Sun Microsystems prestes a demitir 6.000 funcionários

Se a Sun falir, é possível que:

:arrow: o êxodo de desenvolvedores do MySQL se estanque;
:arrow: o OpenOffice tenha um controle mais democrático, e que inovações que eram sempre barradas pela burocracia da Sun sejam finalmente inseridas no produto final;
:arrow: o OpenSolaris deixe de ser o “patinho feio” dos sistemas Unix de código aberto;
:arrow: o Java seja como sempre foi, já que a SpringSource, a Apache e a Red Hat são as que carregam todo o ônus das inovações.

Então não estou tão preocupado assim.

[quote=Leonardo3001]Se a Sun falir, é possível que:

:arrow: o Java seja como sempre foi, já que a SpringSource, a Apache e a Red Hat são as que carregam todo o ônus das inovações.

Então não estou tão preocupado assim.[/quote]

Inclua a Oracle ai também :wink:

[quote=chun]O Glassfish eh uma otima alternativa ao Jboss :slight_smile:

quase 90% das pessoas que não gastam milhoes de dolares para ter a jvm da bea ou da ibm utilizam a jvm da sun…

entre outros :)[/quote]

Acho que da pra entender o Edgar

[quote]As ações da Sun despencaram 77 por cento este ano, mais que o dobro do recuo do índice Nasdaq. Na terça-feira, os papéis da empresa encerraram cotados em cerca de 4 dólares, o menor valor em 13 anos. A ação se desvalorizou 98 por cento desde 2000, época do boom das empresas de tecnologia.

Em outubro, a Sun sofreu prejuízo trimestral de 1,7 bilhão de dólares e o presidente-executivo, Jonathan Schwartz, disse que medidas de corte de custos estavam sendo trabalhadas.[/quote]

[quote]Apesar da pressão sobre os preços dos ativos da Sun, o analista Trip Chowdhry, da Global Equities Research, alertou que os interessados em adquirir a companhia devem pensar duas vezes.

“Se você comprar essa companhia, vai estar comprando problema”, afirmou. “A estrutura de custo bateu no teto. A linha de produtos futuros não existe e clientes estão saindo. Quando você considera essas coisas, somente uma companhia estúpida pensaria em comprar a Sun.”[/quote]

A empresa vale 3 bilhões e em 3 meses teve prejuízo de 1,7 bilhão. Ou seja, já saiu do vermelho e agora a coisa tá preta. Os ratos estão abandonando o navio.
Nesse ritmo, não é de se duvidar que declare falência lá pelo começo de 2009, tomara que consiga arrumar um comprador legal (exemplo: google, contra-exemplo: microsoft) ou então que arrume milagrosamente um plano de recuperação brilhante.

[quote=Leonardo3001]Se a Sun falir, é possível que:

:arrow: o êxodo de desenvolvedores do MySQL se estanque;
:arrow: o OpenOffice tenha um controle mais democrático, e que inovações que eram sempre barradas pela burocracia da Sun sejam finalmente inseridas no produto final;
:arrow: o OpenSolaris deixe de ser o “patinho feio” dos sistemas Unix de código aberto;

Então não estou tão preocupado assim.[/quote]

Se a Microsoft comprar a Sun, é possível que:

:arrow: veremos o velório e o enterro do MySQL;
:arrow: veremos o velório e o enterro do OpenOffice;
:arrow: veremos o velório e o enterro do OpenSolaris;
:arrow: veremos a estagnação completa do desenvolvimento do Java e um crescimento forte do .NET, já que a SpringSource, a Apache e a Red Hat serão sempre vetadas e ignoradas.

Então eu estou muito preocupado sim.

só sonhando

Eu Gostaria que a parte cliente do java (swing, applets e agora javafx) consegui-se um bom status,
mas so vejo isso se for nas mãos da google.

Eu me lembro dos tempos da Borland, com seus C++Builder, Delphi…

já que as ações da Sun estão baratas vou aproveitar para fazer uma pergunta.
Alguem sabe como comprar ações da Sun?
vou arriscar em comprar algumas ações e torcer para que o valor chegue aos $20,00 e depois vender, ou então eu quebro junto com a Sun hehe.

Essa demissão em massa da Sun, já é reflexo da crise Norte Americana, e acreditem essa crise já chegou aqui!

