Temas para TCC - Aviso aos navegantes

Tenho bons conhecimentos em J2SE, J2EE, servlets, jsp, hibernate, struts e semelhantes. Gostaria de fazer algo em BPM e Java(web ^^) e gostaria de saber se alguem tem alguma ideia para um projeto e tal ^^

OBS: alguem pode me avisar onde foi parar o item “Suas ultimas mensagens”?

Olá galera…

Sou estudante de sistemas de informação estou no 5 semestre em Brasília Faculdade Anhanguera, e já quero pensar em um tema legal atual e interressante.

Tenho um ano para terminar o projeto, a área que não tem nada haver comigo é computação grafica, não sou excelente em programação e banco mas sei dar meus pulos.

Espero a ajuda de vcs.

Abraços.

Ok Adriana…

E que áreas tem a ver com você? E o seu orientador, tem algo em mente?
Seria legal vc responder a todas as perguntas que o thingol fez no início do tópico, para podermos sugerir melhor…

Que tal Web 3.0, também conhecida como Web Semântica?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_sem%C3%A2ntica

[color=black]Oie!Pessoal …Faço de Administração de Empresas e preciso de idéias para fazer meu TCC, sera q alguém poderia me ajudar? …desde ja muito obrigada[/color]

Olá sou estudante de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas para Internet, tenho que escolher o tema para o meu TCC, mas tô em dúvida. Estudo no Unisalesiano em Lins, e devo concluir o meu TCC até o meio do ano que vem. Gostaria de contar com a ajuda do pessoal do fórum.

Atenciosamente

Leandro Pavoni

Pensei nesse tema, até comecei a fazer algumas pesquisas, mas por ser um tema relativamente novo, não tem muito material didático sobre ele… :x

Olá Pessoal!
Assim como a maioria de vocês, também estou enfrentando dificuldades em escolher o tema do tcc. Eu faço informática na FATEC e quando terminar pretendo fazer pos em Engenharia de Software, por isso peço sugetões de temas relacionados a isso, também gosto de programação OO (em especial Java), UML, SOA, enfim, tudo relacionado a análise e projeto de sistemas e engenharia de software.

Obrigada a todos! :slight_smile:

:frowning: Estou no 5ºperíodo em tecnologia de analise e desenvolvimento de sistemas e no final do ano de 2009 eu me formo e tenho que apresentar meu trabalho final de conclusão de curso, mas eu ainda não sei em que tema focar, eu e uma colega minha decidimos fazer um sistema, mas não temos nada em vista ainda e se vcs puderem nos dar uma luz de algum tema, agradecemos mto. No dia 1/04/09 temos que entregar um tema para a professora responsável.bjs e obrigadu
Ps: Por favor se puderem responder o mais rápido possível agradeço e não queremos nada mirabolante ou complicado, queremos uma coisa simples para fazer e apresentar!!!

Estou no ultimo ano de ciência da computação e estou em duvida sobre qual tema escolher e qual implementação fazer em cima desses temas:

1 - Reconhecimento de voz e sintetizadores de voz
2 - A linguagem Lua
3 - Game de Brain Trainning para mobile

Se alguém tiver uma sugestão sobre algum dos temas agradeço !

[]'s

Recuperação de informação é um bom tema hehehe a anda na modinha …
Dentro dele tem infinitas coisas que você pode fazer de interessante …

Pensei nesse tema, até comecei a fazer algumas pesquisas, mas por ser um tema relativamente novo, não tem muito material didático sobre ele… :x

Olá Pessoal!
Assim como a maioria de vocês, também estou enfrentando dificuldades em escolher o tema do tcc. Eu faço informática na FATEC e quando terminar pretendo fazer pos em Engenharia de Software, por isso peço sugetões de temas relacionados a isso, também gosto de programação OO (em especial Java), UML, SOA, enfim, tudo relacionado a análise e projeto de sistemas e engenharia de software.

Obrigada a todos! :slight_smile:
[/quote]
Isso depende, mas aconselho a focar em coisas novas, o problema disso é pouco material.
Uma coisa legal, que pode te ajudar muito na sua carreira após universidade: “design patterns”.
As empresas pedem muito isso. E além de estar estudando esta se preparando.
Mas isso é uma dica.
Hj os estudantes estão encanados em Hibernate, EJB etc…
O hibernate é uma boa pesquisa, mas nao só criar uma aplicaçãozinha apenas, e sim fazer uma anatomia dele, cache 1 e 2 nivel, os seus proxys, processo de heranca etc, mas lembresse se falar sobre hibernate seria legal falar do nhibernate…
Falow

Oi Pessoal, estou na mesma situação, em duvida com o tema do TCC.
Estou terminando o Curso de Sistemas de Informação e estou estudando para tirar a LPI e gosto muito de JAVA.
Gostaria de fazer um TCC que utiliza-se os dois (LINUX e JAVA), porque contribuiria para o meu curriculo futuramente…

Pessoal Socorro… :shock:

