Temas para TCC - Aviso aos navegantes

Ola!
Estou precisando de alguma idéia para começar a desenvolver meu TCC, estou no 6º período de sistemas de informação na Universidade de Uberaba, e nesse período já tenho que entregar meu tema para começar a desenvolver, vou desenvolve-lo em java, e pretendo usar o flex para interface, queria fazer algo que possa servir como um serviço para vários clientes utiliza-lo, alguém poderia me dar alguma sugestão?

Desde já agradeço.

Ola!

Bem não sei se já foi dito, mas minha contribuição para sugestão seria em Modelagem Ágil como SCRUM, XP e suas práticas correlatas.

Não sei se as universidades ensinam ou falam a respeito(o que acho que seria uma pena se não o fazem).

[]'s

Pessoal, gostaria que vocês opinassem sobre o assunto… estou querendo escrever meu TCC comparando o JSF 1.2 e o Struts 2, pensei em implementar uma aplicação com os dois frameworks, um CRUD seria suficiente?! e uma aplicação real levaria muito tempo e não da tempo para realizar esse trabalho?! entao aplicação me deixa em duvida pois ou é pequena ou grande demais. Ou também pensei em fazer um estudo bibliografico, alguma coisa através de questioário, não sei… estou meio perdido!!!
podem dizer uma forma pra fazer um trabalho desse tipo? ou algum trabalho para que possa ter como base?vlw

gostaria de entregar no final desse ano ou no inicio do proximo!!!

Pessoal também to precisando de um tema para o meu TCC, tenho cerca de um ano.
Gosto de JAVA, BD e Inteligencia Artificial.
Ainda não tive uma idéia, gostaria de fazer algo relacionado a Inteligencia Artificial pois gosto muito do tema Homem vs Maquina. Pensei em um jogo de xadrez, mas o restante do meu grupo não curte xadrez, então ficaria osso pra mim sozinho.
Aceito sugestões.
Obrigado.
UMe.

Ola pessoal, faço SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. E estou cursando o Quarto Período, tenho experiência em desenvolvimento Web com Java nos Frameworks JSF e VRaptor, além de trabalhar e conhecer outros como Hibernate, Seam, etc.
Gosto de programar e trabalhar com interfaces ricas. A princípio seria melhor algo voltado para Web, digo pela experiência, no entanto não haveria problema de desenvolver um aplicativo Desktop ou até mesmo Mobile.
Não tenho que codificar nada por agora, mas apenas preciso de um tema, para que eu possa pesquisar e buscar requisitos, apenas nos próximos períodos (Quinto e Sexto) que eu vou codificar de verdade.

Por favor pessoal meu tempo para entrega do documento inicial está se esgotando, e eu estou sem idéias.
Não se exitem em falar de algo um pouco complexo para ser desenvolvido.

E não há também a necessidade de ser em JAVA, poderia ser em Rails por exemplo.

Faço Ciência da Computação na Anhanguera de Taubaté/SP.

Gostaria da opinião de vocês sobre o tema que pretendo abordar em meu TCC.

Estou pensando em fazer sobre o impacto das metodologias ágeis na qualidade de software. Seria um tema bom, ou não?

Caso alguém tenha alguma dica sobre outro tema a respeito de engenharia de software ficaria grato.

Alguem tem alguma ideia de algum TCC que seja rapido de fazer?
pois não tenho tempo… o que menos tenho e tempo… preciso concluir em 6 meses o TCC e trabalho o dia todo, as vezes a noite… e ainda tenho outras materias pra dar conta… preciso algo que seja muito rapido e pouco trabalhoso… o de realidade aumentada que queria fazer tirei de meus planos pois ia me dar muito trabalho e não disponho de tempo pra fazer… preciso de uma ideia de TCC que seja rapida pra fazer… lembrando que curso Ciencia da Computação… e é obrigatorio ser um projeto… porem não pode ser de maneira alguma um CRUD, um ERP ou qualquer coisa do genero… tem que ser uma ferramenta ou algo mais nervozo… e não sistemas comum… nao pode ser nada comum… e tem que ter o projeto e a documentação…
eu não quero fazer nada que envolva hardware… e nada que envolva calculos freneticos pois matematica e meu ponto fraco…

Olá galera,

Faço Sistemas de Informação nas Faculdades Integradas de Ourinhos/SP e o TCC é desenvolvimento para WEB.

Concluo o curso em dezembro/2011 e pretendo decidir logo o tema do meu TCC para ter tempo e desenvolver algo realmente bom.

Diante disso, gostaria de sugestões.

