Sun planeja Java para iPhone e iTouch!

Depois do anuncio do SDK para iPhone/iTouch, a Sun disse que vai desenvolver uma VM para o dispositivo. Ótima noticia para programadores Java que estavam criticando ha tempos o descaso da Apple com isso. Ah e vai ser Java ME mesmo…

Um tempo atras rolou uma discussao aqui no GUJ sobre a ausencia de Java/Flash no iPhone e muita gente disse “ainda bem! java me ta morto”. Que acham disso?

Java ME é tão chato… :frowning:

muito bom para o nosso mercado! como sera que funcionara o toque? penUp e penDown?? mas e o multi touch?

eu gosto de java me: ja que nao ha tantas opcoes na hora de desenhar a interface, voce acaba programando bem mais com a logica de negocio e infraestrutura, que na minha opiniao pessoal é bem mais divertido!

Se o ChaiVM (maquina virtual java da HP) sofresse um upgrade legal o iPhone ficaria o bicho.

Pena q hoje ele só tenha espaço em impressoras laserjet :frowning:

é a parte que mais gosto no ME tbm… a facilidade de programacao eh realmente o ponto alto

Caramba, espero mesmo que isso não aconteça, pois seria mais um prova de como a Apple caga na cabeça de todo mundo. O SDK do IPhone possui uma clausula explicita dizeando que não pode ser usado para desenvolver coisas como uma máquina virtual. Se a Sun for lá e negociar um acordo espúrio para ter direito a isso tudo mundo sai perdendo.

Caramba, quando você acha que já viu o pior vem uma coisa pior.

é a parte que mais gosto no ME tbm… a facilidade de programacao eh realmente o ponto alto[/quote]

Facilidade de programação em Java ME? CLDC? MIDP?

Vocês só podem estar de brincadeira :shock:

Eu nunca consegui desenvolver uma aplicação decente em Java ME que não tivesse que usar pelo menos o Polish pra ter uma interface razoável.

Acho que falta uma maneira mais “rica” de se desenvolver interfaces mais incrementadas em ME, pra se chegar ao resultado de cisas simples em Flash, precisa reescrever umas 50 rodas rs

Eu não vejo um cenário tão negro para o ME talvez a bons anos atras realmente não se conseguia chegar em uma qualidade nem sequer admitivel com ele mas hoje em dia temos aplicações fantasticas, com qualidades de interface belas.

Mas realmente temos que reconhecer que para se chegar a isso o caminho é um pouco longo. Mesmo assim todos sabemos que seja qual for a linguagem mobile o caminho é sempre maior do que estamos acostumados com Web ou Desktop.

Já trabalhei com .Net Mobile e Java ME e se quisermos ter um projeto com qualidade seja em temos gráficos ou seja em funcionalidades os problemas e dificultades são realmente bem parecidos para ambas.

[quote=Maurício Linhares]

Facilidade de programação em Java ME? CLDC? MIDP?

Vocês só podem estar de brincadeira :shock:

Eu nunca consegui desenvolver uma aplicação decente em Java ME que não tivesse que usar pelo menos o Polish pra ter uma interface razoável.[/quote]

o que a gente quis dizer foi que é legal o java me pois a interface vai ficar feia de uma maneira ou de outra :). a nao ser que va usar Graphics ou alguem que encapsula isso pra fazer componentes mais bonitos… mas mesmo assim.

não tinha uma versão do laszlo pra java me? algo do gênero?

realmente pra fazer a parte visual ficar interessante tem q ralar e muito… mas as lógicas principais acho bem tranquilas de usar…

A Sun vai lançar só no meio do ano? Afe, não dava para ser mais lerda não?
Por sinal, o mono já roda no IPhone. http://reddit.com/r/programming/info/6bm2a/comments/

Abre parêntese.

Mania de todo fã de Java: ficar deslumbrado quando é utilizado a linguagem para um tipo de aplicação que, ou é idiotice fazer em Java, ou com outras linguagens seria bem melhor.

Fecha parêntese.

Desconfio de qualquer ganho ou vantagem de se utilizar Java ME. Se a aplicação se resume a um monte de forms, botões e caixas de textos, melhor fazer uma aplicação web em versão mobile (e aproveita até os controllers e/ou managed beans de uma aplicação gêmea para a web “normal”). Se a aplicação tem inteface mais complexa, o custo de mexer com desenhos 2D é perder a portabilidade entre os celulares (e aí, a desvantagem de se utilizar biblioteca gráfica nativa do celular deixa de existir).

No caso do iPhone, é arriscado fazer uma aplicação em Java quando o suporte oficial não existe. Eu sei que isso é chato, mas é melhor usar um outro smartphone (e reclamar para a Apple enquanto isso) do que fazer uma gambiarra no dispositivo.

Neste momento existem 2 bilhoes de telefones rodando java ME.

Quase nada né mesmo? :roll:

[quote=cmoscoso][quote=Leonardo3001]
Desconfio de qualquer ganho ou vantagem de se utilizar Java ME…
[/quote]

Quase nada né mesmo? :roll: [/quote]
Eu gostaria que fosse apenas 1/4 disso, mas apenas os modelos novos, não vejo vantagem nenum em se ter um camalhaço gigantesco de ferro velho rodando dois joguinhos ridículos em java e “obrigando” a ficar mantendo a compatibilidade e assim atrasando a evolução da tecnologia.

[quote=cmoscoso][quote=Leonardo3001]
[/quote]

Uma coisa é quantidade, outra coisa bem diferente é qualidade.

Acho que não podem lançar antes porque o SDK só vai estar disponivel oficialmente nessa epoca.

[quote=Leonardo3001][quote=cmoscoso][quote=Leonardo3001]
[/quote]

Uma coisa é quantidade, outra coisa bem diferente é qualidade.[/quote]

Pra quem desconfia de qualquer vantagem de se utilizar java ME, dei apenas um motivo…

Eu particularmente adoro programar em java ME pro meu nokia n95 :wink:

E vc? o que usaria hoje como alternativa com mais “qualidade”?

Acho que não podem lançar antes porque o SDK só vai estar disponivel oficialmente nessa epoca.[/quote]

O SDK já foi lançado àlguns dias. O que não existe é a atualização para o IPhone. Porém nada impede desenvolver com Java usando o atual SDK - isso, claro, se a Sun tivesse lançado uma jvm para ser usada.