Sun lança Ruby Developer Center

A Sun disponibilizou um espaço voltado para desenvolvimento Ruby, JRuby, e Rails.

Segue o link:

http://developers.sun.com/ruby/index.jsp?cid=925418

Não tem como evitar Ruby é mais Rápido, e a tendência é aplicações que visam ater outro cenário fora do plano J2EE/JEE, a orientação a objetos agora vem com uma OO baseada em novas features meta-programáveis, é isso requer um framework que permita essa geração.

Não entendi muito bem o que você quis com “Ruby é mais Rápido”… você não está se referindo ao desempenho da linguagem, ou está? Pois o desempenho do Ruby é ridículo!

Acredito que uma das questões importantes em relação a todas as linguagens interpretadas é a manutenibilidade de aplicações grandes. (100.000 linhas de código, por exemplo)

Na minha opinião é este tipo de coisa que vem travando o avanço maior de ruby, python, etc.

Não entendi muito bem o que você quis com “Ruby é mais Rápido”… você não está se referindo ao desempenho da linguagem, ou está? Pois o desempenho do Ruby é ridículo![/quote]

Acho que ele quis dizer produção, desenvolvimento.

Na verdade existem cenários onde se deseja uma performance melhor, então linguagens estáticas tendem a responder melhor. Cenários como RealTime, onde a plataforma Java possui especificação, ou processadores de eventos complexos - CEP e por aí vai.

Agora, para aplicações Web internas das companhias, com pouca demanda, com certeza Java não será a melhor plataforma no quesito produtividade.

“Isso mesmo, não tem como segurar a evolução”

:arrow: “A adaptação e geração das novas metodologias já sugere Ruby enquanto Java já teve seu papel, agora não tem mais como segurar a evolução”

Olá

O mito é indefinível. O mito precede a separação entre discurso e mundo, entre o Ser e a linguagem, termos destinados a se converter na antinomia fundadora da filosofia e de toda a sua história.O mito não é discurso sobre o Ser, ele é a apresentação do Ser no sentido em que ele o faz presente

Aquele que se torna um mito como tal deve ser entendido.

Mas ao tratar com um mito, não devemo tentar compreendê-lo com a nossa lógica formal mundana e sim aceitá-lo como se fosse um carma. No caso deste mito em questão, devemos saudá-lo como um novo profeta que veio ao GUJ para tentar salvar o Java de um marasmo que se avizinha nestes tempos em que as novidades já não aparecem mais duas vezes por dia.

Vida longa aos mitos e que suas mentes continuem abrilhantando por muito tempo nossas discussões tergiversativas.

[]s
Luca

Produtividade, realmente, é uma coisa na qual o Ruby se apoia.
Concordo com a velocidade com a qual se programa em Ruby. Mas ainda prefiro o Python, e até mesmo o Groovy antes de ter de utilizar o Ruby.

[quote=Luca]Olá

O mito é indefinível. O mito precede a separação entre discurso e mundo, entre o Ser e a linguagem, termos destinados a se converter na antinomia fundadora da filosofia e de toda a sua história.O mito não é discurso sobre o Ser, ele é a apresentação do Ser no sentido em que ele o faz presente

Mas ao tratar com um mito, não devemo tentar compreendê-lo com a nossa lógica formal mundana e sim aceitá-lo como se fosse um carma. No caso deste mito em questão, devemos saudá-lo como um novo profeta que veio ao GUJ para tentar salvar o Java de um marasmo que se avizinha nestes tempos em que as novidades já não aparecem mais duas vezes por dia.

Vida longa aos mitos e que suas mentes continuem abrilhantando por muito tempo nossas discussões tergiversativas.

[]s
Luca[/quote]

Parabens pela postura favorável à tolerância e à diversidade.
É um exemplo a ser seguido, inclusive por mim.

[quote=Luca]Olá

[]s
Luca[/quote]

Concordo e sou a favor de usarmos conceitos da tolerância chinesa. “Se forem contra, matem”. :lol: :lol: :lol:

[quote=Luca]Olá

[]s
Luca
[/quote]
“Para examinar a verdade, é necessário, uma vez na vida, colocar todas as coisas em dúvida o máximo possível”

Renatus Cartesius

Mas que p**** é essa que esse cara ta dizendo?

• Dercy Gonçalves sobre a afirmação acima.

[quote=fabiocsi]
Mas que p**** é essa que esse cara ta dizendo?

• Dercy Gonçalves sobre a afirmação acima.[/quote]

:idea: Se inscreve no WebDays 2008, ainda dá tempo !!!

Não acho este ruby o bam bam bam assim não… pra começar basta ver em qualquer site de empregos… procure uma vaga para ruby e vão ver quantas vão achar… acho que dificilmente o mercado vai crescer muito com ruby… alem disso onde esta a prova que ruby e mais performatico que java? cade o brenchmark deste tipo de coisa? e alem de tudo ruby tem uma longa curva de aprendizagem… alem de ter uma sintaxe bem estranha por sinal…

1. Não é por site de empregos que se ve se uma linguagem é boa ou não. Vai ver alguma vaga pra Assembly no Catho.

2. Porque acha que o mercado nao vai crescer com Ruby?

3. Não existe provas, 95% desses benchmarks são testes absurdos feitos em fundo de quintal.

4. Sintaxe estranha? Vá ver Assembly.

5. Esse negócio de “curva de aprendizagem”…

Claro que não ve se a linguagem e boa… phynton é uma excelente linguagem e não tem mercado aqui no brasil…

