Foi oficialmente informado o término do projeto SwingX no fórum do projeto pelo java.net. Foi um dos projetos mais fabulosos dentre outros como SWT e acredito que a SUN estará promovendo seus esforços para o JavaFX para promover crescimento em relação aos seus concorrentes como Silverlight e Flex, o Laszlo ficou para trás, mas quem sabe acaba se despertando.
O que fico mais ansioso são as propostas que eles vem mantendo e insistindo, posteriormente são apresentadas como no JavaOne e de repente analisam e pum, como num belo dia de domingo.
Acredito que ele terá mais algumas inovações por conta das JSR que estão sendo tramitadas pelo JCP a fim de também manter uma compatibilidade com o JavaFX.
Não li toda a Thread, porém, venho acompanhando isso em outros lugares. Até onde sei, é o SwingX e não o Swing, correto?
O Swing mesmo já está parado faz algum tempo. Mas como todo fórum há mais especulações que realidade, aguardo um pronunciamento oficial sobre o SWING e não do SwingX que já se pronunciaram.
Esqueci de mencionar que fica evidente que a Sun quer direcionar seus esforços sobre o JavaFX, uma vez que a Adobe já está tomando conta do mercado multimídia online com seu Flash faz tempo. Foi apenas um pequeno empurrão para sair da mera animação bonitinha, exibição de vídeos com tamanho reduzido para pular no colo do desenvolvimento corporativo.
Pra mim, a Sun vai ter que comer muito arroz com feijão para chegar nos pés da Adobe.
[quote=djemacao]Não li toda a Thread, porém, venho acompanhando isso em outros lugares. Até onde sei, é o SwingX e não o Swing, correto?
O Swing mesmo já está parado faz algum tempo. Mas como todo fórum há mais especulações que realidade, aguardo um pronunciamento oficial sobre o SWING e não do SwingX que já se pronunciaram.
[/quote]
correto, obrigado por lembrar djemacao, me expressei errado, e ficou meio pesado.
para esclarecer ao pessoal, SwingX trata-se de um subprojeto estendido do Core Swing que compõe extensões para diversas funcionalidades como:
será que com este abandono algumas empresas estariam recorrendo à desenvolver aplicações para C++ ou via .NET com implementação do mono já rodando blz aí para gnome no linux
Ai que tá. O MONO não roda 100% .Net, nem aqui, nem na China. Sempre há alterações de bibliotecas que devem ser feitas. Isso irrita, de vez em sempre.
Nem o Swing eu diria ser uma boa alternativa, uma vez que, apesar de maduro, ainda é complexo para se desenvolver fora de uma ferramenta como o NetBeans.
[quote=djemacao]Ai que tá. O MONO não roda 100% .Net, nem aqui, nem na China. Sempre há alterações de bibliotecas que devem ser feitas. Isso irrita, de vez em sempre.
Nem o Swing eu diria ser uma boa alternativa, uma vez que, apesar de maduro, ainda é complexo para se desenvolver fora de uma ferramenta como o NetBeans.
[/quote]
Ai eu discordo ! Se voce tem a mao da para fazer muitas coisas sem o Netbeans… E se voce ainda quiser outras ferramentas ha o Jdeveloper que da um suporte fabuloso a drag and drop para criacao de janelas e o proprio Eclipse tem tambem.
Acho uma pena… pois atualmente a Sun não tem uma resposta oficial para aplicações Desktop… acho sinceramente um tiro no pé… estão deixando .Net se expalhar pelo mundo CLIENT cada vez mais…
A Sun vem fazendo merda igual a Borland fez, não sabe o que fazer para competir e se posicionar com firmeza no mercado, a cada ano perdendo muita grana, a Sun de hoje vai ser a Borland do passado, vai matando sua tecnologia sem mais sem menos e perdendo apoio, parece a Borland, está estranho isso. Logo o Swing que é um dos chamativos para desenvolver UI APP. Só espero que esse JavaFX não seja aqueles Applets do passado, se não pode pedir as contas, já era.
A sorte que o Java agora é aberto, quando a casa cair, vamos ver quem vai remar o barco, porque a maioria aqui só usa, não cria nada novo em Java, ou qualquer contribuição para o desenvolvimento do core Java.
[quote=InsanelyTotalMac][quote=djemacao]Ai que tá. O MONO não roda 100% .Net, nem aqui, nem na China. Sempre há alterações de bibliotecas que devem ser feitas. Isso irrita, de vez em sempre.
[/quote]
Ai eu discordo ! Se voce tem a mao da para fazer muitas coisas sem o Netbeans… E se voce ainda quiser outras ferramentas ha o Jdeveloper que da um suporte fabuloso a drag and drop para criacao de janelas e o proprio Eclipse tem tambem.
Abraco.[/quote]
Continue discordando e pegue um aplicativo bem grande, faça na mão e depois declare aqui sua experiência. Aliás, claro, também coloque a experiência da equipe e também da empresa que contratou o serviço, todo vão amar a idéia da produtividade.
Agora, o que tem a ver JDeveloper e Eclipse com minha resposta? Apenas disse, e repito, AINDA é complexo para se desenvolver fora de uma ferramenta COMO o NetBeans, OK? Ler faz bem, saber interpretar, melhor ainda.
