Sun cria Projecto Woodstock, repositório JSF

A Sun anunciou o projeto Woodstock, um novo repositório de componentes JSF.
Os componentes são open-source e podem ser usados com ferramentas para criação/edição visual, como o NetBeans Visual Pack.
Já existem alguns componentes, como:

• Navigation trees, tabs, breadcrumbs, selection boxes, a calendar and scheduler, entre outros.

Fonte:Artima

voce pode testar os componentes aqui:
https://woodstock.dev.java.net/Preview.htm

Paulo vc consegui testar os componetes???

Eu tbem nao consegui, nem baixando o examples.war pra rodar local.

Já deve estar ok, eu consegui acessar alguns dos componentes.

Cara, vou ser bem sinceiro.

Qualquer coisa que faça geração de código, principalmente javascript, eu não gosto.

Isso é muito complexo por que é cheio de padrões, e imbutir código javascript em uma pagina não sai coisa boa …

É meu ponto de vista…

Até mais…

[quote=nbluis]Cara, vou ser bem sinceiro.

Qualquer coisa que faça geração de código, principalmente javascript, eu não gosto.

Isso é muito complexo por que é cheio de padrões, e imbutir código javascript em uma pagina não sai coisa boa …

É meu ponto de vista…

Até mais…[/quote]

Hm, se eu nao olhei no lugar errado esses são componentes JSF e nao tem nada a ver com geração de código.

]['s

[quote=nbluis]Cara, vou ser bem sinceiro.

É meu ponto de vista…

Até mais…[/quote]

vc vai ter que ficar no JSP model 1 entao…

pra que se preocupar com comportamente quando o componente faz isso para voce… depois do CSS acho que esse negocio de fazer na mão é coisa do passado…

Nao tem logica se preocupar com esse tipo de coisa… a nao ser que fuja do controle… mas mesmo assim existem alternativas

bah este lance de gerar código é bem prático mas sempre da problema, tipo funciona num navegador da erro de javascript no outro, terminamos sempre tendo que ajustar estender o componente customizar.

sei lá acho que o uso tem que ser no bom senso. por que ficar esperando eles ajustar o componente para um certo navegador é triste…

minha opinião…

Cara, acho que isso depende muito do caso sabe…

Também acho que o desenvolvimento ágil é importante.

Mas tipo, não sei se é o meu dia a dia, mas quando temos casos de aplicações onde o maior nivel de controle é necessário, não vejo isso como uma boa prática sabe.

Javascript hoje em dia tem se tornado um poderoso aliado no desenvolvimento web, como ja diz a INFO é a linguagem do ano.

Mas temos que ter cuidado ao utilizar, pois também não é dificil abrir brechas de segurança quando temos código script dentro de uma página. Logo acho que temos que ter uma análise detalhada, inclusive com casos assim.

Mas se não tivermos controle do código , como fazer isso?

Também acho que css na mão é chato, mas sabe o que acho mais chato?
É por exemplo tu utilizar um conponente e num certo momento dado tu querer fazer uma especialização tua e não conseguir por que o componente não dá suporte. As vezes tu passa mais tempo lendo documentação de componente, quanto tu passaria escrevendo 5 ou 6 linhas na mão;

Mas cada caso é um caso, como ja dizia o velho ditado.
“Não existe a bala de prata, tudo vai de acordo com a necessidade”.

Até mais…

[quote=Mauricio de Mello]bah este lance de gerar código é bem prático mas sempre da problema, tipo funciona num navegador da erro de javascript no outro, terminamos sempre tendo que ajustar estender o componente customizar.

sei lá acho que o uso tem que ser no bom senso. por que ficar esperando eles ajustar o componente para um certo navegador é triste…

minha opinião…[/quote]

Me desculpe… mas dae vc esta usando componentes de baixa qualidade… normalmente todos componentes descentes tem como BASICO fazer verificação de qual browser ele esta rodando… e adapta o javascript para tal…

O unica caso que realmente vi isso acontecer foi com alguns componentes do tomahawk… mas nao uso mais eles…

minha crítica foi com problemas que tive no .net não testei com jsf mas acredito que possa a ter tb…

mas mesmo assim tendo problemas gosto do tipo de desenvolvimento do asp.net e jsf…

só fiz críticas por que passei por tal problema e perdi um bom tempo até entender direito como funcionava o raio do componente pelos bastidores.

falou pessoal

os componetes são muito loucos show de bola mais só funcionam nos servidores da sun é isso mesmo???

Errado.

Qualquer Container que roder JSF 1.2

Achei os componentes meio lentos, seria problema com o servidor???

Aqui também os componentes ficaram muito lentos, chegando até a fazerem o computador para de responder por algum tempo.

Isso seria problema nos componentes?

Aqui também os componentes ficaram muito lentos, chegando até a fazerem o computador para de responder por algum tempo.

Isso seria problema nos componentes?[/quote]

nao… o servidor da Sun esta uma mer…

aqui tudo eh bem rapido… estou rodando local…

Errado.