Não que ele não va a crescer mas ele vai demorar a crescer… ruby ja existe a um bom tempo e aqui no brasil sempre foi visto como uma linguagem exotica… oq fez sua fama agora foi este framework rails…
mas ninguem sabe como vai ser ruby no mercado… acredito que seja que nem phynton que cresça um pouco no mercado exterior mas no brasil não boto muito fé… pois a maioria das empresas aqui opitão por linguagens que tenha bastante mão de obra… ou seja linguagens que o povo ja conhece a mais tempo como java, C# pois é mais facil de achar “recursos”… infelizmente o mercado poraqui é assim… mesmo que se ruby fosse mais produtivo que java a coisa não seria muito diferente pois as empresas querem cada vez mais pagar menos e um “recurso” que saiba mais ou seja quanto mais “recursos” melhor para elas…

Concordo…

Assembly, Cobol, Simula, Prolog, Brainfuck, Whitespace, Ruby, entre outras…
todas estas linguagens tem uma sintaxe estranha…

vai me dizer que a curva de aprendizagem do ruby e menor que de java(avaliando apenas a linguagem, sem tecnologias, frameworks, plataformas, etc…) ou do que C ??? Mais nem Fud***
isto se leva enconta que linguagens com sintaxes mais “exoticas” tem uma curva de aprendizagem maior que sintaxes familiares…

[quote=luistiagos][quote]

1. Não é por site de empregos que se ve se uma linguagem é boa ou não. Vai ver alguma vaga pra Assembly no Catho.
    [/quote]

Claro que não ve se a linguagem e boa… phynton é uma excelente linguagem e não tem mercado aqui no brasil…[/quote]

Ok, agora veja o que voce escreveu no seu post.

[quote][quote]
2. Porque acha que o mercado nao vai crescer com Ruby?
[/quote]

Não que ele não va a crescer mas ele vai demorar a crescer… ruby ja existe a um bom tempo e aqui no brasil sempre foi visto como uma linguagem exotica… oq fez sua fama agora foi este framework rails…
mas ninguem sabe como vai ser ruby no mercado… acredito que seja que nem phynton que cresça um pouco no mercado exterior mas no brasil não boto muito fé… pois a maioria das empresas aqui opitão por linguagens que tenha bastante mão de obra… ou seja linguagens que o povo ja conhece a mais tempo como java, C# pois é mais facil de achar “recursos”… infelizmente o mercado poraqui é assim… mesmo que se ruby fosse mais produtivo que java a coisa não seria muito diferente pois as empresas querem cada vez mais pagar menos e um “recurso” que saiba mais ou seja quanto mais “recursos” melhor para elas…
[/quote]
Veja novamente o que voce falou la em cima.

[quote][quote]
4. Sintaxe estranha? Vá ver Assembly.
[/quote]

Assembly, Cobol, Simula, Prolog, Brainfuck, Whitespace, Ruby, entre outras…
todas estas linguagens tem uma sintaxe estranha…

[/quote]Não acho isso, acho que Assembly tem uma sintaxe estranha só porque é dificil de entender. Eu não acho (no pouco contato que tive) Ruby tão dificil assim,

vai me dizer que a curva de aprendizagem do ruby e menor que de java(avaliando apenas a linguagem, sem tecnologias, frameworks, plataformas, etc…) ou do que C ??? Mais nem Fud***
isto se leva enconta que linguagens com sintaxes mais “exoticas” tem uma curva de aprendizagem maior que sintaxes familiares… [/quote]
Claro que eu acho que demora muito mais pra voce aprender Java do que aprender Ruby. Porque não é só Java que voce aprende, é JPA, Struts, 1001 frameworks MVC, JSF, JSP, e uma porrada de arquitetura. E olha o tempão que isso demora. Em C voce tambem aprende mas voltado ao que voce quer fazer .Se quer desenvolver pra um processador X, entao é só voce pegar o manual do fabricante e ter algumas noções.

no meu primeiro post eu me referi ao mercado e não disse que o mercado que ve qual linguagem e melhor… falei sobre o brenchmark pois disseram que ruby é mais performatico que java porem tiraram isto da onde??? se nem brenchmark tem de onde tiraram esta fonte para este tipo de argumento??? e mesmo que tivesse não confio em brenchmarks de fundo de quintal… eles ate podem dar uma pequena noção mas não são 100% confiaveis… e não disse que ruby é dificil disse que tem uma sintaxe estranha… e isto influencia sim na curva de aprendizagem… e se vc for comparar a curva de ruby com a curva de java sem os milhares de apis e frameworks somente em termos de aprender sintaxe… vai ver que a de java é menor…

[quote=Luca]Olá

[]s
Luca[/quote]

Luca acho que vale à pena ler o artigo do Osvaldo Doederlein da Java Magazine desse mês, sobre gerenciamento de memória e GC na plataforma Java, vai entender que as novas linguagens as novas “plataformas”, terão que comer muito arroz e feijão.

Agora se falar pura e simplesmente em linguagem, realmente há uma série de novos conceitos, praticidade em desenvolvimento, metaprogramação de maneira simplificada e por aí vai, mas como disse no meu tópico anterior, “CADA LINGUAGEM NO SEU QUADRADO” 8)