[quote=djemacao][quote=InsanelyTotalMac][quote=djemacao]Ai que tá. O MONO não roda 100% .Net, nem aqui, nem na China. Sempre há alterações de bibliotecas que devem ser feitas. Isso irrita, de vez em sempre.
[/quote]
Abraco.[/quote]
Continue discordando e pegue um aplicativo bem grande, faça na mão e depois declare aqui sua experiência. Aliás, claro, também coloque a experiência da equipe e também da empresa que contratou o serviço, todo vão amar a idéia da produtividade.
Agora, o que tem a ver JDeveloper e Eclipse com minha resposta? Apenas disse, e repito, AINDA é complexo para se desenvolver fora de uma ferramenta COMO o NetBeans, OK? Ler faz bem, saber interpretar, melhor ainda.[/quote]
Amigão… Trabalhei em um sistema grande que inclusive tinha integrações com SAP B1 e era feito todo em Swing… A equipe no começo apanhou, mas depois pegou a mão… fizemos tudo em Eclipse sem usar Drag and Drop… o código ficou limpo… e todos conseguiam dar manutenção… Mostrando que experiencia resolve o problema.
Esse é o objetivo do javafx, abstrait a complexidade do swing. Ao inves de programar com swing direto vc programa em javafx script. Vc ganharia em relacao ao swing um modelo com melhor suporte a ferramentas visuais (WYSIWYG), fundamental para essa area.
Lembrando que o JavaFX usa o Swing, mas parece tem gente que ainda nao se deu conta que Swing e SwingX sao coisas distintas.
[quote=faelcavalcanti]
será que com este abandono algumas empresas estariam recorrendo à desenvolver aplicações para C++ ou via .NET com implementação do mono já rodando blz aí para gnome no linux [/quote]
A um bom tempo desenvolvo aplicações java desktop e vendo inúmeras aplicações desktop, pouquissimas usavam algum componente do SwingX. Tem uns componentes até legais, mas nada de fantástico. Os que mais quebram o galho são o de calendário e o da tabela.
Não acho que a Sun descontinuando o projeto SwingX seja uma má notícia. Uma hora ela terá de entrar na briga pelo mercado de aplicações RIA e antes tarde do que nunca.
O Swing não é uma alternativa, o Swing é o padrão.
Swing não é complexo. É bem simples até. O fato de seguir o padrão JavaBeans simplifica e muito.
O ponto é que os programadores não estão habituados a programar interfaces nem componentes, coisa que é vital para UI em Java desktop. O swing não existe para ser usado “puro” ele existe para que os programadores construam os seus componentes em cima dele.
Isso é verdade para o .NET também, mas no .NET é possivel vc utilizar o seu form como o “superComponent” em Swing isso não só não é util como não é o padrão.
Por outro lado, os programadores criam bibliotecas para tudo, menos para UI. A UI normalmente é um emaranhado de objetos , listeners e controle espalhado. Não é bem organizado como o modelo MVC para web. E isso é por falta de disciplina/conhecimento/experiencia dos programadores e não é culpa do Swing.
O Swing tem muito para onde se expandir , claro. O SwingX prova isso. Mas quase nada do SwingX é tão especial que não pode ser feito por qualquer programador baseado no Swing original. O SwingX é a biblioteca de componentes que faltava, apenas isso.
Mais tarde ou mais cedo esses componentes serão integrados ao Swing padrão ( tal como as funcionaldiades de filtro e sort já foram incluidas)
Não sei como ninguém citou ainda o Swing Application Framework (SAF), trabalhei com ele eses dias em um projeto pra faculdade e achei muito simples criar uma aplicação Desktop, ainda que a especificação do framework não esteja completa ainda.
Ele resolve alguns problemas recorrentes em aplicações Desktop.
[quote=andreiribas]Não sei como ninguém citou ainda o Swing Application Framework (SAF), trabalhei com ele eses dias em um projeto pra faculdade e achei muito simples criar uma aplicação Desktop, ainda que a especificação do framework não esteja completa ainda.
Ele resolve alguns problemas recorrentes em aplicações Desktop.
O Netbeans 6.1 dá uma mão na roda com o plugin pro SAF.
Recomendo testarem.[/quote]
Boa dica Para não bagunçar este tópico abrirei um solicitando opiniões a respeito de frameworks desktop, tipo o SAF, SwingBean… Favor postarem suas experiências
com a descontinuidade do swingx, as interfaces que se integravam e utilizavam os recursos do tipo OpenGL como ficam?
Pelo que me lembro, o primeiro programa “show de marketing” a respeito foi o aerith (JavaOne 2006) e que utilizava tecnologias do java2d para mudar completamente o visual da aplicação, redesenhando todos os elementos e, que me recorde, os jframes transparentes e “rebativeis” eram baseado na tecnologia do SwingX, correto?
Ou seja, após os buatos da Microsoft de abandonar o vista e manter a linha do XP, a Sun deixará de investir na linha desktop vetorial? Não sei se o javafx substitui ou amplia esse recurso… estamos voltando as recursos de imagem raster?
Está claro que não sei como essas tecnologias estão associadas ou relacionadas, então se falei alguma besteira muito grande, desconsiderem por favor.