusion Middleware que, na realidade, era para lançar o Exalogic, mas acho difícil de engolir isso como cloud.
Weblogic e Websphere morrerem? A pesquisa é tendenciosa, afinal, quantas empresas de grande porte possuem ferramentas oracle e ibm? Pode ser que os sites destas empresas rodem em simples web containers ou AS mais simples que ambos, mas, sem dúvidas, estruturas complexas como intranets e extranets são executadas em websphere (veja o caso de corporações bancárias, não convém citar nomes aqui, por isso não direi um exemplo claro). Weblogic? Uma das grandes empresas de telefonia do país utiliza cerca de 4 versões deste sujeito mequetrefe (digo isso pois a versão 8 é uma droga).
Já falaram tanto em mortes de tecnologias que ainda vão durar décadas (cobol é old school?) que nem considero mais isso.
Vem a pergunta: será que alguém acredita que o exalogic serve como um equipamento que dá “acesso às nuvens”? Fui no evento da Oracle do Fusion Middleware que, na realidade, era para lançar o Exalogic, mas acho difícil de engolir isso como cloud. [/quote]
O Marc Benioff (fanfarrão, CEO da Salesforce.com e ex-funcionário do Larry Ellisson) tirou uma onda:
“We’re not going to show you computers taller than you. We’re not going to show you a cloud in a box because clouds aren’t in a box. They never were. That’s the whole idea.”
O Marc Benioff (fanfarrão, CEO da Salesforce.com e ex-funcionário do Larry Ellisson) tirou uma onda:
“We’re not going to show you computers taller than you. We’re not going to show you a cloud in a box because clouds aren’t in a box. They never were. That’s the whole idea.”
PS: A Salesforce é uma das empresas que mais entendem de cloud no planeta.[/quote]
Pois é, era justamente nessa citação que eu estava pensando. Na verdade, ultimamente praticamente tudo que a Oracle vem fazendo leva a gente a pensar que eles estão de brincadeira. A primeira foi esse Exalogic. A segunda foi o banco NoSQL deles que, pela propaganda que eles fazem, dá impressão que suporta totalmente o CAP (Consistência, Tolerância a particionamento e Disponibilidade). Peraí, mas suportar o CAP todo não é impossível? Pois é, mas a Oracle diz que faz…
Resumindo: tem dias que a Oracle subestima (e muito) a inteligência de seus clientes.
[quote=maiconramones]Acredito que esses servidores não vão morrer tão cedo…
Como já foi dito, muitas empresas realmente grandes utilizam produtos pagos, o grande diferencial desses produtos é o suporte.
Por exemplo uma empresa de cartão de crédito, gira mais de uma milhão de reais por dia.
Se der algum problema eles vão processar quem?
Pelo menos Oracle, IBM, SAP, etc tem dinheiro para pagar a multa rsrsrsrs
[/quote]
Esse argumento não é valido.
Existem diversas empresas que dão suporte e serviços de consultoria a projetos Open Source. Inclusive quem conhece de perto a Oracle, sabe que o ponto forte deles com certeza não é o suporte
[quote=Alessandro Lazarotti][quote=maiconramones]Acredito que esses servidores não vão morrer tão cedo…
Como já foi dito, muitas empresas realmente grandes utilizam produtos pagos, o grande diferencial desses produtos é o suporte.
Por exemplo uma empresa de cartão de crédito, gira mais de uma milhão de reais por dia.
Se der algum problema eles vão processar quem?
Pelo menos Oracle, IBM, SAP, etc tem dinheiro para pagar a multa rsrsrsrs
[/quote]
Esse argumento não é valido.
Existem diversas empresas que dão suporte e serviços de consultoria a projetos Open Source. Inclusive quem conhece de perto a Oracle, sabe que o ponto forte deles com certeza não é o suporte :)[/quote]
Pois é. O ponto é: a empresa tem uma cultura de reatividade (se der merda, eu posso jogar a culpa em alguém?) ou uma cultura de proatividade (Deu merda. Quem eu posso chamar pra arrumar?)? Infelizmente, ainda são muitas as empresas que têm cultura de reatividade. Adivinha que application server elas usam?
Porque muitas vezes uma empresa como essa que citei movimenta muito dinheiro. E alguém (empresa) tem que dar um “suporte” para essa operação.
De fato existem empresas que dão suporte a produtos open source por exemplo. Mas quando a quantidade de dinheiro envolvida é grande fica muito complicado uma empresa garantir que vai pagar uma multa na casa dos milhões e ainda dar todo o suporte necessário.
Estou falando de uma empresa que tira o gasto com uma licença dessas rapidamente, ou seja, para eles dinheiro não é problema.
O suporte da Oracle pode não ser dos melhores, mas há contratos. Mais cedo ou mais tarde eles serão cumpridos nem que seja na justiça rsrsrs
[quote]Porque muitas vezes uma empresa como essa que citei movimenta muito dinheiro. E alguém (empresa) tem que dar um “suporte” para essa operação.
De fato existem empresas que dão suporte a produtos open source por exemplo. Mas quando a quantidade de dinheiro envolvida é grande fica muito complicado uma empresa garantir que vai pagar uma multa na casa dos milhões e ainda dar todo o suporte necessário. [/quote]
Hmm eu trabalho em uma famosa empresa que trabalha exclusivamente com software livre e estamos em varios bancos (do mundo) assim como em na maioria das telecom que operam no Brasil :twisted:
[quote=Alessandro Lazarotti][quote]Porque muitas vezes uma empresa como essa que citei movimenta muito dinheiro. E alguém (empresa) tem que dar um “suporte” para essa operação.