Pensei desenvolver algo q englobe inteligencia artificial…mas não achei muito material sobre.

Alguém tem idéias???

Obrigado…

Adriano Meira

:wink:Olá…

Então TCC o grande assunto se alguem poder me dar uma ajuda em temas…
Faço Técnico de Informatica -Capão Bonito SP…

Não tenho nenhuma area em preferencia sempre estudo o que não sei e vo dando um jeitinho… :wink:

Olá!

Estou cursando Ciência da Computação e estou a procura de um tema para TCC. Devo começar o projeto no segundo semestre do próximo ano. Gostaria de fazer algo dentro de inteligencia artificial ou compiladores.

Alguma sugestão?

[quote]Alguem tem alguma ideia de algum TCC que seja rapido de fazer?
pois não tenho tempo… o que menos tenho e tempo… preciso concluir em 6 meses o TCC e trabalho o dia todo, as vezes a noite… e ainda tenho outras materias pra dar conta… preciso algo que seja muito rapido e pouco trabalhoso… o de realidade aumentada que queria fazer tirei de meus planos pois ia me dar muito trabalho e não disponho de tempo pra fazer… preciso de uma ideia de TCC que seja rapida pra fazer… lembrando que curso Ciencia da Computação… e é obrigatorio ser um projeto… porem não pode ser de maneira alguma um CRUD, um ERP ou qualquer coisa do genero… tem que ser uma ferramenta ou algo mais nervozo… e não sistemas comum… nao pode ser nada comum… e tem que ter o projeto e a documentação…
eu não quero fazer nada que envolva hardware… e nada que envolva calculos freneticos pois matematica e meu ponto fraco… [/quote]

cara… só acho dificil vc arrumar um tema que não te dê trabalho, principalmente por ser um curso de Ciências da Computação onde a pesquisa tem que ser forte…

tô pra entregar meu TCC essa semana que aborda o desenvolvimento de aplicativos pra TV Digital… faço Análise de Sistemas, porém não sei se esse seria um tema bom pra cursos de Ciencias da Computação… poderia até ser em TV Digital mas em camadas mais baixas.

na area de TV Digital pro teu caso tem muita coisa boa:

Middlewares;
Dispositivos Móveis;
Canal de Retorno.

todos esses temas em n´veis baixos, são temas bem atuais… inclusive importantíssimos pro Brasil!

Aécio Costa
TV Digital se faz com Ginga

[quote]Então TCC o grande assunto se alguem poder me dar uma ajuda em temas…
Faço Técnico de Informatica -Capão Bonito SP…

Não tenho nenhuma area em preferencia sempre estudo o que não sei e vo dando um jeitinho… [/quote]

se gostar de Redes… Redes LTE!

Aécio Costa
TV Digital se faz com Ginga

O meu TCC trata da implantação do SCRUM em um ambiente militar… mais especificamente do Corpo de Bombeiros do Pará.

Alias, minha defesa será amanhã (01/12/2009). Depois eu posto aqui o resultado…

Bem galera faço o curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade Unisaber no DF.

Vou concluir meu curso no final de 2010 e já preciso iniciar meu TCC.

Algumas restrições que um dos professores que irá participar da banca já passou foi que não aceitará sistemas “populares” como os de locadora, farmácia, supermercado…
Gostaria de poder fazer alguma coisa relacionada para web em PHP ou Java p/ web.

Se alguém puder dar uma dica para o TCC desde já agradeço.

BOm Dia, estou no 3º Ano Ciência da Computação e tenho que escolher o tema do TCC até sexta-feira 12/02, ainda estou em dúvida em Processo de Desenvolvimento e Redes
. o que acham?
Obrigado!

faço eng da comp tbm nao sei o fazer

Olá escolhi o tema, será inteligência artificial o que acham?

Que área em especifico? , algoritmos genéticos é interessante pra especializar seu tema.

Att

Acho que dizer que seu tema é “Inteligência Artificial” é tão abrangente quanto ir ao açougue e perdir “carne”.
Ok, se você gosta da área, busque um tema específico.

falando em algoritmos genéticos, ano passado fiz um trabalho para o quarto bimestre com AG. MUUUUUUUUUUUUUUUITO LEGAL. Não é que funciona mesmo o bichinho!!!

Algoritmos genéticos na resolução de equações de segundo grau. O algoritmo genético converge para o resultado aproximado da equação. Não é algo tããããããããããão difícil mas dá pra fazer um TGI sim. Fale com seu professor, de preferência um professor de Pesquisa Operacional.