Bom dia pessoal, estou procurando um tema pra minha monografia, pensei em abordar o RFID, ou cloud computing, minha duvida é a seguinte:

Faço duas especializações, uma em Redes e computação distribuida e a outra em banco de dados.
na primeira eu tenho que desenvolver um artigo, na segunda uma monografia, tem como abordar um tema que se encaixe nas duas?
Alguem tem alguma outra sugestão?
gosto de matematica, de banco de dados, mas sou preguiçosa no que diz respeito a programação. Não sou expeert, mas conheço a Linguagem Java.

se puderem me ajudar…

Curso Ciências da computação

PRECIDO URGENTEE DE UM TEMA!! Meu trabalho será para daqui a 6 meses!! Final de 2009

Gosto de estrutura de dados, Sistemas distribuídos, banco de dados, linguagem de programação , redes …

Sintetizando ja analisei essas propostas mas nao sei ainda o q fazer …

Design Patterns
Could computing
torrent para celular
Web semântica
Jogos com AJAX (JQUERY)

Jogos com AJAX poderia ser uma boa, so q infelizmente vou pegar I.A junto com a monografia … aí fu** tudo pq eu tentar fazer algo com Jogo, ou reconhecimento de Imagem, etc qualquer dessas coisas maneira usa I.A =//

ENFIM!! TENHO 5 MESES - 1 mes separando material !! O q fazer ???
Queria fazer um mestrado logo em seguida … =/

Gente é o seguinte…
Daqui a 15 dias eu tenho que entregar o meu TCC sobre matemática, mas é coisa simples, eu sei que consigo fazer se achar um tema bom e fácil.
Os professores disseram que pode ser uma abordagem diferente de alguns assuntos que vimos no curso (análise combinatória, teorema de pitágoras, básico de função e logaritmo, etc) [não estranhem a facilidade dos assuntos, pois somos alunos de 7ª série, e pode crer que qualquer abrangência maior disso nos confundiria totalmente]
E é justamente esse o problema, fazer uma coisa básica (que já foi explicada) não vale, e uma coisa mais complicada eu não vou entender…
O que eu faço? Sugestões?

Ana Lígia,
Você sabe programar?

Olá a todos do fórum;

Faço ciência da computação, estou na 3. fase do curso e são 9 ou seja sei que estou a 1/3 do curso completado :roll: , mas já estou pensando em começar meus estudos no ano que vem sendo que me formo metade de 2012. :stuck_out_tongue:

Na verdade se contar do inicio do ano que vem tenho 2 anos e meio, parece bastante tempo, mas se quiser fazer algo realmente digno de um bom tcc precisarei deste tempo precioso.

Enfim, gosto de programaçao (da linguagem ruby em especial), não sou muito fã de matemática naum, já pensei algo para tv digital que parece ser algo promissor, mas está tudo muito verde ainda, gostaria de sugestões para direcionamento de trabalhos, não quero nenhuma idéia pronta ou algo do tipo, mas sim, uma orientação dos mais experientes e dos nem tanto :smiley: tambem, para tcc .

Grato desde já; sugestões? :lol:

Ola amigos estou no 6º periodo de analise e desenvolvimento de sistemas na utfpr, me formo esse fimde ano e tenho 6 meses pra fazer meu tcc, acredito que seja tempo suficiente para qualquer coisa, estou em busca de um tema mais não consigo pensar em nada, ou estabelecer um foco certo que possa ser aprofundado, sou programador delphi (na região onde moro java ainda é muito dificil de se encontrar emprego), mais amo java de coração, exceto voltado para web, ja tentei lidar com jsp, jsf, servlet, ejb e não me acertei muito :stuck_out_tongue: por isso penso em fazer em j2ee ou j2se com um sistema secundario em j2me, temas que ja pensei, reconhecimento de imagem, reconhecimendo de padrões, computação em grade, ia, biometria, porem não concegui definir um objetivo especifico, ja pensei em fazer até um software para celuar ler código de barras tridimencional, mais esta tudo muito vago, se alguem tiver uma idéia ou uma direção :stuck_out_tongue: ficarei imensamente grato, quero fujir desses tccs feijão com arros como cotrolinho de estoque em geral, adoro sistemas complexos e por assim dizer, inovadores.
Se alguem tiver uma idéia, por mais tosca que seja, por favor não exite em se pronunciar :smiley:
Abraço a todos o/

Galera,
vou entregar o meu TCC em dezembro e estou querendo fazer uma ferramenta que nem essa http://www.ed.conpet.gov.br/converse.php, gostaria de saber se alguem sabe como funciona e se existe algum framework. Gostaria de alimentar a minha ferramenta para um conhecimento especifico por exemplo java…

Abs

estou pensando em fazer o meu TCC sobre realidade aumentada… alguem manja disto? sera uma boa algo assim? detalhe so tenho 6 meses para fazer o projeto… e disponho de muito pouco tempo livre… quase nada…
seria uma boa um tema assim?