Pra quem acompanha o mercado, percebe-se que desde janeiro do ano passado, as ações da Sun vem despencando, sendo em nessa época ela estava a aprox. U$ 25,00 e hoje está em torno de U$ 4,00
Falando nisso, em Setembro/2000, ela chegou a valor mais de U$ 230,00. Será que rolou algum split ou algo do gênero? Porque cair tudo isso é bem assustador.
Não vejo porque seja uma notícia ruim para o Java. A única hipótese de uma compra da Sun por terceiros afetar a linguagem negativamente é a questão da marca (Java). Mesmo com toda a ignorância de alguns tomadores de decisões, a existência de “OpenJava” e “Java” no mercado, na minha opinião, não há de provocar grandes perdas para quem trabalha com a linguagem.
Mas, não deixa de ser mais um bom motivo para abrirmos nossas mentes e conhecermos novos paradigmas, novas linguagens, novas tendências. Isso sempre foi saudável e altamente recomendável. Ainda assim, hoje é essencial para um analista/programador conhecer Java (independente de qual seja sua linguagem principal, a chance de você ter de trabalhar com Java é grande). Portanto, acredito que a importância e relevância da linguagem/plataforma se mantenha viva por um longo tempo.
E quanto aos FUDs com forks e coisas do gênero… já houveram vários posts aqui na casa desmistificando a maioria das críticas.
Eu não sei como não demitem esse CEO fanfarrão !! O cara em 2005 compra por 4,5 Bi uma empresa que hoje não passa de 700 milhões. Não satisfeito, paga 1 Bi numa empresa ( MySql) que ninguém consegue enxergar como vai promover a Sun, retornar em negócios.
Isso sem contar as inúmeras cagadas: Linux distruição que não decolou, ApplicationServer delegado ao OpenSource pq não conseguiam conduzir internamente, ESB produto mal acabado, e por aí vai … Sun está afundando há tempos.
Pior que a Oracle já fez a compra certa - BEA , agora vai querer a Sun pra que ? A JVM da BEA dá um pau na JVM da Sun. ApplicationServer, ESB, entre outros produtos … Sun divisão de software está morta, serve somente como laboratório universitário para especificações.
Não possuem equipe de qualidade em marketing e estratégia, vai afundar mesmo !!
A Oracle é uma forte candidata à comprar uma suposta divisão de software da Sun. Mas, Oracle, IBM, Microsoft, Google… pura especulação, por enquanto.
Quanto às certificações, na minha opinião, depende do quão lucrativo é o negócio para a Sun hoje, e qual seria o desempenho em uma suposta divisão da empresa. Respostas para estes pontos definiriam qual o impacto sofrido pelos serviços educacionais da Sun.
Bem, ou se recupera, para o nível de 20 de novo, ou quebra de vez.[/quote]
Mas é bem estranho é? Uma ação custar mais de U$ 200,00 e agora tá U$ 4,00. Se não rolou nenhum split desde lá (ou o gráfico pode estar errado), podemos concluir que a coisa está BEM FEIA MESMO.
Acho que Oracle, IBM, Red Hat, e SpringSource levam o java nas costas tranquilo pelo menos na area que mais importa, server side. Uma pena pois sempre achei que o java seria uma boa plataforma client-side tambem, nao fosse a imcopetencia da Sun.
Impressionante sua incapaciade de ganharar dinheiro com a plataforma que eles mesmo criaram. Sun é a maior piada.