Qualquer Container que roder JSF 1.2[/quote]

Tentei fazer o deploy do exemplo no meu tomcat mais ñ rolou é lancado a seguinte exception

HTTP Status 500 - 

--------------------------------------------------------------------------------

type Exception report

description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.

exception 

javax.servlet.ServletException: java.lang.NoClassDefFoundError: javax/faces/webapp/UIComponentELTag
	org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:274)
	javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:803)

root cause 

java.lang.NoClassDefFoundError: javax/faces/webapp/UIComponentELTag
	java.lang.ClassLoader.defineClass1(Native Method)
	java.lang.ClassLoader.defineClass(Unknown Source)
	java.security.SecureClassLoader.defineClass(Unknown Source)
	org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.findClassInternal(WebappClassLoader.java:1815)
	org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.findClass(WebappClassLoader.java:872)
	org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1325)
	org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1204)
	org.apache.jasper.compiler.JspDocumentParser.parseCustomAction(JspDocumentParser.java:1167)
	org.apache.jasper.compiler.JspDocumentParser.startElement(JspDocumentParser.java:402)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.parsers.AbstractSAXParser.startElement(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.impl.XMLNSDocumentScannerImpl.scanStartElement(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.impl.XMLDocumentFragmentScannerImpl$FragmentContentDriver.next(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.impl.XMLDocumentScannerImpl.next(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.impl.XMLNSDocumentScannerImpl.next(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.impl.XMLDocumentFragmentScannerImpl.scanDocument(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.parsers.XML11Configuration.parse(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.parsers.XML11Configuration.parse(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.parsers.XMLParser.parse(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.parsers.AbstractSAXParser.parse(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.jaxp.SAXParserImpl$JAXPSAXParser.parse(Unknown Source)
	javax.xml.parsers.SAXParser.parse(Unknown Source)
	org.apache.jasper.compiler.JspDocumentParser.parse(JspDocumentParser.java:179)
	org.apache.jasper.compiler.ParserController.doParse(ParserController.java:199)
	org.apache.jasper.compiler.ParserController.parse(ParserController.java:102)
	org.apache.jasper.compiler.Compiler.generateJava(Compiler.java:167)
	org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:306)
	org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:286)
	org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:273)
	org.apache.jasper.JspCompilationContext.compile(JspCompilationContext.java:566)
	org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.service(JspServletWrapper.java:308)
	org.apache.jasper.servlet.JspServlet.serviceJspFile(JspServlet.java:320)
	org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:266)

note The full stack trace of the root cause is available in the Apache Tomcat/6.0.9 logs.

--------------------------------------------------------------------------------

Apache Tomcat/6.0.9

Tem idéia dq seja???

Errado.

Qualquer Container que roder JSF 1.2[/quote]

Tentei fazer o deploy do exemplo no meu tomcat mais ñ rolou é lancado a seguinte exception

HTTP Status 500 - 

type Exception report

description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.

exception 

javax.servlet.ServletException: java.lang.NoClassDefFoundError: javax/faces/webapp/UIComponentELTag
	org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:274)

root cause 

java.lang.NoClassDefFoundError: javax/faces/webapp/UIComponentELTag
	java.lang.ClassLoader.defineClass1(Native Method)
	java.lang.ClassLoader.defineClass(Unknown Source)
	java.security.SecureClassLoader.defineClass(Unknown Source)
	org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.findClassInternal(WebappClassLoader.java:1815)
	org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.findClass(WebappClassLoader.java:872)
	org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1325)
	org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1204)
	org.apache.jasper.compiler.JspDocumentParser.parseCustomAction(JspDocumentParser.java:1167)
	org.apache.jasper.compiler.JspDocumentParser.startElement(JspDocumentParser.java:402)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.parsers.AbstractSAXParser.startElement(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.impl.XMLNSDocumentScannerImpl.scanStartElement(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.impl.XMLDocumentFragmentScannerImpl$FragmentContentDriver.next(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.impl.XMLDocumentScannerImpl.next(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.impl.XMLNSDocumentScannerImpl.next(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.impl.XMLDocumentFragmentScannerImpl.scanDocument(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.parsers.XMLParser.parse(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.parsers.AbstractSAXParser.parse(Unknown Source)
	com.sun.org.apache.xerces.internal.jaxp.SAXParserImpl$JAXPSAXParser.parse(Unknown Source)
	javax.xml.parsers.SAXParser.parse(Unknown Source)
	org.apache.jasper.compiler.JspDocumentParser.parse(JspDocumentParser.java:179)
	org.apache.jasper.compiler.ParserController.doParse(ParserController.java:199)
	org.apache.jasper.compiler.ParserController.parse(ParserController.java:102)
	org.apache.jasper.compiler.Compiler.generateJava(Compiler.java:167)
	org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:306)
	org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:286)
	org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:273)
	org.apache.jasper.JspCompilationContext.compile(JspCompilationContext.java:566)
	org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.service(JspServletWrapper.java:308)
	org.apache.jasper.servlet.JspServlet.serviceJspFile(JspServlet.java:320)
	org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:266)

note The full stack trace of the root cause is available in the Apache Tomcat/6.0.9 logs.

Apache Tomcat/6.0.9

Tem idéia dq seja???[/quote]

Qual implementação do JSf está instalada no tomcat ?

ñ tenho nenhuma pesei q só precisava fazer isso na minha aplicação como faço para colocar a ultima verção no meu tomcat pelo deploy???