De fato existem empresas que dão suporte a produtos open source por exemplo. Mas quando a quantidade de dinheiro envolvida é grande fica muito complicado uma empresa garantir que vai pagar uma multa na casa dos milhões e ainda dar todo o suporte necessário. [/quote]
Hmm eu trabalho em uma famosa empresa que trabalha exclusivamente com software livre e estamos em varios bancos (do mundo) assim como em na maioria das telecom que operam no Brasil :twisted: [/quote]
Alessandro, é realmente bastante interessante saber disso! É bom ver uma mudança na mentalidade das empresas de telecom (que, em geral, são bastante fechadas), especialmente em relação a um Application Server como o JBoss, que considero um dos melhores da atualidade.
Aliás, na sua opinião, o gráfico passado reflete a realidade brasileira?
Achei o gráfico mais ou menos como eu imaginava. A grande maioria das empresas não precisa de todo o poder do Weblogic, Websphere e JBoss, então usam os servidores de aplicação free, que são muito bons mesmo.
O mercado das grandes empresas é bem menor e é nesse nicho que a IBM, Oracle e JBoss brigam. E é por isso a Oracle não matou o Weblogic mesmo tendo o Glassfish, já que assim ela pode atuar nas duas áreas. Da mesma forma que mantem o JDeveloper, Netbeans e ainda é uma das patrocinadoras do Eclipse. hehehe
[quote=asaudate]ultimamente praticamente tudo que a Oracle vem fazendo leva a gente a pensar que eles estão de brincadeira. A primeira foi esse Exalogic. A segunda foi o banco NoSQL deles que, pela propaganda que eles fazem, dá impressão que suporta totalmente o CAP (Consistência, Tolerância a particionamento e Disponibilidade). Peraí, mas suportar o CAP todo não é impossível? Pois é, mas a Oracle diz que faz…
Resumindo: tem dias que a Oracle subestima (e muito) a inteligência de seus clientes.[/quote]
Sinceramente, a Oracle(seus partners na verdade) sabe muito bem quem são os clientes deles, e que botões apertar, mesmo que demore anos, para fazer a venda. Shops Microsoft virando Oracle, poucos a poucos.
E o Exalogic… dois milhões e meio(ou eram três, seis?) para começar com a versão básica, não é nenhuma brincadeira.
É muito complicado avaliar uma pesquisa sem parecer tendencioso, mas já que vc perguntou eu concordo sim que a adoção de software livre como opção real de plataforma para deployment de aplicações corporativas vem ganhando muito espaço em nosso território.
Contudo vale lembrar que as grandes corporações raramente possuem apenas “um” player como solução definitiva, geralmente os ambientes são heterogênios e isso tbm explica muita coisa expressa no gráfico. Por exemplo, o infografico coloca na mesma pesquisa Java WebContaneirs (como o Tomcat e o Jetty) lado a lado com Java Application Servers, o que de fato são coisas bem diferentes. Não é raro ver um parque de servidores com tomcat servindo aplicações com conteudo puramente “Spring+HIbernate”, e outros servidores rodando aplicações que necessitam de uma stack mais completa,como já apontadas aqui, como por exemplo o pacote Weblogic+SOA, Websphere+Portal, JBoss+Messaging rodando estes sobre o mesmo departamento de TI.
Mas o que realmente percebo é que cada vez mais a tendência é que novamente os desenvolvedores voltem a utilizar servidores de aplicações em vez de simples webcontainers. Isso se deve ao fato que o JavaEE6 com seu JPA2+EJB3.1+CDI realmente facilitaram bastante as coisas e de forma bastante elegante e sem acarretar “peso” para o servidor. Uma prova disso é vc ver um Java Application Server como o JBoss subindo em menos de 3 segundos. O Glassfish v3 é outro exemplo disso.
Tomcat e Jetty cairam no gosto popular graças a serem rapidos e leves, juntando isso ao poder de frameworks como Spring e Hibernate rapidamente foram largamente adotados. Hoje em dia os tempos são outros, e o JavaEE continua mais vivo que nunca… os servidores de aplicação ganharam mais uma chance.
Vai de caso a caso. Não dá pra trabalhar com BPM/SOA utilizando Tomcat por exemplo. Vai da necessidade do cliente. Já trabalhei com todos esses servidores…trabalho hoje mais focado em soluções IBM e posso garantir que a morte do Websphere é algo muito distante. Você não vai ver um servidor desses rodando no armazém do tio João mas pode ter certeza de poderá encontrá-lo por exemplo em grandes corporações e multinacionais. É relativo gente. E a versão 7 me agradou bastante.
Mesmo com as novas soluções voltadas para cloud? Digo isso porque eu mesmo tenho um projeto pessoal onde uso Tomcat no EC2 (Amazon). O Tomcat foi minha escolha porque uma aplicação em cloud deve ser voltada para a arquitetura share-nothing, em que nada é compartilhado entre as instâncias. Como é relativamente fácil configurar o Tomcat para armazenar sessões em local externo (por exemplo, usando libs como essa: http://code.google.com/p/memcached-session-manager/ ), foi minha escolha, para que as instâncias das máquinas não olhem umas para as outras, mas sim, para um cluster Memcached.
Já avaliei o JBoss AS 7 e ele realmente cumpre o que promete - extremamente rápido e confiável - mas não tão profundamente para dizer se é igualmente fácil de fazer isso com ele ou não.
Concordo, mas como tem muito mais ‘armazém do tio João’ do que ‘grandes corporações’, quem vê os números das pesquisas fica com a impressão que esses application server estão acabando.