[quote=kapa01]já que as ações da Sun estão baratas vou aproveitar para fazer uma pergunta.
Alguem sabe como comprar ações da Sun?
vou arriscar em comprar algumas ações e torcer para que o valor chegue aos $20,00 e depois vender, ou então eu quebro junto com a Sun hehe.[/quote]

Eu esperaria para ver se eles pensam em algum plano para subir as ações.
Se não é perda na certa… ou não.

[quote=chun]Isso não é nada bom para o java.
[/quote]

Issó só é ruim para a propria Sun, porque o Java continua na msm, conforme todos já falaram milhoes de vezes… O JCP é seu amigo, conheça ele e verá que o Java em si continua a mesma coisa… o maximo que pode acontecer é mudar a detentora da marca, podendo ser google, ibm entre outras gigantes.

É pessoal,
lendo aqui as mensagens desse tópico me lembrei de que a Microsoft não quer mais comprar o Yahoo neh? (pelo menos foi a última notícia que eu li a respeito disso) Talvez, TALVEZ, isso nos mostre algum sinal: será que ela já tá de olho na SUN agora? heheh

"

[quote=marcosalex]A Sun é muito ruim de marketing e estratégia. Das grandes tecnologias o Java é uma das poucas que não tem evagelizadores,aqueles caras chatos que acreditam que a sua tecnologia é a melhor do mundo e que nenhuma outra presta.
[/quote]

Ao contrário, gente evangelizador de Java tem de sobra, é que agora eles falam “Java é a melhor plataforma do mundo” ao invés de “Java é a melhor linguagem do mundo” de anos atrás.

O fato é que a Sun não ganha dinheiro com Java, mas sim com venda de servidores, que vai mal das pernas.

Acho que quem for comprar a Sun, vai deixar Java de lado e empurrá-la pra comunidade de código aberto. Mas mesmo assim, a Oracle, pra mim, seria um comprador problemático porque estrangularia o MySQL.

Só minha opinião.

[quote=mcbarsotti][quote=chun]Isso não é nada bom para o java.
[/quote]

Issó só é ruim para a propria Sun, porque o Java continua na msm, conforme todos já falaram milhoes de vezes… O JCP é seu amigo, conheça ele e verá que o Java em si continua a mesma coisa… o maximo que pode acontecer é mudar a detentora da marca, podendo ser google, ibm entre outras gigantes.[/quote]

A Sun tem voto majoritário no JCP. Portanto ela pode incluir qualquer coisa ou retirar o que quiser.

Agora se alguém comprar vai ter esse direito.

E isso é bom? Pode ser que sim, que não. Mas riscos nao são legais.

[quote=AUser][quote=mcbarsotti][quote=chun]Isso não é nada bom para o java.
[/quote]

Issó só é ruim para a propria Sun, porque o Java continua na msm, conforme todos já falaram milhoes de vezes… O JCP é seu amigo, conheça ele e verá que o Java em si continua a mesma coisa… o maximo que pode acontecer é mudar a detentora da marca, podendo ser google, ibm entre outras gigantes.[/quote]

A Sun tem voto majoritário no JCP. Portanto ela pode incluir qualquer coisa ou retirar o que quiser.

Agora se alguém comprar vai ter esse direito.

E isso é bom? Pode ser que sim, que não. Mas riscos nao são legais.[/quote]

Pois é. Se a Microsoft comprar a Sun, já viu a merda que vira no JCP, né?

Nos estamos falando da ações da SUN, mas as ações da Microsoft também não estão nada bem. Estão valendo o mesmo que valia em a 10 anos atrás, a.k.a. 1998.

Será que o pessoal do .NET também está preocupado, eu aposto que não.

Dá pra dizer que as ações ainda valem bem mais que as da SUN. Mas vem caindo a tempo, e como saber se vai parar logo e voltar a subir?

Opah Blza Galera

Por que a SUN não faz igual a Wikipédia, faz um movimento para arrecadar dinheiro, me parece que existe 250 Milhões de desenvolvedor JAVA pelo mundo, pensa só se cada um doar pelo menos 1 DOllAR para empresa que nos proporcionou nossos empregos nunca cobrou nada por informaçõe e pela liguagem principalmente, não custaria nada para nós fazer essas doações, o que acham ?

C ta louco, são 6 milhões de desenvolvedores!

Verdade, todas as empresas sofreram a oracle, ibm e até o google um pouco principalmente nesse ultimo ano.